AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Clínicas Integradas da Unesc recebem visita de arquiteta da Universidade Católica de Pelotas

Clínicas Integradas da Unesc recebem visita de arquiteta da Universidade Católica de Pelotas
A profissional esteve na Unesc para conhecer a estrutura do atendimento à saúde (Foto: Décio Batista/ Agecom/Unesc) Mais imagens

A arquiteta Luciane Cardoso, da Universidade Católica de Pelotas(UNCPel), no Rio Grande do Sul, esteve nesta segunda-feira (25/04), visitando as dependências das Clínicas Integradas da Unesc. A profissional viajou para conhecer o local que é uma referência em Santa Catarina e na Região Sul do Brasil no atendimento médico e odontológico à população.

Segundo a arquiteta, a visita serviu para buscar modelos para os projetos arquitetônicos da
UNCpel. “Estou aqui para conhecer esses espaços físicos, principalmente nas áreas da saúde. Vim justamente para descobrir referências para os nossos projetos. Estamos desenvolvendo novos espaços nessas áreas, dentro da nossa Universidade” explicou..

A profissional também comentou por que a Unesc é uma fonte de pesquisa. “A Unesc tem o mesmo caráter comunitário da nossa Universidade, voltada para as questões de atendimento à comunidade, sem fins lucrativos, oferecendo todo esse aporte para a população. A Unesc é uma Universidade reconhecida aqui no Sul de Santa Catarina e dentro das cidades catarinenses é a que mais se assemelha com a região de Pelotas. Nós temos feito pesquisas em estabelecimentos que tenham essas características que buscam apoiar a regionalidade, o que vem ao encontro dos nossos conceitos de projeto”, destacou.

Luciane ainda comentou que pretende visitar outras Universidades, principalmente as gaúchas, como a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul(UERGS), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul(UFRGS), a Universidade do Vale do Rio dos Sinos Unisinos, entre outras. A primeira a receber a visita é a Unesc devido a proximidade como o Rio Grande do Sul.

A técnica da UNCPel ainda pontuou na visita o que mais lhe chamou a atenção na Clínicas Integradas. “Eu identifiquei algumas questões importantes de integração dos cursos, do uso do mesmo espaço, nessa questão de multidisciplinaridade. Muito importante a utilização das dependências do imóvel por vários cursos, as mesmas salas de aulas, os mesmos laboratórios. Isso é uma tendência, uma questão de sustentabilidade, de manter os próprios processos e operacionalização dos serviços que envolvem a saúde, no mesmo complexo. Isso é fundamental para que a operação aconteça”, concluiu.

O coordenador das Clinicas Integradas, professor José Otávio Feltrin, o Bimba, foi o anfitrião da visita. Ele percorreu, mostrou e explicou detalhadamente o funcionamento das instalações do imóvel. Ele considerou muito importante esta troca de experiências. “Acredito sempre que não vivemos em um mundo fechado. Nós temos que trocar essas experiências que valorizam nacionalmente a Unesc. Para nós é uma satisfação receber uma profissional de uma Universidade desta envergadura, do Rio Grande do Sul, querendo conhecer as nossas estruturas. Hoje, estamos trocando figurinhas e, quem sabe, em um futuro próximo, possam ser realizadas algumas parcerias” comentou.

Relação próxima com a Unesc

A arquiteta Luciane Cardoso, possui uma relação muito próxima com a Unesc. A sua filha, Helena Soares, é aluna do Terceirão do Colégio Unesc. Ela é atleta e faz parte do time de vôlei do Mampituba que conta com o apoio da Universidade. Helena está há dois anos morando em Criciúma. A mãe coruja se diz apaixonada pela Unesc, devido ao apoio da Instituição ao esporte. “Considero uma ação muito importante incentivar a prática do esporte para as atletas. Minha filha está muito feliz aqui, no Colégio, pelo estudo de qualidade que é oferecido”, destacou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de abril de 2022 às 21:28
Compartilhar Comente

Em visita à Unesc, deputado estadual conhece Laboratório de Odontologia

Em visita à Unesc, deputado estadual conhece Laboratório de Odontologia
Depois de passar pela reitoria, Jessé Lopes fez um tour pela Universidade (Fotos: Daniela Savi/AgeCom/Unesc) Mais imagens

A Universidade recebeu nesta sexta-feira (22/04) a visita do deputado estadual Jessé Lopes que conheceu melhor os diferentes espaços utilizados por professores e acadêmicos para o ensino e para a pesquisa para atendimentos na área da saúde, em especial o curso de odontologia, já que tiveram recursos oriundos por meio de emenda parlamentar do deputado, que conheceu os serviços prestados nas Clínicas Integradas.

