Curso de Comércio Exterior comemora 20 anos em evento de integração
O curso de Administração - habilitação em Comércio Exterior da Unesc comemorou seus 20 anos de vida reunindo, na noite desta terça-feira (16/4), aqueles que já passaram pela Instituição, quem ainda está trilhando em sala de aula e em projetos de pesquisa e extensão o caminho da formação profissional e os facilitadores dessa busca pelo conhecimento. O evento realizou o painel “O profissional de Comércio Exterior – Desafios, perspectivas e formação acadêmica” com a participação de egressos, que compartilharam suas experiências com os alunos do curso. Após os debates, houve o corte do bolo comemorativo aos 20 anos de Comércio Exterior na Unesc.
O evento contou com a participação dos egressos Marcelo Tiscoski, diretor da City Comercial - Importação & Exportação; Bruna Cechinel Bonetti, representante comercial da Tile Export; Barbara Degásperi, analista de Comércio Exterior da Decor Export; Maykon Elias, gerente de comércio exterior na Olivo S.A; e Gabriela de Souza de Mattia, representante da Trade Line Assessoria em Comércio Exterior.
Cada profissional falou sobre suas experiências durante a graduação na Unesc, as oportunidades que o curso proporcionou com o mercado e a importância de aproveitar o período de formação, e o contato direto com os professores. Os convidados também analisaram o mercado internacional e nacional e as oportunidades para fazer a diferença. A conversa foi mediada pelo professor Abel de Souza.
Em 20 anos de atividades, o curso de Comércio Exterior da Unesc formou mais de 800 profissionais e contribui para que a região Sul seja referência na dinâmica de comercialização global. Ao longo de sua trajetória, o curso tem incentivado o empreendedorismo, sendo que muitas empresas de representação comercial, assessoria e consultoria em comércio exterior foram criadas por egressos do curso.
Segundo a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, é uma honra para a Unesc presenciar a comemoração dos 20 anos do curso e para ela, enquanto professora, é uma emoção singular, pois começou a carreira na Instituição pelos cursos de Administração e de Comércio Exterior. “Parabéns a todos os professores, coordenadores que já passaram ou estão à frente do curso, aos estudantes e aos egressos por essa belíssima construção. Vejo muitas oportunidades para o comércio exterior. Quando há grandes mudanças no cenário político e econômico, temos que visualizar o que sinaliza este cenário e para quais áreas do conhecimento. Neste contexto, o comércio exterior se torna absolutamente importante. Temos uma internacionalização premente e não se fala mais em economia local, mas em responder a todas as tendências internacionais. Então, todos vocês que estão neste curso, terão um futuro promissor. Aproveitem tudo que essa Universidade tem a oferecer. Muito obrigada por estarem na Unesc”.
A chefe de gabinete da Reitoria e professora da Universidade, Gisele Coelho Lopes, é egressa da primeira turma do curso de Comércio Exterior e falou sobre os desafios e aprendizados ao longo da graduação. “Esta noite é muito importante para a Unesc e para o curso de Comércio Exterior. Eu olho para traz e vejo que valeu a pena. Não me arrependi de ter tomado a minha decisão de investir na carreira de administradora. Se você tem um projeto de vida e ele está calcado em esforço e dedicação, vai dar certo. Cada dia dedicado em prol da sua formação, vale a pena. Cada dia dedicado à profissão, vale a pena. Acredito na transformação das organizações e do trabalho do administrador em prol das pessoas, dos processos e das melhorias contínuas para fazer a diferença”, comenta.
A coordenadora do curso de Administração e Administração – habilitação em Comércio Exterior, egressa da segunda turma de Comércio Exterior, Izabel de Souza, saudou e agradeceu aos estudantes, professores e egressos, apresentou os professores e salientou a união de todos como base para o desenvolvimento de um curso forte. “Há 20 anos, a Unesc, pioneira na região, olhou para o mercado que se abria e para a necessidade do Sul do Estado, abriu um curso para colaborar com o desenvolvimento da região e com a formação de profissionais capacitados para darem a sua contribuição com o desenvolvimento regional”.
