AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Deputada Estadual Luciane Carminatti oficializa destinação de recursos para a Brinquedoteca da Unesc

Deputada Estadual Luciane Carminatti oficializa destinação de recursos para a Brinquedoteca da Unesc
Deputada Estadual Luciane Carminatti oficializa destinação de recursos para a Brinquedoteca da Unesc Mais imagens

A Brinquedoteca da Unesc está prestes a passar por uma transformação que irá impactar não só acadêmicos, mas também professores e alunos das escolas de toda a região Sul de Santa Catarina.

Isso porque o espaço recebeu a oficialização da destinação de recursos por meio da emenda parlamentar da deputada estadual Luciane Carminatti, que deu a notícia durante a sua passagem pela Instituição na tarde dessa segunda-feira (24/05).

A emenda parlamentar impositiva para a Lei Orçamentária Anual de 2023 no valor de R$ 100 mil será destinada para a aquisição de materiais para o espaço e laboratório de práticas pedagógicas do curso de Pedagogia.

“Ficamos muito felizes com a notícia da destinação de recursos, pois vamos poder expandir as nossas atividades. Fazemos, neste espaço, contações de história e levamos muito aprendizado para alunos das instituições da região. Isso vai nos auxiliar a levar muito mais conhecimento, o que é gratificante e faz parte do nosso papel enquanto Universidade Comunitária”, explicou Gislene, adiantando que a intenção é também realizar o projeto Brinquedoteca Itinerante, que contará com experiências dentro da Unesc e fora da Universidade.

“A ideia é irmos até as escolas, fazermos contações de histórias, levando brinquedos e muito aprendizado”, complementou a professora.

Para a reitora Luciane Ceretta, não há dúvidas de que essa será mais uma grande parceira em benefício da população, além de tornar as experiências práticas cada vez mais presentes para os acadêmicos, o que vai ao encontro com o ecossistema de inovação da Unesc.

“São experiências como essas que nos enchem de orgulho e com as quais quem ganha não é só a população, mas também os alunos e profissionais que atuam na nossa Universidade, que é de todos. Nossa Brinquedoteca é encantadora e faz um trabalho belíssimo, de aprimoramento no processo de aprendizagem”, reforça a reitora.

A deputada, que também esteve na Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, no Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi), e no Centro de Memória e Documentação (Cedoc), contou que sempre que vem à Unesc se sente em casa e mencionou, durante a visita, a importância do papel e a força de uma Universidade Comunitária.

“Cada vez que venho aqui tenho mais orgulho dessa Universidade. Hoje viemos para entregar a emenda para a estruturação desse espaço, que é uma conquista de todos. Os materiais adquiridos serão fundamentais para equipar ainda mais o espaço e aprimorar o serviço ofertado à comunidade”, disse a deputada.

“Isso faz parte do compromisso da Unesc como Universidade Comunitária, de formação de estudantes e de professores, e esse lugar é referência para a nossa região. O brincar, as brincadeiras, fazem parte do processo de ensino e aprendizagem”, complementou o diretor de pesquisa e pós-graduação da Universidade, Ismael Gonçalves Alves, que também contribuiu na construção do planejamento do projeto de implementação de recursos.

Sobre a Brinquedoteca

A Brinquedoteca Maria Valkíria Zanette colabora com a formação profissional dos acadêmicos. No local, os estudantes do curso de Pedagogia criam brinquedos, jogos, materiais didático-pedagógicos, objetivando o processo de ensino e aprendizagem.

Além dos brinquedos produzidos pelos próprios universitários, o espaço possui diversos livros e é aberto para a visitação de escolas. Os interessados devem agendar com o curso de Pedagogia, pelo telefone (48) 3431-2665.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de abril de 2023 às 09:56
Compartilhar Comente

“Currículo, educação: possibilidades e desafios” é tema de aula inaugural do PPGE

“Currículo, educação: possibilidades e desafios” é tema de aula inaugural do PPGE
Encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (25/04), no Miniauditório do bloco P, na Unesc Mais imagens

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Unesc promoveu na manhã desta terça-feira (25/04) aula inaugural, no Miniauditório do bloco P, na Instituição. O evento, que marcou o primeiro encontro da turma, contou com a palestra do professor doutor Antonio Serafim Pereira, que abordou o tema “Currículo, educação: possibilidades e desafios”, para o público presente.

A mediação da atividade ficou a cargo da professora doutora Janine Moreira. Ainda no encontro, os participantes, acompanharam o lançamento do livro: Educação no contexto que se move: saberes, experiências e reflexões. 

Sobre o palestrante

Possui graduação em Pedagogia, Estudos Sociais e Ciências Sociais pela Urcamp-RS), mestrado em educação pela PUCRS, doutorado em educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), Espanha, e pós-doutorado em ciências humanas e sociais pela Universidade de Buenos Aires, Argentina.


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de abril de 2023 às 09:42
Compartilhar Comente

Professores e acadêmicos conhecem Alesc e Tribunal de Justiça do Estado

Professores e acadêmicos conhecem Alesc e Tribunal de Justiça do Estado
Acadêmicos do curso de Direito da Unesc foram a Florianópolis acompanhados por professores Mais imagens

Colocar em prática os ensinamentos em sala de aula e aproximar os acadêmicos das realidades da profissão. Esses foram os intuitos das visitas técnicas de campo realizadas juntamente com os professores.

Nesta semana, foi a vez do curso de Direito. Eles conheceram o andamento dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Santa Catarina e do Tribunal de Justiça do Estado.

