Momento da Saúde realiza atendimentos com trabalhadores da Unesc
A semana que antecede o Dia do Trabalhador (1º/5) está sendo marcada por diversas atividades pelo campus, voltadas para reconhecer a dedicação e carinho dos profissionais da Universidade. Nesta quarta-feira (25/4) é o dia do Momento da Saúde, com atendimento no hall do Bloco da Reitoria pela manhã, pela tarde e pela noite dos cursos de Fisioterapia, Farmácia, Enfermagem, Psicologia, Biomedicina e Nutrição, além do Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador).
O funcionário do Apoio Logístico José Roberto da Silva, aproveitou os atendimentos dos cursos de saúde e relaxou com uma massagem, verificou o peso e pegou dicas para uma vida mais saudável. “Essa ação possibilitou um momento diferente no meu dia de trabalho. Gostei bastante e torço para que tenha mais vezes”.
A programação da quarta-feira inclui ainda a parceria com o Ânima para massoterapia, das 13h30 às 16h30, na sala 13 do Bloco Administrativo; auriculoterapia, das13h30 às 17h30, na sala 5 do Bloco XXI –B e terapias energéticas (reiki e barras de Access), das 13h30 às 17h30, na sala 6 do Bloco XXI-B.
E para mexer o corpo e divertir os colaboradores, uma aula de zumba será oferecida às 16 horas, na Praça do Estudante, em parceria com o curso de Educação Física.
“Nossos talentos, nossa universidade” segue até sexta-feira.
Confira a programação e participe!
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 25 de abril de 2018 às 11:57Oportunidades no mercado de trabalho vão além da graduação
Diversos formandos da Unesc conheceram os programas de especialização da Universidade na noite desta terça-feira (24/4). A iniciativa é do setor de Pós-Graduação da Unesc, que leva até os estudantes concluintes informações necessárias para que eles possam continuar os estudos, descobrindo novas portas de entrada no mercado de trabalho.
Esta noite foi a vez dos formandos de Engenharia Mecânica e Recursos Humanos participarem do evento. Segundo o professor Volmar Madeira, coordenador dos cursos de Processos Gerenciais, Gestão Financeira e Recursos Humanos, a dúvida que os alunos mais tem é a da necessidade de continuar os seus estudos.
“O que percebemos de retorno dos estudantes que entram na especialização é o alto contato com a prática, e dos contatos que se criam dentro do curso, com outros profissionais. Muitos podem pensar que estão dando apenas continuidade à graduação, mas não, a especialização quebra esse ritmo, pela forma como ela é feita. A percepção da aplicabilidade dos conhecimentos que o estudante tem cria uma outra dimensão”, ressaltou Madeira.
Segundo a coordenadora do Setor de Pós-Graduação da Unesc, Elenice Padoin, o encontro estreita o relacionamento do egresso com a Universidade e mostra a importância da continuidade aos estudos. “Nós vamos conversar com formandos de todos os cursos para que eles entendam quais são os diferenciais da pós-graduação Unesc, quais os cursos estão sendo ofertados, quais as condições, preços e maneiras de acesso. Além disso, nós fazemos uma pesquisa com os concluintes, com o intuito de subsidiar nossas ações no planejamento dos cursos”, comentou.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 24 de abril de 2018 às 22:04Unesc participa do projeto Afasc Solidária
A Unesc firmou mais uma parceria em prol da assistência à comunidade. Na tarde desta terça-feira (24/4), a Universidade recebeu representantes da Afasc (Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma) para a assinatura de um convênio de colaboração entre a Unesc e a Associação no projeto Afasc Solidária, em que a Universidade receberá no campus duas caixas para a arrecadação de roupas.
As roupas serão recolhidas, lavadas e doadas pela Afasc para pessoas carentes. Duas caixas de coleta serão instalados em pontos estratégicos do campus, para que a comunidade acadêmica possa realizar a sua doação.
A Afasc Solidária é um projeto desenvolvido pela Afasc, que reúne uma série de ações que são prestadas às famílias dos programas da entidade e à população do município em situação de vulnerabilidade social. Dentro destas ações desempenhadas, está a arrecadação de roupas.
A coleta é feita semanalmente ou quinzenalmente pela Afasc, de acordo com a demanda das doações. Segundo a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, a Unesc sempre está de portas abertas para projetos como este. “Temos uma responsabilidade social a prezar e como somos uma Universidade comunitária não poderíamos ficar fora desta ação”, comenta.
