AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias vira e-book

Experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias vira e-book
Obra foi lançada na tarde desta terça-feira na Unesc (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

As experiências vividas por professores e alunos dos cursos da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) viraram o e-book “Práticas e Saberes de Extensão – volume 6”, lançado nesta terça-feira (16/5), na Universidade. A publicação, da Editora Unesc, traz artigos escritos por participantes de nove projetos de extensão desenvolvidos em diferentes Bairros de Criciúma.

Segundo a coordenadora de Extensão da UNA CET, Miquele Padula, o livro digital é o resultado de um trabalho feito a muitas mãos. “Professores, alunos extensionistas, Editora Unesc e organizadores. Cada um teve uma contribuição muito importante neste projeto, que retrata um pouco deste trabalho tão bonito desenvolvido com a comunidade”, comentou.

Para o editor da Editora Unesc, Dimas de Oliveira Estevão, publicações como o e-book reforçam a diversidade de temas abordados pela Editora e possibilitam que um número cada vez maior de pessoas tenha acesso aos saberes acadêmicos. Já o diretor da UNA CET, Evanio Nicoleit, ressaltou que o e-book é um dos resultados das ações desenvolvidas pelos cursos da Unidade Acadêmica, que trazem benefícios tanto para a comunidade quanto para professores e estudantes.

O assessor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade, Reginaldo Vieira, ressaltou que o e-book lançado nesta terça-feira é o sexto de um projeto que prevê 10 volumes de livros digitais com relatos do trabalho de extensão desenvolvido pelas quatro UNAs da Instituição, reunindo mais de 120 artigos escritos por professores e acadêmicos.

O lançamento da obra foi uma promoção da Editora Unesc, UNA CET e Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade e teve a presença dos participantes dos projetos de extensão e dos organizadores do e-book: professores Evanio Nicoleit, Luciane Ceretta, Marta Hoffman e Miquele Padula.

O e-book traz artigos sobre os projetos de extensão:

“Educação ambiental em escolas públicas com enfoque na qualidade do ar”;
“Qualificação de ambientes escolares inclusivos: extensão universitária na E.M.E.I.E. F”; “Casa de Passagem São José, Criciúma”;
“Contribuição com a qualificação dos ambientes da edificação a partir da extensão universitária”;
“Laboratório de sistemas construtivos sustentáveis: um modelo físico-educacional”;
 “Habitação social em Criciúma: levantamento de habitabilidade da produção do período de período 1985-2010”;
“Uma alternativa de qualificação para egressos e egressas do Presídio Santa Augusta de Criciúma, por meio da construção civil”;
“Informática para a melhor idade: relato de uma experiência”;
“Inclusão digital e os processos pedagógicos: o uso de tablets no Bairro da Juventude”;
“A informática como ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência da APAE de Criciúma".

O e-book está disponível no blog da UNA CET (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de maio de 2017 às 17:25
Compartilhar Comente

Equipe de Professores e Funcionários da Unesc são campeões no Torneio de Voleibol

Equipe de Professores e Funcionários da Unesc são campeões no Torneio de Voleibol
Modalidade Masculina ocorreu no último sábado (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Um momento de descontração uniu estudantes, professores e colaboradores da Unesc neste último sábado (13/5). O 2º Torneio de Voleibol Masculino UNESC/DCE movimentou o campus da Universidade.

Quem levou o primeiro lugar foi a equipe de professores e funcionários da Unesc, já o segundo lugar foi garantido pela equipe de Educação Física Licenciatura. O terceiro lugar ficou com a AAAMON, do curso de Medicina.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 16 de maio de 2017 às 17:16
Compartilhar Comente (1)

Jornada de Odontologia traz especialista da Associação Brasileira

Jornada de Odontologia traz especialista da Associação Brasileira
Até sexta-feira mais palestrantes de renome vão passar pelo Auditório Ruy Hülse Mais imagens

Um bate-papo com o membro da ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões Dentista) Fernando Pinter abriu a Jornada Acadêmica do curso de Odontologia na Unesc. O especialista em odontogeriatria e Implantodontia socializou seus conhecimentos sobre métodos de produções de próteses. Os encontros, que ocorrem no Auditório Ruy Hülse, vão trazer ainda outros especialistas de renome nacional até sexta-feira (19/5).

“Eu sou um apaixonado pelo assunto e sei a dificuldade que é encontrada nele. No início, sem estudos sobre o tema, também tinha muitas dúvidas. Nosso objetivo aqui hoje é compartilhar informações para responder todos os questionamentos dos acadêmicos”, comentou o especialista.

O aluno Gabriel Mufatto afirmou que eventos como a Jornada agrega ao futuro profissional. “O encontro vai fomentar ideias e trazer uma base importante para os acadêmicos. Espero que todos saiam daqui diferente de como entraram e com uma visão mais ampla”.

Mais conhecimentos 

Até sexta-fe a Jornada vai trazer nomes como Francisco Rehder, especialista em dentística da USP; Gilian Boutin, especialista em endodontia da PUC/PR, além do professor da Unesc Luiz Gustavo Martins, especialista em ortodontia, e outros mestres nos assuntos relacionados a Odontologia.

