AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc realiza ações comunitárias no bairro Santa Luzia

Unesc realiza ações comunitárias no bairro Santa Luzia
Atividades envolveram cinco cursos da Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc, com o seu caráter comunitário, realizou no último sábado (13/4) ações comunitárias no bairro Santa Luzia, em Criciúma. A atividade ocorreu no período da manhã e reuniu acadêmicos de cinco cursos da Universidade.

O curso de Odontologia ofereceu orientações e avaliações sobre saúde bucal, o curso de Enfermagem realizou aferição de pressão e orientações gerais sobre hipertensão, já o curso de Farmácia realizou testes de glicemia, os cursos de Educação Física e Nutrição também participaram da ação.

A ação foi promovida pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 17 de abril de 2019 às 18:20
Compartilhar Comente

Acadêmicos da Unesc participam do Programa Estágio-Visita na Alesc

Acadêmicos da Unesc participam do Programa Estágio-Visita na Alesc
Atividade foi promovida pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Com o objetivo da inserção estudantil no meio político, acadêmicos da Unesc participaram, nesta última semana (15 a 17/4), da terceira edição do Programa Estágio-Visita, promovido pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira. O encerramento da atividade ocorreu nesta quarta-feira (17/4) em reunião com o presidente da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina), deputado Julio Garcia.

Durante três dias, 65 universitários de 34 municípios diferentes participaram de diversas atividades na Casa com o objetivo principal de conhecer as atribuições do Parlamento e as atividades dos deputados estaduais. Entre os 65 estudantes, 33 cursam Direito. Os demais são de diversas áreas, como engenharia, administração pública, tecnologia em gestão pública, pedagogia, cinema, design, educação física, entre outros cursos.

Entre as atividades desenvolvidas no programa está a participação em palestras, acompanhamento de sessões parlamentares e atividades no sentido de desenvolvimento de Projetos de Lei. “Foi uma experiência muito bacana, em que tivemos a oportunidade de conhecer melhor os mecanismos do legislativo estadual”, comentou o acadêmico de Direito da Unesc João Batista.  

Conforme a acadêmica de Direito da Unesc Renilda de Oliveira, são essas oportunidades que nos dão a segurança para atuar na nossa futura profissão. “Só tenho que agradecer aos deputados pelo aprendizado que recebemos”, enfatizou.

O presidente Julio Garcia, ao falar com os acadêmicos, ressaltou que o programa representa uma de suas metas, a interação do Parlamento com a sociedade. “É importante para esses acadêmicos verem como funciona o Poder Legislativo e quem sabe no futuro não estará um deles aqui na Assembleia Legislativa. ”, pontuou. Ao responder sobre qual é o maior desafio em ser presidente do Legislativo, Garcia afirmou que a maior virtude do homem público é estar se adequando aos novos tempos, lembrando que a cada tempo as cobranças mudam.

A gestora do Núcleo de Educação para a Democracia da Escola do Legislativo, Léa Medeiros Cardoso, considerou a terceira edição do Programa Estágio-Visita um encontro muito produtivo e participativo. Disse que eles tiraram dúvidas sobre os trabalhos do Parlamento, participaram de várias atividades e, além disso, que os acadêmicos receberão um certificado de participação.

Colaboração: Ney Bueno/Agência AL/Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina

Vitor Netto – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 17 de abril de 2019 às 17:46
Compartilhar Comente

Informática para a melhor idade forma nova turma

Informática para a melhor idade forma nova turma
Entrega dos certificados ocorreu na tarde desta quarta-feira (17/4) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O momento certo para começar a vida digital é agora. Foi com este pensamento que os 25 formandos do projeto “Informática para a melhor idade” concluíram os seis meses de curso. Na tarde desta quarta-feira (17/4) ocorreu a entrega dos certificados aos concluintes, que iniciaram seus estudos em agosto de 2018 e participaram da última aula nesta terça-feira (16/4).

O projeto de extensão da Universidade, envolvendo os cursos de Ciências da Computação e Jogos Digitais, é realizado desde 2013 e já formou mais de 260 idosos. O objetivo é incluir os participantes com lições sobre o uso de computadores, celulares e redes sociais.

Segundo a coordenadora da iniciativa, Merisandra Côrtes de Mattos Garcia, o resultado vai além de informações técnicas básicas, é uma nova forma de se comunicar e reflete principalmente na qualidade de vida. “Eles desvendaram um novo universo. Que esta busca não se encerre por aqui, continuem aprendendo e se inserindo neste mundo tecnológico”, disse a coordenadora.

Entre os motivos para participar, foram elencados os desejos de conseguir entrar na internet sem precisar de ajuda, utilizar ferramentas eletrônicas nas atividades do trabalho, como acessar e-mails com mais facilidade, fazer pedidos de vendas e utilizar as redes sociais para conversar com os parentes.

