Coordenadora do Museu de Zoologia recebe homenagem da Polícia Militar Ambiental
A professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, foi homenageada nesta segunda-feira (6/5) na sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, em Florianópolis. Ela recebeu a Medalha de Mérito Raulino Reitz em reconhecimento ao seu trabalho em prol do meio ambiente por meio do Museu da Universidade. O evento comemorou os 184 anos da Polícia Militar de Santa Catarina e o aniversário do Batalhão de Policiamento Militar Ambiental.
Além de Morgana, apenas outros dois representantes da sociedade civil receberam a deferência. “Sinto-me muito feliz e honrada em receber a Medalha de Mérito Raulino Reitz, a mais importante condecoração da Polícia Militar Ambiental. É motivo de muito orgulho receber a medalha que leva o nome do patrono dos ecologistas catarinenses, um renomado cientista que dedicou 52 anos de sua vida ao estudo da natureza. Este reconhecimento vindo da Polícia Militar Ambiental, fundamental e indispensável parceira do Museu de Zoologia da Unesc, desde a sua criação, vem estreitar e fortalecer os laços e as ações voltadas ao meio ambiente nestas importantes instituições que acreditam na educação como um instrumento de transformação”, afirma.
A Medalha de Mérito Raulino Reitz foi criada com o objetivo de homenagear militares estaduais e federais, civis e instituições que tenham prestado relevantes serviços à causa do meio ambiente ou às unidades da Polícia Militar Ambiental.
Mayara Cardoso e Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 07 de maio de 2019 às 09:24Unesc recebe Natalino Uggioni para debater o “Desenvolvimento da Educação em Santa Catarina”
Representantes das secretarias de educação da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna), e acadêmicos e professores dos cursos da área da educação, estarão reunidos na Unesc na noite desta quarta-feira (8/5) para aprender sobre o Desenvolvimento da Educação em Santa Catarina com o Secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni. O evento será realizado no Auditório Ruy Hülse, a partir das 19h.
A ação está sendo promovida na Universidade por meio da Sala dos Municípios. Conforme a coordenadora do setor, Isabel Regina de Souza, a expectativa é de que seja uma noite de auditório lotado para que a região absorva o máximo de conhecimento possível. “Isso está entre os objetivos da Sala dos Municípios, ou seja, aproximar as cidades da nossa região por meio do conhecimento, proporcionar encontros como esse, que fazem a diferença no desenvolvimento”, comenta.
De acordo com Isabel, é de extrema importância a participação dos municípios, dos alunos e dos professores. “Vamos ter aqui na nossa Universidade uma conversa qualificada sobre as perspectivas da educação no que tange inovação, os caminhos a serem seguidos, sobre o que Santa Catarina está pensando para esse assunto”, destaca.
Interessados em participar podem entrar em contato com a Sala dos Municípios por meio do telefone (48) 3431-2633
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Kenia Maria Hahn 06 de maio de 2019 às 18:33Evento "Doar é o Melhor Remédio" vai levar informações e atendimentos de saúde para a comunidade
A Farmácia Solidária, a Cruz Vermelha e a Equipe Multi-institucional levarão para a comunidade informações sobre o uso racional de medicamentos e sobre a importância de doar remédios que não estão sendo utilizados, além de realizam atendimentos e orientações em saúde para a população. No dia 11 de maio, das 8 às 12 horas, ocorrerá o evento “Doar é o Melhor Remédio”, no Salão Paroquial do bairro Mina do Mato, em Criciúma, com a participação de professores e estudantes da Unesc e profissionais de saúde.
No bairro, serão desenvolvidas atividades, como ponto de coleta e saída de campo para recolher doações de agasalhos e medicamentos, e a Feira da Saúde, com auriculoterapia, bingo, dinâmicas, liberação miofascial, stands com profissionais da saúde e zumba.
“Doar é o Melhor Remédio” faz parte das ações alusivas ao Dia Nacional de Uso Racional de Medicamentos, comemorado em 5 de maio.
Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 06 de maio de 2019 às 17:16Sábado é dia de Contabilizando Saúde
O curso de Ciências Contábeis da Unesc promoverá neste sábado (11/5) mais uma edição do tradicional Contabilizando Saúde. Anualmente, em maio, o evento reúne mais de 400 participantes em uma caminhada até o Santuário de Nossa Senhora do Caravággio, em Nova Veneza. O encontro já é data marcada no calendário de estudantes, egressos, professores e colaboradores da Universidade. Esta é a 10ª edição da ação.
