AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc Araranguá realiza Coffee Talk

Unesc Araranguá realiza Coffee Talk
Encontro ocorreu nesta quarta-feira e reuniu aproximadamente 20 representantes de empresas do Vale (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc Araranguá foi o cenário de um encontro especial nesta quarta-feira (25/05). O campus do Vale recebeu aproximadamente 20 representantes de empresas da região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) para o Coffee Talk - Educação e Negócios. A iniciativa da Universidade tem o intuito de aproximar o setor produtivo das vivências e das oportunidades que a Instituição tem a oferecer, seja nos campos da graduação, da pós-graduação, da extensão ou nas parcerias com as organizações públicas e privadas de toda a região com a responsabilidade de desenvolver competências alinhadas nas diferentes realidades.

Para a diretora da Unesc Campus Araranguá, Izabel Regina de Souza, ideias como essa são fundamentais para o crescimento profissional e regional, bem como para o desenvolvimento de talentos e competências. “Ficamos muito felizes com a participação das empresas. Esse novo tempo requer compartilhamento de informações, de engajamento e é isso que a Unesc quer mostrar: as suas habilidades e competências para crescermos juntos”, salientou.

Conforme a gestora de Recursos Humanos da empresa Oi Menu de Tecnologia, Isabel Cunha, uma das participantes do café, a troca de experiências com a ação da Unesc foi de extrema importância. “É um aprendizado mútuo. Vimos o quanto é importante essa ação e a presença de uma universidade comunitária. Foi possível visualizar o quanto ela pode contribuir para o crescimento das empresas e da nossa região. Espero que mais encontros como esse ocorram”, disse.

A interação proposta no encontro, para o empresário Diogo da Silva, da Contato internet, é espetacular. “Torço para que essas ações ocorram mais vezes, pois demanda teremos cada vez mais. O fato de a Universidade estar preocupada e disposta a levar conhecimento para levantar soluções para as empresas é algo muito bom e que só pode trazer resultados positivos para todos”, pontuou.

De acordo com o gerente comercial da Universidade, Augusto Magalhães, o evento é um movimento de aproximação e relacionamento da Unesc com as empresas já conveniadas. “O Coffe Talk encerra com um bate-papo ouvindo as necessidades das empresas e expondo como a nossa Unesc com suas diferentes soluções pode contribuir junto às organizações”, explica Magalhães.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de maio de 2022 às 08:24
Compartilhar Comente

Fórum de Pesquisa oportuniza debate sobre o universo da ciência na Unesc

Fórum de Pesquisa oportuniza debate sobre o universo da ciência na Unesc
Evento reuniu pesquisadores, professores e acadêmicos nesta quarta-feira (24/05) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O universo da pesquisa e suas oportunidades na Unesc foram esmiuçados na tarde desta quarta-feira (24/05) em encontro com pesquisadores, professores e estudantes da Universidade no Fórum de Pesquisa da Instituição. O evento oportunizou o debate em torno da temática, assim como a elaboração de propostas de aprimoramento das políticas da Instituição.

O objetivo do convite aos colegas, de reestabelecer um diálogo presencial após dois anos de contatos majoritariamente feito de maneira remota, conforme a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Patrícia de Aguiar Amaral, foi de extrema valia. “Temos na Pesquisa um caminho desafiador que traz muita experiência e aprendizado. É um longo caminho a ser percorrido”, comentou.

A atenção da Diretoria, de acordo com a professora, tem se voltado ao aprimoramento dos processos de pesquisa, ciente das mudanças e consequentes desafios trazidos pela Graduação Multi. “Temos trabalhado intensamente nesse sentido especialmente neste ano tendo em vista a necessidade de integrar ainda mais a pesquisa de forma orgânica e sistemática nos cursos a partir da nova proposta de ensino-aprendizagem. O Fórum de hoje tem esse objetivo: unir forças e conhecimentos neste trabalho”, aponta Patrícia.

O resultado mais importante do encontro, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é o diálogo aberto com o grupo. “Dialogar com a comunidade acadêmica, seja com estudantes que estão iniciando ou pesquisadores que já estão em nível de complexidade maior, se torna absolutamente necessário. O encontro de hoje nos convoca a refletir sobre todas as nossas políticas institucionais, estabelecendo os novos caminhos que temos que assumir diante do cenário que nos envolve especialmente pós-pandemia”, salientou.

A produção de ciência em discussão no Fórum, de acordo com a reitora, se faz todos os dias em diferentes lugares, na sala de aula, nos laboratórios e no dia a dia dos trabalhos dos pesquisadores em diferentes dimensões. “Todos os envolvidos, portanto, tem papel fundamental no processo de produção científica e, desta forma, devem participar da reflexão sobre quais caminhos devemos tomar”, acrescentou.