Em 2019, o deputado destinou recursos na ordem de R$ 590 mil. Com o montante foi possível adquirir dispositivos que auxiliam nos melhores diagnósticos e tratamentos realizados pela equipe de odontologia da Universidade. Entre os equipamentos estão scanner odontológico, impressora 3D, motor cirúrgico, aparelho de laserterapia portátil, ultrassom, entre outros.

Esses e outros utensílios modernos, conforme a coordenadora do curso de Odontologia da Unesc, Morgana Machado Guzzatti, fazem parte da gama de ferramentas utilizadas em um minucioso processo de ensino-aprendizagem.

A reitora fez questão de sublinhar que, enquanto instituição comunitária, a Unesc está sempre de portas abertas para as lideranças de todos os segmentos políticos e sociais. “Receber o deputado aqui, na nossa Unesc, tem um significado importante porque ela é uma Universidade comunitária, aberta absolutamente a todas as lideranças políticas. O recurso é muito importante, mas as portas abertas são fundamentais para a resolutividade das ações”, disse a reitora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de abril de 2022 às 23:20
Compartilhar Comente

Na Unesc, um universo de engenharias

Na Unesc, um universo de engenharias
Intimamente ligada com as profissões em alta para o futuro, área conta com diferentes especialidades que se mostram em ascensão no mercado Mais imagens

Quem pensa na palavra “engenharia” já logo imagina números, tecnologia e muito raciocínio técnico. Trata-se de um universo de resolução de problemas, seja por meio de projetos, de alta tecnologia, com uso de formulações e criatividade e com soluções de produtividade. A área, que é das mais tradicionais nos estudos acadêmicos desde o surgimento das universidades, se atualiza com o passar do tempo e mostra protagonismo mesmo com tantas mudanças nos cenários de mercado. A Unesc oferece sete diferentes cursos na área da Engenharia, oportunizando abordagens diferentes para aqueles que pretendem apostar nas ciências exatas.

Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Química, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. Cada um em um nicho, os cursos levam a credibilidade e a experiência da Unesc somadas ao perfil inovador e tecnológico da Instituição.

A procura pelos cursos de graduação em engenharia, conforme a coordenadora da área, Angela Piccinini, assim como a empregabilidade acompanhada pela Universidade, demonstram a viabilidade da área e o potencial em todos os âmbitos. “Nossos acadêmicos têm abertura constante no mercado. Apresentando-se enquanto estudantes ou egressos da Universidade eles já têm diferenciais nas vagas que pleiteiam. Temos Engenharias nas quais chega a faltar alunos para indicar para o número de empresas que procuram indicações”, destaca Angela.

Além da qualificação dos professores mestres e doutores, e da atuação do estudante em ações de pesquisa científica e diretamente ligado à comunidade por meio da Extensão, a Universidade oferece a estrutura física do campus e do Parque Científico e Tecnológico (IParque) como grandes diferenciais no processo de aprendizagem. “Temos como aliadas a tradição dos cursos de engenharias e as possibilidades de inovação que eles nos oferecem a cada instante. Em cada uma das opções os professores estão preparados, por meio da implementação do projeto institucional Graduação Multi, a colocarem os estudantes frente a frente com a prática profissional desde as primeiras fases, proporcionando experiências formativas diferentes em cada encontro”, acrescenta a coordenadora.

Portas abertas para a transformação

Todos os cursos de engenharia da Universidade estão com vagas em aberto para início já no segundo semestre de 2022. As matrículas para estes e as mais de 50 outras opções em graduação são simples, mas é preciso garantir as vagas nas novas turmas.

Interessados em iniciar na Universidade uma nova jornada de evolução pessoal e profissional podem entrar em contato com a Instituição para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

A Universidade oferece ainda opção de agendamento de visitas para que o acadêmico e seus familiares conheçam os espaços nos quais poderá estudar ao longo da graduação.