Também estiveram presentes no encontro, a reitora, Luciane Ceretta, a chefe de gabinete da Unesc, Gisele Coelho Lopes, o diretor executivo da Afasc, Adriano Boaroli, a coordenadora técnica da Afasc Solidária, Lucimeri Nesi e a assessora da Afasc, Magali Amboni.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 24 de abril de 2018 às 21:04Estudantes conhecem possibilidades de estudar na Itália
Já pensou em concluir seus estudos em uma Universidade italiana? Os acadêmicos da Unesc participaram, nesta terça-feira (24/4), de uma conversa com o Agente Recrutador do sistema de ensino italiano, Marcos Vinicius Correa Cardenas.
Durante a troca de informações, Cardenas apresentou os processos burocráticos e as oportunidades disponíveis aos estudantes. “Meu objetivo é mostrar aos participantes os melhores meios para ter acesso ao ensino de graduação na Itália. Hoje a Unesc tem parcerias com três instituições, entre elas universidades que são referência em todo o mundo”, afirma.
O recrutador ainda abordou assuntos como os requisitos de aprovação, meios de se viver na Itália, processos de cidadania e o reconhecendo profissional brasileiro diante do mercado de trabalho europeu.
Fortalecer a internacionalização
Além da conversa com Cardenas, a Unesc está promovendo outras conversas para se inserir cada vez mais no cenário mundial. O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, conta que a Universidade está promovendo atividades que vão resultar em um programa voltado à Internacionalização. “Queremos que o mundo venha para cá, desenvolver seus projetos de pesquisa, fortalecer sua graduação e até usufruir da nossa pós-graduação. Assim, vamos nos conectar com o que está acontecendo lá fora também, agregando ainda mais à excelência do ensino da nossa Universidade”, ressalta.
Referência
A Universidade é destaque no quesito internacionalização, por meio de investimentos em parcerias de cooperação técnico-científica e para intercâmbio de alunos com instituições de outros países. Ela ocupa a 11ª posição no ranking nacional das instituições não públicas no Brasil e o primeiro lugar neste quesito em Santa Catarina, segundo o RUF (Ranking Universitário Folha).
Atualmente, a Unesc conta com seis acadêmicos estudando na Argentina, Portugal e Espanha. Além dos 107 estrangeiros em seus cursos de graduação e pós-graduação.
Os interessado em estudar na Itália podem procurar o agente pelo Telelefone 55 48 9 84495539 ou no Skype sistema.universitario.italiano.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 24 de abril de 2018 às 20:39Trabalho é tema de roda de conversa na Unesc
Trabalho feminino e infantil, direitos, saúde, trabalho docente e qualidade de vida foram as temáticas debatidas por especialistas na tarde desta terça-feira (24/4) na Unesc. O encontro, alusivo à semana do trabalhador, ocorreu no Bloco P, e contou com a participação aberta de colaboradores da Unesc.
Um dos participantes do debate foi o professor João Batanolli, coordenador do programa Ânima da Universidade, que ressaltou a importância da qualidade de vida. “Nós somos feitos de água, e a qualidade de vida começa pela qualidade desses elementos em nós. Na maneira em como a gente respira, se alimenta e trata as nossas águas interiores. Então como nós tratamos esse meio ambiente interno, que está intimamente relacionado com a nossa realidade bioquímica? ”, questiona o professor.
O professor Ismael Gonçalves, do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), dedicou seus estudos à história da maternidade, e junto a pesquisa, adentrou no trabalho feminino. “Historicamente as mulheres sempre trabalharam, mas foi no processo da Revolução Industrial que aconteceu alguma mudança. E nós temos uma característica em nossa sociedade muito forte que é a divisão sexual do trabalho. Como o trabalho se divide entre homens e mulheres. O assunto é importante para entender como as mulheres entram no trabalho, que é uma maneira muito diferente da oportunizada aos homens”, comentou.
Diversos outros assuntos também foram debatidos, junto ao professor Ricardo Luiz de Bittencourt, do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), que falou sobre o trabalho docente. Também com o professor Rodrigo Goldschmit, do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), que falou sobre os direitos do trabalhador. A mestranda Maria Carolina dos Santos Costa, debateu com os presentes sobre trabalho infantil. Além do professor Willians Cassiano, do PPGDCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), que ressaltou a importância da saúde no dia a dia de trabalho.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 24 de abril de 2018 às 17:56
Newsletter
RSS