AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Projeto Tigrinhos chega a Passo de Torres

Projeto Tigrinhos chega a Passo de Torres
Unesc, Criciúma Esporte Clube e a Prefeitura assinaram convênio nesta segunda-feira (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Uma parceria entre a Unesc, o Criciúma Esporte Clube e a Prefeitura de Passo de Torres levará esporte, educação e cidadania às crianças do município Sul Catarinense. A assinatura do convênio “Projeto Tigrinhos: aqui nasce um sonho” foi realizada em encontro na tarde desta segunda-feira (1º/4), na Universidade.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, representou a Unesc durante o encontro e destacou o impacto do projeto nas comunidades. “É uma bela iniciativa, com foco no esporte, na disciplina e na educação. Percebemos o avanço e as conquistas positivas na vida dos participantes”, destacou.

O prefeito de Passo de Torres, Jonas Gomes de Souza, avaliou a parceria como uma conquista para o município e ressaltou os trabalhos da Universidade no Sul Catarinense. “Para nossa realidade, o Projeto contribuirá de forma positiva. A imagem da Unesc e do Criciúma trarão um novo estímulo aos nosso profissionais e cidadãos. Será uma oportunidade de grande importância para a promoção da cidadania”, frisou.

Avanços importantes

Em 2018, o Tigrinhos passou por mudanças. Segundo o coordenador do Projeto na Unesc, Bruno Colombo, os novos municípios participantes já poderão perceber o foco na qualidade e na estrutura da iniciativa. “As mudanças possibilitam parcerias estratégicas para avançarmos com o projeto. O esporte faz parte do nosso cotidiano e vamos continuar utilizando-o como ferramenta de formação social”, explicou.

Também estiveram presentes o coordenador do curso de Educação Física da Universidade, Joel Modesto Casagrande, e o secretário de esportes de Passo de Torres, Alan Constante.

A parceria

O convênio, assinado por lideranças das instituições participantes, garante a disponibilidade de monitores, estrutura e transporte por parte do município. A Unesc contribuiu com professores, organização de centros de treinamentos e as metodologias de treinos. O Criciúma será responsável por disponibilizar o material para treinos, jogos, supervisionar o Projeto e organizar eventos.

O Tigrinhos já atende 17 municípios. Em Passo de Torres, a iniciativa já é aguardada por 80 crianças de 10 a 14 anos.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 01 de abril de 2019 às 17:24
Compartilhar Comente

Curso de Ciências Contábeis promove capacitação para acadêmicos

Curso de Ciências Contábeis promove capacitação para acadêmicos
Foco do encontro foi na doação para o Fundo da Infância e da Adolescência (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Conscientizar os acadêmicos de Ciências Contábeis sobre a importância da doação do contribuinte para o FIA (Fundo da Infância e da Adolescência) no momento da declaração do IR (Imposto de Renda) é o foco de capacitações realizadas há dois anos pelo curso. Na última quinta-feira (28/3), estudantes estiveram reunidos no CPC (Centro de Práticas Contábeis) para debaterem sobre o assunto e tirarem dúvidas com professores e representantes de entidades que podem ser beneficiadas com a doação.

A oficina é uma iniciativa do PEGC (Programa de Extensão em Gestão Contábil) do curso e, na edição de 2019, foi ministrada pelos professores Manoel Menegali e Andreia Cittadin, com o apoio dos bolsistas do programa.

Durante a acolhida aos participantes da capacitação, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, enfatizou a importância da conscientização dos estudantes e egressos do curso em relação ao seu papel como contador e como agentes facilitadores de mudanças para um contexto da igualdade social.

O presidente do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Criciúma), Edevilson Manoel Pereira, que também é presidente da Associação Academia de Futebol Criciúma, contou que em 2018 a Associação conseguiu manter 163 jovens com recursos recebidos diretamente do FIA. “Infelizmente alguns profissionais da contabilidade ainda são resistentes a instruir ou convencer seus clientes a doarem parte do imposto a pagar ou a restituir para o FIA. Nesse contexto, o programa de extensão do curso de Ciências Contábeis da Unesc é de fundamental importância, pois ensina os futuros contadores a darem sua contribuição à sociedade por meio da instrução aos usuários a doarem parte do IR ao FIA”.

A capacitação teve ainda a presença da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Sônego; da assessora da Diretoria de Ensino de Graduação, Michele Gonçalves; e de representantes de entidades como Bairro da Juventude, Casa dos Sonhos, Casa da Infância Associação Beneficente, Hospital São José, Abadeus, Casa Guido, Mover das Águas, Afasc, Secretaria de Assistência Social de Criciúma e profissionais ligados direta ou indiretamente à Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 01 de abril de 2019 às 12:53
Compartilhar Comente