Curso de Ciências Contábeis promove capacitação para acadêmicos
Conscientizar os acadêmicos de Ciências Contábeis sobre a importância da doação do contribuinte para o FIA (Fundo da Infância e da Adolescência) no momento da declaração do IR (Imposto de Renda) é o foco de capacitações realizadas há dois anos pelo curso. Na última quinta-feira (28/3), estudantes estiveram reunidos no CPC (Centro de Práticas Contábeis) para debaterem sobre o assunto e tirarem dúvidas com professores e representantes de entidades que podem ser beneficiadas com a doação.
A oficina é uma iniciativa do PEGC (Programa de Extensão em Gestão Contábil) do curso e, na edição de 2019, foi ministrada pelos professores Manoel Menegali e Andreia Cittadin, com o apoio dos bolsistas do programa.
Durante a acolhida aos participantes da capacitação, a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, enfatizou a importância da conscientização dos estudantes e egressos do curso em relação ao seu papel como contador e como agentes facilitadores de mudanças para um contexto da igualdade social.
O presidente do CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Criciúma), Edevilson Manoel Pereira, que também é presidente da Associação Academia de Futebol Criciúma, contou que em 2018 a Associação conseguiu manter 163 jovens com recursos recebidos diretamente do FIA. “Infelizmente alguns profissionais da contabilidade ainda são resistentes a instruir ou convencer seus clientes a doarem parte do imposto a pagar ou a restituir para o FIA. Nesse contexto, o programa de extensão do curso de Ciências Contábeis da Unesc é de fundamental importância, pois ensina os futuros contadores a darem sua contribuição à sociedade por meio da instrução aos usuários a doarem parte do IR ao FIA”.
A capacitação teve ainda a presença da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Sônego; da assessora da Diretoria de Ensino de Graduação, Michele Gonçalves; e de representantes de entidades como Bairro da Juventude, Casa dos Sonhos, Casa da Infância Associação Beneficente, Hospital São José, Abadeus, Casa Guido, Mover das Águas, Afasc, Secretaria de Assistência Social de Criciúma e profissionais ligados direta ou indiretamente à Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
01 de abril de 2019 às 12:53
Newsletter
RSS