Funcionários podem agendar consultas nas Clínicas Integradas a partir de quinta-feira
A partir desta quinta-feira (19/4) os funcionários da Unesc já podem agendar consultas nas Clínicas Integradas. São disponibilizadas consultas nos Serviços de Medicina e Nutrição, podendo ser solicitadas na Central de Agendamentos ou pelo telefone 3431-2532, das 7h30 às 17 horas, com CPF, cartão do SUS e crachá em mãos.
O secretário das Clínicas Integradas, Marlon Gonçalves Zilli, aconselha que o interessado em agendar realize o procedimento pessoalmente. “Em períodos de agendamentos, devido ao alto número de ligações, as linhas podem congestionar e o paciente acabar não conseguindo um horário”, explica.
Os atendimentos são realizados por acadêmicos de graduação, com supervisão de professores especialistas em cada uma das áreas disponibilizadas pelo serviço.
As vagas fazem parte de um benefício aos funcionários da Universidade. Dez por cento das consultas, a partir da abertura dos agendamentos, são destinadas a este público. Os estagiários internos também podem utilizar o benefício.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de abril de 2018 às 13:09Engenharia Ambiental e Sanitária e de Engenharia Química visitam Fiema 2018
Estudantes dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e de Engenharia Química visitaram a Fiema Brasil (Feira de Negócios e Tecnologia em Resíduos, Águas, Efluentes e Energia), e a Vinícola Aurora, em Bento Gonçalves e a Codeca (Companhia de Desenvolvimento de Caxias do Sul) para aprender sobre novas tecnologias que estão chegando no Brasil, como por exemplo, o Sistema de Tratamento de Efluentes que não produz lodo e não produz cheiro. A saída de campo ocorreu na última semana e os acadêmicos conheceram ainda novas tecnologias em compostagem.
Na Feira também foi possível analisar o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis, a exemplo de um carro da montadora BYD que é 100% elétrico e o único do Brasil, de tanques de reservatórios de águas, tanques de fibra de vidro e outros tipos de tanques.
Na Codeca, os engenheiros fizeram uma palestra e disponibilizaram um vídeo com dados da empresa e a área de atuação dos engenheiros ambientais e sanitaristas na empresa. Já na Vinícola Aurora, os acadêmicos da Unesc conheceram o processo produtivo dos vinhos, desde a escolha das uvas até os produtos finais: vinho e conhaque. Também foi apresentado um vídeo, em que os colaboradores da vinícola explanaram sobre a empresa, dando ênfase que passou de geração em geração. A Vinícola Aurora é a maior do Brasil e uma das maiores da América Latina.
“Conseguimos adquirir um grande conhecimento, já que visualizamos na prática o que vimos em teoria. Foi muito gratificante conhecer novas tecnologias e ver fisicamente o que víamos dentro de sala de aula”, afirma o presidente do Centro Acadêmico de Engenharia Ambiental e Sanitária, Eduardo Fernandes Martinello.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 17 de abril de 2018 às 11:54Engenharia Mecânica realiza Trote Solidário
O primeiro Trote Solidário promovido pelo curso de Engenharia Mecânica da Unesc foi marcado pela mobilização dos estudantes para a doação de sangue. No último sábado (14/4), a equipe Vulcano, do Projeto Baja SAE, realizou uma ação em prol do Hemosc de Criciúma. Os participantes da campanha “Engenharia está no sangue, doe você também” sairam da Biblioteca Professor Eurico Back, às 13 horas, em direção ao local das doações.
O acadêmico Rafael Zimmer, um dos organizadores da atividade, ressalta que a participação não foi exclusiva aos estudantes de Engenharia. “Convidamos todos os interessados em ajudar. A intenção foi estender esta ação aos demais cursos da Universidade. O Hemosc nos apresentou esta necessidade e vamos juntos atendê-la”, afirma.
Projeto Baja SAE
O Projeto Baja SAE é um desafio lançado aos estudantes de Engenharia de todo o mundo com o objetivo de incrementar sua preparação para o mercado de trabalho. A equipe Vulcano Unesc é formada por 15 estudantes, orientados pelos professores Guilherme Pickler e Vangelo Manenti.
