AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Produções artísticas de alunos do Colégio Unesc expostas na sala Edi Balod

Produções artísticas de alunos do Colégio Unesc expostas na sala Edi Balod
Exposição fica Mais imagens

Desenhos, fotografias, montagens, cerâmica em argila, figurinos e diversas outras peças artísticas fazem parte do acervo dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. Produzidas ao longo dos três primeiros meses de 2019, as criações surgiram nas aulas de artes dos estudantes, com toques pessoais de cada artista, bem como em outras disciplinas que envolvem a descoberta artística, tanto atual quanto de dias remotos, tais como a pré-história ou o período colonial da Região Carbonífera.

E chegou a hora de compartilhar as produções artísticas dos estudantes do Colégio com o mundo. Por este motivo, a exposição ‘Criatividade Sem Portas’ foi criada. Aberta para visitações na noite da última terça-feira (2), a mostra permanece na sala Edi Balod – Espaço de Exposições e Laboratório de Artes Visuais, no Bloco Administrativo da Unesc, até o dia 25 de julho, entre 14h e 18h.

Quem já conferiu as obras foi a Larissa Bombazaro, acadêmica do curso de Artes Visuais da Unesc. “Está incrível! Os jovens artistas demonstraram muito conhecimento e reflexão sobre o mundo a nossa volta, política e outros assuntos em alta”, comentou.

Empolgada com a mostra, Larissa conferiu cada uma das mais de 30 peças expostas na sala Edi Balod. “Gostei muito de uma fotografia que discute a política atual, mostrando que o assunto não é só para adultos e é necessário se pensar desde cedo”, disse a acadêmica. “A exposição está sensível e tocante pelo visível empenho que os artistas trouxeram para as obras, além de diversas referências a Van Gogh e outros artistas famosos”, completou a acadêmica.

Abrindo as portas para a criatividade

Com o objetivo de apresentar o potencial criativo dos alunos do Colégio Unesc, a exposição foi totalmente montada em conjunto com os estudantes. “O próprio título foi sugerido por eles, e tudo foi construído através da troca de experiências entre professor e aluno”, explicou a professora de artes do Colégio Unesc e do curso de Artes Visuais da Unesc, Juliana Pereira Guimarães, ressaltando a autonomia oferecida aos alunos, bem como a relação entre as diferentes áreas do conhecimento aplicadas nas produções.

“Ainda valorizamos as obras e proporcionamos uma experiência única para os alunos de poderem ver suas obras expostas”. Completou Juliana. A docente foi quem criou a exposição, com o auxílio das professoras Wânia Ramos e Helena Marcado Luciano, de História e Língua Inglesa, respectivamente.

A mostra possibilita com que os visitantes possam conhecer a capacidade criativa dos estudantes do Colégio Unesc. “É uma honra expor a criatividade dos nossos alunos, que são muito criativos e trazem ideias maravilhosas para as obras. Parabéns às professoras responsáveis e obrigado a sala Edi Balod pelo espaço”, pontuou a coordenadora geral do Colégio Unesc, Marlene Pires.

“O Colégio precisa dessa vitalidade dos estudantes, dessa criatividade liberta com tanto potencial. É uma honra acompanhar os passos deles e ver que culminaram nesta exposição linda em um espaço tão acolhedor que é a Sala Edi Balod”, emendou a coordenadora pedagógica, Carina de Freitas.

A coordenadora da Sala Edi Balod e professora do curso de Artes Visuais da Unesc, Daniele Zacarão, ressaltou a importância do espaço para exposições artísticas e outros tipos compartilhamento cultural realizados na sala. “É uma sala de aula. Temos disciplinas que acontecem neste espaço, mas também é um local para mostras de cinema, oficinas e exposições, como esta do Colégio Unesc, que integra o Colégio com a própria Unesc e aproxima saberes”, finalizou Daniele.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 04 de julho de 2019 às 17:00
Compartilhar Comente

Programa de Exercícios para Idosos na Unesc com inscrições abertas

Programa de Exercícios para Idosos na Unesc com inscrições abertas
Matriculas serão realizadas em 1º de julho (Foto: Arquivo) Mais imagens

O Programa de Exercícios para Idosos, desenvolvido na Unesc, vai levar mais qualidade de vida a quem tem entre 60 e 70 anos. A iniciativa é resultado de uma dissertação do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Universidade e vai proporcionar, gratuitamente, momentos com prática da musculação, de Yoga e exercícios aeróbicos. O foco é a melhora na cognição, memória e imunidade do participante.

Segundo Beatriz Giusti Furtado, pesquisadora responsável pelo projeto, já existem resultados concretos sobre a eficácia da proposta. Ao longo das atividades, com duração de três meses e frequência de três dias semanais, serão realizados monitoramentos e análises da evolução do participante.

