AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Projeto de extensão realiza atividades com alunos de escola de Criciúma

Projeto de extensão realiza atividades com alunos de escola de Criciúma
Estudantes aprenderam a utilizar o microscópio (Foto: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão "A utilização do Laboratório de Ensino de Ciências Professora Mari Stela Campos da UNESC (LEC) por professores e alunos de escolas da rede pública municipal e estadual de ensino de Criciúma – SC", realizou atividades didáticas e aula prática com microscópio no LEC (Laboratório de Ciências da Unesc), nesta terça-feira (9/5), com alunos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Pascoal Meller, de Criciúma.

Com tema “Um dia para conhecer o corpo humano, sistema digestório” as duas turmas do quinto ano, acompanhadas pelas professoras Joice Andrea de Morais Supriano e Rosimari Barbosa desenvolveram as atividades no LEC.

O projeto de extensão é coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, conta com a participação das bolsistas  Lia Cristiam Nascimento dos Santos e Samara de Assunção, e tem como voluntária Zenaide Pais Topanotti.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 10 de maio de 2017 às 22:05
Compartilhar Comente

Universidade recebe agradecimento pelo apoio à equipe de xadrez de Içara

Universidade recebe agradecimento pelo apoio à equipe de xadrez de Içara
Reitor foi presenteado com camiseta da equipe que representa a Unesc (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc recebeu na tarde desta quarta-feira a visita da equipe de xadrez de Içara, formada por atletas que recebem bolsa de estudos da Universidade e a representam em competições. O reitor Gildo Volpato conversou com os atletas e representantes do esporte do município e ganhou de presente uma camiseta do time. Três enxadristas fazem cursos de graduação e outra, é aluna do Colégio Unesc. Todos recebem bolsa atleta, um benefício criado pela Instituição para incentivar o esporte e os atletas em municípios da região.

Participaram do encontro a coordenadora de Ensino da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Ana Lúcia Cardoso; o coordenador do curso de Educação Física da Universidade, Carlos Augusto Euzébio; a presidente da Fundação Municipal de Esportes de Içara, Maria Tereza Chagas; o técnico da equipe de xadrez de Içara Claudionor Pirola; o diretor de esportes de Içara, Jhonata Carpes, e a esposa do prefeito interino de Içara, Georgia Serafim.

Os alunos Unesc e enxadristas Tiago Melo (Engenharia Mecânica), Kathiê Goulart Librelato (Educação Física – Bacharelado), Isadora da Rocha Nicoladeli (Ensino Médio no Colégio Unesc) e Giovane Santiago Leacina (Ciência da Computação) também participaram da visita.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 10 de maio de 2017 às 16:51
Compartilhar Comente

Epistemologias do Sul e Luta Antirracista são o foco do 13º Maio Negro

Epistemologias do Sul e Luta Antirracista são o foco do 13º Maio Negro
Encontro ocorre na Unesc a partir de segunda-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

“Diásporas Negras: Epistemologias do Sul e Luta Antirracista" será o tema do 13º Maio Negro da Unesc. O encontro tem o objetivo de dialogar criticamente sobre a dispersão africana e as disputas no campo de produção do conhecimento sobre a África. A programação conta com palestras, feiras, oficinas, minicursos, rodas de conversa, entre outras atividades. O encontro ocorre de segunda a quarta-feira (15 a 17/5), em diversos espaços do campus Unesc.

A palestra de abertura será ministrada pelo professor doutor Paulino de Jesus Francisco Cardoso, da Udesc. O tema será "Os desafios da luta antirracista no Brasil". Cardoso possui graduação em História pela UFSC (1988), mestrado em História pela PUC (1993) e doutorado em História também pela PUC (2004).

Raça, classe e gênero, saúde da população negra, afroempreendedorismo, direitos humanos, entre outros assuntos, serão temas de atividades durante o encontro que é gratuito é aberto ao público. Apenas os interessados em obter certificado que deverão pagar o custo do documento.

Inscrições e programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 10 de maio de 2017 às 15:54
Compartilhar Comente

Oficina de Jardinagem alegra o dia na Unesc

Oficina de Jardinagem alegra o dia na Unesc
Colaboradores colocaram as mãos na terra e agora vão levar conhecimento para casa Mais imagens

Os colaboradores da Unesc colocaram as mãos na terra para aprender sobre jardinagem. O Ânima promoveu na manhã desta quarta-feira (10/5) a “Oficina de Jardinagem: o que as mãos fazem o coração sentem”. A capacitação, ministrada pelo colaborador do Horto Florestal da Universidade Cristian Daniel Luzietti Pereira propôs atividades teóricas e práticas aos participantes em umas das estufas do Horto.

