AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc é vice-campeã do Startup Weekend Criciúma 2023

Unesc é vice-campeã do Startup Weekend Criciúma 2023
Mais imagens

“Foi uma das melhores experiências que eu já tive. Passamos 56 horas pensando em algo transformador com o intuito de solucionar um problema”. A frase é do acadêmico do curso de Ciências Econômicas da Unesc, Gabriel João Martins, integrante da plataforma “Trampo fácil”, que garantiu o segundo lugar na 7ª edição do Startup Weekend Criciúma.

A premiação da jornada empreendedora de transformar ideias em projetos de negócios ocorreu no último final de semana, no Centro de Convivências da Terceira Idade, em Criciúma, e contou com a participação de 94 pessoas divididas em 14 equipes. O processo foi acompanhado por um grupo de 12 mentores, profissionais e executivos com experiência de mercado.

“Foi maravilhoso. Fiz amigos, criamos, nos emocionamos e nos sentimos valorizados”, completa o acadêmico, que participou da atividade ao lado de outros seis membros. Segundo ele, a plataforma tem o objetivo de conectar pessoas a prestadores de serviços, que ofertam serviços de reformas, pinturas, limpezas, consertos hidráulicos e elétricos.

Para a coordenadora da Incubadora de Negócios da Unesc, Patricia Darolt de Costa, participar de um evento como esse é fundamental para o surgimento de novas ideias. “Ações como esta estimulam a inovação e o empreendedorismo, mostrando que sempre é possível buscar e criar oportunidades”, enfatizou Patricia.

A banca avaliadora dos projetos foi constituída pelos empreendedores Renato Costa, Kamila Silva e Graziela Gislon. Organizado por um grupo de voluntários, o SW Criciúma de 2023 destacou-se pelo caráter da diversidade dos participantes, acredita o líder da comissão responsável, Vaime Júnior. 

“O evento tem como um dos principais propósitos tirar as pessoas da zona de conforto e colocá-las entre idades, etnias e origens diferentes. Temos convicção que os 12 bootcamps, encontros preparatórios com temas afins ao SW com o objetivo de divulgar o evento e atrair pessoas, foram essenciais”, contou Júnior.

Como funciona o SW

Maior evento de startups do mundo, o SW aplica a metodologia da aceleradora americana Techstars e já foi realizado em mais de 150 países e, em Criciúma, pela sétima vez. 

No primeiro dia todos os participantes tiveram a oportunidade de apresentar ideias inovadoras e, em seguida, as melhores foram selecionadas e as equipes foram formadas com pessoas das áreas de negócios, criatividade e desenvolvimento. Em 2023 foram 74 propostas levadas, um recorde nas edições de Criciúma. 

Ao longo do sábado e domingo, a imersão empreendedora envolve validações dos problemas, pesquisas de mercado, consolidação do mínimo produto viável (MVP) e até as primeiras vendas. 

Resultados:

Primeiro Lugar

MeConecta - plataforma que conecta pessoas com interesse comum em praticar esportes

Segundo Lugar

Trampo fácil - plataforma que conecta pessoas a prestadores de serviços, como reformas, pinturas, limpezas, consertos hidráulicos e elétricos

Terceiro Lugar

Ingressei - plataforma que conecta pessoas interessadas em vender com compradores de ingressos de shows e eventos

Menção Honrosa

Essa vaga é minha - formação de mão-de-obra qualificada.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de abril de 2023 às 16:14
Compartilhar Comente

Unesc abre programação da 1ª edição do Abril em Dança

O palco do Quintas Culturais, localizado no Bloco XXI da Unesc passou a contar, a partir desta quinta-feira (13/04), com uma programação diversificada e atrativa. É a 1ª edição do Abril em Dança, ação organizada pelo Setor de Arte e Cultura da Universidade.

A iniciativa tem como foco celebrar o mês dedicado à manifestação artística em referência ao Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, além de divulgar os grupos de dança de toda a região, como pontua o produtor cultural da Instituição, Maxwell Sandeer Flor.

“É uma forma de potencializarmos os trabalhos dos dançarinos da nossa região. A iniciativa tem a intenção de incentivar os profissionais desta linguagem artística a continuarem a expressar suas artes”.

Ao todo, 11 grupos de danças apresentarão 17 coreografias nas linguagens da Dança Contemporânea, Ballet, Danças Urbanas e K-pop, um estilo de música da Coreia do Sul. 