Ao longo do encontro, dividido em três momentos, comandados por Patrícia e pelas assessoras da Diretoria, Merisandra Cortes de Matos Garcia e Giovana Salvaro, os participantes puderam registrar perguntas e sugestões para a gestão universitária e diretoria.

Nesta quinta-feira (26/05) a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação reúne os professores permanentes dos Programas de Pós-Graduação para mais uma tarde de discussões, desta vez voltado à detalhamentos sobre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), qualificação de publicações, publicação de resultados, mais detalhes sobre questões de internacionalização dos Programas, entre outros assuntos, também com espaço para questionamentos e sugestões. O encontro acontecerá no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P,  a partir das 13h30.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2022 às 18:39
Compartilhar Comente

Unesc procura voluntários para participar de pesquisa de desenvolvimento de cosmético dermatológico

Unesc procura voluntários para participar de pesquisa de desenvolvimento de cosmético dermatológico
O público alvo são os portadores de psoríase, dermatite atópica e diabéticos usuários de insulina com pele seca (Fotos e texto: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens

Três pesquisadoras da Unesc, Silvia Dal Bó, Monique Michels e Zoe Paulina Feuser, estão realizando uma pesquisa com um cosmético dermatológico que utiliza paraprobióticos na composição para melhorar a qualidade de vida das pessoas com problemas dermatológicos. O objetivo é avaliar a eficácia do uso de microrganismos inativados no tratamento de pele.

A pesquisa é desenvolvida com indivíduos portadores de três tipos de doenças cutâneas: portadores de psoríase, ou, dermatite e diabéticos dependente de insulina e tenha a pele seca. Ao todo serão necessários cerca de 100 participantes, sendo que cada grupo será composto por, no mínimo, 30 participantes. Quinze integrantes receberão um frasco de creme com placebo e 15 utilizarão o cosmético com o probóticos. Cada participante irá testar os produtos por um tempo máximo de 28 dias, respeitando o local de aplicação indicado pelas pesquisadoras. No tempo de teste, o voluntário retorna à Unesc para uma avaliação das especialistas e coleta de resultados. Podem participar pessoas de 18 a 60 anos. Gestantes, crianças estão impossibilitados de participarem dos estudos.

Os interessados em participar gratuitamente das pesquisas precisam estar em conformidade com os critérios de inclusão e exclusão das pesquisadoras. Os selecionados passarão por uma entrevista clínica e responderão um questionário. Os mesmos procedimentos ocorrerão no meio e no final dos estudos científicos.

O trabalho

Os trabalhos de pesquisa são elaborados desde o ano passado em parceria com a Gabbia Biotecnologia, empresa vinculada a Biohall Consultoria, Pesquisa e Inovação, localizada na cidade de Barra velha, em Santa Catarina

Segundo a professora e pesquisadora do curso de Farmácia, Silvia Dal Bó, em 2021 a equipe de cientistas realizou um estudo semelhante com pessoas portadoras com dermatite seborreica, popularmente conhecida como caspa. “A empresa nos pediu, em um primeiro momento, para desenvolvermos projetos para avaliar a atividade tópica deste produto (paraprobiótico). Naquela época então, nós pensamos em algumas doenças comuns de difícil controle, e propusemos quatro propostas iniciais para atividade tópica desses insumos. Naquela época nós desenvolvemos um projeto para testar no shampoo o incremento de paraprobióticos no tratamento da caspa. No final do ano, já tínhamos mostras de resultados bem significativos com a utilização do insumo no shampoo; os participantes ficaram muito satisfeitos com os resultados”, comentou.

Os interessados em participar das pesquisas podem ligar para as professoras Zoé pelo telefone (48) 99689-4664 ou Heloísa (51) 99663-6511. O contato também poderá ser feito pelo telefone do curso de Farmácia (48) 3431-2561, que também é WhatsApp, ou ainda pelo Instagram da Farmácia Solidária @fsolidariaunesc ou farmácia@unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2022 às 16:54
Compartilhar Comente

Ermo é contemplado com a Ação Comunitária dos acadêmicos de saúde da Unesc

Ermo é contemplado com a Ação Comunitária dos acadêmicos de saúde da Unesc
Cerca de 200 pessoas foram beneficiadas com atendimentos de futuros psicólogos, enfermeiros, biomédicos, nutricionistas e farmacêuticos (Fotos: Divulgação/Unesc) Mais imagens

Os acadêmicos dos cursos da área da saúde da Unesc foram a campo nesta terça-feira (24/05), para colocar em prática as teorias aprendidas em sala de aula e laboratórios. A ação comunitária e educativa foi realizada nesta terça-feira no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Ermo, para atendimento às pessoas da comunidade.

Os universitários de Psicologia aplicaram escalas de estresse, depressão, ansiedade e qualidade de vida. Os integrantes da Enfermagem realizaram aferição de pressão, os futuros biomédicos ficaram a cargo da tipagem sanguínea. A missão dos estudantes de Nutrição foi orientar sobre a alimentação saudável, já os discentes de Farmácia abordaram sobre a Farmácia Solidária e o uso racional dos medicamentos, além dos atendimentos de auriculoterapia. Aproximadamente 195 atendimentos foram contabilizados nesta participação acadêmica.