Para pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, o evento mostra a força do curso de Odontologia. “O encontro coroa o curso que a cada semestre vem se destacando na região. O ensino superior de qualidade não acontece apenas na sala de aula e sim em espaços como a Jornada, que vai agregar e fortalecer a graduação ainda mais”, afirmou.

A mesa de abertura contou com a presença do coordenador do curso de Odontologia, Renan Ceretta; do produtor científico da Jornada, Leonardo Mezari; do representante da Associação Brasileira de Odontologia, Fernando Antonini; da coordenadora de serviço de saúde bucal regional, Fernanda Guglielmi Faustini Sônego, e do coordenador de serviço municipal, Ronaldo Nodari.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

16 de maio de 2017 às 11:31
Compartilhar Comente

Projeto de extensão aproxima a arqueologia de crianças de Balneário Rincão

Projeto de extensão aproxima a arqueologia de crianças de Balneário Rincão
Oficinas de educação ambiental e patrimonial fazem parte das atividades (Foto: Divulgação) Mais imagens

Alunos da Escola José Réus, de Balneário Rincão, têm a oportunidade de conhecer melhor a arqueologia e a importância da preservação do meio ambiente e do patrimônio público em atividades desenvolvidas pelo Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), pelo PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc) e pelos cursos de História e de Ciências Biológicas da Universidade. Por meio do projeto de extensão "Arqueologia Pública no Extremo Sul Catarinense: Incentivando os Pequenos a Valorizar e a Preservar seu Patrimônio”, as crianças participam de diversas ações, como palestras e oficinas no Museu de Arqueologia do Município de Balneário Rincão.

O projeto está no segundo ano de execução e no primeiro semestre de 2017 as atividades tiveram início na última quinta-feira (11/5), quando os estudantes do quarto e do quinto ano do Ensino Fundamental tiveram contato com a Arqueologia através de palestra explicativa que abordou conceitos sobre a Ciência Arqueológica, no intuito de responder as seguintes perguntas: “O que é arqueologia?”, “O que é cultura material?”, “Existem sítios arqueológicos na região?” e “O que são sítios pré-históricos e históricos?”.

Já na manhã de sexta-feira (12/5) eles participaram de oficinas de cerâmica, de pintura rupestre e de escavação.

Participaram das atividades na Escola José Réus, o coordenador do projeto de extensão da Unesc, Juliano Bitencourt Campos, os acadêmicos de História André Martins e Lauro Carrer, de Ciências Biológicas Giovana Cadorin e Nathan Gava e a bióloga do Lapis, Giovana de Souza Pereira e a diretora da escola, Dolores da Luz.

Saiba mais

O projeto tem duração de dois anos e as atividades envolvem o Museu de Arqueologia de Balneário Rincão, o Lapis, o PPGCA, os cursos de História e de Ciências Biológicas da Universidade e faz parte das atividades de extensão desenvolvidas pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), vinculadas a Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão.

Iniciou as atividades em 2016, com um trabalho de educação ambiental e patrimonial com os professores da escola de Balneário Rincão. Já em seu segundo ano de execução as atividades envolveram os alunos da escola.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de maio de 2017 às 22:00
Compartilhar Comente

Democracia e luta antirracista abre a programação do Maio Negro na Unesc

Democracia e luta antirracista abre a programação do Maio Negro na Unesc
Encontro ocorre até quarta-feira na Universidade (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Professores, alunos e comunidade se unem na Unesc em busca pela igualdade. Iniciou na noite desta segunda-feira (15/5), a programação do Maio Negro. O encontro tem o objetivo de dialogar criticamente sobre a dispersão africana e as disputas no campo de produção do conhecimento sobre a África. A abertura foi ministrada pelo professor doutor Paulino de Jesus Francisco Cardoso, da Udesc.

Com o tema "Os desafios da luta antirracista no Brasil", Paulino fez um balanço geral sobre os desafios não só da luta antirracista, mas sim, da ascensão da democracia. “O Brasil é o país dos privilegiados, com um sistema democrático falho. Não há democracia enquanto existam pessoas que não se sintam parte do sistema, todos precisam se sentir reconhecidos. Não se pensa nos direitos associados ao reconhecimento da dignidade da pessoa humana, querem privilégios, querem o consumo”, comentou o professor.

Raça, classe e gênero, saúde da população negra, afroempreendedorismo, direitos humanos, entre outros assuntos, serão temas de atividades durante o encontro que é gratuito é aberto ao público. A programação conta com palestras, feiras, oficinas, minicursos, rodas de conversa, entre outras atividades. O encontro ocorre até quarta-feira (17/5), em diversos espaços do campus Unesc.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo, comentou que é de suma importância trazer debates tão significativos como esse para dentro da Universidade. “O Maio Negro nos faz pensar em nossa origem e no papel de cada um dentro de nossa sociedade. Ele rompe essas barreiras tão feias, criadas pela desunião humana. Hoje, temos a possibilidade de aprendermos uns com os outros”, ressaltou.

Também comentaram sobre a importância do evento ressaltando o debate sobre os temas propostos a coordenadora do Neab, Janaína Damásio Vitório; o coordenador adjunto do curso de História, Paulo Osório, e a coordenadora do DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), Priscila Cardoso.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 15 de maio de 2017 às 21:49
Compartilhar Comente