AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Vai começar o Torneio de Handebol Masculino

Vai começar o Torneio de Handebol Masculino
Jogos vão ter início a partir das 13 horas do próximo sábado (1º/7) Mais imagens

As equipes de handebol masculino dos cursos da Unesc vão entrar em quadra. O 2º Torneio de Handebol Masculino ocorre neste sábado (1º/7), a partir das 13 horas, no Ginásio do Colégio Unesc.

A competição vai ser disputada com o sistema de todos contra todos. A partida que vai dar início será disputada pelos times Produgatos (Engenharia de Produção) e Fisioterapia.

Jogos

13h20: Engenharia Civil x Odontologia Extratora

13h40: Engenharia Civil x Fisioterapia

14 horas: Odontologia Extratora x Produgatos (Engenharia de Produção)

14h20: Fisioterapia x Odontologia Extratora

14h40: Produgatos (Engenharia de Produção) x Engenharia Civil

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 29 de junho de 2017 às 10:40
Compartilhar Comente

Estudantes da região aprendem sobre arqueologia

Estudantes da região aprendem sobre arqueologia
Saída de campo ocorreu em Laguna e Jaguaruna (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Alunos do sexto ano do Ensino Fundamental II do Colégio Rogacionista, tiveram a oportunidade de conhecer os sambaquis e as indústrias líticas associadas a estes grupos na região de Laguna e Jaguaruna. O grupo visitou nesta segunda-feira (26/6) os sítios arqueológicos Jabuticabeira I, Cabo de Santa Marta I e II, por meio do projeto de extensão "Arqueologia Pública no Extremo Sul Catarinense: Incentivando os Pequenos a Valorizar e a Preservar seu Patrimônio”.

A visita foi orientada pelos pesquisadores do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), ligado ao PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc), Giovana Pereira e Juliano Gordo, com as professoras Lisiane Potrikus (História) e Bárbara Gerusa (Geografia).

Segundo o coordenador do LAPIS, Juliano Bittencourt Campos, os sítios arqueológicos visitados são de grande importância para a compreensão da ocupação pré-histórica desta região, uma vez que os sambaquieiros eram exímios construtores de estrutura sobre conchas, realizando verdadeiros monumentos que dominavam a paisagem do litoral brasileiro. Para ele, projetos como este reforçam a missão institucional da Unesc, “As atividades de extensão apresentam-se como o intercâmbio necessário entre o ambiente universitário e as comunidades, constituindo-se na integração e na complementação entre o ensino e a pesquisa”, comenta.

Contato para escolas

As escolas que quiserem participar de atividades de educação e conhecer o Laboratório de Arqueologia da Unesc, podem agendar visitas de agosto a dezembro pelo telefone (48) 3444-3760 ou pelo e-mail arqueologia@unesc.net.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 28 de junho de 2017 às 22:32
Compartilhar Comente

Gratidão

Gratidão
Reitor Gildo Volpato recebeu homenagem nesta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O sentimento de gratidão tomou conta da Unesc na tarde desta quarta-feira (28/6), quando professores e funcionários fizeram uma homenagem ao reitor Gildo Volpato, que nesta sexta-feira (30/6) se despede da Reitoria após oito anos de atividades à frente da Instituição. O evento foi marcado por apresentação do Coral Unesc, depoimentos de colaboradores em vídeos, um desfile de imagens que marcaram a trajetória de Volpato como reitor, presentes, falas de agradecimento e emoção.

Segurando as lágrimas, como ele mesmo disse, Volpato lembrou que o conhecimento muda a vida das pessoas e a percepção de mundo delas. Segundo ele, foi o que aconteceu quando chegou à Fucri. “Eu tinha o objetivo de me formar e voltar para casa, tentar dar aula em uma escola perto da casa do meu pai para não gastar com aluguel. Chegando aqui, consegui visualizar outras possibilidades e minha vida tomou um outro rumo”, contou.

Ele também agradeceu pelo apoio que recebeu durante a sua trajetória na Instituição. “Se consegui fazer, foi porque vocês me apoiaram, me acolheram e me deram a mão. Pela energia, pela força, dedicação e o trabalho de vocês, o meu muito obrigado”, afirmou o reitor, que passa o cargo para a professora Luciane Ceretta no dia em que ele completará mais um ano de vida.

Trajetória


A história de Volpato na Instituição iniciou em 1982, quando saiu de São Ludgero para morar em Criciúma e estudar na Fucri. Nela, colou grau em Educação Física (1984) e fez com Especialização em Educação Psicomotora (1986) e em Prática Desportiva Voleibol (1988). Atuou como professor de Educação Física nas redes municipal, estadual e particular de ensino, mas foi na Unesc que fez morada. Aqui foi professor nos cursos de Pedagogia, Educação Física e Fisioterapia, a atualmente leciona no Mestrado em Educação.

Coordenou o curso de Educação Física (1995-1996), foi diretor de Extensão e Apoio Comunitário (2000-2001), pró-reitor Acadêmico (2001-2003), pró-reitor de Ensino (2004-2005) e vice-reitor eleito de junho de 2001 a junho de 2009. Como reitor, Volpato atuou por dois mandatos consecutivos.

É Mestre em Educação Física, área de concentração: Teoria e Prática Pedagógica, pela UFSC (1999) e doutor em Educação pela Unisinos (2007).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 28 de junho de 2017 às 21:30
Compartilhar Comente

Programa Ânima participa da Sipat da empresa La Moda de Criciúma

Programa Ânima participa da Sipat da empresa La Moda de Criciúma
A semana teve como tema “Segurança Emocional e Espiritualização no Ambiente de Trabalho” Mais imagens

Com o objetivo de seguir por um caminho de novos paradigmas organizacionais e humanização do ambiente de trabalho, o Setor de Recursos Humanos da empresa La Moda convidou o Programa Ânima para participar de sua Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho).

A semana teve como tema “Segurança Emocional e Espiritualização no Ambiente de Trabalho”, e contou com uma palestra ministrada pelo facilitador de Meditação do Ânima e colaborador do Secom (Setor de Comunicação Integrada) Guilherme de Quadra. O funcionário debateu sobre a importância da meditação como ferramenta anti-estresse, de autoconhecimento e gerenciadora emocional no ambiente de trabalho.

Estiveram presentes também o gerente do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano da Unesc), André Topanotti, e a representantedo Programa Ânima Adicirlene Paganini.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 28 de junho de 2017 às 20:44
Compartilhar Comente

Alunos de Criciúma aprendem sobre Sistema Respiratório na Unesc

Alunos de Criciúma aprendem sobre Sistema Respiratório na Unesc
Estudantes da rede pública de ensino participaram da ação (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os estudantes da Escola Pascoal Meller e da Escola Joice Andrea De Morais Supriano tiveram uma tarde diferente na Unesc. Eles aprenderam sobre o “Sistema Respiratório” no Laboratório de Ensino de Ciências Professora Mari Stela Campos.

O encontro foi promovido pelo projeto de extensão: "A utilização do Laboratório de Ensino de Ciências Professora  Mari Stela Campos da Unesc por professores e alunos de escolas da rede pública municipal e estadual de ensino de Criciúma –SC". A Iniciativa é coordenada pela professora Miriam da Conceição Martins, e conta com a participação das bolsistas Lia Cristiam Nascimento dos Santos e Samara de Assunção, juntamente com a voluntária Zenaide Pais Topanotti.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 28 de junho de 2017 às 20:26
Compartilhar Comente