Universidade segue oferecendo capacitações para seus colaboradores
Os encontros com o objetivo de possibilitar novos conhecimentos aos colaboradores da Unesc seguem ocorrendo no campus. Nesta segunda-feira (8/5), funcionários participaram da roda de conversa "Processo de matrícula e atendimento acadêmico", com representantes da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) e Secretaria Acadêmica, onde puderam tirar suas dúvidas e receber informações sobre atividades acadêmicas.
No dia 15, o grupo vai participar de um encontro com a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello, que abordará o tema" O Ser e o Fazer dos Profissionais da Unesc: Uma questão de conhecimento e atitude".
Já na última sexta-feira (5/5) ocorreu a capacitação "Práticas Arquivísticas", com o objetivo de possibilitar que os profissionais conheçam e executem de maneira correta o gerenciamento dos documentos gerados em seu local de trabalho. A capacitação foi ministrada por Karen Cristine Krüguer da Silva. Nesta terça-feira (9/5), houve uma nova capacitação sobre o tema.
As capacitações são organizadas pelo DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano da Unesc).
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 09 de maio de 2017 às 21:18Artes Visuais recebe doação de um piano Essenfelder
A Unesc recebeu, esta semana, a doação de um piano armário Essenfelder. O móvel foi instalado no Ladav 2 (Laboratório Didático de Artes Visuais) onde será preservado e utilizado por professores e alunos da Universidade para atividades acadêmicas e culturais. O piano em madeira, fabricado em 1986, foi doado pelo casal Bernadete Bacha Berti e Claudinor Francisco Berti, de Nova Veneza, para a Unesc e fará parte do acervo do curso de Artes Visuais.
Na tarde desta terça-feira (9/5), o piano foi apresentado para professores e alunos da Universidade, que puderam ouvir a professora Édina Baumer tocando Bach, Vinícius de Moraes e Beatles. Além de professora universitária, Édina é professora de piano e foi ela quem ensinou uma das filhas do casal de Nova Veneza a tocar. “A dona Bernadete me procurou e disse que gostaria de doar o piano para a Unesc. Este móvel tem um valor sentimental grande para a família, mas ela não queria que ficasse sem ser tocado. Por isso a família quis doar para que outras pessoas pudessem usufruir dele”, comentou Édina.
Para o coordenador do curso de Artes Visuais da Unesc, Marcelo Feldhaus, o piano tem um valor histórico e vai colaborar tanto na formação de profissionais em diversos cursos, além de possibilitar novos momentos culturais no campus.
A vinda do piano para a Universidade foi organizada pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação). A diretora da UNA HCE, Angela Back; a coordenadora de Ensino da UNA, Ana Lúcia Cardoso, e a coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNA, Viviane Kraieski de Assunção, participaram da apresentação do piano.
Essenfelder
Florian Essenfelder nasceu na Alemanha em 1855 e faleceu no Brasil em 1929. O industrial foi o fundador da fábrica de pianos Essenfelder, em Curitiba, no Paraná.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 09 de maio de 2017 às 18:10Brechó da Jujuca movimenta o campus da Unesc
Alunos, professores e comunidade estão aproveitando o Brechó da Jujuca para garantir peças novas neste inverno. O evento, promovido pelo curso de Artes Visuais, ocorre desde 2010. Ele foi criado pela professora Jussara Miranda Guimarães (in memoriam), e tem como principal objetivo estimular a circulação de objetos incentivando a partilha, reutilização, solidariedade revertendo a arrecadação para materiais de uso dos ateliês de Artes Visuais. O brechó ocorre até quarta-feira (10/5), das 15 às 21 horas.
Camisetas, jaquetas, sapatos, CDs, e diversos outros objetos compõem o acervo do breho. A estudante da sexta fase do curso Alessandra Barbosa, contou que a arrecadação auxilia na compra de itens que são utilizados diariamente pelos alunos. “As peças comercializadas são todas adquiridas por doação. Com o dinheiro do brechó nós conseguimos, durante todo o resto do ano, comprar pinceis, fita adesiva, tintas, argilas, entre outros materiais”, comentou.
Roda de conversa
Este ano, o Brechó da Jujuca trouxe uma novidade, um bate-papo com a empresária e egressa da Unesc Larissa Moraes, do Recollection Lab de Criciúma. O encontro ocorreu nesta terça-feira (9/5) e trouxe dicas de customização para aqueles que se interessam em peças retro.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 09 de maio de 2017 às 16:39Concerto Rosa: Noite especial em homenagem às mães
Uma noite de música e encanto está sendo preparada pela Unesc para todas as pessoas que se sentem mãe de maneira incondicional. Nesta quinta-feira (11/5), às 20h30, o campus recebe a sexta edição do Concerto Rosa, que promete emocionar o público com um repertório especial apresentado pelo Coral Unesc e convidados. O evento em homenagem ao Dia das Mães é aberto ao público em geral e ocorre no Auditório Ruy Hülse.
E as mamães presentes no Concerto Rosa podem ainda ganhar um presente especial. Durante o evento serão sorteados dois jantares com acompanhantes no Restaurante Apolo XVI, em Criciúma, e na Trattoria Montalccino, em Nova Veneza.
O Concerto Rosa é uma realização do Setor de Arte e Cultura da Universidade, com o Coral Unesc e o Projeto Quintas Culturais.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 09 de maio de 2017 às 15:44Escola de Siderópolis recebe extensionistas da Unesc para debater sobre reserva biológica
Os estudantes do primeiro e do terceiro ano da Escola Miguel Lazarin, de Siderópolis aprenderam sobre a importância das reservas biológicas para o meio ambiente, e o que poderia acontecer se elas não existissem. A atividade foi desenvolvida pelas bolsistas Karen de Farias Meller e Tainá Chefer Cardoso. Elas contaram uma história com ilustrações para os alunos terem mais facilidade em assimilar as informações.
A ação ocorreu por meio do projeto de extensão "Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí". A iniciativa é coordenada pelas professoras Paula Tramontim Pavei, Marta Valéria de Souza Hoffman e Miriam da Conceição Martins, e conta com as voluntárias Zenaide Pais Topanotti e Maria Laura Soares.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 09 de maio de 2017 às 15:27
Newsletter
RSS