“Nossa intenção é ampliar os espaços de atuação dos grupos, e a Unesc como uma Universidade Comunitária abraça essa ideia envolvendo os grupos de dança da região”, completa a coreógrafa da Cia de Dança Unesc, Paula Gregório.

A abertura da temporada de espetáculos contou com as apresentações dos grupos Mult Style e Ms Estudio de Dança. As participações também ocorrerão nos dias 20 e 27 deste mês, às 18h30. 

Sobre o Dia Internacional da Dança 

Esta data comemorativa foi criada em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). 

O dia 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem ao nascimento de Jean-Georges Noverre, um mestre do balé francês. Noverre foi bailarino e professor de balé e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre dança mais importantes da história, “As Cartas Sobre a Dança”. 

Em uma coincidência, a data está associada também a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.

Programação

Dia 20 de abril 

Grupo Play com a coreografia: Chung-há. Coreógrafo: Rian

Horcrux com a coreografia: Wonderland. Coreógrafo: Anze Skrube

Atomic com a coreografia: Dark Circus. Coreógrafos: Nick Silva, Ella Souza e Gabi Bellettini

After Roses com a coreografia: Maniac – Stray Kids. Coreógrafo: Studio Choom

Tops1 com a coreografia: Loco. Coreógrafo: Kiel Tutin

Atomic com a coreografia: Illusion. Coreógrafos: Nick Silva, Ella Souza e Gabi Bellettini

Base 8 com a coreografia: Ladida- EverGlow. Coreógrafo: Hemily Viana

Happiness of Gog com a coreografia: Ousado Amor. Coreógrafo: Simone Kosmann


 

Dia 27 de abril 

Cia de Dança Unesc com a coreografia: Variação Masculina Carnaval de Veneza. Coreógrafo: Marius Petipa – Remontagem Carolina Hax

Cia de Dança Unesc com a coreografia: Saudades sem Fim. Coreógrafo: Carolina Hax

Cia de Dança Unesc com a coreografia: Forever. Coreógrafo: Paula Gregório Gonçalves 

Grupo UDR Crew com a coreografia: Performance de Breaking. Coordenador: Maykon Silveira.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de abril de 2023 às 15:34
Compartilhar Comente

Neabi e Secretaria de Diversidades da Unesc compartilham saberes em escolas de Criciúma

Neabi e Secretaria de Diversidades da Unesc compartilham saberes em escolas de Criciúma
Profissionais realizaram bate-papo em cinco instituições de ensino da região de Criciúma e de Sombrio Mais imagens

Cinco escolas da região receberam a visita da equipe da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) da Unesc, para um bate-papo sobre temas pertinentes, como violência de gênero, capacitismo, racismo, respeito da diversidade cultural da sociedade e a importância da cultura afro-brasileira para a sociedade. 

As palestras foram ministradas pela coordenadora da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, Janaína Damásio Vitório e a coordenadora adjunta Rita de Cássia Guimarães, além da coordenadora do Neabi, Normélia Ondina Lalau de Farias.

Entre as instituições de ensino visitadas estiveram a Escola de Educação Básica Governador Heriberto Hulse; a Escola de Educação Básica Coronel Marcos Rovaris; a E.M.E.B. Serafina Milioli Pescador; a Satc; e a EEB Catulo da Paixão Cearense de Sombrio.

“Enquanto Universidade Comunitária é de suma importância que esse diálogo vá para além dos muros da Instituição, pois estar nas escolas é propagar a ideia de cultura de paz que buscamos, bem como, anunciar para nossos futuros acadêmicos qual a linguagem que falamos enquanto Unesc, como espaço plural e de todos”, comentou Janaína.

Para Rita, essas atividades são muito importantes como fomento da discussão qualificada. “Só por meio da educação de pessoas mais jovens teremos chance para romper ciclos violentos que o preconceito e a discriminação promovem”, complementou.

“Essa interação com outras escolas e municípios faz com que o papel da nossa Universidade realmente se consolide como comunitária,  levando nossa identidade para aqueles que serão nossos futuros acadêmicos percebam que aqui é o melhor lugar para estarem se construindo como seres melhores, para transformar os lugares e termos um mundo melhor”, acrescentou Normélia.

O que disseram os participantes

“Ter a presença da Secretaria de Diversidades na discussão sobre capacitismo foi muito importante para a troca de informações com profissionais de currículo completo e compatível com a conversa apresentada em sala de aula”, Luiza Buratto, acadêmica do curso de Jornalismo da Satc.

