AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Ciências realiza encontro

Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Ciências realiza encontro
“Formigas como Bioindicadores” foi o tema abordado (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores da rede municipal de ensino de Criciúma e acadêmicos da Unesc participaram nesta quinta-feira (2/7) de mais um encontro do Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Ciências, realizado no Laboratório de Ensino de Ciências Professora Mári Stela Campos da Universidade.

O pesquisador João Luiz Osório Rosado, falou sobre “Formigas como Bioindicadores”, abordando a importância das formigas  como bioindicadoras no meio ambiente, características morfológicas, alimentação, reprodução e  sistemática.

O Grupo de Estudos faz parte do projeto de extensão “Trabalhando Atividades Prático Reflexivas no Ensino de Ciências” e é coordenado pelos professores Miriam da Conceição Martins, Maristela Gonçalves Giassi e Robson dos Santos. Participam ainda do projeto as acadêmicas do curso de Ciências Biológicas Caroline Bortoluzzi da Silva e Eliane Souza e como voluntária  Zenaide Pais Topanotti.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 03 de julho de 2015 às 15:18
Compartilhar Comente

Unesc forma primeira turma de pintura moveleira e imobiliária em Cocal

Unesc forma primeira turma de pintura moveleira e imobiliária em Cocal
Entrega de certificados ocorreu na última quinta Mais imagens

A parceria entre Unesc, Prefeitura de Cocal do Sul e Farben oficializou, nesta quinta-feira (2/7), a entrega dos certificados de conclusão de curso para a primeira turma de Pintura Imobiliária e Moveleira. A profissionalização faz parte do projeto de extensão Reconstruindo a Cidadania e tem o objetivo é preparar o cidadão para atividades de pintura na construção civil e na indústria moveleira, proporcionando oportunidades de trabalho e inserção social.

O curso teórico foi realizado em 2014 e as aulas práticas executadas no primeiro semestre deste ano. Para o prefeito Ademir Magagnin está formação é diferenciada e envolve alta tecnologia, proporcionando ao aluno oportunidades nas empresas e a possibilidade de abrir o próprio negócio, terceirizando o serviço. “O mercado é bastante promissor para essa área e envolve desde pintura em carros, móveis até a industrial. A renda também é boa. Um dos alunos já atua em casa e espera poder se estruturar melhor. Por conta de tudo isso, nós estamos agora planejando o segundo curso que já está com as inscrições abertas”, ressaltou Magagnin.

O projeto de extensão é coordenado pela professora Mônica Elizabeth Daré, com a colaboração dos estudantes de Engenharia Civil Suzane Shug e Lucas da Silva Dal Toé. Os acadêmicos são instrutores do projeto, juntamente com o técnico em pintura e tintas da Farben Patrick Medeiros Inácio. A atuação junto à comunidade regional é uma preocupação da Unesc, uma Universidade Comunitária, sendo que a ação integra as atividades de extensão da UNA CET, por meio da Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão).

(Colaboração: Maria Luiza Da Rolt - Assessoria de Imprensa do Governo Municipal de Cocal do Sul)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 03 de julho de 2015 às 11:51
Compartilhar Comente

Colégio Unesc: vereadores mirins participam de capacitação

Colégio Unesc: vereadores mirins participam de capacitação
Ação ocorre nesta quinta e sexta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os vereadores mirins eleitos pelo projeto Câmara Mirim da Câmara de Vereadores de Criciúma estão em capacitação nesta quinta e sexta-feira (2 e 3/7). Eles estão aprendendo sobre o papel do vereador, os três poderes (executivo, legislativo e judiciário), processo legislativo, função política, oratória, entre outros. A ação tem o objetivo de dar suporte político e técnico aos estudantes.

O presidente da Câmara de Vereadores, Ricardo Fabris, falou da responsabilidade de cada um e da formação de novos líderes com a participação de cada um. A vereadora Camila Nascimento, coordenadora do projeto, lembrou da importância da participação dos mirins e o que cada um vai levar como ensinamento neste projeto.

A estudante do Colégio Unesc Esther Maria Pacheco Rocha, destacou a importância do projeto e da capacitação. “É bom aprendermos o senso crítico para aprendermos e termos participação na política. Nós somos o presente”, comentou.

