AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Reitora da Unesc participa de diálogo virtual sobre cultura empreendedora e inovação no contexto universitário

Reitora da Unesc participa de diálogo virtual sobre cultura empreendedora e inovação no contexto universitário
Momento também trouxe um pouco do que pode ser esperado pela região do Extremo Sul com a chegada da Cidade Universitária (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, foi uma das mulheres protagonistas do diálogo virtual “Uma Cidade de Oportunidades para o Empreendedor: Cidade Universitária Araranguá”, ao lado de Camila Bardini, designer de produtos e mestre em Desenvolvimento Socioeconômico com especialidade em Economia Criativa, e Talita Matos, CEO do Impact Hub Floripa. O bate-papo, realizado na noite desta terça-feira (28/7), reuniu um público de empreendedores e futuros empreendedores, com olhos para todas as oportunidades da Cidade Universitária, um trabalho em conjunto entre Weber Empreendimentos e Unesc. 

No momento proposto pela Strive - braço de inovação, empreendedorismo e tecnologia da Weber, Luciane falou sobre as questões educacionais trazidas pelo público e pela organização, pincelando conhecimentos sobre empreendedorismo e inovação. “É importante referendar que o ensino e a aprendizagem do empreendedorismo tem sido reconhecido, para o desenvolvimento social e econômico, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Neste contexto, uma educação diferenciada, com mentalidade empreendedora, vem crescendo com programas de formação e novos formatos de currículo”, explica a reitora.

Na Unesc, este conteúdo acompanha os estudantes desde as primeiras fases da formação, com um estrutura conceitual e teórica. São momentos que contém projetos empreendedores, e com estímulos a uma cultura de empreender e da inovar. “Este ato é muito mais do que abrir seu próprio negócio, ele transcende esse aspecto. Podemos percebê-lo como o desenvolvimento de competências diferenciadas para tornar este estudante pró-ativo e participativo no meio em que ele vive, com uma capacidade de olhar para situações, identificar potencialidades e executar suas ações”, afirma Luciane. 

O tema do evento foi pensado após uma pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresa) apontar que menos da metade dos estudantes universitários sabem como empreender, mas mesmo assim 57.9% pensam em abrir seu próprio negócio. O objetivo da noite foi fortalecer o viés educacional do empreendedorismo e da inovação dentro das universidades, conectando este universo à comunidade e trazendo um pouco do que pode ser esperado pela região do Extremo Sul, com a chegada  Cidade Universitária. “A Unesc chega na região com uma expertise de 52 anos, uma tradição ressignificada com os conceitos mais atuais e necessários nestes novos tempos. São 31 cursos de graduação, pensados para as tendências mais atuais da formação superior e condizente com o local onde estão inseridos”, evidenciou a reitora. 

Além da graduação, a Universidade oferecerá 12 cursos de pós-graduação e 11 cursos de formação técnica. O ensino da Unesc, que será oferecido neste novo espaço, é avaliado com nota máxima na avaliação do MEC (Ministério da Educação), garantindo a excelência da inserção na região. 

A parceria entre a Instituição de Ensino e Weber levará a experiência formativa para além da formação, possibilitando um novo ecossistema educacional e a transformação do Extremo Sul por meio da potencialização da economia, atração de novos investimentos e o desenvolvimento de novos negócios e dos já existentes, sempre com engajamento da sociedade local. “A região se desenvolverá com uma sinergia entre os envolvidos neste projeto, por meio de aprendizado mútuo e muitas trocas. Os principais espaços empreendedores têm na academia, ou seja na Universidade, sua referência para seguir se desenvolvendo”, destacou Camila.  

O evento foi gratuito e transmitido pelo canal da Strive no YouTube. Assista Aqui. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2020 às 21:05
Compartilhar Comente

Professor doutor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo concede palestra no primeiro dia do Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc

Professor doutor do Instituto Politécnico de Viana do Castelo concede palestra no primeiro dia do Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc
Manuel Ribeiro é uma das maiores referências do mundo no campo da Engenharia de Materiais (Imagem: Reprodução Google Meet) Mais imagens

O primeiro dia do 2º Simpósio de Materiais e Sustentabilidade da Unesc recebeu o professor doutor Manuel Ribeiro, pesquisador do Instituto Politécnico de Viana do Castelo de Portugal. Organizado pelo PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais), o evento virtual tem programação de três dias, e reúne importantes nomes da pesquisa e da docencia. Nesta terça-feira (28/7) a mediação do dia foi feita pelo professor doutor da Unesc Fabiano Raupp Pereira.

O vice-coordenador do PPGCEM, Eduardo Junca, avaliou o evento como uma oportunidade para enriquecer a discussão sobre o tema “Polímeros e Meio Ambiente”, de grande importância para todo o mundo. “Temos participantes do Brasil e de outros países para acompanhar um importante diálogo sobre este tema de fundamental para a sociedade”, afirmou. 

