Cursos de Produção de Texto e Informática Básica com inscrições abertas
Estar preparado para os desafios da Universidade é importante, e pensando nisso, a Unesc oferece os cursos de capacitação em Produção de Texto e Informática Básica. As inscrições vão até o dia 7 de agosto, na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico). As aulas de Produção de Texto iniciarão em 9 de agosto e as de Informática Básica, no dia 16 de agosto.
As primeiras vagas serão destinadas a estudantes da primeira fase de graduação e o curso será gratuito para alunos beneficiados com bolsas de estudo e que estejam nas fases iniciais.
Os cursos terão aulas quinzenais, possibilitando que o aluno participe das duas capacitações. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-2686.
Fonte: Secom
Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 24 de julho de 2014 às 16:59Inscrições para o SIM encerram nesta sexta-feira
Psicologia, Farmácia, Administração, Administração - habilitação em Comércio Exterior, Ciências Biológicas, Artes Visuais, Design, Engenharia de Materiais, Odontologia, Engenharia de Produção, Geografia, Matemática e Ciências Econômicas são apenas algumas das mais de 20 opções em cursos com ingresso pelo SIM 2 (Sistema de Ingresso por Mérito). Pelo processo seletivo, os aprovados entrarão na Universidade pela análise do histórico escolar. E os interessados devem ficar atentos, porque as inscrições para o SIM encerram nesta sexta-feira (25/7). São mais 400 vagas para ingresso na primeira ou em diversas fases.
As inscrições devem ser feitas na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), no campus da Universidade, das 9h30 às 20h30. O resultado do processo seletivo será divulgado no portal Unesc e nas redes sociais da Universidade (na fan page do Facebook www.facebook.com/unesc.oficial e no Twitter, @Unesc). As matrículas dos aprovados ocorrerão nos dias 31 de julho e 1º de agosto. Os calouros iniciarão as aulas em 4 de agosto.
Mais informações
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 24 de julho de 2014 às 16:38Aula show marca início da Escola de Gastronomia
História, ingredientes, dicas e modo de preparo do risoto fizeram parte da aula show que marcou o início da Escola de Gastronomia da Unesc. Na noite de ontem (23/7), pessoas de vários municípios da região puderam acompanhar o preparo do “Risoto de Zuquini com Linguini”, pelo chef Anselmo Ronsoni. E além de tirar dúvidas sobre o prato, a plateia também colocou a “mão na massa” e ajudou a preparar a receita.
A Escola de Gastronomia da Unesc irá oferecer vários cursos, voltados para diferentes públicos: pessoas que querem aprender o básico da cozinha, que querem se aprimorar em técnicas da gastronomia, crianças, adolescentes e interessados em culinária saudável, com receitas light, para intolerantes a lactose e celíacos. Cada curso será realizado por módulos, e os participantes montarão a sua “grade”, podendo escolher quais vão fazer. Cada módulo terá duração de quatro horas e a Escola de Gastronomia irá fornecer todo o material e ingredientes necessários.
Para o reitor Gildo Volpato, a noite de ontem foi histórica e marcou o início de um projeto que quer potencializar a vocação gastronômica da região e colaborar para um aprimoramento do trabalho na área da gastronomia. A prefeitura de Nova Veneza é parceira do projeto, e segundo o secretário de Turismo do município, Gilliard Gava, é importante capacitar as pessoas que trabalham na área, para que o setor cresça cada vez mais. “Com a Escola de Gastronomia, a Unesc pensou no regional. E é assim que temos que agir”, comenta.
Além da Escola, a Universidade prepara um curso de pós-graduação em gastronomia, que pode ser lançado ainda em 2014, segundo a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta. Também estiveram presentes na aula show a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, o coordenador do curso de Nutrição, Marco Antônio da Silva, a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, a pró-reitora de Administração e Finanças, Kátia Soratto e a representante da Corcril Soluções em Gastronomia (empresa que apoia a Escola da Gastronomia da Unesc) Paula Fabris Casagrande.
Cozinha do Chefe Anselmo
O primeiro curso, a Cozinha do Chef Anselmo, ocorrerá segunda-feira (28/7), a partir das 18h30, no Laboratório do curso de Nutrição, na Universidade. Os interessados precisam garantir suas vagas, que são limitadas, até sexta-feira (25/7). As inscrições ocorrem pelo telefone (48) 3431-2570 ou e-mail sce@unesc.net.
O curso terá dez módulos, sendo que cada um vai abordar uma especialidade diferente, como Risoto (assunto da primeira aula), Massas e Molhos, Tailandesa, Frutos do Mar, Pescados e Carnes. Nas aulas, o Chef Anselmo Ronsoni também ensinará os alunos sobre a harmonização de bebidas com cada prato.
