AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Universidade segue oferecendo capacitações para seus colaboradores

Universidade segue oferecendo capacitações para seus colaboradores
Encontros têm com a participação de funcionários de vários setores (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os encontros com o objetivo de possibilitar novos conhecimentos aos colaboradores da Unesc seguem ocorrendo no campus. Nesta segunda-feira (8/5), funcionários participaram da roda de conversa "Processo de matrícula e atendimento acadêmico", com representantes da CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) e Secretaria Acadêmica, onde puderam tirar suas dúvidas e receber informações sobre atividades acadêmicas.

No dia 15, o grupo vai participar de um encontro com a pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Mello, que abordará o tema" O Ser e o Fazer dos Profissionais da Unesc: Uma questão de conhecimento e atitude".

Já na última sexta-feira (5/5) ocorreu a capacitação "Práticas Arquivísticas", com o objetivo de possibilitar que os profissionais conheçam e executem de maneira correta o gerenciamento dos documentos gerados em seu local de trabalho. A capacitação foi ministrada por Karen Cristine Krüguer da Silva. Nesta terça-feira (9/5), houve uma nova capacitação sobre o tema. 

As capacitações são organizadas pelo DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano da Unesc).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de maio de 2017 às 21:18
Compartilhar Comente

Artes Visuais recebe doação de um piano Essenfelder

Artes Visuais recebe doação de um piano Essenfelder
Móvel será utilizado por estudantes da Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc recebeu, esta semana, a doação de um piano armário Essenfelder. O móvel foi instalado no Ladav 2 (Laboratório Didático de Artes Visuais) onde será preservado e utilizado por professores e alunos da Universidade para atividades acadêmicas e culturais. O piano em madeira, fabricado em 1986, foi doado pelo casal Bernadete Bacha Berti e Claudinor Francisco Berti, de Nova Veneza, para a Unesc e fará parte do acervo do curso de Artes Visuais.

Na tarde desta terça-feira (9/5), o piano foi apresentado para professores e alunos da Universidade, que puderam ouvir a professora Édina Baumer tocando Bach, Vinícius de Moraes e Beatles. Além de professora universitária, Édina é professora de piano e foi ela quem ensinou uma das filhas do casal de Nova Veneza a tocar. “A dona Bernadete me procurou e disse que gostaria de doar o piano para a Unesc. Este móvel tem um valor sentimental grande para a família, mas ela não queria que ficasse sem ser tocado. Por isso a família quis doar para que outras pessoas pudessem usufruir dele”, comentou Édina.

Para o coordenador do curso de Artes Visuais da Unesc, Marcelo Feldhaus, o piano tem um valor histórico e vai colaborar tanto na formação de profissionais em diversos cursos, além de possibilitar novos momentos culturais no campus.

A vinda do piano para a Universidade foi organizada pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação). A diretora da UNA HCE, Angela Back; a coordenadora de Ensino da UNA, Ana Lúcia Cardoso, e a coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNA, Viviane Kraieski de Assunção, participaram da apresentação do piano.

Essenfelder

Florian Essenfelder nasceu na Alemanha em 1855 e faleceu no Brasil em 1929. O industrial foi o fundador da fábrica de pianos Essenfelder, em Curitiba, no Paraná.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de maio de 2017 às 18:10
Compartilhar Comente

Brechó da Jujuca movimenta o campus da Unesc

Brechó da Jujuca movimenta o campus da Unesc
Venda das peças será revertida para os ateliês de Artes Visuais (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Alunos, professores e comunidade estão aproveitando o Brechó da Jujuca para garantir peças novas neste inverno. O evento, promovido pelo curso de Artes Visuais, ocorre desde 2010. Ele foi criado pela professora Jussara Miranda Guimarães (in memoriam), e tem como principal objetivo estimular a circulação de objetos incentivando a partilha, reutilização, solidariedade revertendo a arrecadação para materiais de uso dos ateliês de Artes Visuais. O brechó ocorre até quarta-feira (10/5), das 15 às 21 horas.

Camisetas, jaquetas, sapatos, CDs, e diversos outros objetos compõem o acervo do breho. A estudante da sexta fase do curso Alessandra Barbosa, contou que a arrecadação auxilia na compra de itens que são utilizados diariamente pelos alunos. “As peças comercializadas são todas adquiridas por doação. Com o dinheiro do brechó nós conseguimos, durante todo o resto do ano, comprar pinceis, fita adesiva, tintas, argilas, entre outros materiais”, comentou.

Roda de conversa

Este ano, o Brechó da Jujuca trouxe uma novidade, um bate-papo com a empresária e egressa da Unesc Larissa Moraes, do Recollection Lab de Criciúma. O encontro ocorreu nesta terça-feira (9/5) e trouxe dicas de customização para aqueles que se interessam em peças retro.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 09 de maio de 2017 às 16:39
Compartilhar Comente

Concerto Rosa: Noite especial em homenagem às mães

Concerto Rosa: Noite especial em homenagem às mães
Evento ocorre nesta quinta-feira na Unesc (Foto: Arquivo) Mais imagens

Uma noite de música e encanto está sendo preparada pela Unesc para todas as pessoas que se sentem mãe de maneira incondicional. Nesta quinta-feira (11/5), às 20h30, o campus recebe a sexta edição do Concerto Rosa, que promete emocionar o público com um repertório especial apresentado pelo Coral Unesc e convidados. O evento em homenagem ao Dia das Mães é aberto ao público em geral e ocorre no Auditório Ruy Hülse.

E as mamães presentes no Concerto Rosa podem ainda ganhar um presente especial. Durante o evento serão sorteados dois jantares com acompanhantes no Restaurante Apolo XVI, em Criciúma, e na Trattoria Montalccino, em Nova Veneza.

O Concerto Rosa é uma realização do Setor de Arte e Cultura da Universidade, com o Coral Unesc e o Projeto Quintas Culturais.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de maio de 2017 às 15:44
Compartilhar Comente

Escola de Siderópolis recebe extensionistas da Unesc para debater sobre reserva biológica

Escola de Siderópolis recebe extensionistas da Unesc para debater sobre reserva biológica
Encontro ocorreu na Escola Miguel Lazarin (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os estudantes do primeiro e do terceiro ano da Escola Miguel Lazarin, de Siderópolis aprenderam sobre a importância das reservas biológicas para o meio ambiente, e o que poderia acontecer se elas não existissem. A atividade foi desenvolvida pelas bolsistas Karen de Farias Meller e Tainá Chefer Cardoso. Elas contaram uma história com ilustrações para os alunos terem mais facilidade em assimilar as informações.

A ação ocorreu por meio do projeto de extensão "Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí". A iniciativa é coordenada pelas professoras Paula Tramontim Pavei, Marta Valéria de Souza Hoffman e Miriam da Conceição Martins, e conta com as voluntárias Zenaide Pais Topanotti e Maria Laura Soares.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 09 de maio de 2017 às 15:27
Compartilhar Comente