AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc marca presença em ações comunitárias realizadas em três municípios

Unesc marca presença em ações comunitárias realizadas em três municípios
Universidade foi representada por alunos, professores e funcionários neste domingo (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O fim de semana foi marcado por diversas ações junto da comunidade. Sábado (4/5), a Universidade realizou o Dia da Extensão, na Praça Nereu Ramos em Criciúma, e, no domingo (5/5), esteve presente em ações em Criciúma, Araranguá e Torres.

Em Criciúma, a Unesc participou da primeira edição do “Cultura, Esporte e Cidadania”, realizado pela Fundação Cultural de Criciúma (FCC), no Centro Comunitário do bairro Quarta Linha. O evento ocorreu das 9 às 17 horas e levou para os moradores atividades culturais e recreativas. A Universidade esteve no local realizando contação de histórias para as crianças.

No Morro dos Conventos, em Araranguá, a Instituição se fez presente na Corrida Challenge, das 7 às 11 horas, com uma equipe de professores, estudantes e funcionários, realizando a assessoria da prova e prestando atendimentos aos corredores.

O domingo também marcou o encerramento da participação da Universidade no 31º Festival Internacional de Balonismo de Torres, no Rio Grande do Sul. A Unesc esteve no evento de 1º a 5 de maio, com o Setor de Relacionamento Institucional, tirando dúvidas sobre os cursos e formas de ingresso e benefícios e as oportunidades que a Unesc oferece aos seus estudantes nas diversas áreas do conhecimento, e com o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, com a presença do Dino, uma réplica de filhote de Tiranossauro Rex em tamanho real.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 06 de maio de 2019 às 11:45
Compartilhar Comente

Coordenadora do Museu de Zoologia recebe Medalha de Mérito nesta segunda-feira

Coordenadora do Museu de Zoologia recebe Medalha de Mérito nesta segunda-feira
Dentre ps homenageados, apenas três serão da sociedade civil (Foto: Divulgação)tos: Divulgação) Mais imagens

O trabalho desenvolvido em prol do meio ambiente pela professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, foi reconhecido pela Polícia Militar Ambiental e, nesta segunda-feira (6/5), ela receberá a  Medalha de Mérito Raulino Reitz. A solenidade de entrega da honraria ocorrerá às 16 horas na sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, em Florianópolis. O evento comemora os 184 anos da Polícia Militar de Santa Catarina e o aniversário do Batalhão de Policiamento Militar Ambiental.

A Medalha de Mérito Raulino Reitz foi criada com o objetivo de homenagear militares estaduais e federais, civis e instituições que tenham prestado relevantes serviços à causa do meio ambiente ou às unidades da Polícia Militar Ambiental.

Além da professora da Unesc, apenas dois representantes da sociedade civil receberão a honraria. 

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 05 de maio de 2019 às 19:00
Compartilhar Comente

Unesc apresenta o trabalho desenvolvido por projetos de extensão no Sul do Estado

Unesc apresenta o trabalho desenvolvido por projetos de extensão no Sul do Estado
Evento alusivo ao Dia da Extensão ocorreu neste sábado na Praça Nereu Ramos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O trabalho desenvolvido pela Unesc ao longo de seus 50 anos de história sempre teve a marca comunitária. Aproximadamente 200 iniciativas na área de extensão são desenvolvidas pela Universidade e chegam a mais de 40 municípios catarinenses e do Norte do Rio Grande do Sul. As ações comunitárias já beneficiaram mais de 30 mil pessoas e, neste sábado (4/5), quem passou pela Praça Nereu Ramos, em Criciúma, pode conferir uma exposição com projetos realizados por professores e alunos em diversos locais. O evento fez parte das comemorações pelo Dia da Extensão (2/5).

Segundo a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, no evento deste sábado foi apresentado um recorte das ações comunitárias da Universidade, com a participação de 23 projetos. Ela explica que o trabalho de extensão da Unesc atua em três temas centrais: ações universitárias (projetos nos quais os alunos são levados à experiência real e direta na comunidade); ações de prestação de serviços (atividades que levam serviços de saúde, direitos e assistências pessoais e sociais) e ações de cultura (que envolvem a promoção da arte).

“Tivemos aqui uma mostra do que é feito pela extensão. O trabalho é feito em parceira e todas as ações partem de uma demanda verificada junto à comunidade. O trabalho de extensão é uma troca muito rica, onde o aprendizado ocorre para todos os envolvidos: Instituição, professores, alunos e os moradores dos municípios”, afirma Fernanda.

O comerciante Eudemar da Silva, passava pela Praça Nereu Ramos na hora em que o projeto do Boi-de-Mamão da Escola Heriberto Hülse fazia a sua apresentação. Parou para apreciar e já observou a movimentação realizada pela Universidade no local em comemoração ao Dia da Extensão. “A Unesc é da comunidade e vemos que a Universidade está sempre junto dela”, comenta.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, não é possível pensar em uma universidade como a Unesc sem a atuação próxima à população. “A extensão fortalece muito a relação entre a Universidade e a comunidade. Os projetos causam transformações muito signifitivas em alunos e professores que participam deles e deixam uma marca positiva nos locais onde são realizados. A marca de uma Universidade Comunitária comprometida com o desenvolvimento de toda a região”, comenta.