A iniciativa, para a coordenadora do curso Márcia Piazza, é de extrema relevância para a interação com os representantes dos respectivos órgãos, além de experienciar o que vão vivenciar depois de formados.

“As visitas colaboram para o processo de ensino-aprendizagem, uma vez que os estudantes podem observar a experiência prática do ensino do Direito nas suas diversas áreas de aplicação”, comentou.

“Estivemos em espaços de decisão que estamos acostumados a ver na teoria, conhecendo ainda mais da prática processual. É uma honra ter esse privilégio. Acredito que todos os acadêmicos que tiverem a oportunidade devem aproveitar para conhecer mais dos nossos sistemas legislativo e judiciário”, completou o acadêmico Vinicius Manenti.

Os estudantes foram acompanhados pelos professores Rosângela del Moro e Leandro Alfredo da Rosa.

“Eles conheceram o Tribunal Pleno onde se reúnem todos os Desembargadores para deliberações, assistiram uma palestra sobre a história do Tribunal e acompanharam alguns julgamentos que ocorriam, como nas câmaras comercial e criminal”, complementou o professor.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de abril de 2023 às 15:17
Compartilhar Comente

Construindo marcas de sucesso é tema de palestra na Unesc

Construindo marcas de sucesso é tema de palestra na Unesc
O encontro ocorreu nesta semana no Talent Lab, localizado no Iparque Mais imagens

Empreendedores, empresários e acadêmicos da Unesc participaram de palestra com o consultor nas áreas de Criatividade, Branding, Gestão de Design e Inovação, Maka Werner, nessa terça-feira (18/04).

O encontro, que foi organizado pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt), ocorreu no Talent Lab, localizado no Iparque, e teve como tema “Construindo marcas de sucesso”.

O convidado falou sobre branding e os pilares para tornar-se uma marca de sucesso e reconhecida. Ele reforçou ainda que esse é um processo que leva alguns anos até a marca se consolidar, mas que é preciso manter uma consistência e um propósito. 

Para a coordenadora da Incubadora de Negócios da Unesc, Patricia Darolt de Costa, o evento foi muito importante, pois auxiliou os empresários na busca de sucesso e de como tornar suas marcas reconhecidas. 

Maka possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Regional de Blumenau (Furb), é especialista em Gestão do Design pela Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e mestre em Design.

Atuou como professor do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) e, atualmente, é professor coordenador da Repúblika - Agência Experimental da Furb. É também facilitador da metodologia Lego Serious Play; e fundador da agência de publicidade Maka Branding.

Inovação

A palestra faz parte das ações do hub de inovação Unesc Connect que tem como propósito promover e incentivar conexões com os mais diversos entusiastas da inovação presentes na sociedade. 

Os interessados em participar devem fazer o cadastro na página unesc.app e desfrutar gratuitamente dos conteúdos ofertados. Ao se cadastrar em um dos eixos temáticos disponíveis na plataforma,o participante recebe também informações de eventos realizados pelo hub.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de abril de 2023 às 14:52
Compartilhar Comente

Oficinas de inglês e de elaboração de escritas para artigos científicos marcam programação do Fiepe

Oficinas de inglês e de elaboração de escritas para artigos científicos marcam programação do Fiepe
Mais imagens

Acadêmicos da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) participaram na manhã de quarta-feira (19/04) de duas importantes oficinas que fizeram parte da programação do Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação (Fiepe), que ocorreu na Unesc. 

Uma das atividades propostas foi a elaboração e a escrita de artigos científicos com a professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), Samira Valvassori. A outra ação foi sobre Língua Inglesa com os professores da Escola de Idiomas Unesc, Richarles de Carvalho, Felipe Alves e Kyo Kawabata Carvalho. 

A acadêmica do curso de Farmácia da Unesc, Andrielly Vargas Lidio, participou do curso que discutiu os principais passos para realizar uma pesquisa e como montar a estrutura básica de um artigo científico. Ela, que sempre gostou dessa área, disse que ficou muito feliz com o conteúdo proposto. 

“Acho essa área muito interessante e esse curso foi uma oportunidade para ter mais conhecimento. Tenho alguns artigos publicados, mas quero aprender mais até para ter mais habilidade”, relatou.

Segundo Samira, todos esses trabalhos, como dissertação, tese de doutorado e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sempre serão a produção de um conhecimento e devem ser compartilhados para outras pessoas conhecerem e terem acesso ao material.

“Nós conseguimos nos atualizar estudando e lendo muito e os artigos científicos são os mais atuais. Saber buscar os melhores artigos e revistas é extremamente importante para a carreira de qualquer profissional”, pontuou.

Inglês

O workshop “Do You Speak English?” teve como principal propósito proporcionar um momento de contato com a Língua Inglesa por meio da oralidade para acadêmicos da graduação e comunidade externa a fim de salientar a dimensão e alcance da língua. 

Tópicos relacionados à música e ao entretenimento foram alguns dos assuntos discutidos. Os professores ainda conversaram sobre temas da atualidade, como as novas ferramentas tecnológicas de Inteligência Artificial, tais como o ChatGPT.

“Ficamos felizes, pois tivemos o contato com pessoas de outras instituições. Foi um momento não só para aprimorar o idioma, mas para dialogar com acadêmicos de outras instituições”, comentou o professor Richarles. Os dois encontros ocorreram de forma híbrida.

O Fiepe é uma iniciativa da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), que tem a Unesc como cocriadora e apoio da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de abril de 2023 às 14:41
Compartilhar Comente