AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc é vice-campeã da Cofafe

Unesc é vice-campeã da Cofafe
Evento ocorreu de quinta-feira a sábado (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Com 207 pontos, a Unesc subiu ao pódio da a 25ª Cofafe (Confraternização dos Funcionários das Fundações Educacionais do Sistema Acafe), como vice-campeã. Da competição, que ocorreu de quinta-feira a sábado (26 a 28/5) mais de 80 funcionários, professores e torcedores participaram. O jogos ocorreram na Unidavi, em Rio do Sul.

Cofafiana de primeira viagem, a funcionária Bruna Martins jogou sinuca, vôlei e futsal. Ela comentou que o evento estava muito bem organizado e que a Unesc tem potencial para ser campeã. "Vamos nos preparar para sermos campeões em 2018", comentou Bruna, que foi ouro na sinuca junto com a funcionária Gisele Torri.

A Cofafe ocorre a cada dois anos, e a próxima já tem local marcado. Será em Blumenau, na Furb (Universidade Regional de Blumenau).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de maio de 2016 às 20:09
Compartilhar Comente (1)

Recursos hídricos, Energias Renováveis e Biodiversidade são temas de debate na Unesc

Recursos hídricos, Energias Renováveis e Biodiversidade são temas de debate na Unesc
Semana do Meio Ambiente inicia nesta quarta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Com o intuito de mobilizar a comunidade acadêmica e a população em geral em torno do desafio da sustentabilidade, a Unesc realiza a partir desta quarta-feira (1º/6) a 11ª Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos. O evento traz como tema central “Recursos hídricos, Energias Renováveis e Biodiversidade”, elementos que devem contribuir para ações de prevenção e superação dos problemas socioambientais. A Semana é aberta ao público e as inscrições devem ser feitas no evento, que ocorre até sexta-feira (3/6).

Para o presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos, Zeca Virtuoso, o encontro traz uma reflexão para o desenvolvimento de um novo modelo, que deve contribuir com uma sociedade mais sustentável. “O maior cuidado com a nossa casa comum precisa ser adotado com preocupação em relação às atuais e futuras gerações. Para isso, tecnologias mais sustentáveis devem ser criadas, dentro de um novo modelo econômico, que promova mais justiça social e, consequentemente, justiça ambiental, com base num padrão de consumo mais consciente”, comentou.

Palestras, painéis, oficinas, exposições, dentre outras atividades, compõem a programação do encontro, que tem como objetivo principal promover a reflexão e sensibilizar a comunidade sobre a importância da mudança de atitude, que provoca um cuidado maior com o planeta.

Nesta edição, o evento também acolhe o Fórum de Mudanças Climáticas e Justiça Social, que vai reunir participantes dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, no Seminário Regional Sul. Serão debatidas questões como as mudanças climáticas, que trazem uma necessidade de mobilização para a prevenção e o enfrentamento dos seus efeitos nocivos.

Confira a programação

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 30 de maio de 2016 às 16:15
Compartilhar Comente

Reitor representa SC no Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação

Reitor representa SC no Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação
Reunião conjunta de trabalho do Fórum contou com regiões Sul e Sudeste Mais imagens

O reitor da Unesc, Gildo Volpato, representa Santa Catarina em uma reunião conjunta de trabalho das regiões Sul e Sudeste do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação. Volpato, que é vice-presidente do CEE (Conselho Estadual de Educação), participa do encontro, em São Paulo, nesta segunda e terça-feira (30 e 31/5).

Na tarde desta segunda, o reitor da Unesc falou como representante de Santa Catarina, sobre Educação Profissional de Nível Técnico Perspectivas e Normatização. O evento também aborda temas como Educação Inclusiva, Educação a Distância, Base Nacional Curricular Comum e Sistema Nacional de Educação.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 30 de maio de 2016 às 15:49
Compartilhar Comente

Alzheimer é tema do Café com Ciência

Alzheimer é tema do Café com Ciência
Café com Ciência ocorre nesta quarta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Doença de Alzheimer acomete mais de 35,6 milhões de pessoas em todo o mundo e destas, estima-se que 1,2 milhão viva no Brasil. Os dados são da ABRAz (Associação Brasileira de Alzheimer), que alerta para o fato de que boa parte dos casos ainda não possuem diagnóstico. A doença é alvo de muitas pesquisas e será o tema do segundo Café com Ciência, uma parceria entre a Unesc e a ACIC (Associação Empresarial de Criciúma). A palestra ocorre nesta quarta-feira (1º/6) às 18h30, na sede da ACIC, com a professora doutora da Unesc, Josiane Budni e é gratuita e aberta ao público.