Durante a capacitação, Cristian compartilhou seus conhecimentos sobre técnicas e propôs que os participantes que realizassem o manuseio das plantas. “É importante, para se ter uma horta saudável, aprender a reconhecer à planta, observar o local e até luz. Vamos trabalhar temas como implantação, manutenção, adubo, nutrientes e outros assuntos importantes na hora de construir seu jardim”, comentou.

Para a professora de Psicologia Janine Moreira foi uma oportunidade aprender a cuidar da terra e ter seu próprio canteiro. “Eu não conheço nada de jardinagem. Quando conheci a oportunidade me despertou o interesse de aprender a cuidar da terra e até ter minha própria horta em casa”, comentou.

Parceria 

A aula recebeu a visita do gerente do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), que ressaltou a importância da parceria com o Horto. “É muito bom para o Ânima e o DDH ter parceiros que oportunizem esses momentos. Daqui vão sair ensinamentos para beneficiar a vida de cada participante”, afirmou.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

10 de maio de 2017 às 11:46
Compartilhar Comente

Artistas de todo o Brasil expõem obras sobre Feminismo na Unesc

Artistas de todo o Brasil expõem obras sobre Feminismo na Unesc
Exposição está aberta para visitação na Sala Edi Balod até 9 de junho (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Elas deixaram de ser apenas musas para criar suas próprias obras. O protagonismo da mulher no mundo da arte e a importância do debate sobre o feminismo são os destaques da nova exposição da Sala Edi Balod. A abertura de “Úvula de Ísis: a voz da mulher na arte” ocorreu na noite desta terça-feira (9/5), na Unesc. A mostra, que conta com a participação de 18 artistas brasileiras, foi construída e planejada pelos estudantes da sexta fase do curso de Artes Visuais da Unesc.

Uma união de 30 obras que fortalecem a luta contra sistemas opressivos, o fim de símbolos associados a fragilidade e submissão. Dentre as artistas participantes está Juliana Veloso, de Porto Alegre. Segundo ela, a exposição traz voz e se mostra como uma forma de resistência. “Participar desta temática, de caráter feminista, é uma sensação única. São artistas que falam com e para mulheres por meio de suas obras. Como professora de arte eu sempre levo a trajetória e existência da mulher no mundo da arte para sala de aula. Nós fazemos o nosso papel assim como qualquer outro artista”, comentou.

Para o coordenador do curso de Artes Visuais da Unesc, Marcelo Feldhaus, legitimar a produção artística da mulher é construir um espaço justo e igualitário na história da arte. “Só seremos capazes de nos ajudar e sustentar direitos fundamentais para todas as pessoas por meio de uma sociedade que tenha superado os estereótipos de gênero”, ressaltou.

A diretora da UNA HCE, Angela Back, parabenizou os estudantes pelo trabalho e fortaleceu a excelência do curso de Artes Visuais, que é nota máxima na avaliação do MEC (Ministério da Educação).

A abertura também contou com a performance da artista Angela Waltrick, de Lages. Ela trouxe uma reflexão sobre as questões ligadas ao corpo, identidade e gênero, buscando um novo olhar sobre o feminismo na sociedade contemporânea, estabelecendo conexões entre a arte, a vida cotidiana e o universo feminino.

Contribuem com a exposição as artistas:

Alexandra Eckert ( Porto Alegre-RS, 1971)
Angela Waltrick –  (Lages-SC, 1967)
Beatriz Harger- ( Joinville-SC, 1961)
Bel Duarte – ( Criciúma-SC, 1974)
Berenice Gorini – (Nova Veneza-SC, 1941)
Bruna Ribeiro– (Criciúma-SC, 1993)
Chana de Moura – (Porto Alegre-RS, 1989)
Cheyenne Luge – (Quaraí – RS, 1990).
Daniele Zacarão – (Criciúma-SC, 1987)
Evenir Comerlato – (Caxias do Sul- RS, 1952)
Juliana Veloso – (Porto Alegre – RS, 1992)
Laura Goulart –(Torres-RS, 1994)
Letícia Cobra Lima – (Rio de Janeiro-RJ, 1989)
Magna Sperb- (Novo Hamburgo-RS, 1953)
Meg Roussenq- (Rio do Sul-SC, 1958)
Natasha Barricelli – (São Paulo-SP, 1975)
Neca Sparta- (Santo Ângelo-RS, 1948)
Umbelina Barreto – (Porto Alegre-RS, 1954)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 09 de maio de 2017 às 22:03
Compartilhar Comente