“O bate-papo foi de grande importância para a fixação do conteúdo sobre feminismo e relações de gênero. A fala foi super descontraída e a interação com os jovens nos mostrou que eles têm interesse em questionar e, em alguns casos, desconstruir os papéis de gênero”. Nathan Damázio, professor e coordenador da trilha Mulheres Catarinenses da Escola de Educação Básica Cel. Marcos Rovaris.

“Temos a ciência de que nossos alunos passaram a ter uma visão mais ampla sobre a temática e irão perceber o seu papel como agentes de desconstrução do preconceito estrutural existente em nosso país. Assim como em anos anteriores, a parceria entre escola e Universidade, vem contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e críticos”. Equipe da EEB Catulo da Paixão Cearense.

“Não podemos silenciar diante do racismo estrutural. Só a conscientização poderá acarretar mudanças efetivas no combate ao racismo. É uma questão moral o envolvimento de todos nessa luta. O diálogo foi de extrema importância, pois, professores são os multiplicadores de conhecimento e informações e, ao estarem bem orientados e conscientes, farão a diferença na construção da equidade racial”. Equipe da E.M.E.B. Serafina Milioli Pescador.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de abril de 2023 às 15:12
Compartilhar Comente

Exposição “Ruínas: Fragmentos Poéticos” é aberta na Sala Edi Balod

Exposição “Ruínas: Fragmentos Poéticos” é aberta na Sala Edi Balod
Trabalho da artista visual Andressa Gomes Flor aborda patrimônios materiais da cidade de Criciúma (Foto: Isabela Thomé) Mais imagens

A abertura da exposição “Ruínas: Fragmentos Poéticos”, da artista visual e egressa do curso de Artes Visuais da Unesc Andressa Gomes Flor, foi realizada na noite desta terça-feira (11/04) na Sala Edi Balod, localizada no Bloco Administrativo da Unesc. A mostra aborda três patrimônios materiais tombados da cidade de Criciúma ligados diretamente à extração mineral do sul de Santa Catarina, em obras nos campos da fotografia, serigrafia, cerâmica e instalação.

O trabalho de Andressa lida primariamente com a Mina Modelo Caetano Sônego, a Ponte de Ferro e a Caixa de Embarque de Carvão, importantes espaços históricos ligados ao carvão em Criciúma. Segundo a artista, a escolha por estes patrimônios justifica-se pela importância da preservação e valorização do patrimônio cultural material e imaterial da cidade. “Acredito que seja necessária a reflexão por meio da  arte, sendo que o resultado da pesquisa é um conjunto de fragmentos poéticos, que tem o habitar da memória em suas ruínas”, explica.

A equipe técnica do projeto é composta pela curadora, artista e professora do Curso de Artes Visuais da Unesc Odete Calderan, o produtor cultural Maxwell Sandeer Flor, a assessora de produção e professora do Curso de Artes Visuais da Unesc Angélica Neumaier, o produtor de  audiovisual William Otávio Batista Comim e a intérprete de libras Alini Mariot. O projeto foi selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura – Edição 2022, executado com recursos do Governo do Estado de  Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura,

Os trabalhos estarão expostos no espaço até o dia 5 de maio de 2023 de forma gratuita para o público interno e externo. A Sala Edi Balod está aberta de segunda a sexta-feira, das 13h às 18:30h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de abril de 2023 às 13:35
Compartilhar Comente

Acadêmicos do curso de Letras participam de roda de conversa

Os acadêmicos da primeira fase do curso de Letras da Unesc participaram de uma roda de conversa com a pedagoga e mestra em Educação, Márcia Dal-Toé. Durante o encontro, que ocorreu na última semana, ela abordou os “Desafios docentes no processo de ensino e aprendizagem de pessoas autistas”. A atividade fez parte da disciplina de Tópicos Especiais de Língua Portuguesa.

A professora destacou a importância de os acadêmicos das licenciaturas estudarem como se dá o processo de acolhimento e ensino, em especial com as pessoas autistas, com quem tem trabalhado há mais de duas décadas.

Muitas perguntas foram feitas pelos participantes, que se mostraram interessados em qualificar sua formação no exercício da docência que desempenharão futuramente.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de abril de 2023 às 16:49
Compartilhar Comente