AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Expertise da Unesc contribui com conferências de saúde da região

Expertise da Unesc contribui com conferências de saúde da região
Nesta quinta-feira (04/04) três profissionais da Universidade colaboraram nos eventos de Içara, Forquilhinha e Balneário Rincão (Fotos: Giovane Marcelino/Içara) Mais imagens

A expertise da Unesc nos assuntos que dizem respeito à saúde foi compartilhada de forma especial nesta quinta-feira (04/04). Neste dia, três profissionais da Universidade contribuíram com conferências de Saúde. A reitora Luciane Bisognin Ceretta palestrou no evento de Içara, o professor Jacks Soratto, do PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva), em Forquilhinha e a professora Ioná Viera Bez Birolo, coordenadora do curso de Enfermagem, ao lado de residentes, em Balneário Rincão.

Na 7ª Conferência Municipal de Saúde de Içara a reitora da Universidade foi responsável por abordar o tema definido a nível nacional “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”.  Luciane destacou que o Sistema Único de Saúde representa uma conquista da sociedade brasileira, pois promove a justiça social, com atendimento a todos os indivíduos, sendo o maior sistema público de saúde do mundo com milhares de pessoas que vivem em sua dependência.

Essa é a 16ª da Conferência a nível nacional, evento que acontece a cada quatro anos.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 04 de abril de 2019 às 15:08
Compartilhar Comente

Unesc e Associação de Portadores de Distrofias Musculares firmam parceria

Unesc e Associação de Portadores de Distrofias Musculares firmam parceria
Pacientes receberam as boas-vindas de professores e alunos de Fisioterapia (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os usuários da Ascadim (Associação Sul Catarinense de Familiares, Amigos de Portadores de Distrofias Musculares Progressivas), utilizarão o espaço do Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas da Unesc para receber atendimento de fisioterapia três vezes por semana. Recentemente, a Universidade e a associação firmaram uma parceria para que as atividades da associação fossem realizadas no Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas enquanto sua nova sede é construída.

Nesta quarta-feira (3/4), os portadores de distrofias musculares receberam as boas-vindas de alunos do curso de Fisioterapia (que acompanharão os atendimentos feitos pela profissional da Ascadim), da coordenadora do curso, Ariete Minetto, da coordenadora dos Estágios de Fisioterapia da Unesc, Évelin Vicente e da Enfermeira do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Maria Madalena Santiago.  

Segundo Ariete, a parceria colaborará com a formação dos acadêmicos e com o estreitamento dos laços com a associação. “Está sendo uma experiência muito positiva. Como a Ascadim nasceu dentro do curso de Fisioterapia da Unesc, ela está retornando à casa. Temos acadêmicos que estão estudando a parte de Ortopedia e Neurologia e poderão ampliar o conhecimento tendo contato com os pacientes. Além da integração de alunos e professores com a comunidade e a possibilidade de pesquisas acadêmicas”.

O presidente da Ascadim, Ednom Luiz Jeremias, conta que a ideia da associação nasceu há 15 anos com pacientes que faziam fisioterapia na Unesc. “Este ano, estreitamos ainda mais os laços, ao estarmos ocupando o espaço físico enquanto construímos a nossa sede. Nossa intenção é propormos novas parcerias com a Instituição, com outras especialidades da saúde, estágios e pesquisas”, afirma. Jeremias conta que a Ascadim é referência no Sul do país em atendimento a portadores de distrofias musculares e que o trabalho é realizado por uma rede de voluntários e profissionais da área da saúde, com parcerias com as prefeituras da região. Na Ascadim os portadores de distrofias musculares recebem atendimento gratuito de Fisioterapia, Psicologia e Medicina.

Gabriela Jeremias, egressa do curso de Fisioterapia da Unesc, é a profissional responsável pelo tratamento na Ascadim e entrou na associação após um estágio realizado enquanto era estudante da Universidade. “É uma grande emoção voltar para a Unesc e utilizar esse ótimo espaço para a fisioterapia dos pacientes da Ascadim. Hoje temos 18 pessoas que fazem fisioterapia, mas temos 31 pessoas de todo o Estado cadastradas na associação”, comenta.

