AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Trabalho é tema de roda de conversa na Unesc

Trabalho é tema de roda de conversa na Unesc
Atividade compõe a programação da semana do trabalhador (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Trabalho feminino e infantil, direitos, saúde, trabalho docente e qualidade de vida foram as temáticas debatidas por especialistas na tarde desta terça-feira (24/4) na Unesc. O encontro, alusivo à semana do trabalhador, ocorreu no Bloco P, e contou com a participação aberta de colaboradores da Unesc.

Um dos participantes do debate foi o professor João Batanolli, coordenador do programa Ânima da Universidade, que ressaltou a importância da qualidade de vida. “Nós somos feitos de água, e a qualidade de vida começa pela qualidade desses elementos em nós. Na maneira em como a gente respira, se alimenta e trata as nossas águas interiores. Então como nós tratamos esse meio ambiente interno, que está intimamente relacionado com a nossa realidade bioquímica? ”, questiona o professor.

O professor Ismael Gonçalves, do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), dedicou seus estudos à história da maternidade, e junto a pesquisa, adentrou no trabalho feminino. “Historicamente as mulheres sempre trabalharam, mas foi no processo da Revolução Industrial que aconteceu alguma mudança. E nós temos uma característica em nossa sociedade muito forte que é a divisão sexual do trabalho. Como o trabalho se divide entre homens e mulheres. O assunto é importante para entender como as mulheres entram no trabalho, que é uma maneira muito diferente da oportunizada aos homens”, comentou.  

Diversos outros assuntos também foram debatidos, junto ao professor Ricardo Luiz de Bittencourt, do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), que falou sobre o trabalho docente. Também com o professor Rodrigo Goldschmit, do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), que falou sobre os direitos do trabalhador. A mestranda Maria Carolina dos Santos Costa, debateu com os presentes sobre trabalho infantil. Além do professor Willians Cassiano, do PPGDCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), que ressaltou a importância da saúde no dia a dia de trabalho.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de abril de 2018 às 17:56
Compartilhar Comente

Deixe um comentário