Coral Unesc emociona mamães no Criciúma Shopping
O Coral Unesc soltou suas vozes para emocionar e transmitir o amor de mãe a quem visitou o Criciúma Shopping na última sexta-feira (12/5). Com o repertório do Concerto Rosa, o grupo homenageou as mães em sua semana com canções de Milton Nascimento a Gonzaguinha, passando por Freddie Mercury e Beyoncé.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
15 de maio de 2017 às 11:18E-book traz experiências vividas em projetos de extensão da área das engenharias
As experiências vividas e os conhecimentos adquiridos por professores e estudantes dos cursos da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) foram reunidos no e-book “Práticas e Saberes de Extensão – volume 6”, que será lançado terça-feira (16/5), às 14 horas, na sala 1 do Bloco O.
O lançamento da obra é uma promoção da Editora Unesc, UNA CET e Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade.
Organizado pelos professores Evânio Nicoleit, Luciane Ceretta, Marta Hoffman e Miquele Padula o e-book traz o relato de professores e alunos que participam de nove projetos de extensão:
- “Educação ambiental em escolas públicas com enfoque na qualidade do ar”;
- “Qualificação de ambientes escolares inclusivos: extensão universitária na E.M.E.I.E. F”; “Casa de Passagem São José, Criciúma”;
- “Contribuição com a qualificação dos ambientes da edificação a partir da extensão universitária”;
- “Laboratório de sistemas construtivos sustentáveis: um modelo físico-educacional”; “Habitação social em Criciúma: levantamento de habitabilidade da produção do período 1985-2010”;
- “Uma alternativa de qualificação para egressos e egressas do Presídio Santa Augusta de Criciúma, por meio da construção civil”;
- “Informática para a melhor idade: relato de uma experiência”;
- “Inclusão digital e os processos pedagógicos: o uso de tablets no Bairro da Juventude”;
- “A informática como ferramenta de inclusão das pessoas com deficiência da APAE de Criciúma”.
O e-book está disponível no blog da UNA CET (clique aqui)
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 12 de maio de 2017 às 21:38O amor que resiste as mais difíceis provações
Quando você vê a Simone e a Iza(dora) caminhando pelo campus pode pensar que:
a) são amigas
b) são funcionárias da Unesc
c) são mãe e filha
d) todas as alternativas anteriores
Se você escolheu a letra d, pode ter observado as duas e notado que sim, a cumplicidade entre elas se manifesta antes mesmo de falarem. Mais que mãe e filha, uma é a base para outra e ambas seguem caminhando de mãos dadas pela vida e unidas para enfrentar o que quer que aconteça.
E foi sempre assim. Quando Simone Macedo passou pelo processo de separação, as filhas do casal, Izadora, Gabriela e Bianca Macedo Hoffer eram pequenas e a mãe encontrou em Iza, a filha mais velha, uma parceira. Em 2007, as quatro “meninas” saíram de Joinville e vieram morar em Criciúma, onde possuíam parentes. Nesta mudança, Simone trouxe na mala a vontade de cursar Direito. Trabalhou em uma Ong (Organização Não-Governamental) e contava com o auxílio da filha mais velha em casa. “A Iza sempre foi muito responsável e madura. Ela me ajudou com as meninas e nunca transformou as dificuldades em revolta. Ela usou isso como motivação”, conta Simone.
Simone chegou a fazer três semestres de Direito e movida pelo desejo de dar oportunidades melhores para as três filhas, teve a ideia de tentar trabalhar na Unesc. “Parei com o curso para que a Iza conseguisse fazer um curso superior”, comentou. E foi justamente a filha mais velha quem iniciou a trajetória desta família na Universidade. Ingressou no curso de Administração (no qual já é graduada) e em 2011, quando estava na quarta fase, começou a trabalhar como secretária do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) e conseguiu uma bolsa de estudos. Simone entrou na Unesc em 2012, para trabalhar no Secom (Setor de Comunicação Integrada), na Central de Informações.