O acadêmico da nona fase do curso de Fisioterapia da Unesc, José Luiz Rodrigues Pereira, afirma que desenvolver atividades no mesmo espaço em que os portadores de distrofias musculares são atendidos, agrega em novos conhecimentos. “É uma vivência importante para nós. São pacientes que ainda não estamos acostumados a tratar e estando perto deles, temos um novo conhecimento. Aqui se tem casos de pessoas que possuem a doença há bastante tempo e apresentam uma longevidade maior com o tratamento recebido. A gente consegue ver a eficiência da fisioterapia na prática”.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 04 de abril de 2019 às 11:44
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Artes Visuais visitam o Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz – LAPIS

Na última segunda-feira (1º/4), na aula de Arte Brasileira do curso de Artes Visuais - Bacharelado, aconteceu uma visita ao Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schimitz (Lapis) da Unesc, localizado no Iparque (Parque científico e tecnológico), com o objetivo de ampliar as possibilidades de compreensão sobre a arqueologia enquanto uma ciência interdisciplinar que visa o estudo das atividades humanas pré-históricas e históricas, estabelecendo relações com as origens da arte brasileira. Com o interesse de melhor compreender os vestígios associados às ocupações dos grupos humanos em um determinado espaço e tempo, os acadêmicos tiveram acesso à conhecimentos fruto de pesquisas arqueológicas de grande valor.

Do lugar de artistas em formação que estão estudando a arte brasileira, foram formuladas perguntas envolvendo a Arte Rupestre nas Encostas da Serra do Sul de Santa Catarina e seus registros. O Professor Doutor Juliano Bitencourt Campos, além de uma aula expositiva, abriu espaços para perguntas e fez algumas demonstrações com objetos que auxiliaram na abordagem dos conhecimentos socializados. Conhecer a reserva técnica no setor com materiais da cultura Guarani foi a última etapa da visita e motivou alguns acadêmicos/artistas a estreitarem relações entre essas produções históricas e suas poéticas pessoais.

Participaram da visita de estudos os acadêmicos da disciplina Arte Brasileira da 5ª fase do curso de Artes Visuais - Bacharelado e a professora Ma. Silemar Maria de Medeiros da Silva, com o objetivo de atender às necessidades dos acadêmicos da disciplina no sentido de ampliar seus conhecimentos sobre a cultura dos índios de Santa Catarina.

"O objetivo da divulgação é informar a comunidade sobre as possibilidades que o curso de Artes Visuais vem oferecendo aos seus acadêmicos no sentido de melhor formar seus profissionais. Evidenciar o Lapis como um rico espaço de conhecimento interdisciplinar que pode fomentar outras visitas, agradecê-lo pela acolhida e parabenizá-lo pelo trabalho desenvolvido e em desenvolvimento", explica Silemar.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 03 de abril de 2019 às 19:43
Compartilhar Comente

Unesc e Associação Empresarial e Industrial de Sombrio juntas pelo desenvolvimento regional

Unesc e Associação Empresarial e Industrial de Sombrio juntas pelo desenvolvimento regional
Acordo foi firmado na tarde desta quarta-feira (3/4) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O Escritório de Negócios da Unesc firmou, na tarde desta quarta-feira (3/4), uma parceria com a Acis (Associação Comercial e Industrial de Sombrio). O convênio, que garante Descontos Coorporativos aos colaboradores de 98 instituições associadas, expandirá as possibilidades dos conveniados. "Da grande à pequena empresa, nossa região tem potencial para seguir crescendo. O conhecimento presente na Unesc será fundamental para expandirmos nossos horizontes", afirmou o presidente da Associação, Gustavo Veiga da Silva.

O acordo, formalizado na sede da Acis, garante aos associados um desconto de 20% na mensalidade da graduação e da pós-graduação. Os dependentes também podem ser beneficiados pela parceria com 20% de desconto na graduação e no colégio Unesc e 15% nas mensalidades da pós-graduação.