O professor do curso, Sérgio Mendonça da Silva, conta que o projeto nasceu há dez anos, com o objetivo de estimular a busca pela qualidade de vida. “É uma sintonia entre mente, corpo e espírito. Hoje percebemos que a ideia superou qualquer previsão inicial. Cada jovem caminhante leva consigo propósitos particulares, podendo ser desde um pedido, até um agradecimento. O Contabilizando Saúde tornou-se um evento lúdico propício para reflexão e descobertas de projetos de vida, inserindo seus participantes no caminho da escuta da voz interior, da sensibilidade, da fé e da reflexão”, afirma.
Participe
- Ponto de partida: Estacionamento do Bloco Administrativo da Unesc, ao lado do terminal de ônibus do bairro Pinheirinho.
- Horário de início: 8 horas da manhã, com aquecimento, momento de espiritualização e abertura oficial.
- Trajeto: Avenida Universitária, Avenida Assembleia de Deus, rua Miguel Napoli e Rodovia SC 447.
- Chegada prevista: 10h30.
Durante o encontro de partida, serão repassadas orientações de segurança da DTT (Diretoria de Trânsito e Transporte de Criciúma), do Deinfra (Departamento Estadual de Infraestrutura) e Polícia Rodoviária Estadual. Além da presença de socorristas e enfermeiro que acompanharão toda a trajetória em uma ambulância.
Na chegada ao Caravággio, os participantes serão recepcionados na santa missa, presidida pelo padre reitor do Santuário e outros sacerdotes convidados. “Neste momento, celebramos e reforçamos a alegria de ter jovens comprometidos com a formação acadêmica e com a construção de um mundo mais humano. Após a missa, todos os participantes serão recepcionados no salão paroquial com um delicioso almoço, organizado pelo curso”, conta a coordenadora do curso, Milla Lúcia Ferreira Guimarães.
A caminhada será acompanhada por membros do Centro Acadêmico e da Associação Atlética do Curso, que auxiliarão os caminhantes a manter a energia distribuindo água e frutas.
Solidariedade
Ato tradicional no evento, a comissão organizadora da caminhada confecciona camisetas temáticas. O valor arrecadado com a venda dos produtos é revertido para o almoço de todos. Outra parcela da arrecadação é destinada para entidades filantrópicas do Sul catarinense. “Acreditamos que o Contabilizando Saúde é um momento de celebrar a amizade, unir pessoas e estreitar laços. Alunos das diversas fases do curso podem confraternizar, se conhecer e reconhecerem, pois a diversidade do carisma, talento e dom de cada um é uma riqueza ímpar”, destaca a coordenadora.
Lançamento oficial
Na sexta-feira (3/5), a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Milla Lúcia Guimarães, e o presidente do Centro Acadêmico, João Vitor Fratoni, oficializaram a campanha para a 10ª edição da caminhada. Os membros da organização visitaram as salas de aula do curso para apresentar a camiseta temática do Contabilizando Saúde e também convidar à participação.
A camiseta pode ser adquirida no Centro Acadêmico do curso.
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 06 de maio de 2019 às 17:11Educadores se reúnem na Unesc para discutir currículo escolar da rede municipal de Criciúma
Para estudar, reformular e adaptar o currículo escolar da rede municipal de ensino de Criciúma, professoras da Unesc receberam, na manhã desta segunda-feira (6/5), educadores que atuam em escolas municipais para o início de mais uma série de formações continuadas. O evento ocorreu em parceria com a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Educação, e reuniu profissionais de Matemática, Educação Física e Pedagogia.
De acordo com a secretária municipal de Educação, Roseli de Lucca, professores de outras disciplinas também participarão da iniciativa. “Cada disciplina terá cinco encontros. É uma oportunidade para desenvolver estratégias de formação sobre os direitos de aprendizagem e as habilidades e competências para reformular o currículo escolar da rede municipal”, conta.
O encontro desta segunda-feira foi conduzido pelas professoras da Unesc, Eloir Fátima Mondardo Cardoso e Ledina Lentz Pereira. As educadoras apresentaram propostas em conformidade com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), do MEC (Ministério da Educação). “Os profissionais que participam das formações continuadas se inscreveram em um edital publicado pela Prefeitura de Criciúma”, explica Eloir.
BNCC
No Brasil, a BNCC deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas e as propostas pedagógicas de escolas públicas e privadas da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O documento de caráter normativo estabelece conhecimentos, competências e habilidades para os estudantes desenvolverem ao longo da escolaridade básica. Mais informações podem ser obtidas por meio do site.
Colaboração: Jhulian Pereira - Decom - Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Criciúma
Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Vitor Netto Henrique 06 de maio de 2019 às 14:00
Newsletter
RSS