Hoje, as quatro mulheres da família Macedo são Unesc. A mãe é secretária do DTI (Departamento de Tecnologia da Informação) e está prestes a colar grau em Processos Gerenciais. A filha mais velha, hoje com 26 anos, faz parte da equipe do Planejamento Estratégico Institucional. Gabriela, com 23, é acadêmica de Arquitetura e Urbanismo e Bianca, 18 anos, é aluna do Ensino Médio do Colégio Unesc. “Olhando para traz e vendo o que a gente conquistou, penso que jamais conseguiria se a Unesc não tivesse entrado nas nossas vidas”, afirma Simone.
Mas e como é conviver tão de perto com a mãe, hein, Iza? “É muito bom trabalhar no mesmo lugar que ela, estar em um ambiente acolhedor e que proporciona qualidade de vida. E a nossa relação é mais que de mãe e filha. Somos tão amigas que essa proximidade nunca atrapalhou. Somos tão unidas que às vezes uma abre mão de algo que quer pela outra”, comenta.
Há um ano Iza não mora mais com a mãe e as irmãs. Ela casou e deixou a casa da família para construir uma nova. Claro que teve choro. Das duas. Mas o laço entre elas segue firme e forte. Afinal, como diz Simone “toda mãe só quer ver seus filhos sendo felizes e amados”.
Fica aqui a reverência da Unesc a todas as mulheres que educam, acolhem, dão suporte e acima de tudo transformam o mundo ao seu redor usando como "armas" o amor e a coragem. A todas as mães, gratidão.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 12 de maio de 2017 às 14:02Editora Unesc lança e-book sobre economia do Sul catarinense
A Editora Unesc lança, nesta segunda-feira (15/5), o e-book “Ensaios sobre a Economia Sul Catarinense” volume 3, organizado pelos professores Dimas de Oliveira Estevam e Thiago Rocha Fabris. O livro digital será apresentado ao público, às 13h30, na sala 1 do Bloco O. Neste evento, a Editora Unesc conta com a parceria do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico).
O evento marca a retomada de um projeto do curso de Ciências Econômicas da Unesc, com o objetivo de divulgar trabalhos acadêmicos sobre a economia da região, desenvolvidos por professores e alunos de diversas universidades de Santa Catarina.
A obra teve a colaboração de pesquisadores de diversas Instituições de Ensino Superior do Estado. Os capítulos foram organizados com o propósito de apresentar dados e informações sobre a economia da região Sul, com o objetivo de compartilhar pesquisas, fortalecer as redes de colaboração e, especialmente, contribuir para sensibilizar o público das organizações de pesquisa, instituições governamentais e privadas a temas relevantes da economia da região.
O projeto prevê que a obra lançada em formato digital, também será disponibilizada em formato impresso.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 12 de maio de 2017 às 20:14Unesc assina convênio com Universidade Tecnológica Intercontinental
A Unesc firmou mais uma parceria internacional. Na tarde desta sexta-feira (12/5), a Instituição recebeu uma comitiva da UTIC (Universidade Tecnológica Intercontinental), do Paraguai, para a assinatura de um convênio de cooperação entre as universidades. Com este, a Unesc passou a ter 44 acordos internacionais com 18 países.
O reitor da Unesc, Gildo Volpato, e o reitor da UTIC, Hugo Ferreira Gonzalez, assinaram o convênio, o primeiro entre as instituições. “Todo mundo pode chegar ao topo, mas para ficar lá, é preciso ter parceiros. Trabalhando juntos, somos melhores”, comentou Gonzalez. Para o reitor da Unesc, acordos com outras instituições de ensino fortalecem os envolvidos e trazem benefícios para tanto para as universidades quanto para os seus alunos.
Após a assinatura do convênio, Volpato acompanhou o grupo em uma visita no campus, ao Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc) e ao Sead (Setor de Educação a Distância) da Universidade.
Participaram do encontro o chefe de gabinete da Reitoria, Ricardo Pieri; o coordenador da Coordenadoria de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai; o vice-reitor Acadêmico da UTIC, Mario Alcides Ortigara; o vice-reitor de Tecnologia e Informática e diretor do Ensino a Distância da UTIC, Hugo Daniel Ferreira Ramos; o professor da UTIC Hernán Daniel Ferreira Ramos; o professor de pós-graduação Abelardo Moutiel.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 12 de maio de 2017 às 18:27
Newsletter
RSS