AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Projeto da Unesc fica entre os finalistas estaduais do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora

Projeto da Unesc fica entre os finalistas estaduais do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora
Professores e alunos do curso e profissionais do CER participaram do evento de premiação (Foto: Divulgação) Mais imagens

O projeto “Engrossador de Cabos”, desenvolvido por acadêmicos dos cursos de Design – ênfase em Projeto de Produtos, Engenharia de Materiais e Engenharia Mecânica da Unesc, sob a orientação de professores, está entre os cinco melhores do Estado na categoria Educação Superior do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora. O objetivo do prêmio é reconhecer as boas práticas e incentivar que os alunos das instituições de ensino brasileiras desenvolvam e aperfeiçoem o comportamento empreendedor.

A trabalho da Unesc ficou entre os finalistas da etapa Estadual. Além da categoria Educação Superior, o prêmio reconhece iniciativas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Técnico. Um projeto de cada categoria representará Santa Catarina na etapa regional Sul, que envolve projetos do Estado, do Paraná e do Rio Grande do Sul, antes da final brasileira.

“O projeto ficou entre cinco selecionados e, segundo a comissão avaliadora do Prêmio Sebrae, a disputa foi acirrada. Competir com instituições de todo o Estado e ficar entre estes selecionados em nossa primeira participação foi um grande êxito”, afirma o coordenador do projeto e do curso de Design da Unesc, João Rieth. A entrega da premiação ocorreu nesta quarta-feira (29/5) e participaram do evento os funcionários do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Bruno Minotto Bom e Mayara Carames; os professores do curso de Design, Bárbara Alvarez, Felipe Silveira e João Rieth; e as estudantes do curso, Cássia Possamai e Cecília Turati.

Desenvolvida desde 2014 pelos cursos, em parceria com o CER, a ideia utiliza uma tecnologia de baixo custo capaz de levar qualidade de vida à pessoas com deficiência ou em processo de reabilitação. O resultado da iniciativa foi um Engrossador de Cabos, reproduzido em impressão 3D, capaz de se moldar em ferramentas facilitadoras e ser utilizado por pessoas em recuperação e tratamentos.

Na busca por uma solução, os professores e estudantes acompanharam o dia a dia no CER para compreender as dificuldades envolvidas no tratamento e na rotina dos deficientes físicos. Após compreender, foi a vez de definir materiais, técnicas de produção e o conceito do trabalho. Depois, com o protótipo em fase de desenvolvimento, os pesquisadores geraram alternativas para estabelecer a versão mais assertiva e então foi iniciada a fase de entrega, visando a validação do produto e a realização de testes no modelo obtido.

O resultado final foi um produto em formato de cilindro, que requer um baixo investimento para a produção, capaz de ser moldado de acordo com as necessidades do usuário. O produto está em fase de patente e, atualmente, estuda-se a sua produção em escala por meio da impressora 3D e a distribuição para entidades sem fins lucrativos.


Milena Nandi e Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 29 de maio de 2019 às 16:32
Compartilhar Comente

Oficina de Meditação na Unesc proporciona melhorias na saúde mental

Oficina de Meditação na Unesc proporciona melhorias na saúde mental
Atividade é oferecida pelo Centro Acadêmico de Psicologia (Foto: Arquivo) Mais imagens

Um momento para refletir e encontrar a paz interior. Assim é a Oficina de Meditação para a Saúde Mental, iniciativa do Centro Acadêmico do curso de Psicologia da Unesc. A atividade ocorre todas as quintas-feiras às 18h15 na Sala de Dinâmicas da Clínica de Psicologia e é gratuita, aberta à comunidade interna e externa.

O objetivo da oficina é proporcionar aos participantes o autoconhecimento e lidar com a correria do cotidiano. “Às vezes as pessoas não sabem conciliar tantos trabalhos no dia a dia e vivem em uma constante aceleração. A atividade tem o objetivo de ajudar o participante a desacelerar, trazer a atenção plena e orientação dos pensamentos”, explica a vice-presidente do Centro Acadêmico e ministrante da oficina, Maria Paula Costa Defaveri.

Segundo ela, a atividade também proporciona melhorias na saúde mental dos participantes. “A meditação facilita a percepção e controle desses pensamentos supérfluos, colaborando para controlar as emoções”. 

A prática inicia com instruções de Pranayama, que é uma técnica de respiração, seguindo com meditação guiada, com duração entre 15 e 20 minutos. Após a atividade, a oficina é finalizada com um mantra de paz e a leitura de uma reflexão.

A partir do mês de junho, a oficina de meditação contará também com estudo de chacras. “Os participantes irão conhecer um chacra por semana, onde ele se localiza, seu mantra e suas características próprias”, comenta Maria Paula. De acordo com a ministrante, a meditação e o estudo caminham juntos.

Não há necessidade de inscrição prévia para oficina. Basta ir ao local na data e horário reservados para a atividade.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 29 de maio de 2019 às 15:44
Compartilhar Comente

Programa de Formação Continuada capacita gestores da rede de educação de Criciúma

Programa de Formação Continuada capacita gestores da rede de educação de Criciúma
Encontro contou com mais de 50 participantes e teve apoio da Escola de Gestores (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Programa de Formação Continuada da Unesc realizou, nesta quarta-feira (29/5), um encontro com gestores da rede municipal de Criciúma. A iniciativa contou com mais de 50 participantes e teve como ministrantes os professores da Universidade, Antônio Serafim e Maria Aparecida Mello. O encontro teve o apoio da Escola de Gestores da Unesc.

A atividade teve o propósito de discutir a reformulação do currículo da rede municipal de Criciúma e os assuntos relacionados à Base Nacional Comum Curricular. A formação também contará com outros encontros, que ocorrerão nos meses de junho, agosto e setembro.

