AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Café com Ciência aborda causas e consequências do estresse

Café com Ciência aborda causas e consequências do estresse
Evento da Unesc e ACIC chegou na sua terceira edição (Fotos: Douglas Saviato) Mais imagens

O ritmo agitado do cotidiano e os excessos causam em muitos indivíduos o estresse. O assunto foi tema da terceira edição do Café com Ciência, na noite desta quarta-feira (29/6). O projeto é uma parceria entre a Unesc e a ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), e busca levar até a comunidade informações de temas relacionados à saúde.

De acordo com a palestrante e professora doutora da Unesc, Samira Valvassori, a sociedade vive em uma realidade de excessos. “Um destes excessos é o da informação. Hoje em dia as pessoas estão presas na internet, passam o dia todo em frente ao computador e quando vão para casa ainda ficam no celular, não desligam”, exemplificou.

Samira destacou os efeitos que o estresse pode desenvolver na vida do ser humano, como: depressão, transtorno bipolar e de ansiedade. “O estresse pode ser o gatilho para que estas doenças se manifestem”.

Ainda conforme a professora, o indivíduo deve prestar a atenção em seu comportamento para identificar o seu nível de estresse. Atividades que não irritavam e que passaram a incomodar, como ter que enfrentar filas e até consequências no âmbito da saúde, como palpitações e enjoos podem ser características fortes de estresse.

No entanto, Samira ressalta que há o estresse do bem, necessário no dia a dia. Ele é o responsável pelas preocupações normais com a vida profissional e que fazem com que o indivíduo desempenhe bem sua função no emprego, por exemplo.

Os assuntos tratados no Café com Ciência são os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc e são transmitidos de forma mais acessível e que possam contribuir para vida diária das pessoas. O próximo encontro, que será realizado no mês de julho, terá como tema doenças respiratórias.

*Com colaboração do jornalista Douglas Saviato, da Novo Texto Comunicação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de junho de 2016 às 16:50
Compartilhar Comente

Unesc lança programa para impulsionar ideias de negócio

Unesc lança programa para impulsionar ideias de negócio
Edital de inscrição será aberto nesta segunda-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

A vontade de montar o próprio negócio pode ser um tanto desafiadora: como dar o primeiro passo? Com o intuito de auxiliar empreendedores a encontrarem a resposta para esta pergunta, a Unesc lança nesta segunda-feira (4/6), às 19 horas, na Aprofucri, o programa Mentoring. A iniciativa se desenvolve por meio de uma equipe de alunos e professores que irão direcionar o empreendedor, desde a reflexão da sua ideia, modelagem, plano de negócios até a pré-incubação, na Incubadora Tecnológica da Unesc.

A ação parte do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc. Segundo a coordenadora, Gisele Coelho Lopes, após a identificação da ideia, ela será modelada e avaliada por mentores do projeto, para contribuir na maturidade do modelo de negócio pretendido. “Cada inscrito terá a oportunidade de atuar com dois mentores ao longo do processo”, comentou.

A coordenadora contou ainda, que após este processo, o modelo de negócio é revisado e parte para a elaboração do Plano de Negócio, que ao final será avaliado e posteriormente aprovado para ser encaminhado a uma pré-incubação. Na pré-incubação, os empreendedores receberão um suporte de seis meses na lapidação e melhorias do processo de viabilidade da ideia. Encerrados este período, os inscritos podem participar do edital da Incubadora Tecnológica da Unesc, ou seguir sozinho em sua ideia.

Inscrições


A abertura do edital de inscrições ocorre junto com o lançamento do programa nesta segunda-feira. A participação é gratuita e as vaga são limitadas. Os interessados devem acessar o site da Unesc pelo endereço unesc.net/ne.

Dúvidas ou mais informações pelo telefone 3431-4528 ou pelo e-mail ne@unesc.net.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de junho de 2016 às 16:27
Compartilhar Comente

Professores de Artes da região recebem capacitação na Unesc

Professores de Artes da região recebem capacitação na Unesc
Ação ocorreu por meio do projeto Arte na Escola (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc recebeu nesta quarta-feira (30/6), professores de Artes de diversos municípios da região, para realizar a terceira etapa da formação continuada do Instituto Arte na Escola. A ação ocorreu durante todo o dia no campus da Universidade e contou com uma palestra ministrada pelos professores Marcelo Feldhaus e Aurélia de Souza Honorato.