Entre os assuntos abordados nos projetos de extensão da Unesc estão cultura, direitos humanos e justiça, educação, meio ambiente, comunicação, saúde, tecnologia, produção e trabalho. É em um projeto de educação ambiental com alunos do Ensino Fundamental de uma escola em Criciúma que o acadêmico da sexta fase do curso de Ciências Biológicas, Elton da Silva, participa há seis meses. Na ação deste sábado, ele esteve fantasiado de gota para explicar o ciclo da água, utilizando o material didático desenvolvido no Laboratório de Ciências da Universidade. “O contato com os alunos na escola e as pessoas em ações como esta, ajudam na nossa formação. Seremos professores e estamos tendo um espaço para aprender a fazer diferente. É um desafio, mas cada vez que vejo o olho de um aluno brilhando quando tem contato com algo novo, vejo que o caminho é este”, relata.

O contato com a população enriquece não só os futuros profissionais. Professores envolvidos, como a docente do curso de Enfermagem, Paula Zugno, revelam a grande escola que as ações comunitárias são. Ela é coordenadora do Naiso (Núcleo de Atenção Interdisciplinar a Saúde em Oncologia), atua na Casa Maria Tereza, e presta assistência para pessoas com câncer. “O trabalho é desenvolvido por acadêmicos e professores de cursos como Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Direito. A cada atendimento feito não só conseguimos colocar em prática o conhecimento acadêmico, mas aprendemos mais sobre a profissão, sobre saúde e, principalmente, sobre sermos humanos. É muito gratificante”.  

Ainda durante o evento na Praça Nereu Ramos, as ações comunitárias da Unesc foram tema da programação da Rádio Eldorado, de Criciúma. 

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 04 de maio de 2019 às 16:47
Compartilhar Comente (1)

Magia, brincadeiras e conhecimento na “Noite de Fábulas” do Colégio Unesc

Magia, brincadeiras e conhecimento na “Noite de Fábulas” do Colégio Unesc
Pais e alunos participaram de noite de autógrafos (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Escrita, desenho, conhecimento, fábulas, brincadeiras e um livro de histórias criadas inteiramente pelos alunos. Este foi o resultado da “Noite das Fábulas”, projeto elaborado pela professora do 3º Ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, Elaine Ugioni Urbano. A iniciativa abordou os temas “diversidade, respeito e vida em sociedade”.

Uma das crianças participantes foi Maria Luiza Belolli. Ela criou a fábula “O Elefante e o Coelho”, que conta a história de dois animais que precisam se ajudar para resolver as próprias dificuldades. “A moral da história é de que os últimos serão os primeiros”, explicou, sorridente. Durante a produção, Maria também aproveitou para se divertir com seus colegas. “Eu brinquei, desenhei e aprendi sobre as fábulas”, completou.

Noite de autógrafos

O livro foi entregue aos pais dos alunos na última terça-feira (30) em um evento que envolveu apresentações teatrais das fábulas e autógrafos dos pequenos autores nos livros. Liziane e Tita Belolli, pais da Maria Luiza, parabenizaram o Colégio pelo evento. “É uma maneira muito boa de incentivar a escrita e a leitura nas crianças”, elogiou Liziane. “É uma excelente forma de interligar a vida familiar com a vida escolar, além de podermos conhecer outros pais e alunos”, complementou Tita.

A proposta da “Noite de Fábulas” é trabalhar este gênero textual com os pequenos, além de proporcionar a possibilidade de criar suas próprias histórias nas aulas de Língua Portuguesa. “Nós estudamos cinco das fábulas mais conhecidas e, então, eles criaram as suas”, disse Elaine, a professora responsável.

Com o alto nível das produções, a professora decidiu criar o livro com os textos impressos. “Inicialmente apenas escreveríamos as fábulas e faríamos o teatro”, contou a docente. “Com a Noite das Fábulas, ainda pudemos entrosar os pais no ambiente escolar e entre si”, argumentou Elaine.

Ensinar de maneira lúdica

Para Marlene Pires, diretora do Colégio, a ação demonstra o quanto a instituição se preocupa com a aprendizagem dos alunos, em especial, com a leitura e a escrita. “Nossos pequenos demonstraram o quanto são capazes de criar fábulas e apresentar a sua obra aos pais e convidados”, comentou.

Além do aprendizado, a emoção também tomou conta da Noite de Fábulas. “Foi uma noite muito emocionante, ficamos orgulhosos de nossos pequenos escritores”, ressalta a coordenadora pedagógica do Colégio, Carina Andrade de Freitas. “O que mais me impressionou foi a mensagem que eles deixaram em cada moral escrita, por isso recomendo a leitura do livro “Nossas Fábulas””, finaliza.

​Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 04 de maio de 2019 às 09:22
Compartilhar Comente

Professores do curso de Medicina participam de capacitação

Professores do curso de Medicina participam de capacitação
Atividades serão realizadas na noite desta sexta-feira (3/5) e na manhã de sábado (4/5) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O curso de Medicina da Unesc realizará nesta sexta-feira (3/5) e sábado (4/5) a terceira capacitação do ano voltada aos seus professores. Nesta edição a capacitação terá como tema a “Avaliação Crítica da Literatura Médica” e será ministrada pelo professor Antonio José Grande, professor pesquisador da Universidade Estadual de Mato Grosso (MS).

Antônio já foi pesquisador no PPGSCOL (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) da Unesc e volta a Criciúma para dividir seus conhecimentos com os colegas professores.

Para a coordenadora do curso de Medicina, Maria Inês da Rosa, a intenção é que todos os participantes aproveitem ao máximo a oportunidade. “Espero que todos nós saiamos desse encontro como professores e profissionais melhores, já que isso perpassa também nosso dia a dia profissional”, destacou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 03 de maio de 2019 às 22:01
Compartilhar Comente