Qualidade no ambiente de trabalho é tema de encontro do Ânima
A rotina de trabalho pode desencadear diversos problemas referentes à saúde e ao bem-estar. E para debater sobre o assunto, o programa Ânima promoveu na tarde desta quarta-feira (18/7), um encontro diferente, com uma palestra seguida de um piquenique. Participaram os colaboradores do Setor de Tecnologia da Informação e do Departamento de Finanças e Contabilidade. A palestra foi ministrada pela professora da Unesc Barbara Regina Alvez, doutora em ergonomia e especialista em qualidade de vida no trabalho.
Segundo a professora são determinantes os fatores que trazem o bem-estar. “É preciso estar atento, despertar a necessidade dos colaboradores de se cuidar, para só então cuidar do trabalho. É uma mudança de comportamento, uma reflexão, que auxilia a promover novos cuidados”, comentou.
O gestor do Setor de Tecnologia da Informação, Rogério Casagrande, ressaltou a importância de sair da rotina. “Nosso corpo não resiste a tudo, nós precisamos nos cuidar. E um colaborador com saúde trabalha melhor. Saúde em primeiro lugar sempre”, afirmou.
Entre os colaboradores e colaboradoras que participaram estava Erica Possamai. “Foi um momento muito especial, onde nós pudemos nos conectar com os colegas de uma forma mais intimista. Faz toda a diferença para a nosso dia a dia de trabalho”, conta.
O encontro é um projeto piloto, denominado “Programa Qualidade de Vida no Trabalho”, promovido pelo Ânima. Segundo o coordenador, João Batanolli, a atividade ocorre em três momentos. “Primeiro o cuidado de mim comigo mesmo, depois disso, partimos para as relações, para em seguida debater questões relacionada ao ambiente de trabalho. Esta é uma das iniciativas da Universidade para instalar uma cultura de paz”, afirmou.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 18 de julho de 2018 às 21:09Predestinado Tricolor: Promoção sorteia sete ingressos para Criciúma e Londrina
A promoção Predestinado Tricolor vai sortear sete ingressos para professores, funcionários e acadêmicos para a partida entre Criciúma e Londrina, que ocorre nesta sexta-feira (20/7). O Tigre entra em campo pela Série B do Campeonato Brasileiro, às 19h15, no Estádio Heriberto Hülse.
O sorteio ocorre no dia da partida, às 17 horas. Para participar, o torcedor deve enviar um e-mail até às 10 horas de sexta-feira para sorteios@unesc.net, com nome completo, curso ou setor, CPF e uma mensagem demonstrando a vontade de torcer pelo Tigre. O resultado vai ser disponibilizado no portal Unesc.
A promoção, que ocorre regularmente quando o Tigre joga em casa, sorteia dois ingressos físicos, com entrada no portão 2, e cinco nomes em lista, com entrada no portão 3. Para retirar as entradas físicas, os ganhadores devem apresentar um documento com foto no Aicom (Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing), localizado na sala 9 do Bloco Administrativo, até 18h30 de sexta-feira.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 19 de julho de 2018 às 13:30A mulher negra e suas contribuições para o Brasil em pauta na Unesc
A Unesc, em parceria com a ONG Munmvi (Mulheres Negras Professora Maura Martins Vicencia), vai promover conversas para destacar a importância das mulheres negras no contexto histórico e político brasileiro. Com a temática “Mulheres negras movem o Brasil”, o “Encontro regional de mulheres negras 30 anos: contra o racismo, a violência e pelo bem viver” ocorre neste sábado (21/7), das 14 às 18 horas, na sala 15 do Bloco R1. O evento é aberto ao público.
O encontro comemora o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha (25/7). Em todo o país, eventos do gênero vão reunir mais de 300 mil mulheres e abordar assuntos como representatividade, discriminação, preconceito, desigualdade, luta e vitória de mulheres negras frente às dificuldades.
A coordenadora da Secretaria da Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, Janaína Damásio Vitório, conta que há 30 anos ocorreu o primeiro encontro entre mulheres negras no Brasil e que na edição de 2018 o objetivo é reunir gerações para compartilharem suas experiências e comemorar suas conquistas. “Vão ser mães, filhas e netas socializando os acontecimentos de suas vidas e valorizando os momentos de conquistas de grandes mulheres. Sempre estivemos aqui, participamos de grandes mudanças no país e queremos mostrar a força e a importância da mulher negra nos movimentos políticos brasileiros”, conta.
