Capacitação leva qualidade de vida aos funcionários da Unesc
Higiene, alimentação saudável, exercícios físicos e uma boa postura foram alguns dos assuntos abordados no Ateliê do Cuidado em Saúde. A capacitação, realizada nesta segunda-feira (23/7), promoveu uma tarde de aprendizados sobre o autocuidado. A ação foi desenvolvida pelo Proadh (Programa de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano), que busca alavancar o potencial dos funcionários, criar novas oportunidades de aprendizados e melhorias no bem-estar.
O profissional de Educação Física do Programa de Residência Multiprofissional Daferson da Silva Borba ministrou uma das atividades e destacou a importância de se buscar um estilo de vida com mais saúde. “Se cuidar, principalmente por meio de exercícios físicos, é adicionar mais vida ao seu dia, significa qualidade”, frisou.
Ele reforçou também que o ideal é se manter em movimento. “Não importa qual atividade seja escolhida, tudo contribui. Temos que buscar o que nos faz sentir bem, sem ficar parado”, explicou.
O encontro foi dividido em cinco momentos: acolhimento, realizado pelos profissionais de psicologia; alongamento, ministrado pelos profissionais da fisioterapia, que também compartilharam seus conhecimentos sobre postura e cuidados no ambiente de trabalho; um intervalo, com a degustação de um bolo integral e funcional, produzido por nutricionistas, e a socialização da receita; aula sobre higiene oral, realizada pelos profissionais de odontologia e a dinâmica final, com atividades educativas elaboradas por profissionais de educação física, enfermagem e farmácia.
Proadh
As iniciativas do Proadh se baseiam em cursos de curta duração, que atuam em cinco eixos: o Desenvolvimento Humano, Desenvolvimento de Lideranças, Desenvolvimento de Competências, Desenvolvimento de Saúde e Segurança do Trabalho e o Desenvolvimento para o Atendimento ao Público.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 23 de julho de 2018 às 17:29Unesc realiza simulado de emergência nesta quarta-feira
A Unesc está formando a sua primeira Brigada de Emergência, e nesta quarta-feira (25/7), os participantes colocarão em prática o que aprenderam ao longo dos encontros. Durante a manhã e à tarde, será realizado um simulado de emergência em pontos determinados previamente. Os locais serão evacuados e haverá uma pessoa no papel de vítima, tudo para que os brigadistas tenham uma vivência mais próxima possível da realidade.
O simulado ocorre das 9 às 11 horas em dois pontos do campus e das 14 às 16 horas em locais do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc). A Polícia Militar irá acompanhar o simulado, que poderá ter ainda a presença do Corpo de Bombeiros. Instituições de ensino próximas à Universidade, bem como a Diretoria de Trânsito e Transporte de Criciúma também foram comunicadas da simulação.
Segundo o coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), Edson Luiz da Silva, os brigadistas irão colocar em prática o que aprenderam em questões como primeiros socorros e combate ao incêndio. “A primeira Brigada de Emergência da Unesc será formada por quase 50 colaboradores da Instituição. Os participantes estão sendo preparados para identificar e agir em momentos de emergência e urgência. Foram quatro dias de treinamentos teóricos e práticos que vão colaborar com a segurança de visitantes, colaboradores e alunos da Instituição”.
A Brigada será formada por funcionários do Iparque, de setores dos blocos Administrativo, do Estudante e da Reitoria, da Biblioteca Central Professor Eurico Back, do Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski, das Clínicas Integradas e de representantes da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 23 de julho de 2018 às 17:03Viver SUS Unesc inicia atividades em municípios da região
Antes das 7 horas desta segunda-feira (23/7), o grupo formado por 64 estudantes de graduação e profissionais participantes do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc já estavam no campus para iniciar as visitas aos oito municípios participantes da edição de 2018 do Viver-SUS Unesc (Projeto Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde). O projeto foi desenvolvido na última quinta e sexta-feira (19 e 20/7) na Universidade (parte teórica) e de segunda até quarta-feira (23 a 25/7), os participantes estarão vivenciando a prática dentro do sistema de saúde dos municípios e seus territórios de abrangência.
A aluna da décima fase de Psicologia Tayanara Teixeira, participa pela primeira vez do Viver SUS e vai passar o período de imersão em Içara. “Já desenvolvo atividades no SUS e gosto de atuar com este público. O Sistema Único de Saúde é o mais utilizado pela população e quero conhecer e aprender mais, pois é com os usuários dele que quero trabalhar”.
Taynara e estudantes dos cursos de Biomedicina, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Odontologia irão desenvolver atividades nos municípios de Forquilhinha, Balneário Rincão, Cocal do Sul, Içara, Criciúma, Maracajá, Nova Veneza e Urussanga.
Participação em visitas domiciliares, em grupos de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde e diálogo com as secretarias de Saúde fazem parte das atividades a serem desenvolvidas.
A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, acompanhou a saída dos participantes para os municípios e agradeceu pela disponibilidade dos acadêmicos em participarem do projeto em período de férias, ressaltando a importância do Viver SUS na formação. A coordenadora do Viver SUS Unesc, Mágada Tessmann, também esteve na Universidade dando as últimas orientações antes dos acadêmicos e residentes partirem para a imersão nos municípios. Aos alunos, ela falou sobre a experiência agregadora que vão ter com o contato direto com profissionais e usuários dos serviços do SUS e com representantes das secretarias de Saúde.
No dia 16 de agosto ocorrerá o encerramento do Viver SUS, quando os gestores de saúde dos municípios participantes receberão um relatório das atividades e sugestões que possam contribuir com a saúde coletiva. As experiências dos acadêmicos também serão transformadas em artigos e publicadas em uma edição temática da revista da Unesc Inova Saúde (disponível no link).