Durante a capacitação eles participaram de tarefas, e uma delas era apontar os problemas enfrentados na cidade. Em primeiro lugar ficou a saúde, depois a desigualdade social, viação pública, poluição e transporte coletivo. Nesta sexta-feira a capacitação ocorre das 13 às 17 horas, na ACIC, e a proposta será a oratória.

*Com colaboração da Câmara de Vereadores de Criciúma/Daniela Savi

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 02 de julho de 2015 às 21:51
Compartilhar Comente

Alunos de Artes Visuais colorem espaços da Universidade

Alunos de Artes Visuais colorem espaços da Universidade
Ação é desenvolvida pelos estudantes de Licenciatura e Bacharelado (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Intervenção urbana é a arte de se manifestar livremente através de muros e objetos na cidade.  Dentro desse movimento, o Brasil é reconhecido mundialmente, contendo uma série de artistas renomados. E com o intuito de trazer essa ideia para dentro da Unesc, os alunos do curso de Artes Visuais realizaram uma intervenção nos tapumes da obra da Biblioteca Professor Eurico Back.

A ação, intitulada: “Deixe a sua marca”, foi desenvolvida na linguagem de pintura e grafite. O processo contou com o auxílio das professoras Katiúscia Angélica Micaela de Oliveira e Angélica Neumaier, que orientaram os alunos do Bacharelado e da Licenciatura.

Lugares Corpo x Lugares Memórias

Também, em frente à Biblioteca, ocorre a exposição “Pequenos formatos – Lugares Corpo x Lugares Memórias”, que é resultado de um processo de pesquisa, experimentação e discussões realizadas por meio do objeto “marmitex”, trazendo questionamentos como: “O que alimenta sua memória? O que alimenta sua memória na escola? O que alimenta seu corpo?”.

As obras, confeccionadas também pelos estudantes de Artes Visuais, estarão expostas até o dia 6 de julho. A ação é desenvolvida pro meio das disciplinas de Gravura e Pesquisa e orientada pela professora Angelica  Neumaier, em paralelo com o Ateliê de Escultura  e Escultura e Pesquisa, supervisado pela professora Odete Calderan.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 02 de julho de 2015 às 21:36
Compartilhar Comente

Projeto Amora é apresentado em Meleiro e Morro Grande

Projeto Amora é apresentado em Meleiro e Morro Grande
Iniciativa da Unesc é parceira de instituições dos municípios (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Projeto Amora, desenvolvido pela UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), através do curso de Direito, será parceiro de instituições dos municípios de Meleiro e Morro Grande em uma formação dos servidores públicos que atuam na rede de atendimento a mulheres. O projeto de extensão foi apresentado nesta quinta-feira (2/7), para representantes e lideranças dos municípios. O evento faz parte da campanha “Justiça pela Paz em Casa”, do Poder Judiciário que pretende traçar um conjunto de ações voltadas  ao enfrentamento da violência contra a mulher.

Segundo a coordenadora do Projeto Amora, a professora Mônica Ovinski de Camargo Cortina, a formação abordará a temática da violência contra as mulheres, fortalecendo o conhecimento da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), e sensibilizando para o acolhimento, escuta e encaminhamento das mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

As acadêmicas do curso de Direito da Unesc Juliana Alice Gonçalves Fernandes e Camila Michels Lacombe, a aluna de Psicologia Maiara Leandro e a professora Monica, do Curso de Direito, fizeram a apresentação do Amora para representantes das secretarias de Saúde, de Educação, e de Assistência Social, representantes da Policia Civil e da Militar, CRAS, Conselho Tutelar e coordenadoras de Clubes de Mães.

Saiba mais:

O Projeto Amora atua há cinco anos e já realizou atividades em clubes de mães de Criciúma e Içara e hoje assiste mulheres beneficiárias de programas assistenciais de Criciúma, capacitando sobre o conhecimento da lei e exercício da cidadania em diversos temas, como prevenção e enfrentamento à violência doméstica e familiar, cidadania, direitos sexuais e reprodutivos, entre outros. O projeto é coordenado pela professora Monica, ao lado do professor Maurício da Cunha Savino Filó, ambos do curso de Direito da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 02 de julho de 2015 às 21:18
Compartilhar Comente