As aulas seguintes serão práticas, e cada aluno irá preparar a receita do módulo. Confira os assuntos e as datas:
28/7 – Risoto
- Caldo básico – brodo
- Risoto de frescal e ervilhas
- Risoto de palmito, file e gorgonzola
- Risoto de damasco e brie
11/8 - Massas e Molhos I
- Confecção de massa fresca
- Confecção de molhos básicos: branco e vermelho
- Preparação de pasta ao molho de gorgonzola e brócolis
- Preparação de pasta ao molho matriciana
13/8 - Massas e Molhos II
- Confecção de massa fresca
- Confecção de molhos básicos: branco e vermelho
- Preparação de pasta ao molho de quatro queijo
- Preparação de pasta ao molho de camarão e abobrinha italiana
- Preparação de pasta ao molho de filé mignon
- Preparação de pasta ao molho carbonara
15/9 - Tailandesa I
- Curry amarelo com peixe - Gaeng Kheo Wan Plaa
- Salmão com molho de curry vermelho - Chu Chi Salmon
- Arroz frito com camarão e abacaxi – Khao Phad Goong
17/9 - Tailandesa II
- Frango com castanha de caju – Gai Phad Med Mamuang
- Salada de file com massa de feijão – Yam Neua Yang
- Rolinho primavera
13/10 - Frutos do Mar
- Pré-preparo e preparo de frutos de mar
- Ostra crua, ao bafo e gratinada
- Polvo cozido, salada de polvo e polvo crocante
- Camarão com cogumelos frescos
20/10 – Pescados
- Pré-preparo e preparo de peixes
- Envoltine de linguado com camarão
- Salmão no cartoccio
- Anchova ao forno
17/11 - Carnes I
- Carnes vermelhas (corte, desossa e preparo)
19/11 - Carnes II
- Carnes brancas (corte, desossa e preparo)
Todas as aulas ocorrem no Laboratório de Técnicas Dietéticas, a partir das 18h30.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 24 de julho de 2014 às 10:59Professores ainda podem se inscrever para Formação Continuada
Os professores interessados em participar dos minicursos da Formação Continuada de Docentes da Unesc ainda podem se inscrever (clicando aqui). Serão diversas capacitações gratuitas nos dias 29 e 30 de julho.
O objetivo da formação é oportunizar um espaço para reflexão e socialização de saberes e experiências pedagógicas a fim de aperfeiçoar o processo de pesquisa, extensão e ensino-aprendizagem, bem como contribuir com o desenvolvimento profissional do professor.
A Formação Continuada é uma promoção da Prograd (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação), juntamente com as Unidades Acadêmicas e o NEP (Núcleo de Pedagogia Universitária).
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 23 de julho de 2014 às 16:13Escola de Gastronomia: primeiro curso está com inscrições abertas
Se você já sabe cozinhar, mas quer incrementar nos pratos, a Unesc preparou um curso especial para o seu gosto. A Escola de Gastronomia da Universidade está com inscrições abertas para o primeiro curso, a Cozinha do Chef Anselmo. A primeira aula prática ocorre na segunda-feira (28/7), então os interessados precisam garantir suas vagas, que são limitadas, até sexta-feira (25/7). As inscrições ocorrem pelo telefone (48) 3431-2570 ou e-mail sce@unesc.net.
O curso, em parceria com a Corcril (Comércio de Refrigeração Criciúma – Soluções em Gastronomia), terá dez módulos, sendo que cada módulo vai abordar uma especialidade diferente, como Risoto (assunto da primeira aula), Massas e Molhos, Tailandesa, Frutos do Mar, Pescados e Carnes. Nas aulas, o Chef Anselmo Ronsoni também ensinará os alunos sobre a harmonização de bebidas com cada prato.
Aula show nesta quarta
Nesta quarta (23/7) ocorre a aula show, com o Chef Anselmo cozinhando e ensinando aos participantes, que apenas assistirão e, no fim, degustarão o prato. O tema da aula será Risoto, com receitas de “Risoto de limão siciliano”, “Risoto de fungui fresco e camarão” e “Risoto de Zuquini com linguini”, sendo que as vagas para a aula show já estão esgotadas.
As aulas seguintes serão práticas, e cada aluno irá preparar a receita do módulo.
Cozinha do Chef Anselmo
Os interessados podem se inscrever em todos os módulos ou naqueles que tem preferência. Confira os assuntos e as datas:
28/7 – Risoto
- Caldo básico – brodo
- Risoto de frescal e ervilhas
- Risoto de palmito, file e gorgonzola
- Risoto de damasco e brie
11/8 - Massas e Molhos I
- Confecção de massa fresca
- Confecção de molhos básicos: branco e vermelho
- Preparação de pasta ao molho de gorgonzola e brócolis
- Preparação de pasta ao molho matriciana
13/8 - Massas e Molhos II
- Confecção de massa fresca
- Confecção de molhos básicos: branco e vermelho
- Preparação de pasta ao molho de quatro queijo,
- Preparação de pasta ao molho de camarão e abobrinha italiana
- Preparação de pasta ao molho de filé mignon
- Preparação de pasta ao molho carbonara
15/9 - Tailandesa I
- Curry amarelo com peixe - Gaeng Kheo Wan Plaa
- Salmão com molho de curry vermelho - Chu Chi Salmon
- Arroz frito com camarão e abacaxi – Khao Phad Goong
17/9 - Tailandesa II
- Frango com castanha de caju – Gai Phad Med Mamuang
- Salada de file com massa de feijão – Yam Neua Yang
- Rolinho primavera
13/10 - Frutos do Mar
- Pré-preparo e preparo de frutos de mar
- Ostra crua, ao bafo e gratinada
- Polvo cozido, salada de polvo e polvo crocante
- Camarão com cogumelos frescos
20/10 – Pescados
- Pré-preparo e preparo de peixes
- Envoltine de linguado com camarão
- Salmão no cartoccio
- Anchova ao forno
17/11 - Carnes I
- Carnes vermelhas (corte, desossa e preparo)
19/11 - Carnes II
- Carnes brancas (corte, desossa e preparo)
Todas as aulas ocorrem no Laboratório de Técnicas Dietéticas, a partir das 18h30.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 23 de julho de 2014 às 14:45
Newsletter
RSS