Em sua fala, o professor doutor Oscar Montedo,  pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, lembrou a importância deste evento para o Programa de Pós-Graduação da Universidade. “É uma temática que está conectada às linhas de pesquisa de nosso Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais, refletindo em importante conhecimentos e que consequentemente veremos frutos no futuro”, afirmou. 

Palestra de abertura


O professor doutor Manuel Ribeiro iniciou os trabalhos do Simpósio com a palestra “Os materiais e a sua Sustentabilidade – Energia Incorporada e Pegada de Carbono como Métricas de Eco-auditorias”. “É um tema que trabalho há muitos anos em nossas linhas de pesquisa. Hoje trouxe reflexões baseadas nos resultados destes estudos, abordando questões percebidas no dia a dia do desenvolvimento destes projetos e até casos que valem ser lembrados”, explicou.

Ribeiro também falou pontos relacionados a ecologia, matéria prima e tecnologia. A troca de conhecimentos foi acompanhada por mais de 150 espectadores, conectados de todo o mundo. Após as considerações do professor, o público teve a oportunidade de interagir, propondo pontos de abordagem e fazendo questionamentos. 

Programação

Quarta-feira (29/07)


A partir das 19 horas a professora doutora Ruth Marlene Campomanes Santana, da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), fala sobre “Polímeros e Meio Ambiente”. A mediação será realizada pelo professor doutor da Unesc Matheus Vinicius Gregory Zimmermann. 

Quinta-feira (30/07)

No último dia de evento, a partir das 19 horas, o professor doutor Elson Longo da Silva, da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) aborda “os “Novos caminhos para eliminação do coronavírus”. O momento é conduzido pela professora doutora da Unesc Sabrina Arcaro.

Saiba mais e participe 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2020 às 19:04
Compartilhar Comente

Curso de Educação Física realiza webinar com profissionais do São Paulo Futebol Clube

Curso de Educação Física realiza webinar com profissionais do São Paulo Futebol Clube
Diretor de Relações Internacionais do Tricolor, Diego Lugano, estará entre os participantes do evento (Foto: Divulgação) Mais imagens

A formação de atletas de futebol estará no centro do debate na região nesta quinta-feira (30/7).  O curso de Educação Física da Unesc vai promover um encontro virtual com profissionais do São Paulo Esporte Clube. O webinar terá a presença do diretor de Relações Internacionais do clube, Diego Lugano, do coordenador Geral de Futebol de Base do São Paulo, Pedro Smania, e do psicólogo do São Paulo FC – Sub20, Gabriel Puopolo de Almeida. O evento ocorrerá das 10h30 às 12 horas e será transmitido ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube.

O webinar “Formação de atletas de futebol: Transição da base ao profissional – Sucessos e frustrações – O caso do São Paulo” terá a participação de professores e acadêmicos do curso de Educação Física da Unesc e profissionais que atuam com esporte na região, mas é aberto a todos os interessados.

Segundo o coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Joni Márcio de Farias, o objetivo é dar oportunidade para que tanto estudantes quanto profissionais da área esportiva possam ter contato direto com profissionais envolvidos diretamente com a formação de atletas em um dos maiores times do país. “Os convidados vão apresentar dados de um dos clubes que mais forma atletas e conhecer mais sobre a realidade e o trabalho realizado pelo São Paulo”, afirma.

Farias ainda enfatiza a presença do coordenador Geral de Futebol de Base do São Paulo, Pedro Smania, que é egresso do curso de Educação Física da Unesc e um exemplo de profissional renomado do mercado do futebol. “O Pedro é um dos belos exemplos para nossos acadêmicos”.

Conheça os palestrantes

Diego Lugano – Diretor de Relações Internacionais do São Paulo Futebol Clube; ex-capitão da Seleção do Uruguai e ex-capitão do São Paulo FC.

Pedro Smania – Coordenador Geral de Futebol de Base do São Paulo FC; diretor do Movimento dos Clubes Formadores do Futebol Brasileiro e membro da Associação Brasileira dos Executivos de Futebol.

Gabriel Puopolo de Almeida – Psicólogo do São Paulo FC – Sub20; instrutor da CBF Academy para as áreas de Psicologia do Esporte e Gestão de Pessoas e professor da Fundação Instituto de Administração nas áreas de Psicologia do Esporte e Gestão Esportiva.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2020 às 17:10
Compartilhar Comente

Correio da Amizade leva carinho e conforto em tempos de distanciamento

Correio da Amizade leva carinho e conforto em tempos de distanciamento
Só nas primeiras 24 horas mais de 20 envios foram registrados (Fotos: Ana Paula Locatelli) Mais imagens

Os colaboradores da Unesc já podem compartilhar bons sentimentos com seus colegas de trabalho por meio do Correio da Amizade. A iniciativa, que teve início na segunda-feira (27/7), já é um grande sucesso, e contabiliza mais de 20 envios só nas primeiras 24 horas. O projeto segue por tempo indeterminado. 

