AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professores e acadêmicos realizam diagnóstico para a reconversão da bacia hidrográfica do Rio Urussanga

Professores e acadêmicos realizam diagnóstico para a reconversão da bacia hidrográfica do Rio Urussanga
Saída a campo faz parte da programação da equipe (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Realizar um diagnóstico socioambiental para compreender as dinâmicas de desenvolvimento local, identificando avanços nos segmentos sociais e políticos que possibilitem uma avaliação dos principais indicadores ambientais, bem como identificar e propor alternativas para a reconversão socioambiental da região, a partir da recuperação ambiental das áreas degradadas pela atividade de mineração de carvão, e a restauração ecológica. Tudo isso faz parte do objetivo do projeto “Diagnóstico e Estudo de Alternativas para a Reconversão Socioambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga”, que integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc.

A equipe, composta por professores e acadêmicos do PPGCA, é coordenada pelo professor doutor Carlyle Torres de Menezes e pela professora doutora Vanilde Citadini Zanette. Como parte da programação está a saída a campo em diversos locais daquela região. Recentemente, eles estiveram em uma propriedade no interior do município de Urussanga cuja atividade principal é a piscicultura, seguida pela pecuária de corte, silvicultura e agricultura de subsistência.

“O projeto pretende realizar este diagnóstico ao longo de toda a bacia hidrográfica, desde as principais nascentes do Rio Urussanga, até o seu estuário. Neste sentido, além de subsidiar a formulação e proposição de políticas públicas com vistas a melhoria das condições de sustentabilidade, o projeto contribuirá para a transição agroecológica das atividades atualmente existentes”, comentou o professor Carlyle.

De acordo com ele, a atividade do grupo tem a intenção também de analisar os impactos socioambientais no território de maneira a subsidiar a proposição de políticas públicas para o desenvolvimento local e regional, bem como identificar potenciais alternativos para a reconversão socioambiental da região Carbonífera Sul catarinense.

O projeto de pesquisa desenvolvido foi aprovado no final do ano passado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) para o fomento e consolidação de grupos de pesquisa. Participam também da coordenação, a professora doutora Patrícia de Aguiar Amaral, com a colaboração de outros professores do Programa de Ciências Ambientais e comunidade externa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de abril de 2022 às 17:01
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Unesc realizam evento solidário

Acadêmicos da Unesc realizam evento solidário
Picnic Go contou com a presença de pais e comunidade em geral (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos do curso de Ciências da Computação da Unesc e que fazem parte da Associação Atlética Acadêmica Cavalo de Troia realizaram evento solidário no sábado (23/4). O Picnic Go ocorreu na Universidade e teve a intenção de arrecadar alimentos para o Asilo São Vicente de Paulo. A data também marcou o Dia da comunidade Pokemon Go.

No evento proposto, os jogadores e as pessoas presentes puderam ainda aproveitar o espaço para ficar com amigos ou familiares enquanto faziam um lanche e conversavam. “Também realizamos a distribuição de brindes para os jogadores que cumprissem os desafios propostos durante o evento”, comentou a diretora de e-sports da atlética, Jannaina Anita Sangaletti. Os brindes foram disponibilizados pelos patrocinadores Nathiel Games, Cauda de Dragão e Tanuki.

O Pokémon Go é um jogo de realidade aumentada e os jogadores usam configurações baseadas em localização GPS para capturar e treinar personagens do universo Pokémon.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de abril de 2022 às 16:51
Compartilhar Comente

Acadêmicos do curso de Ciências Econômicas da Unesc saem a campo

Acadêmicos do curso de Ciências Econômicas da Unesc saem a campo
Atividade faz parte da programação do curso com o propósito de alinhar a teoria com a prática (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os acadêmicos da 1ª, 3ª e 5ª fases do curso de Ciências Econômicas da Unesc estiveram na Plurall Coworking, localizada no Bairro São Luiz, em Criciúma, para uma aula diferenciada. A intenção da saída a campo, conforme o coordenador e professor do curso, Thiago Fabris, que mediou as visitas, foi aprofundar conhecimentos e aplicar parte dos conteúdos ensinados em sala de aula.

As visitas visam estimular as ações de empreendedorismo e de inovação, além de criar oportunidades para os acadêmicos, como pontuou o professor. “Eles foram até o local para entender como funciona e se aprofundar sobre toda a parte desse ecossistema de inovação, bem como o funcionamento da integração das empresas, além de mostrar um pouco da prática do profissional de economia nesses estabelecimentos”, comentou.

Os estudantes foram recepcionados pela empresa Indico Capital ligada ao mercado financeiro, conforme destacou o coordenador.

As visitas foram realizadas em duas etapas: nos dias 18 e 25 de maio.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de abril de 2022 às 15:11
Compartilhar Comente

População e lideranças de Morro Grande iniciam elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico

População e lideranças de Morro Grande iniciam elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico
Evento ocorreu na Escola Ana Machado Dal-Toé na noite desta segunda-feira (25/04). (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Um lugar de lindas paisagens, natureza exuberante e água abundante com acesso da serra ao mar e agricultura pujante.