De acordo com o coordenador da Formação Continuada, Jeferson Luís de Azeredo, a atividade supre demandas da formação inicial dos educadores. “O programa é muito importante não só para os professores, mas também para os gestores que acompanham todo o trabalho pedagógico que os profissionais fazem”, comenta.

O encontro também contou com a participação da secretária de Educação de Criciúma, Roseli De Luca.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 29 de maio de 2019 às 15:42
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica de Geografia aborda a identidade cultural na pós-modernidade

Semana Acadêmica de Geografia aborda a identidade cultural na pós-modernidade
Evento ocorre até esta quarta-feira na Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos e professores do curso de Geografia da Unesc estarão reunidos, até esta quarta-feira (29/5), para a 8ª Semana Acadêmica. Neste ano, o evento debate, por meio de palestras e concurso fotográfico, o tema “Identidade Cultural na Pós-Modernidade”. O evento comemora ainda o Dia do Geógrafo (29/5).

A Semageo (Semana Acadêmica de Geografia) foi planejada e organizada pela coordenação do curso e pelo Centro Acadêmico Rosa dos Ventos e iniciou nesta segunda-feira (27/5) com a palestra sobre “Indentidade Indígena e Afro-Brasileira”. Nela, os professores João Alberto Batanolli e Alex Sandro da Silva, da Unesc, dialogaram e refletiram com o público sobre o tema de grande importância para a sociedade contemporânea.

Já nesta terça-feira (28/5), os debates giraram em torno do assunto “Formação do Espaço Urbano e suas Memórias”, com palestra ministrada pelos professores Maurício Pamplona e Mário Ricardo Guadagnin, da Unesc, que trouxeram uma reflexão sobre como a sociedade se apropria do espaço geográfico e demarca seu território.

Pamplona, faz uma apresentação da evolução do desenvolvimento urbano de Criciúma ao longo dos anos, fazendo uso de mapas de imagens cartográficas para demonstrar as diferentes paisagens e as memórias culturais existentes no município. Já Guadagnin abriu a fala a partir da observação de lugar, apresentando as diferentes manifestações do espaço urbano como as pichações, os grafites, lambe-lambe, stencil e sticker.

O evento encerrá nesta quarta-feira com a roda de conversa “O Papel do Geógrafo na Pós- Modernidade”, às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues. O momento terá a participação dos professores Adriano de Oliveira Dias e Andréa Rabelo Marcelino e dos egressos do curso de Geografia da Unesc, Paulo Selau, Silvia Campos, Simone da Silva Carvalho, Susane da Costa Wachinewsk e Morgana Lopes, relatando suas experiências profissionais.

Ainda no evento, haverá a entrega do 4º Prêmio Milton Santos para um professor do curso e do concurso fotográfico “Identidade Cultural na Pós-Modernidade”, que teve a participação de acadêmicos e egressos do curso de Geografia da Unesc.


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 29 de maio de 2019 às 10:41
Compartilhar Comente

Unesc apresenta dados dos primeiros 700 dias de gestão na Tribuna Livre

A reitora Luciane Bisognin Ceretta esteve na Câmara de Vereadores para detalhar os números da situação financeira e administrativa da Universidade nos últimos 700 dias de trabalho. Por solicitação do vereador Miri Dagostim (PP), presidente da Casa, ela usou o espaço destinado à Tribuna Livre para mostrar em detalhes os números da situação financeira atual da instituição, que teve melhora significativa e apresenta perspectivas positivas para o futuro.

A reitora apresentou o gráfico que mostra o avanço dos balanços de 2017, quando as contas foram fechadas com o déficit orçamentário para 2018, ano em que já foi possível chegar a um superávit. “Se somarmos a esse número a nossa redução do endividamento bancário, que foi de R$ 5 milhões nesse período, temos um resultado muito expressivo. São números extremamente positivos e que foram aprovados por unanimidade em todos os conselhos”, destaca Luciane.

Conforme Luciane, o Relatório Anual de Atividades de 2018 e a Apreciação das Demonstrações Contábeis de 2018 da Universidade foram apresentados aos três conselhos que acompanham de perto a gestão da Instituição, o Consu (Conselho Universitário), o Conselho Curador e o CSA (Conselho Superior de Administração).

Ainda entre os pontos de destaques apresentados nos balanços, esteve a melhora do Ebitda, indicador utilizado para avaliar empresas de capital aberto e que apresenta a realidade financeira da Instituição, que subiu de 6,5% para 13,5%. “Estávamos, em 2017, em uma situação delicada. Tínhamos um déficit significativo, um endividamento importante e perspectivas difíceis. Após todo um trabalho feito com a gestão conseguimos já apresentar esses números que mostram uma mudança de cenário muito significativa”, salientou o consultor financeiro da Unesc, Zanoni Elias.

Entre os destaques, Luciane pontuou ainda o crescimento na confiança das instituições financeiras diante da melhora da performance da Universidade, enfatizando que a Instituição não possui quaisquer relação com factorings. “É importante esclarecermos isso e nos colocarmos à disposição para que todos vocês venham até a nossa equipe para atualizações dos números ou questionamentos a qualquer tempo. A Unesc é uma universidade comunitária, é de todos vocês, e estamos abertos e prontos para responder tudo aquilo que significar alguma dúvida”, destaca.

A equipe da Unesc apresentou ainda o Portal da Transparência da Instituição, página que passou por reformulação e conta com todos os dados de recursos recebidos, bolsas concedidas, entre inúmeros outros documentos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 28 de maio de 2019 às 19:59
Compartilhar Comente