Conheça mais as opções em engenharia

Entre as dúvidas mais comuns dos alunos que procuram a Universidade para conhecer mais a fundo os cursos, de acordo com Ângela, está a área de atuação e a função de cada uma das engenharias. Para isso, a Instituição aponta explicações simples sobre cada uma delas:

Engenharia Ambiental e Sanitária

A temática ambiental é transversal em todos os segmentos de negócio, inclusive vista como diferencial competitivo e agenda constante em várias empresas e organizações. Um dos cursos mais clássicos e reconhecidos quando se fala em meio ambiente é a Engenharia Ambiental e Sanitária.  Comprometido com o desenvolvimento sustentável, o profissional formado na área atua no planejamento e coordenação de projetos de preservação e desenvolvimento, tratamento de água e esgoto, descarte de resíduos, redes de distribuição de água e outras áreas. Esse profissional é fundamental para a preservação da natureza e seus recursos, altamente conectada com as demandas do futuro.

Engenharia Civil

Está área capacita profissionais para o trabalho nas áreas de construção civil, estruturas, fundações, geotecnia, hidráulica, rodovias e transportes. Além disso, o profissional pode atuar projetista, executor de obras, gerenciamento, inspeção, fiscalização, perícia, ou ainda, manutenção de obras. O curso da Unesc busca formar engenheiros civis com forte embasamento técnico, científico e prático, para que assim, possa atuar de forma a identificar e resolver problemas em variados espaços, com foco no desenvolvimento sustentável e melhoria do ambiente de vida.

Engenharia Química

Uma das grandes apostas do futuro, a profissão de engenheiro químico se volta ao desenvolvimento de processos industriais que empregam diversas transformações físicas e químicas. As oportunidades para o profissional envolvem indústrias das mais variadas áreas, incluindo a pesquisa e extensão. O engenheiro químico cria técnicas de extração de matérias-primas, assim como de sua utilização ou transformação em produtos químicos e petroquímicos, como tintas, plásticos, têxteis, farmacêuticos, cosméticos, papel, celulose, alimentos, fertilizantes, cerâmica, cervejarias, estações de tratamento de águas e rejeitos industriais. Além disso, é muito comum a atuação do engenheiro químico em cargos relacionados à gestão, vendas, treinamento e relacionamento de pessoas. O engenheiro químico pode utilizar suas habilidades e competências para empreender e desenvolver novos negócios.

Engenharia Mecânica

Tradição e tecnologia acompanham este Engenheiro. A Mecânica é a área das Engenharias que cuida da gestão de projetos, desenvolvimento de novos produtos, construção e manutenção de máquinas e equipamentos. Além do emblemático setor automobilístico, este profissional é responsável pelo dimensionamento de sistemas de refrigeração, hidráulico, pneumático, soldagem, usinagem e ruídos. Além disso, as competências adquiridas permitem uma forte interação com a área de novos materiais e até instrumentação. Os Engenheiros Mecânicos são os responsáveis pela criação de grande parte que acompanham processos diariamente.

Engenharia de Produção

Função altamente estratégica, o engenheiro de produção é um dos cérebros das organizações. Este é o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para melhorar a qualidade e aumentar a produtividade de um sistema produtivo. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias de manufatura e prestadoras de serviços.

As descrições contam com diretrizes do Guia do Estudante, da Editora Abril.

Texto: Mayara Cardoso/ Agecom/ Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de abril de 2022 às 14:47
Compartilhar Comente

Expansão: Unesc contará com polo EaD em Nova Veneza

Expansão: Unesc contará com polo EaD em Nova Veneza
Uma das grandes atrações será a presença do curso de Gastronomia no Município (Foto: Lucas Sabino/ Assessoria de Imprensa Nova Veneza) Mais imagens

A Capital Catarinense da Gastronomia Típica Italiana vai ganhar mais um importante reforço: a implantação do polo de Ensino a Distância (EaD) Nova Veneza. A parceria do Município com a Unesc vem com um ingrediente especial: o curso superior de Gastronomia. A conquista, comemorada por lideranças locais e moradores, conta com recursos do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação e de emendas parlamentares. Com o repasse de R$ 1,6 milhão o espaço funcionará em uma escola desativada, localizada no Bairro São Bento Alto, em Nova Veneza.

Para oportunizar um ambiente amplo e de muito conhecimento, conforme a diretora de Ensino de Graduação a Distância da Universidade, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias,o local será todo repaginado e ampliado, transformando-se em um polo de gastronomia e hospitalidade. “O Polo EaD Nova Veneza também será um espaço de formação na área da hospitalidade, visando à excelência na educação para área da hospitalidade, preservando as especificidades loco-regionais, além de contribuir para o desenvolvimento do setor de turismo e da excelência na formação de serviços na área da hospitalidade”, sublinhou.