Para Merisandra, as aulas já mudaram a realidade de muitos dos alunos e esta é uma forma de a Universidade retribuir na prática para a comunidade. “Temos exemplos claros do quanto isso significa em aprendizado, em melhora na vida social dos alunos, além é claro, da questão cognitiva por estar em processo de aprendizado. Para nós é muito bom tê-los aqui”, completou.

Durante o curso, o projeto foi ministrado pelas bolsistas Natalia Souza e Ana Saldanha e pelos monitores Breno Francisco, Leoquina Figueiredo e Jessica Silva. Participaram da cerimônia o assessor de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Rafael Amaral; a coordenadora de Ciências da Computação, Ana Claudia Garcia Barbosa; e os professores Mário Ricardo Guadagnin e Ricardo Bittencourt.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de abril de 2019 às 16:33
Compartilhar Comente

Unesc em recesso de Páscoa a partir de quinta-feira

Unesc em recesso de Páscoa a partir de quinta-feira
Universidade retomará as atividades na segunda-feira (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc entra em recesso de Páscoa a partir desta quinta-feira (18/4). As aulas, os setores administrativos, a Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), as secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao trabalho em horário normal somente na segunda-feira (22/3). As atividades do Colégio Unesc também acompanharão o recesso da Universidade.

As Casas da Cidadania, o PAC (Posto de Atendimento e Conciliação), o CPJ (Centro de Prática Jurídica), a UJC (Unidade Judiciária de Cooperação) e o CPC (Centro de Práticas Contábeis), que são serviços prestados à comunidade e supervisionados pelos cursos de Direito e Ciências Contábeis, respectivamente, também estarão de recesso junto à Universidade

Já as Clínicas Integradas contam com horário diferenciado. Os serviços vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, que são o Nuprevips (Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde), Farmácia Escola e Ambulatórios de Feridas, trabalharão normalmente na quinta-feira. Os demais serviços das Clínicas e do CER (Centro Especializado em Reabilitação) II estarão suspensos.

O Iparque (Parque Científico e Tecnológico), trabalhará normalmente na quinta-feira (18/4), das 8h às 17h. 

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 15 de abril de 2019 às 18:00
Compartilhar Comente

Unesc realiza 1ª Conferência Universitária de Saúde

Unesc realiza 1ª Conferência Universitária de Saúde
Evento conta com três eixos temáticos envolvendo “Democracia e Saúde” (Foto: Arquivo) Mais imagens

O ano de 2019 é um período de debates em torno da saúde pública, com a realização de conferências de saúde em todo o território nacional. Tendo isso em vista, a Unesc realizará no dia 25 de abril a 1ª Conferência Universitária de Saúde. O evento, que ocorrerá no Auditório Ruy Hülse das 8 às 16 horas, contará com debates sobre o tema, com a palestra do professor doutor Flávio Magajewski e com o lançamento oficial da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva.

A conferência da Unesc abordará o tema central das demais conferências, “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. “O objetivo do evento é debater com a comunidade acadêmica assuntos relacionados à saúde pública”, explica o assessor de Extensão da Universidade e membro da comissão organizadora, Rafael Amaral.

O evento contará também com a palestra “Democracia e Saúde” do médico e professor doutor Flávio Magajewski que fará uma retrospectiva sobre o assunto e introduzirá a discussão dos eixos temáticos do evento: Saúde como Direito; Consolidação dos Princípios do SUS; Financiamento Aquedado e Suficiente do SUS.

Após a palestra, no período da tarde, os participantes serão separados em grupos para que sejam realizadas discussões sobre os assuntos. No final do evento, os resultados levantados serão discutidos e posteriormente direcionados para a Conferência Estadual de Saúde.

As inscrições podem ser realizadas no site da Unesc por meio do formulário. O evento será gratuito e aberto para professores, estudantes e profissionais. “É importante que toda a Instituição, todas as áreas do conhecimento, junto com a os membros externos, participem e que contribuam para o debate em saúde pública”, comenta Amaral.

Liga Acadêmica de Saúde Coletiva

Durante a conferência, será lançada oficialmente a Liga Acadêmica de Saúde Coletiva. Organizada por membros do Núcleo de Saúde Coletiva, em parceria com o Programa de Residência Multiprofissional, o grupo realiza encontros mensais com o propósito de gerar discussões com acadêmicos e profissionais em assuntos relacionados à Saúde Coletiva.

A 1ª Conferência Universitária de Saúde é uma realização da Reitoria da Unesc e da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, em parceria com o Núcleo de Saúde Coletiva, o Programa de Residência Multiprofissional e o DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unesc.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 17 de abril de 2019 às 14:17
Compartilhar Comente