Esse é o município de Morro Grande que recebeu na noite desta segunda-feira (25/4) a Unesc, o Sebrae/SC, lideranças políticas e comunidade em geral para o lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico. O evento, que tem parceria com a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), ocorreu na Escola Estadual Ana Machado Dal-Toé, Centro da Cidade. “É com enorme satisfação que recebemos a Unesc, nossa parceira de muitas datas. Muitos alunos aqui se formaram na Universidade. Também agradecemos ao Sebrae e o povo de Morro Grande. Lançamos o Plano e agora a população entenderá como ele vai se suceder. Quando se falou sobre o plano na Amesc, eu fui um dos primeiros a aprovar a ideia e estou com uma expectativa enorme. Sabemos que será bom não só para Morro Grande, mas para toda a região. Precisamos aproveitar esta oportunidade”, ressaltou o prefeito, Clélio Daniel Olivo.

A Reitora Luciane Bisognin Ceretta, não pôde estar presente e deixou um vídeo destacando algumas das características do município. “Este município de gente trabalhadora, repleto de belezas naturais e economia baseada nos grãos e aves. Aproveito para parabenizar pela conquista recente, pois agora a nossa região tem um geoparque mundial da Unesco para chamar de seu, uma conquista histórica que vem para impulsionar ainda mais a economia da nossa região com um turismo sustentável. O Plano de Desenvolvimento Socioeconômico é um instrumento importante para nortear o desenvolvimento do Extremo Sul. Um plano que traz à tona uma importante reflexão sobre o ser e estar neste território. Um projeto em parceria com o Sebrae/SC, o que nos dá muito orgulho, pois o compromisso de uma Universidade Comunitária é contribuir com a região na qual está inserida”, diz.

Ideias serão apresentadas em workshop

A participação da população de Morro Grande não irá parar por aí. Na terça-feira (10/05), às 14h, eles poderão apresentar as suas ideias para o futuro do município por meio do workshop. “Todo o sonho se concretiza a partir da união de forças. Quando se pensa em conjunto, os sonhos saem do papel, mas nenhum se torna realidade se não tiver liderança, alguém que faça os projetos saírem do campo das ideias e vá para a execução. Estamos sendo muito bem recebidos neste território, primeiro por estarmos na condição de Universidade Comunitária, que entende esta região e que está aqui para somar e contribuir com o desenvolvimento deste local. As cidades estão esperando com muita esperança. Esperança de dias melhores, de projetos que representam seu futuro. Esperança do verbo esperançar, de prática, soluções, melhores condições de vida para as pessoas”, salienta a Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes.

Ao todo, serão 30 encontros entre os lançamentos e workshops que servirão como um canal de interlocução entre Universidade, Sebrae/SC e Amesc com a comunidade das 15 cidades. Após este processo de escuta, a Unesc fará uma proposição de objetivos estratégicos, de visão de futuro e apresentará o resultado do diagnóstico e para onde ele aponta. “Os workshops que já vêm acontecendo com contribuições riquíssimas, pois as pessoas estão olhando para o futuro e sentindo-se parte, o que é o mais bonito nesse processo”, comenta.

Atores e autores

A Pró-reitora ainda cita que as contribuições registradas em cada uma das cidades são ricas e ajudarão no crescimento do Extremo Sul como um todo. “Saímos de cada encontro embebedados de ideias, proposições para um futuro melhor para as pessoas que moram aqui. Como Universidade Comunitária, nós colocamos as pessoas como atores e autores. Isso não tem preço. Quando você convida as pessoas para participarem de um processo democrático, participativo. Isso é o que representa o que é uma universidade como a nossa: plural, inclusiva e que os atores de seus lugares podem participar e ajudar a construir o seu futuro e viver os melhores anos de suas vidas”, afirma Gisele.

Ao todo, serão 30 encontros entre os lançamentos e workshops que servirão como um canal de interlocução entre Universidade, Sebrae/SC e Amesc com a comunidade das 15 cidades. Após este processo de escuta, a Unesc fará uma proposição de objetivos estratégicos, de visão de futuro e apresentará o resultado do diagnóstico e para onde ele aponta. “Planejamento Socioeconômico significa que precisamos pensar em perspectivas de emprego e renda, mas com as pessoas, com qualidade de vida, educação, saúde e infraestrutura para todos. Não só planejar, mas encontrar condições objetivas para realizar”, pontua a Pró-reitora, que ainda apresentou a metodologia de elaboração do Plano.

A importância da participação dos moradores

Gisele reforça que a participação dos moradores é fundamental para a construção do Plano. “Hoje é o dia do convite, do engajamento, de dizer que chegamos, mas não faremos o plano sozinhos, precisamos das pessoas que moram aqui. Como vocês querem estar daqui a dez anos? O planejamento não se faz em quatro paredes, com quatro pessoas. É preciso da participação de quem vive neste local. Pode ser que para o prefeito a construção de uma escola seja importante, mas para o morador pode ser que o principal seja a construção de um parque industrial e que esta ideia é de mais pessoas. Somente têm ideias quem vive aqui todos os dias, que entende deste território. O que acontece hoje são vocês que precisam contribuir e dar informações”, relata.

