Curso de Educação Física desenvolve Projeto Golfinhos
Em parceria com o Bairro da Juventude e fundação municipal do esporte, cerca de 20 crianças estudantes do bairro diagnosticadas com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade), estão participando de uma atividade diferenciada na Unesc. Duas vezes por semana elas vêm para piscina da Universidade praticar natação. A iniciativa parte do Projeto Golfinhos, que tem o objetivo de oferecer natação como meio de desenvolvimento dos pequenos.
Segundo o professor responsável pelo projeto, Luciano Acordi Da Silva, estimasse que 4 a 6% de crianças em idade escolar são afetadas por este transtorno, o que acaba por aumentar os índices de evasão e reprovação escolar. Ele afirma ainda que estudos clínicos demonstram que a pratica de atividades física pode ajudar a amenizar alguns sintomas.
“Entretanto, pouco se sabe sobre os efeitos da pratica de natação em relação aos aspectos de saúde mental e coordenação corporal em crianças portadoras desse transtorno. Partindo disso, o GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados), vem desenvolvendo um estudo clinico randomizado com estas crianças, no Projeto Golfinhos. A ação é articulada junto ao ensino e a extensão, sendo que o estudo faz parte de três trabalhos de conclusão de curso de alunos da Educação Física”, ressaltou.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 11 de abril de 2018 às 17:09Calouros Unesc são recebidos com evento especial
Mais de 1.200 novos estudantes vão receber as boas-vindas da Universidade nesta quarta e sexta-feira (11 e 13/4), durante a Recepção aos Calouros, realizada pela Reitoria da Unesc. O evento, que traz a temática Harry Potter, começou na manhã desta quarta-feira com alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Educação Física (Bacharelado), Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia.
Na chegada do Auditório Ruy Hülse, eles foram recebidos por personagens como Harry Potter, Herminone, Albus Dumbledore e Minerva Mcgonagall. Puderam fazer fotos em cenários e apreciar a apresentação Seventie, da Cia de Dança Unesc, ouvir o Musical Unesc e refletir com a performance do aluno de Artes Visuais Kauê Belettini, na identidade de Ohara Grey. Os calouros conheceram as Missões Universitárias do Dunamis Movement, com o acadêmico de Medicina Maylton Scheid, e o trabalho do DCE (Diretório Central dos Estudantes), com o presidente Alexandre Bristot e o vice, Lucas Gonçalves.
A caloura de Psicologia Hellen Biel, de Criciúma, conta que escolheu o curso pelo interesse em estudar a mente humana, como as pessoas se relacionam e os costumes. “Eu amo o meu curso, a turma que estou e escolhi a Unesc porque conheço pessoas que estudaram aqui e são grandes referências. Eu gosto muito dos professores, de como a Universidade é bem vista e o que ela proporciona”.
A reitora, Luciane Ceretta conversou com os calouros e deu as boas-vindas aos novos acadêmicos. Ela falou sobre as oportunidades que a Unesc oferece para os alunos em ensino, pesquisa e extensão e do quanto a comunidade está inserida na Unesc. “Neste ano que vocês estão chegando aqui, a Universidade completa 50 anos de contribuição para o desenvolvimento da região, de formação de profissionais diferenciados nas diversas áreas do conhecimento. Vocês estão nos melhores anos da vida de vocês. Além da formação acadêmica vocês podem construir vínculos que são para a vida. Aproveitem as oportunidades que a Unesc oferece e que vão muito além da sala de aula”.
O vice-reitor, Daniel Preve, também conversou com os acadêmicos e lembrou que a Universidade é um espaço de oportunidades para a formação pessoal e profissional, com estágios, atividades na comunidade, em sala de aula, nos laboratórios e com parcerias com instituições internacionais. “É uma grande satisfação ter vocês aqui. Aproveitem cada momento que vocês têm na Unesc”.
O evento teve ainda a participação da pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker, do diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus e da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego. Os calouros ainda participaram de sorteios e receberam presentes oferecidos pela Universidade e por parceiros da Recepção aos Calouros.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 11 de abril de 2018 às 13:14Unesc recebe sessão especial da Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Em comemoração aos 50 anos de história da Unesc, a Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) traz para dentro da Universidade uma sessão especial. O encontro ocorre no Auditório Ruy Hülse, na próxima segunda-feira (16/4), às 19h30. O pedido foi realizado por iniciativa dos deputados estaduais Rodrigo Minotto, Cleiton Salvaro e Valmir Comin.