O gerente do Escritório de Negócios, Henrique Vargas, explica que a parceria não se restringe ao desconto, mas pode ser utilizada como ferramenta das indústrias e empresas da região. "É uma porta de entrada para conversas. A partir da assinatura, buscamos entender as necessidades regionais de cada instituição e ofertar possibilidades, como os cursos de extensão de curta e média duração", destacou Vargas.

Futuras parcerias

A possibilidade de elevar a parceria, logo chamou a atenção os representantes da Acis. Segundo Silva, a capacitação de líderes é a principal preocupação dos associados. "Existem pontos de grande importância a serem trabalhados. Nossos colaboradores contam com o conhecimento técnico, mas necessitam de informações quanto a gestão de pessoas. Sabendo disso, queremos trazer o estudo, a qualificação tecnológica e a visão do futuro aos funcionários das empresas da região", explicou o presidente.

Parque Científico e Tecnológico

Também em busca de conhecimento científico, o presidente da Associação confirmou uma pré-agenda ao Iparque (Parque Científico e Tecnológico). As lideranças empresarias da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) serão convidadas a visitar a Universidade e conhecer os serviços prestados. "Do equipamento de ponta ao profissional qualificado, encontramos no Iparque a solução para a indústria e o incentivo necessário para empreender. Seja no ramo químico, de construção ou ambiental, temos uma estrutura de excelência para atender as demandas da região", destacou o gerente do Escritório de Negócios.

Desconto Corporativo

Voltado para empresas, sindicatos e associações, o Desconto beneficia colaboradores e se estende aos familiares e dependentes. “A oportunidade oferece um desconto especial estabelecido em edital a cada semestre para novos ingressantes da Universidade. Para saber mais, basta entrar em contato no e-mail comercial@unesc.net ou no telefone 3431-2674”, explica a consultora comercial da Unesc, Monique Romancini.

Para tratar sobre o Desconto Corporativo, o Escritório também realiza atendimento via WhatsApp (48) 99915-0433. Também participou do encontro a conselheira fiscal da Acis, Maiara Duarte Cardoso. Ela é egressa do curso de Administração da Universidade.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 03 de abril de 2019 às 18:08
Compartilhar Comente

Projeto da Unesc discute habilidades socioemocionais

Projeto da Unesc discute habilidades socioemocionais
Atividade foi realizada na escola Adolfo Back, em Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc realizou, na última semana, o primeiro encontro do projeto “Soft Skills em contextos de vulnerabilidade social: formando cidadãos para a indústria 4.0 e com competências relevantes para o século XXI”. A atividade faz parte do Território Paulo Freire e foi realizada na Escola Municipal Adolfo Back, localizada no bairro Progresso, em Criciúma.

O projeto tem o objetivo de proporcionar o desenvolvimento de soft skills para a formação cidadã e autônoma em contextos de vulnerabilidade social para cidadãos em idade escolar. Soft skills são as competências que se relacionam com a personalidade e comportamento do profissional, envolvendo aptidões mentais, emocionais e sociais. As soft skills também correspondem à forma de se relacionar e interagir com as pessoas no ambiente corporativo e na produtividade da equipe.

O primeiro encontro teve o intuito de sensibilizar os participantes e apresentar a proposta do projeto, que será desenvolvido ao longo de 2019 contando com a participação de diversos acadêmicos dos cursos de Administração e Engenharia Ambiental e Sanitária.

De acordo com a orientadora pedagógica da escola, Larissa Vicente, o projeto amplia as oportunidades e conhecimentos dos estudantes. “Isso acaba permitindo que eles conheçam o universo do ensino superior e do mundo do empreendedorismo. Além disso, é uma forma de motivá-los para a educação continuada, que é fundamental para o desenvolvimento de uma carreira consolidada”, afirma a professora.

O projeto tem a coordenação do professor Thiago Francisco, que esteve presente no primeiro encontro, em conjunto com o professor Andrigo Rodrigues. A próxima atividade ocorrerá no dia 25 de abril, tratando do tema “Cidadania, ética e postura social”.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 03 de abril de 2019 às 16:17
Compartilhar Comente