Antes de Morro Grande, Araranguá, Balneário Arroio do Silva, e Sombrio também já receberam o lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico. A próxima cidade será Balneário Gaivota, com evento agendado para a próxima quinta-feira (28/04). “Agradecemos a Unesc por esta iniciativa que vem para agregar muito ao nosso município. Temos grandes potenciais de crescimento. Acredito que o Turismo é um grande potencial, temos outros, mas o turismo vem muito forte”, comenta o presidente da Câmara de Vereadores, Osmar Possamai Magagnin.

Confira as fotos do lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico de Morro Grande

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de abril de 2022 às 15:03
Compartilhar Comente

Unesc recebe palestra e Slam de Hip Hop da artista e ativista Negra Jaque

Unesc recebe palestra e Slam de Hip Hop da artista e ativista Negra Jaque
A cantora é mestranda da Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS) (Foto: Divulgação) Mais imagens

Na próxima quinta-feira, às 18h30, o palco das Quintas Culturais no Bloco XXI recebe a apresentação da rapper Jaqueline Trindade Pereira, conhecida como Negra Jaque, de Porto Alegre (RS). A artista e ativista é mestranda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul( UFRGS), fundadora e coordenadora do Galpão Cultural Casa de Hip Hop , localizado no Morro da Cruz, em Porto Alegre(RS).

Após o “Slam de Hip Hop”, ou, em Português, “Batalhas de poesias” a artista Negra Jaque ministrará uma palestra com o tema “Feminismo, Hip Hop e Negritude” para o Curso de Pedagogia, no Bloco P – Sala 207. A palestra, que será aberta e gratuita, terá 20 vagas disponíveis que deverão ser solicitadas pelo e-mail: pedagogia@unesc.net

Para Maxwell Sandeer Flor, produtor cultural do Setor Arte e Cultura da Unesc, promover o intercâmbio entre a Unesc e UFRGS, por meio da cultura, é colocar em prática a política cultural da nossa Universidade. “A Jaque está realizando uma pesquisa sobre as Casas de Hip Hop no Brasil, e sua visita significa um ato de partilha na academia”, destaca.

Segundo a coordenadora e professora do curso de Pedagogia da Unesc, Gislene Camargo, a graduação forma professoras e professores, que irão atuar na Educação Básica e, nesse sentido, participar de uma palestra em que discute o feminismo e os espaços que a mulher pode ocupar, é muito especial. “A Pedagogia precisa refletir sobre as vozes femininas que ocupam a maioria das escolas. Agradecemos o Setor Arte e Cultura pela parceria. É um setor que tem um olhar sensível para a educação e nos envolve nessas ações de cultura com o objetivo de compartilhar novas experiências”, finaliza.

Sobre a artista palestrante:

Desde 2007 na estrada, quando integrou o grupo Pesadelo do Sistema, a rapper vem se destacando no segmento do hip hop. Em 2013, quando iniciou carreira solo, foi a primeira mulher vencedora da Batalha do Mercado, evento tradicional da região metropolitana de Porto Alegre e, por causa desse prêmio, gravou seu primeiro EP "SOU". 

De lá para cá, houve muita plantação e colheita: participou de festivais, como o Nosoutras, lançou discos, recebeu prêmios e importantes indicações - como a de melhor compositora no Prêmio Açorianos. Fez o show de abertura do projeto Unimúsica da UFRGS e participou do show de Elza Soares no Bar Opinião.

Em sua trajetória já se apresentou em várias cidades do RS. Passou por Alegrete, Uruguaiana, Santa Rosa, Alvorada, Cachoeirinha, São Leopoldo, Guaíba, Esteio, Sapucaia e Livramento. Participou de eventos e festivais virtuais, garantindo a resistência da arte e da cultural, como o Festival Rapresenta do PalcoMP3, Festival Geleia Caseira em São paulo(SP), Sarau da Mellodi com a participação da Elisa Lucinda no Rio de Janeiro(RJ), Festival Poa 2020 e Virada Sustentável 2021. Atuou na campanha publicitária por mais mulheres na política intitulada "Uma voz por todas" e também pela UBC, União Brasileira dos compositores "Por elas que fazem música". Participou ainda, como artista convidada, do "Festival Internacional da Querência Internetica", do curso de Produção Fonográfica da Unisinos.

A artista também foi convidada para participar da série Buscando Buskers do canal Music Box Brasil. Teve a oportunidade de ser apresentadora convidada pelo canal Futura para o lançamento da Escola de Economia Criativa(Coliga), no Museu de Arte do Rio. A rapper é ganhadora do troféu Periferia Brasil, da Organização Obras Recreativas, Profissionais, Artísticas e Sociais(ORPAS) de SP.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de abril de 2022 às 22:01
Compartilhar Comente