“Com o acompanhamento dos diferentes modelos de exercício físico, com foco em funções cognitivas, psicológicas, imunológicas e de autonomia funcional de idosos saudáveis, é possível validar a eficácia do projeto e adequar as atividades para proporcionar uma melhor qualidade de vida”, conta Beatriz.

A pesquisadora também explica que os dados gerados durante os exercícios vão contribuir com o segmento cientifico do projeto, que busca ilustrar a importância da prática do exercício físico para a saúde, destacando a relevância da atuação do profissional de educação física – bacharel.

Inscrições

Para participar do projeto, as inscrições serão realizadas em 1º de agosto na sala 11 do Complexo Esportivo da Universidade. É necessário apresentar liberação médica para praticar exercícios e um documento com foto.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 04 de julho de 2019 às 13:12
Compartilhar Comente

Jornada Empreendedora vai movimentar o conhecimento na Unesc durante julho

Jornada Empreendedora vai movimentar o conhecimento na Unesc durante julho
Atividades do mês são exclusivas para professores e necessitam de inscrição prévia (Foto: Arquivo) Mais imagens

O mês de junho será marcado pela qualificação do ensino de excelência da Unesc. Os professores da Universidade já podem colocar no calendário as datas do Programa Jornada Empreendedora, que em nove encontros vai ser espaço de socialização de informações e capacitação profissional.

A iniciativa, uma parceria entre Unesc e o Sebrae Santa Catarina concretizada em 2018, é inédita no Brasil e está engajando acadêmicos, professores e demais colaboradores da Universidade na busca pela qualificação, inovação e postura empreendedora. Neste mês os eventos são exclusivos aos docentes da Instituição.

Confira a programação de julho:

  • Empreendedorismo – 8 e 9 de julho, das 8 às 17 horas e das 8 às 12 horas respectivamente.
  • Empreendedorismo e inovação – 9 e 10 de julho, das 13 às 17 horas e das 8 às 17 horas respectivamente.
  • Inovação - kaospilot Masterclass – 15 a 17 de julho, das 8 às 17 horas.
  • Smart TCC – 19 e 20 de julho, das 18 às 22 horas e das 8 às 12 horas respectivamente.

Além das atividades do mês de junho, o Programa promoverá outras ações ao longo do ano. Para participar, o professore deve entrar em contato no e-mail proacad@unesc.net.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 04 de julho de 2019 às 11:40
Compartilhar Comente

Curso de Engenharia de Materiais e Netzsch concretizam parceria

Curso de Engenharia de Materiais e Netzsch concretizam parceria
Entrega de jalecos fomentará o desenvolvimento cientifico e educacional (Foto: Arquivo) Mais imagens

Uma parceria entre o curso de Engenharia de Materiais da Unesc e a empresa Netzsch do Brasil vai fomentar a inovação e contribuir para a educação Sul catarinense. A iniciativa foi concretizada com a entrega de jalecos, em julho.

A coordenadora do curso e integrante do Gemat (Grupo de Extensão do Curso de Engenharia de Materiais), Ângela Beatriz Coelho Arnt, explica que a doação vai permitir a promoção de atividades envolvendo alunos de escolas públicas da região e contribuir para as pesquisas desenvolvidas no Grupo.

Além de Ângela, o Gemat também é composto pelo professor Felipe Zanette e as acadêmicas Renata Benetti e Mariani Nazário.  O projeto realiza a produção de peças cerâmicas, plásticas e metálicas, com o objetivo de conhecerem as áreas de abrangência do curso.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 04 de julho de 2019 às 10:05
Compartilhar Comente

Performance do curso de Teatro chama a atenção para a inclusão social

Performance do curso de Teatro chama a atenção para a inclusão social
Apresentação especial foi realizada na noite desta quarta-feira (3/7) no palco do projeto Quintas Culturais (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Quem passou pelo palco do projeto Quintas Culturais na Unesc na noite desta quarta-feira (3/7) por volta das 21h pôde acompanhar a performance especial realizado pelos acadêmicos da 4ª fase do curso de Bacharelado em Teatro da Universidade.

Apresentada pelos alunos Beatriz Almendra, Ana Bertolina, Beatriz de Villa, Tom Crescêncio, Fábio Murillo, Mixa Miranda, Ritha Lummertz, Val Mendes, William Costa e Yonara Marques, sob orientação do professor Gustavo Bieberbach, a performance abordou a inclusão social de forma a apontar diferentes perfis de pessoas que por muitas vezes sofrem preconceitos e são colocadas à margem da sociedade.

A ação teve o objetivo ainda de ampliar o repertório artístico cultural da comunidade acadêmica, assim como divulgar o curso de Teatro que está com as matrículas abertas para o semestre 2019/2.

Confira a chamada da performance:

“Qual o seu papel? Sem ranhuras, sem deformidades, sem rascunhos. Isso importa? Seus amassados carregam histórias numa sociedade seletiva e doentia. Embora renegados, esquecidos e desaparecidos: re-existimos!”

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 03 de julho de 2019 às 22:17
Compartilhar Comente