“Para a Unesc é uma honra receber o reconhecimento da Alesc pelos serviços prestados pela Universidade nas áreas do ensino, pesquisa e extensão, contribuindo com o desenvolvimento de toda a região Sul”, afirma o vice-reitor.
“Será o momento da Assembleia Legislativa reconhecer este papel importante que a Unesc tem para a região, como instrumento de transformação da sociedade através da educação de qualidade. A Universidade é referência e destaque em todo o nosso Estado e fora dele, e estes 50 anos comprovam essa excelência”, enfatiza Minotto.
Homenagens
Durante o evento serão homenageadas pessoas e entidades que contribuíram para o desenvolvimento da Universidade ao longo desses 50 anos.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 10 de abril de 2018 às 22:09Universos paralelos se entrelaçam em exposição criada por alunos de Artes Visuais
Mito e fantasia se entrelaçam pelas obras de arte expostas na Sala Edi Balod. Foi por meio da apropriação do real e de sua recriação que os estudantes do curso de Artes Visuais da Unesc elaboraram a exposição “Sobre Fabulosos e Também Outros”. Leão, dragão, cervo, cachorro, cavalo, peixe, demônio, duende, medusa, princesa, extraterrestre, mulata, homem de charuto, entre outras diversas obras dançam entre universos paralelos, instalados em um mesmo lugar.
Entre as obras está a da artista Elisa Corrêa. Sua inspiração parte da indignação refletida pelos inúmeros assédios sofridos pelas mulheres em seu dia a dia. A junção de relatos de conhecidas, e até dela mesma, levaram Elisa a representar por meio da cerâmica aquele que o produz: o homem.
A obra se chama instinto. “O objetivo foi retratar em minha obra os homens que justificam seus atos de assédio por conta do “instinto masculino”. Dentro desse contexto, a escultura traz o “pensar com outra cabeça”, trocando o cérebro pelo órgão masculino. Em nossas vidas como mulheres, tudo é justificado. Não importa o que a gente faça, “há mas é homem”, eles dizem, mas está completamente errado, isso eu não admito”, ressalta a aluna.
Elisa fez parte do grupo de mais de 60 estudantes que participaram da exposição. Segundo a professora responsável pela disciplina, Odete Calderan, eles trabalharam com dois tipos de argila, uma vinda de São Paulo, e outra de Jaguaruna. A professora afirma que a experiência é o principal elo da exposição. “É algo totalmente novo para eles, trabalhar com objetos tridimensionais. Além disso, o desdobramento da cerâmica é único, muitas vezes quando você abre o forno a obra está totalmente diferente do que era imaginado. E eu estou muito feliz, encantada com o resultado, eles têm um grande potencial”, comentou.
A coordenadora do curso, Aurélia Regina de Souza Honorato, concorda com a professora Odete, ressaltando o potencial dos alunos em seus trabalhos. “As obras estão impressionantes, muito bem acabadas, os trabalhos estão incríveis. E é isso que a nossa sala quer mostrar, a capacidade de nossos alunos”, ressaltou.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 10 de abril de 2018 às 21:59Estudantes do Ensino Médio conhecem campus da Unesc
Um dia para conhecer o campus da Unesc e suas oportunidades. Foi isso que os alunos de Ensino Médio do Colégio Maximiliano Gaidzinski, de Cocal do Sul, encontraram nesta terça-feira (10/4) durante uma visita orientada.
A coordenadora de ensino do Colégio, Sanda Mondardo, conta que traz seus alunos há três anos e destaca a Universidade como a casa do conhecimento. “Já está virando uma tradição virmos até a Unesc. Aqui tudo fica mais fácil quando os nossos estudantes se perguntam o que desejam ser no futuro. Vai ser neste campus que eles vão encontrar o conhecimento e suas oportunidades”, ressalta.
Oportunidades que já são vistas pelo estudante do terceiro ano Caetano de Pellegrin, de 16 anos. “Já conhecia a Universidade, pois meus pais estudaram e se formaram aqui, na graduação e na especialização. Nesta visita estou descobrindo coisas novas e possibilidades interessantes”, conta.
Visitas Orientadas
O assistente de divulgação Ricardo Michels, do Programas de Relacionamento, conta que o Visitas Orientadas abrem as portas da Universidade para as escolas da região. “Recebemos os alunos e apresentamos o campus, seus cursos e suas oportunidades. O estudante também é apresentado aos programas de bolsas e financiamentos disponíveis”, conta.
Para participar, basta que o professor ou responsável pela turma acesse o link ou entre em contato no telefone (48) 3431.4500.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 10 de abril de 2018 às 18:20
Newsletter
RSS