Conforme a analista de Desenvolvimento Humano e presidente da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), Ana Paula Locatelli, a ideia busca aproximar os colegas de trabalho em meio a este momento de separação física. “Neste momento de isolamento social é muito importante recebermos o carinho de um amigo, trabalhando tanto presencialmente quanto em casa”, afirmou.

Logo na primeira entrega do projeto, o Correio da Amizade foi direcionado à reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que compartilhou desse carinho com todos os professores e funcionários da Universidade. “É uma ação linda e acolhedora, que evidencia o que é ser Unesc. Vivenciamos um período difícil, cheio de saudades daqueles por quem temos tanto afeto. Ao receber esta mensagem me senti novamente abraçada, um ato que faz tanta falta após estes meses de distanciamento. Logo voltaremos a nos acolher, enquanto este momento não chega são atitudes como esta que fazem toda a diferença”, ressaltou. 

Compartilhe bons sentimentos

Participar deste movimento é muito fácil, basta mandar sua mensagem e o destinatário para programasdh@unesc.net. Quem estiver presencialmente na Universidade pode levar sua carta em mãos para o DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano). “No hora da entrega e do recebimento estamos tomando todos os cuidados necessários, seguindo o protocolo da Instituição. Quem está trabalhando de casa também pode ser contemplado, estamos enviando por correio”, explica Ana Paula.  

A iniciativa é do DDH, da CIPA e do Sesmt (Serviço de Segurança do Trabalho).



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2020 às 16:57
Compartilhar Comente

Cuidados com a saúde fazem parte de semana especial no Colégio Unesc

Cuidados com a saúde fazem parte de semana especial no Colégio Unesc
Crianças do primeiro ano aprenderam na prática sobre a importância dos hábitos de higiene, alimentação saudável e atividade física (Foto: Reprodução) Mais imagens

Utilizando métodos lúdicos e prazerosos para prender a atenção das crianças, o Colégio Unesc promoveu, na última semana, uma série de atividades especiais com a turma de primeiro ano do Ensino Fundamental. Foram dias de ações voltadas ao aprendizado sobre a importância dos hábitos de higiene, alimentação saudável e atividade física, tudo de forma virtual.

A responsável pelo projeto foi a professora Patrícia Stanger Cardoso, que iniciou as atividades com uma aula diferente, na qual se fantasiou de mímica e instigou os pequenos a identificarem as ações feitas por ela. “Entrei na sala virtual caracterizada de mímica e eles tinham que descobrir as seis ações que são importantes para a saúde do nosso corpo. Foi uma forma de despertar o interesse deles e deu super certo”, comentou.

De acordo com Patrícia, que teve o acompanhamento de estagiárias, ao longo da abordagem das temáticas os alunos se interessaram pelos assuntos e participaram com contribuições significativas que ampliavam as discussões. Entre as atividades práticas propostas estiveram ações como lavar as mãos da forma correta e completa e escovar os dentes. “No que diz respeito à alimentação eles foram convidados a consumir mais frutas e prepararam uma deliciosa receita colorida de salada de frutas”, acrescentou.

A abordagem dos cuidados com o corpo nesta fase de aprendizagem, de acordo com a professora, faz com que que as crianças assimilem de forma dinâmica e consigam transmitir o conhecimento que aprenderam. “Eles levam esses conhecimentos e reforçam os hábitos em suas casas, principalmente neste momento de pandemia em que a higiene das mãos é fundamental”, relembrou.

O encerramento das atividades contou com a participação especial da convidada Patrícia Simões Pires, especialista em odontopediatria e professora do curso de Odontologia da Universidade. Para a convidada, foi um prazer estar em contato com as crianças do Colégio Unesc e estreitar ainda mais a relação com os pequenos. “Eu adorei a oportunidade de conversar com eles sobre a saúde dos dentes, ensiná-los sobre escovação e tirar as dúvidas que foram surgindo. Espero que logo possamos fazer outra atividade como essa, dessa vez levando a turma até as nossas clínicas e aprofundando ainda mais os ensinamentos”, pontuou.

Por meio de uma história com fantoches, Patrícia falou sobre a importância dos cuidados como escovação e auxílio dos pais na limpeza dos dentes, além de tirar dúvidas e conversar com os pequenos sobre seus dentes de leite, as famosas “janelinhas” e o prejuízo no uso prolongado de chupetas e mamadeiras.

A ação, assim como as aulas diárias do Colégio Unesc, foi acompanhada de forma síncrona pelos alunos da turma.

Nesta semana o Colégio faz um recesso nas atividades e retoma na próxima segunda-feira as aulas mediadas por tecnologia.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2020 às 14:51
Compartilhar Comente