Para o acadêmico da quinta fase de Comércio Exterior Gabriel Dimer, de Sombrio, é um orgulho fazer parte desta história. “Sempre gostei de conhecer culturas e um dia vi uma pessoa negociando em mandarim com uma profissional chinesa. Isso despertou em mim a vontade de trabalhar com comércio exterior e conviver nesse ambiente globalizado. Fui pesquisar e encontrei o curso da Unesc com boas referências e oportunidades. É muito bom estar fazendo parte desta história”, afirma.
O evento comemorativo aos 20 anos de Comércio Exterior da Unesc teve ainda a presença do coordenador adjunto do curso, Jean Peterson Rezende, e do representante do Centro Acadêmico do curso, Henrique Richard Cortez Cunha.
Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 17 de abril de 2019 às 10:13Noite de diálogos e autógrafos no lançamento do catálogo da 3ª Coletiva de Artistas do Sul
Um resgate da arte no lançamento do catálogo da 3ª Coletiva de Artistas do Sul. Em 2017, a Unesc abriu suas portas para a cultura regional. Quem passou pelo Espaço Cultural “Toque de Arte”, no hall do Bloco Administrativo da Universidade, conheceu o trabalho de 20 artistas Sul catarinenses em pintura, instalação, objeto, fotografia, escultura, computação gráfica, serigrafia, xilogravura e desenho.
Na noite desta quarta-feira (17/4), o Setor Arte e Cultura da Unesc reunirá os autores presentes na Coletiva para a “Noite de diálogos e autógrafos dos artistas e curadores”. Aberto ao público, o evento ocorrerá a partir das 20 horas no hall do Bloco Administrativo da Instituição.
A coordenadora do Setor Arte e Cultura e uma das organizadoras do evento, Amalhene Baesso Reddig, avalia a iniciativa como uma valorização dos artistas do Sul de Santa Catarina. “A Universidade abre suas portas para a arte e a cultura da região. Um dos diferenciais é que os artistas recebem um cachê cultural, uma forma de apoio por suas produções”, explica.
A exposição também é organizada pela coordenadora da Sala Edi Balod, Daniele Zacarão, e o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus. Estarão presente os artistas Alan Cichela, Alenir Fernandes, Alexandre Antunes, Andressa Gomes, Artur Cook, Bel Duarte, Bruna Ribeiro, Bruno Espindola, CJ Bonroy, Dona Dila, Edi Balod, Eduardo Peixoto, Gianna Rech, Judh, Leandro Jung, Neumaier, Neusa Milanez, Odete Calderan, Rafaela Citadin e Wagner da Silva.
União pela arte e cultura
A Coletiva que reúne artistas da região Sul é realizada por uma parceria entre a Universidade e o Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, e recebe auxílio financeiro da Betha Sistemas, da Anjo Tintas e do Bistek Supermercados.
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 16 de abril de 2019 às 17:21Museu de Zoologia e Anima realizam roda de conversa com representantes indígenas
A Universidade receberá nesta quarta-feira (17/4), representantes da aldeia Tekoa Marãngatú de Imaruí, para uma roda de conversa sobre a vida na aldeia e a cultura indígena. O encontro, que ocorrerá às 14 horas no Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, é uma promoção do Museu em parceria com o Anima (Programa de Relações Colaborativas e Valorização Humana) da Unesc e é aberto ao público em geral.
Além dos representantes indígenas, o evento terá a participação de profissionais de áreas do conhecimento como História, Arqueologia, Biologia, Sociologia e Pedagogia.
Segundo a coordenadora do Museu de Zoologia, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, o evento é alusivo ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril, e tem como objetivo tratar de questões culturais como costumes, arte, língua, crenças e, sobretudo, a ligação dos índios com a fauna. “Além do conhecimento sobre suas tradições e seus hábitos serão abordadas também as dificuldades que as comunidades indígenas enfrentam nos dias de hoje”, conta.
Além da roda de conversa, o Museu e o Anima realizarão uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis, roupas e vestimentas em geral em prol da aldeia. Os interessados em colaborar, podem entregar as doações nesta terça e quarta-feira (16 e 17/4) no Museu, localizado na sala 8 do Bloco da Biblioteca.
Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 16 de abril de 2019 às 16:36Aciva recebe Unesc para convite especial da Universidade
A Unesc está chegando com ainda mais força ao Vale do Araranguá em 2019. A partir do próximo mês, a Universidade contará com um polo Unesc Virtual na cidade para oferecer cursos de Graduação, Pós-graduação, Cursos de Curta Duração e Cursos Corporativos no modelo EAD (Ensino a Distância). A novidade, que está sendo oferecida a partir de uma parceria firmada entre a Unesc e a FVA (Faculdade do Vale do Araranguá), foi anunciada na manhã desta terça-feira (16/04) na Aciva (Associação Empresarial de Araranguá e do Extremo Sul Catarinense) para empresários e imprensa. O café da manhã especial com os parceiros na Cidade das Avenidas foi um primeiro encontro para formalizar o convite para que todos participem do lançamento oficial do projeto Unesc Virtual, que será realizado no Clube Grêmio Fronteira, no dia 7 de maio às 20h.
Ao deixar o convite, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destacou o engajamento de toda a equipe na formação de uma forma diferenciada de oferecer o Ensino a Distância. “Depois de muito pensar, pesquisar, discutir e trabalhar chegamos em uma proposta muito qualificada e muito diferenciada. Nós queremos trazer algo com a expertise da Unesc, mas com os diferenciais que o EAD pode nos oferecer, sem perder a excelência”, salientou.
Conforme Luciane, essa é apenas uma parte do que a Unesc poderá proporcionar ao Vale do Araranguá. “Ao encontrarmos aqui um solo fértil, poderemos expandir essas parcerias para uma cartela ainda maior de oportunidades como a implementação de uma unidade do nosso Museu de Zoologia, ações voltadas à Cultura e uma unidade da Casa de Cidadania, por exemplo, além inúmeros outros projetos que poderão estar aqui também”, acrescentou.
Para Robson Pacheco, coordenador de Ensino e Pesquisa da FVA, a parceria com a Unesc já pode ser considerada positiva para todos os envolvidos. “Estamos muito felizes, pois, sabendo de todo o potencial que a Unesc tem, sentimos uma confiança e uma certeza de que não vai dar certo no futuro, mas, sim, já deu certo agora. Nosso intuito é fazer com que Araranguá continue a se tornar um polo educacional”, completou.
Para o prefeito de Araranguá, Mariano Mazzuco, a notícia da chegada do EAD da Unesc é algo a ser comemorado. “Vejo o Ensino, a Pesquisa e a Extensão como tudo o que precisamos no Brasil. Não consigo vislumbrar o crescimento do país se não for por esse caminho. Dessa forma, só temos a agradecer à Unesc por nos presentear com essa aproximação”, comentou.
Norberto Rizzotto, representando o presidente da Aciva, André Serafim, agradeceu a iniciativa da Unesc em levar para Araranguá o ensino de excelência da Universidade. “Vejo com bons olhos que a Unesc esteja vindo para a nossa cidade para trazer conhecimento com essa estrutura que a Universidade tem hoje e que pode contribuir de inúmeras maneiras com o desenvolvimento da região. Estamos muito atentos a tudo o que a educação pode nos proporcionar e dispostos a colaborar em tudo o que for possível”, garantiu.
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 16 de abril de 2019 às 16:08Unesc contribui com reinvindicações pelo desenvolvimento do Sul de Santa Catarina
A Unesc esteve presente em mais um momento de avanços para o desenvolvimento da região. Na tarde desta segunda-feira (15/4), os oito deputados que integram a bancada do Sul catarinense receberam as principais demandas das classes empresarial, social, política e educacional de Criciúma e região. O encontro foi realizado na Acic (Associação Empresarial de Criciúma) e as áreas de infraestrutura, logística, saúde e inovação tiveram destaque.
Resultados positivos e Centro de Inovação como prioridade
Em mais um momento de debates pelo Sul, as instituições e autoridades abordaram a conclusão do Plano de Desenvolvimento Regional e a instalação do Centro de Inovação em Criciúma, como forma de transformar a matriz econômica da região.
“O resultado foi positivo. Foram estabelecidos diálogos de apoio ao Sul catarinense e propostas pautas em comum, que beneficiarão toda a região. Dentro deste momento, identificamos dois pontos de extrema importância. O Plano de Desenvolvimento, que ditará o futuro do Sul, e o Centro de Inovação, que fomentará novas ideias, novos negócios e os novos rumos da economia e da inovação no Sul”, afirma a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
O presidente da Acic, Moacir Dagostin, também frisou a necessidade do Plano de Desenvolvimento Regional e do Centro de Inovação de Criciúma. “São de grande importância para que possamos trilhar os caminhos do futuro na região, criando novas possibilidade de crescimento”, destaca.