De acordo com ela, a ideia é oferecer cursos em diversos níveis, como graduação, pós-graduação e cursos de curta duração voltados para esses temas. A graduação no Núcleo de Hospitalidade contará ainda com Turismo, Eventos e Hotelaria.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, essa ação promete ter grande impacto em nível regional, além de atrair investidores e visitantes e oferecer uma projeção ainda maior para o potencial gastronômico e turístico. “Ganha o aluno, que será transformado com os ensinamentos, e a região, que será presenteada com profissionais altamente qualificados para bem receber e, com isso, alavancar a economia”, ressaltou.

Conforme o prefeito Rogério Frigo, a novidade faz parte de um pacote de investimentos anunciado oficialmente nesta semana. “Neste pacote está a reforma da Escola da comunidade de São Bento Alto, que está desativada, para a instalação de um polo do curso de Gastronomia da Unesc. Aqui em Nova Veneza levamos a gastronomia muito a sério, desde os costumes das famílias até os restaurantes que são muito procurados por moradores e turistas. Não poderia ter iniciativa melhor do que m curso de gastronomia em nossa cidade. Isso vai qualificar mão de obra neste setor que é tão importante para a nossa economia. A parceria com a Unesc já vem se consolidando ao longo do tempo com outros projetos e a Escola de Gastronomia aqui vai trazer muitos benefícios para todos”, enfatizou. 

Quem também está feliz com a ideia é a Secretária de Cultura, Esporte e Turismo daquele município, Carolina Warmling Ghislandi Hoepers.  “A ideia surgiu em consonância com o Plano Municipal de Turismo que é qualificar mão de obra para o setor. Foi uma conquista muito importante para a qualificação local voltada para o turismo e não apenas isso, Nova Veneza vai ter um polo de ensino superior. Toda a estrutura estará à disposição da comunidade para a formação profissional e acadêmica”, comemorou.

O espaço contará ainda com salas de aula, de informática e biblioteca. As emendas parlamentares para viabilidade financeira do projeto são de autoria dos deputados estaduais Julio Garcia, Luiz Fernando Cardoso e Felipe Estevão.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de abril de 2022 às 14:04
Compartilhar Comente

Unesc Araranguá realiza encontro com secretarias de Educação da Amesc

Unesc Araranguá realiza encontro com secretarias de Educação da Amesc
Encontro teve o objetivo de aproximar os setores públicos e apresentar as oportunidades da Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Secretários e secretárias de Educação da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) foram convidados para um exercício especial: conhecer as oportunidades que a Unesc Araranguá tem para oferecer, seja nos campos da Graduação, da Pós-graduação, da Extensão ou nas parcerias com as organizações públicas e privadas de toda a região com a responsabilidade de desenvolver competências alinhadas nas diferentes realidades. O Café com Conteúdo ocorreu nesta quarta-feira (20/4), no Polo Araranguá.

Além das inúmeras informações sobre as possibilidades de cursos e de troca de informações, os convidados participaram de palestra com a gestora de Expansão de Negócios e Inovação da Unesc Araranguá, Girlene Castro que abordou sobre a inovação na educação com os convidados.

“A intenção desse encontro foi apresentar os cursos de Pós-graduação, de Idiomas e de Libras, que vai ao encontro das demandas da região e que estão disponíveis na instituição de forma presencial”, disse a diretora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Souza.

De acordo com ela, uma das demandas sugeridas pelos participantes foi a disponibilidade de curso de Fonoaudiologia, em Terapeuta Ocupacional, especialização em Transtorno do Espectro Autista, curso em Gestor Escolar e em Coordenação Pedagógica. “São demandas que chegaram até a gente e que agora vamos planejar para atendê-los. As escolas estão precisando desses profissionais. Ficamos felizes porque todos saíram satisfeitos com os cursos que ofertamos para a área da educação, como a pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva”, destacou Izabel.

Portas abertas

A Unesc Araranguá vem ampliando cada vez mais as aulas na modalidade de Educação à Distância (EAD) e conta com uma gama de ofertas de cursos nessa modalidade. Na cidade das avenidas já foram iniciados os cursos de graduação nas áreas de Licenciatura, Bacharelado e Tecnologia em Gestão, além de cursos de Pós-graduação, Extensão e Corporativos.

Os interessados em conhecer detalhes sobre os eventos, sobre os cursos, disciplinas, possibilidades de desconto e ingresso facilitado podem entrar em contato com a Unesc por meio dos telefones (48) 3444-3900 e (48) 99110-2179 (Araranguá).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de abril de 2022 às 14:02
Compartilhar Comente