Janaína também explica que o evento deste sábado é uma preparação para os encontros estadual e nacional, que ocorrem em setembro e dezembro, respectivamente. “Em Santa Catarina são realizados diversos eventos regionais. Na Unesc vão estar presentes mulheres do Sul catarinense e seus depoimentos socializados no encontro vão ser documentados e levados às próximas etapas, representando a região em nível estadual e nacional”, destaca.
O evento no Sul do Estado é uma realização da Secretaria da Diversidade e da ONG Munmvi (Mulheres Negras Professora Maura Martins Vicencia).
Para cuidar da saúde
Em 28 de julho as mulheres negras vão ter um dia para cuidar da saúde na Unesc. Uma roda de conversa com profissionais da saúde vai debater a atenção, cuidados e a prevenção de doenças.
Secretaria da Diversidade da Unesc
Com o intuito de promover o reconhecimento da diversidade e articular a criação de políticas afirmativas para a construção de uma cultura de paz, a Unesc lançou em junho a Secretaria da Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas.
A ideia é fortalecer uma política institucional que articule ações junto ao ensino, a pesquisa e a extensão, a promoção de um diálogo permanente com a comunidade externa e interna sobre a valorização do respeito às diversidades e à cultura de paz. Além de Janaína a Secretaria também é coordenada pela psicóloga Rita Guimarães Dagostim.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de julho de 2018 às 15:38Funcionários da Unesc realizam treinamento para trabalho em altura
Colaboradores da Unesc que desenvolvem atividades que requerem trabalho em altura passaram por um treinamento específico sobre a NR 35 (Norma Regulamentadora) nesta segunda e terça-feira (17 e 18/7) no campus. A capacitação teve duração de oito horas, foi dividida em aula teórica e parte prática (quando os participantes puderam manusear os equipamentos de proteção individual, subir a cinco metros de altura e simular um resgate) e envolveu 25 funcionários de diversos setores da Instituição.
A NR 35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.
A legislação considera trabalho em altura toda atividade executada acima de 2 metros do nível inferior, onde haja risco de queda. O treinamento na NR 35 ocorre a cada dois anos na Universidade e é realizado tanto com profissionais que estão fazendo uma “reciclagem” de conhecimentos quanto aqueles que não tinham a capacitação.
“A queda é uma das principais causas de morte e de deficiência física por acidente de trabalho. Todos são responsáveis pela segurança, incluindo a pessoa que executa o trabalho. Por isso as capacitações ocorrem. A preocupação é com o trabalhador, terceirizado ou funcionário, e com a sua segurança dentro da Instituição e durante o desenvolvimento de suas atividades”, afirma o coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), Edson Luiz da Silva.
O treinamento foi realizado com funcionários do Horto Florestal, Departamento de Planejamento e Infraestrutura, Manutenção, Departamento de Tecnologia da Informação, Laboratório Atmosférico e Laboratório de Águas do Iparque (Parque Científico e Tecnológico), Setor de Eventos, Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski e SOS.
O treinamento é uma realização do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) da Unesc, que está sendo conduzido pelo especialista da empresa Innovarun, Reginaldo da Silva.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 18 de julho de 2018 às 11:42Últimos dias para visitar a exposição “Entremeios”
Pensamentos, conquistas e buscas relacionadas a arte são os sentimentos expressados pelos alunos por suas obras na exposição “Entremeios”. Os acadêmicos da 8ª fase do curso de Artes Visuais – Bacharelado, da Unesc levaram suas expressões artísticas por meio de pinturas, fotografias, projeções, entre outras, que estão disponíveis para visitação até sexta-feira (20/7).
A coordenadora do curso de Artes Visuais, Aurélia Regina de Souza Honorato, comentou que considera esta exposição como um olhar para dentro. “As obras são permeadas de aproximações e afastamentos que tornam estes artistas/pesquisadores espectadores emancipados que, a partir das experiências estéticas que vivenciam, tornam-se ativos, oferecendo suas próprias traduções, se apropriando das histórias e fazendo sua própria história”, comentou.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 17 de julho de 2018 às 21:26
Newsletter
RSS