O Viver-SUS Unesc é uma adaptação do projeto de âmbito nacional de nome VER SUS. A sexta edição do projeto na Universidade é conduzido pela Pró-Reitoria Acadêmica, por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, com apoio do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e municípios.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 23 de julho de 2018 às 09:40Fórum Criciúma do Amanhã convida toda a comunidade para pensar a região
Envolver toda a comunidade da região para pensar o Sul catarinense nos próximos dez anos é a proposta do Fórum Criciúma do Amanhã, uma iniciativa da Unesc, em parceria com a Rádio Som Maior que ocorre em 24 de julho, das 7h30 às 12 horas no Auditório Ruy Hülse, na Universidade. O evento propõe uma reflexão sobre os problemas vivenciados e a definição de possíveis caminhos para um futuro de desenvolvimento social, econômico, cultural e ambiental.
No Fórum, professores, estudantes, empresários, profissionais, lideranças comunitárias e representantes de instituições públicas, privadas e do terceiro setor poderão dar ideias e contribuições para o desenvolvimento regional. O debate terá a participação do presidente do Observatório Social do Brasil, Ney Ribas, que vai abordar a “Ética nas Relações com o Poder Público”, e do presidente do Conselho de Desenvolvimento de Maringá, no Paraná, José Roberto Matos, que falará sobre a organização do conselho.
Na manhã desta quarta-feira (18/7), a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o vice, Daniel Preve e a coordenadora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc, Melissa Watanabe foram os entrevistados do programa Adelor Lessa, da Rádio Som Maior, para falar sobre o Fórum e sobre a participação da Unesc no desenvolvimento regional.
A reitora afirma que é preciso discutir questões que são fundamentais para os municípios do Sul do Estado. “O desenvolvimento socioeconômico da nossa região é imprescindível para a sustentabilidade de todos os segmentos, sobretudo da Universidade. Uma região que tem uma Educação forte por si já atrai novas possibilidades de desenvolvimento. Temos os modais logísticos muito bem estabelecidos que eram as bandeiras anteriores. E agora, para onde vamos? Dos lugares que ocupamos temos um olhar sobre quais bandeiras poderíamos ter, mas elas precisam ser coletivas, apropriadas pelos diferentes setores: produtivo, público, as instituições de ensino, para que juntos, em uma força coletiva, lutem pelas mesmas bandeiras para a região”.
Melissa ressalta que a Universidade é um ambiente que estimula a busca pelo conhecimento e o desenvolvimento do pensar e além de ser protagonista na busca de direcionamentos para a região, ela promove discussões a respeito e com isso, oferece a possibilidade da ampliação das visões sobre o desenvolvimento regional. “Nós já sabemos quais são nossos desafios, mas como fazer para chegar aos resultados necessário? Então, a metodologia que utilizaremos no Fórum é a de ouvir e conseguir condensar de forma concreta as proposições”.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 23 de julho de 2018 às 08:01História e conquistas da mulher negra resgatadas na Unesc
A Unesc reuniu neste sábado (21/7) memórias de luta, superação e representatividade das mulheres negras durante o “Encontro Regional de Mulheres Negras 30 anos: Contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver”. Em parceria com a ONG Munmvi (Mulheres Negras Professora Maura Martins Vicencia), a Secretaria da Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas da Universidade convidou gerações de mulheres negras para promover conversas, destacar a importância delas no contexto histórico e político brasileiro e idealizar um documento representativo para o “Encontro Nacional de Mulheres Negras 30 anos: Contra o Racismo, a Violência e pelo Bem Viver”, que ocorre em Goiânia – Goiás em dezembro.
A coordenadora da Secretaria da Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, Janaína Damásio Vitório, destacou o momento como de grande importância para o movimento. “Ainda vivemos muitas injustiças, mas conquistamos nossos espaços. Acredito que somos responsáveis por estas mudanças e como mulheres e guerreiras vamos conquistar ainda mais”, afirmou Janaina.
A presidente da ONG, Maria Estela Costa da Silva, também ressaltou a importância do evento e deu ênfase ao espaço cedido pela Unesc. “O ato de estarmos dentro de uma Universidade mostra que a Unesc reconhece e valoriza nossa força. É uma grande conquista e nos deixa muito felizes. Agora, queremos contaminar mais mulheres com este sentimento e mostrar nossa força”, enalteceu Maria Estela.
A troca de experiências contou com resgates históricos e cantos, que relembraram os primeiros encontros. Em setembro, o grupo vai participar da etapa estadual, que também serve como preparação para o encontro nacional.
Mulheres negras 30 anos
Com a temática “Mulheres negras movem o Brasil”, o encontro foi promovido em comemoração o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha (25/7) e comemora três décadas do primeiro encontro. Em todo o país, eventos do gênero reuniram mais de 300 mil mulheres e abordaram assuntos como representatividade, discriminação, preconceito, desigualdade, luta e vitória de mulheres negras frente às dificuldades.
Secretaria da Diversidade da Unesc
Com o intuito de promover o reconhecimento da diversidade e articular a criação de políticas afirmativas para a construção de uma cultura de paz, a Unesc lançou em junho a Secretaria da Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas.
A ideia é fortalecer uma política institucional que articule ações junto ao ensino, a pesquisa e a extensão, a promoção de um diálogo permanente com a comunidade externa e interna sobre a valorização do respeito às diversidades e à cultura de paz. Além de Janaína a Secretaria também é coordenada pela psicóloga Rita Guimarães Dagostim.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 21 de julho de 2018 às 16:16
Newsletter
RSS