O Projeto busca estar dentro das especificações da SAE (Society of Automotive Engineers), que orientam sobre o motor utilizado e dimensões da estrutura. O restante, como o projeto, cálculos e construção é totalmente de responsabilidade dos alunos. Dentro do Vulcano, os estudantes dividem tarefas que vão da elaboração do protótipo, até de planos para a captação de apoiadores.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 16 de abril de 2018 às 17:33Unesc lança e-book voltado para aperfeiçoamento da atenção à pessoa com deficiência
O e-book do curso de Aperfeiçoamento na Rede de Atenção à Pessoa com Deficiência, fruto de um projeto da Unesc, em parceria com o CER (Centro Especializado em Reabilitação) e com o Pronas/PCD (Programa Nacional de Apoio a Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência), será lançado nesta quarta-feira (18/4), a partir das 18h30, no Auditório Edson Rodrigues, localizado na sala 19 do Bloco P da Unesc.
O curso foi ofertado aos profissionais das áreas da Educação, Saúde e Assistência Social da região e através de cada assunto foi gerado um capítulo do e-book. “O livro digital é um relevante material de pesquisa e consolidação dos temas tratados, possibilitando que toda a comunidade possa ter acesso dos conteúdos abordados”, afirma a coordenadora do CER, Tatiane Macarini.
O lançamento da obra terá a participação da técnica de Saúde da Pessoa com Deficiência da Secretaria da Saúde do Estado de Santa Catarina Jaqueline Reginatto, junto aos demais organizadores da obra. Após lançado, o e-book estará à disposição de todos os interessados para download gratuito no blog do CER (clique aqui).
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
16 de abril de 2018 às 17:29Recepção aos Calouros: Uma nova etapa marcada por um acolhimento especial na Unesc
Ir além. É assim que o aluno Jeliel Ocampos se sente ao entrar na Universidade. Para ele, se tornar um profissional da área de Engenharia Civil é a oportunidade de construir sonhos. “Não apenas os meus, mas de outras pessoas. O sonho de quem quer ter a casa própria, eu farei parte”, comentou. Jeliel fez parte do mais de 1.200 calouros que foram acolhidos em três encontros na Unesc esta semana, na tradicional Recepção aos Calouros.
Com a temática Harry Potter, os encontros tiveram um clima divertido e repleto de arte, junto a Cia de Dança Unesc o Coral Unesc, a performance do aluno de Artes Visuais Kauê Belettini, que na identidade de Ohara Grey trouxe reflexões sobre igualdade. Além do aluno de Artes Visuais, Luiz Fernando Aguiar, que também levou uma apresentação de dança e do egresso do curso de Educação Física, Tiago Duarte, que colocou os calouros para dançar e deu um depoimento sobre a sua trajetória na Unesc e na profissão
Estiveram no Auditório Ruy Hülse, alunos de Artes Visuais, Biomedicina, Ciências Biológicas, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Medicina, Arquitetura e Urbanismo, Direito, Educação Física (Bacharelado), Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Ciência da Computação, Design de Moda, Odontologia e Psicologia, Engenharia Química, Engenharia de Produção, Administração, Comércio Exterior, Design de Produtos, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas.
A reitora, Luciane Ceretta comentou sobre a responsabilidade dos alunos de fazerem a diferença. Além disso, também ressaltou as oportunidades que a Unesc oferece para os alunos em ensino, pesquisa e extensão. “Em todos os espaços existem profissionais formados pela Unesc. E junto com eles, projetos diversos se desdobram dentro e fora da Universidade, que este ano completa 50 anos de contribuição para o desenvolvimento da região. Vocês estão nos melhores anos da vida de vocês. Aproveitem as oportunidades que a Unesc oferece, na pesquisa, na extensão, elas vão muito além da sala de aula”, ressaltou.
O vice-reitor, Daniel Preve, também conversou com os acadêmicos e lembrou que a Universidade é um espaço de oportunidades para a formação pessoal e profissional, com estágios, atividades na comunidade, em sala de aula, nos laboratórios e com parcerias com instituições internacionais. “É uma grande satisfação ter vocês aqui. Aproveitem cada momento que vocês têm na Unesc”.
A pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker, também conversou com os calouros e compartilhou sua paixão pelos locais da Universidade. “Nosso campus é grande e rico, com muitas possibilidades. Queremos que vocês também vivam estes espaços, que buscamos diariamente tornar melhor com muito trabalho e carinho”, conta Indianara.
Eles também ouviram o presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Alexandre Bristot, que apresentou o diretório aos que estão chegando à Universidade. “Somos a representatividades dos acadêmicos frente as decisões que influenciam nossas vidas na Unesc. Somos a voz do estudante, mas é importante que ele também participe, que busque fazer a diferença. Só assim vamos conseguir melhorar cada vez mais”, afirma Bristot.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 13 de abril de 2018 às 21:39
Newsletter
RSS