A ação do projeto, Reflexões a Partir de Materiais Educativos, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Criciúma, Cocal do Sul e Urussanga, visa a capacitação dos professores e a coleta de dados para pesquisas. “Temos o objetivo de ampliar o acesso dos professores da região às matérias educacionais do instituto, considerando a formação estética, a relação arte corpo e questões sobre sustentabilidade”, contou a coordenadora do Polo Unesc, Amalhene Baesso Redding.

Os organizadores da capacitação esperam ainda aumentar a participação dos professores no polo, melhorando a atuação dos mesmos em salas de aula e estimulando o uso das ferramentas disponíveis no site do Arte na Escola, como a Eco Art, Arte Br e a DVDteca.

Além dos palestrantes, o evento desta semana teve a participação da diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back e das coordenadoras pedagógicas do Arte na Escola – Polo Unesc, Silemar Silva e Amalhene Baesso Redding.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de junho de 2016 às 15:20
Compartilhar Comente

Unesc oferece curso de extensão em Neurociência Comportamental

Unesc oferece curso de extensão em Neurociência Comportamental
Capacitação inicia no dia 13 de agosto (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está com inscrições abertas para o curso de extensão em Aperfeiçoamento da Neurociência Comportamental. A capacitação conta com carga horaria de 60 horas, com aulas aos sábados pela manhã, e inicia no dia 13 de agosto.

Os alunos vão aprender sobre noções de neurociência comportamental ligadas diretamente à psicologia. E além disso, a relacionar as áreas e os sistemas cerebrais envolvidos no controle dos comportamentos ligados ao sono, sexo, memórias e emoções.

Para os encontros, estão programados conteúdos como a base química do comportamento, os hormônios e o comportamento, a evolução do cérebro e do comportamento, ritmos biológicos, emoções, agressão, estresse, entre outros.

Interessados podem se inscrever no telefone 3431-2570 ou pelo e-mail sce@unesc.net.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de junho de 2016 às 14:18
Compartilhar Comente (2)

Projeto envolve ações de educação ambiental e melhoria do ambiente urbano

Projeto envolve ações de educação ambiental e melhoria do ambiente urbano
Alunos apresentaram observações feitas em Bairros de Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

Alunos da primeira fase do curso de Ciências Biológicas da Unesc apresentaram, nesta segunda-feira (27/6), as observações e informações obtidas durante atividades de extensão nos bairros São Defende e Santo André, em Criciúma. As atividades são desenvolvidas dentro do projeto Ambiente e Cidadania, e foram apresentadas aos estudantes da sétima fase de Arquitetura e Urbanismo. A atividade é uma proposta de atividade interdisciplinar envolvendo ações de Educação Ambiental e o Ambiente Urbano, que retornará aos Bairros em forma de projeto com os estudantes da Escola Municipal Caetano Ronchi.

Os professores Maristela Giassi, da disciplina de História e Filosofia da Ciência, do curso de Ciências Biológicas e Jorge Luiz Vieira e Miguel Angel Pousadela, da disciplina de Estudos Urbanos, do curso de Arquitetura e Urbanismo, desenvolvem trabalhos de extensão que envolvem estudantes dos dois cursos. A iniciativa faz parte das ações do Programa Território Paulo Freire.

Segundo Maristela, neste processo, os acadêmicos relacionam a história do Bairro, da água que brota de uma nascente, da ação da indústria de mineração e os conteúdos de CTS (Ciência Tecnologia e Sociedade) e suas implicações na vida das pessoas. “Eles relacionam também com os impactos sócio ambientais dela decorrentes, especialmente quando levamos em conta que se trata de uma área urbana de risco sócio ambiental decorrente da mineração de carvão”, comenta.

Projetos envolvidos:


Ambiente e Cidadania:
Educação Ambiental em escolas do Território Freire localizadas próximas à nascente do Bairro Santo André. Professores envolvidos: Maristela Gonçalves Giassi, Elizabeth Maria de Siervi e Dourival Giassi.Bolsistas: Joesia Campos e Erika Silveira Bernardes (Ciências Biológicas) e Jaqueline Porto da Silva (Arquitetura e Urbanismo).

Habitat Saudável e Sustentável:
Ações de mobilização, sensibilização, motivação e capacitação para a melhoria da urbanidade e habitabilidade da população inserida no Território Paulo Freire. Professores: Jorge Luiz Vieira, Rosa Nadir Jerônimo e João Alberto Ramos Batanolli. Bolsistas: Liliana Esteves Morais e Paola Fernandes Soccas (Arquitetura e Urbanismo) e Isabela Tellis Rodrigues (Psicologia).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de junho de 2016 às 21:17
Compartilhar Comente