O prefeito de Criciúma e presidente da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Clésio Salvaro, detalhou o momento atual de obras na região e apresentou reivindicações aos oito deputados que integram a bancada do Sul. Ele lembra que os 12 municípios da região representam uma população de mais de 450 mil habitantes e que as obras solicitadas são prioritárias para o desenvolvimento regional.
Também estiveram presentes no encontro a deputada estadual Ada Faraco de Luca; os deputados estaduais Felipe Estevão, Jessé Lopes, José Milton Scheffer, Luiz Fernando Vampiro, Rodrigo Minotto; o presidente da Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina), deputado Júlio Garcia; e o deputado federal Ricardo Guidi.
Unesc pela inovação
Durante o encontro, o presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Mario Gaidzinski, entregou um documento à bancada do Sul, reforçando a importância da implantação do Centro de Inovação e sugerindo que o Governo do Estado fomente a conclusão das obras do Complexo Educacional Nereu Guidi, prédio de propriedade da Unesc, que cederá o espaço para a construção do Centro.
A força do Sul
Destacado por Dagostin, em 2018 as principais instituições e personalidades políticas do Sul promoveram uma campanha pelo voto regional, denominada Vote pelo Sul, que cooperou na eleição dos representantes. O resultado foi de oito deputados estaduais e três federais eleitos.
As principais prioridades de Criciúma e região
- Revitalização da Rodovia Jorge Lacerda;
- Revitalização da Serra do Rio do Rastro (Recuperação de todo o pavimento, incluindo o asfalto e sistemas de drenagens, iluminação, sinalização e pinturas);
- A quarta parte do Anel de Contorno Viário De Criciúma (com 2,6km, ligando o viaduto do Bairro Vila Zuleima à Rodovia Luiz Lazzarin, no Distrito do Rio Maina);
- Pavimentação da Rodovia Jacob Westrup (Total de 12km, faltam 8km);
- Conclusão da Rodovia SC-442 – que liga Cocal do Sul ao distrito de Estação Cocal em Morro da Fumaça. Com 10,8 km, sendo 7,5 km já pavimentado, e restando a ser pavimentado 800 mt, do lado Cocal do Sul; e 2,5 km, do lado Estação Cocal;
- Rodovia Olívio Cechinel SC-445 – Necessidade de duas pontes de ligação da ciclovia;
- Obras Complementares da Via Rápida (Uma alça em viaduto; Urbanização, drenagem, sinalização, iluminação e pinturas; Serviço de manutenção, roçadas);
- Anel Viário de Cocal Do Sul (16,5 km de rodovia duplicada, do Centro de Urussanga ao Anel Viário de Criciúma);
- Urussanga / Lauro Müller – SC 440, via comunidade de Santana (10 km a serem pavimentados);
- Rodovia “Leste / Oeste” (Criciúma-Içara-BR101: São 9,6 Km ligando Esplanada, em Içara; à BR 101 e à Via Rápida no Bairro N. Senhora da Salete em Criciúma);
- Desenvolvimento Regional (Pautar as ações para um desenvolvimento econômico e social de forma equilibrada e sustentável);
- Concessão à iniciativa privada do trecho Sul, com distância entre as praças de pedágio e valores das taxas equivalentes aos da concessão do trecho Norte;
- Anel de Contorno Viário de Biguaçu-São José-Palhoça.
- Conclusão da Serra da Rocinha;
- Conclusão da Serra do Faxinal;
- Centro de Inovação de Criciúma;
- Saúde: Fortalecimento e ampliação dos procedimentos de Média e Alta Complexidade-MAC, com mais leitos de UTIs, cirurgias, exames, transplantes, diminuindo o serviço de ambulancioterapia.
Aeroporto Regional de Jaguaruna
- Infraestrutura de operação e de segurança;
- Terminal de carga;
- Novos voos.
Porto de Imbituba
- Atração de novas rotas
- Integração dos modais de transporte
Com informações de Deize Felisberto - Assessoria de Imprensa da Acic e Antonio Rozeng - Assessoria de Imprensa da Amrec
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 16 de abril de 2019 às 15:38
Newsletter
RSS