A doença foi descrita pela primeira vez em 1906, pelo médico Alois Alzheimer. Os pacientes podem apresentar demência ou perda de funções cognitivas (memória, orientação, atenção e linguagem), causada pela morte de células cerebrais. A maioria dos casos é em pessoas idosas. O Alzheimer não tem cura, mas quando diagnosticado no início, é possível retardar o seu avanço e melhorar a qualidade de vida do paciente e da família.

O Café com Ciência é uma das ações do Projeto Ciência & Comunidade e tem como objetivo aproximar a população do conhecimento científico. A ação é uma iniciativa do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) e será desenvolvida ao longo do ano por professores doutores da Instituição. Os encontros ocorrerão sempre na sede da ACIC e totalizarão oito em 2016.

O primeiro trouxe o alcoolismo como tema. Assuntos como doenças respiratórias; doenças psiquiátricas como depressão e transtorno bipolar; exercício físico na saúde e na doença; doenças respiratórias; diabetes e obesidade serão abordados nos encontros.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 30 de maio de 2016 às 15:34
Compartilhar Comente

Alunos encontram na Unesc possibilidades de realizar sonhos

Alunos encontram na Unesc possibilidades de realizar sonhos
Estudante de Pedagogia planeja atuar na formação de novos profissionais (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

O estudante Ricardo Klima é um exemplo de que realizar o desejo de fazer um curso superior é possível na Unesc. O criciumense de 24 anos está na segunda fase do curso de Pedagogia da Universidade e recebe bolsa de 100% para fazer a graduação. Ele é um dos milhares de alunos que já ingressaram pelo SIM (Sistema de Ingresso por Mérito da Unesc) e foram contemplados pelo Programa Nossa Bolsa, com benefício de 100%.

Foi no curso técnico em Magistério que Ricardo decidiu que seria pedagogo. E, então, incentivado por professores, procurou informações sobre bolsas de estudo na Unesc. Fez o processo seletivo, ingressou pelo histórico escolar e foi contemplado com bolsa de 100%. “Se não fosse dessa maneira, dificilmente eu faria um curso superior”.

Ele comenta que na Universidade os professores têm uma relação aberta com os alunos e que apresentam as possibilidades para que os estudantes decidam o seu futuro. “O curso de Pedagogia tem muitos projetos de pesquisa que podemos participar. Além disso, oferece vários espaços de aprendizagem, como a Brinquedoteca. Os professores também mostram que, além do mercado lá fora, é possível construir uma carreira acadêmica na própria Unesc e colaborar com a formação de novos profissionais”, comenta.

Descontos e bolsas


Assim como Klima, mais pessoas podem ser beneficiadas com bolsas na Unesc. O processo seletivo para mais de 40 cursos presenciais e a distância está aberto. As inscrições para o SIM (Sistema de Ingresso por Mérito), para o Programa Nossa Bolsa e para o Unesc Financia, estão abertas e podem ser realizadas na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), no campus da Universidade, das 9h30 às 21 horas, ou pelo site da Unesc.

Pelo SIM, o candidato entra na Universidade pela análise do histórico escolar em cursos na primeira ou em diversas fases e pode concorrer a bolsas de estudo de até 20% pelo Nossa Bolsa.

Já pelo Nossa Bolsa Licenciatura, o candidato pode receber bolsas de 50% (no caso de renda per capita familiar de até três salários mínimos) ou 100% (renda per capita de até um salário mínimo e meio) para os cursos de Ciências Biológicas, Geografia, Letras (Língua Portuguesa), Matemática e Pedagogia.

Descontos promocionais


Os acadêmicos com 50 anos ou mais, receberão descontos de 30% no decorrer do curso, com acréscimo de mais 1,5% a cada semestre concluído. Egressos Unesc que querem fazer a segunda habilitação – em Licenciatura ou Bacharelado – ganham descontos de 30% em toda a graduação e os que pretendem o segundo curso superior, desconto de 20%. Profissionais formados por outras instituições que ingressarem para fazer a segunda graduação na Unesc recebem beneficio de 10%.

Unesc Financia

O candidato interessado em financiar até a metade do valor das mensalidades, pode optar pelo Unesc Financia na hora da inscrição para o ingresso na Unesc. Ele não poderá estar matriculado em nenhum curso de graduação. A modalidade de pagamento possibilita que o estudante quite o financiamento no mesmo prazo em que utilizou – em um curso de quatro anos, o acadêmico terá quatro anos após concluir a graduação para quitar os valores.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de maio de 2016 às 15:51
Compartilhar Comente