A ação social comunitária realizada no município aconteceu em parceria com a Secretária de Assistência Social e a Prefeitura Municipal de Ermo. Simultaneamente às atividades desenvolvidas pela Unesc, os moradores ainda receberam serviços de corte de cabelo, doação de roupas, consulta com nutricionista, atualização de cadastro Único e atendimento com a equipe técnica do CRAS.  “Convidamos para a ação alguns cursos da saúde da Universidade para nossa ação. Os alunos da Unesc abrilhantaram as atividades e proporcionaram um bem-estar muito bom aos nossos munícipes. Só temos que agradecer a parceria”, declarou a secretária de Assistência Social, Bruna Flor dos Santos

Segundo a professora do curso de Psicologia, Ana Teixeira, a ação foi um sucesso, pois a possibilidade de diálogo interdisciplinar e a perspectiva da saúde integral foram destaque. “Os acadêmicos também tiveram momentos de ações recíprocas e conhecimentos compartilhados entre os cursos, como a importância do autoconhecimento, da autogestão das emoções e de uma orientação qualificada e assertiva às pessoas.  O dia de hoje representa a grandiosidade de uma Universidade Comunitária que cumpre o seu papel social oportunizando o aprendizado para o exercício profissional por meio da promoção do bem-estar das pessoas”, pontuou.

A Ação Comunitária é uma iniciativa da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e tem como foco promover a integração entre a Unesc com a comunidade.

(Texto: Décio Batista/Agecom/Unesc)

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2022 às 14:15
Compartilhar Comente

Colaboradores da UBS do Centro participam de imersão na Unesc

Colaboradores da UBS do Centro participam de imersão na Unesc
Mais imagens

Os quase 80 profissionais que irão atuar na Unidade Básica de Saúde (UBS), do Centro de Criciúma, iniciaram uma grande imersão na Unesc com o objetivo principal de apresentar a Universidade e a Rede de Atenção à Saúde de Criciúma. 

A partir da parceria com o Governo Municipal, a Unesc será a responsável pela operacionalização da UBS. O termo de parceria foi assinado pelo prefeito Clésio Salvaro e pela reitora Luciane Bisognin Ceretta em ato no Paço Municipal Marcos Rovaris no dia 31 de março.

A imersão iniciou na segunda-feira (23/05) com a apresentação de cada um dos colaboradores, momento que contou com a presença da reitora. “Temos duas premissas no atendimento na UBS Centro: resolver os problemas das pessoas com eficiência, eficácia e efetividade; e precisamos ter um atendimento que seja referência em acolhimento e humanização. Quando o sujeito entra, tem que saber que está em um lugar diferenciado. Não somos super-homens nem super-mulheres livres de emoções, somos afetados por nossas questões pessoais e profissionais, mas precisamos saber manejar esta erupção e sentimentos diários com o cuidado dos outros que traz os seus problemas para serem resolvidos”, comenta a reitora.

Conforme a gerente administrativa da UBS Centro, Letícia Vieira de Oliveira Rodrigues, serão duas semanas de imersão, divididas em duas turmas, com os mesmos conteúdos. “Para acontecer a imersão e o serviço da Unidade de Saúde não parar, fizemos essa divisão. Serão abordados os mais diversos conteúdos, como apresentação da instituição, residência multiprofissional, UBS Centro e demais serviços da rede, sendo que a ministração é através de profissionais da Unesc e da Secretaria Municipal de Saúde”, ressalta.

Uma das profissionais que atuará na unidade é a Agente de Saúde, Mariane Viana Canarim, acadêmica da 10ª fase de Fisioterapia na Unesc. “Gosto disso, meu curso já diz muito sobre isso, que é o toque, é pensar na reabilitação do paciente e eu espero poder contribuir bastante com a  UBS”, comenta.

Desenvolvimento

Além de todo o atendimento prestado à comunidade que utiliza a UBS, o espaço também será importante para o desenvolvimento de projetos de ensino, pesquisa e extensão, contribuindo com a formação acadêmica. “Estou muito feliz, pois a UBS do Centro é um sonho real, realizável.  Desde o início a reitora Luciane nos provocou e nós sempre conversamos sobre o assunto. Queremos transformar a UBS em referência não só regional, mas nacional. Temos em poucos lugares uma unidade com este formato, daquele tamanho. O normal, o ideal é o que nós iremos fazer, poderemos ir para o além do papel. Aqui temos pessoas com uma capacidade incrível”, diz a ex-coordenadora das Clínicas Integradas, atualmente coordenadora de pós-graduação, professora Mágada Tessmann.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de maio de 2022 às 10:59
Compartilhar Comente