Curso de Enfermagem realiza Workshop sobre Práticas de Integralidade
O Workshop sobre Práticas de Integralidade, Educação e Saúde da Unesc ocorreu nesta quinta-feira (23/4). O evento teve como tema “O Cuidado na Perspectiva da Integralidade em Saúde e o Protagonismo da Enfermagem”, ministrado pela professora doutora da UFSC Maria Tereza Leopardi.
O curso de Enfermagem e o Nepies (Núcleo de Estudos Sobre Práticas da Integralidade, Educação e Saúde) apresentou no encontro um cronograma de eventos relacionados ao cuidado da saúde na enfermagem.
Fonte: Secom
24 de abril de 2015 às 15:13Quintas Culturais: Alunos animam a noite no hall dos blocos XXI
Quem passou pelo hall dos Blocos XXI na quinta-feira (23/4) se animou com o som dos alunos e integrantes do Coral Unesc Maiquel Martins e Rafael de Azevedo. Eles participaram do Quintas Culturais desta semana tocando músicas dos mais diversos estilos.
Os interessados em mostrar seu talento podem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura da Unesc pelo e-mail cultura@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2622.
Fonte: Secom
24 de abril de 2015 às 15:10Especialização em Arquitetura e Design de Interiores com inscrições abertas
Estética, conforto e funcionalidade. Um ambiente harmonizado por cores, móveis e pisos, cortinas e tapetes, tudo em seu devido lugar. Os interessados em trabalhar com o equilíbrio entre os principais itens de um espaço agora têm a oportunidade de se especializar, pois a Unesc está com inscrições abertas para a pós-graduação em Arquitetura de Interiores e Design de Móveis.
“Nem sempre, nos cursos de graduação, é possível alcançar um nível alto de detalhamento na área de Interiores e Design de Móveis. Essa é a principal questão que torna a especialização imprescindível ao profissional que deseja atuar nesse mercado. Eles irão aplicar os conteúdos que envolvem o projeto de arquitetura de interiores em situações reais, visando sua melhoria qualitativa”, comenta um dos coordenadores do curso, João Luís Silva Rieth.
O principal objetivo do curso é formar profissionais aptos a intervir, planejar, projetar e executar com criatividade espaços interiores das edificações. Os alunos irão aprender através da união da teoria e da prática, com aulas nos ateliês da Universidade.
Segundo Rieth, a área está em ascensão no país e tem uma demanda forte por ser próxima à decoração. “O campo vêm crescendo há alguns anos no Brasil, com grandes ofertas de emprego em empresas do público privado. Um bom exemplo da alta profissionalização da área é a participação ativa de inúmeros arquitetos e designers em grandes eventos como o da Casa Cor, uma das maiores mostras de arquitetura, decoração e paisagismo das Américas”, afirma.
O curso tem carga horária de 372 horas e 18 meses de duração. As inscrições podem ser realizadas no Setor de Pós-Graduação da Unesc, na sala 1 do Bloco P, no campus. Mais informações pelo e-mail pos@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2626.
Fonte: Secom
Por: Mayra Lima 24 de abril de 2015 às 14:55Vestibular ou SIM: Sistema de ingresso unificado está com inscrições abertas
Quem quiser incrementar a vida profissional e entrar na Universidade no segundo semestre de 2015 já pode escolher entre Vestibular ou SIM (Sistema de Ingresso por Mérito), além do programa Nossa Bolsa Licenciatura. As inscrições estão abertas até o dia 13 de maio (Vestibular) e 26 de junho (primeira etapa do SIM). Os interessados podem escolher entre os 30 cursos de graduação, presenciais e a distância, com vagas para a primeira ou diversas fases.
Bolsas de estudo e descontos
O SIM oferece 314 vagas em cursos na primeira fase e 198 para diversas fases. Os aprovados poderão receber descontos de até 50%, conforme o curso escolhido, o perfil (pessoa jurídica ou física) e a renda per capita (no caso de pessoa física).
Já pelo programa Nossa Bolsa Licenciatura o aprovado poderá receber bolsa de 50% ou 100%, conforme o seu perfil socioeconômico, para os cursos de Ciências Biológicas, Geografia, História, Matemática, Letras (Língua Portuguesa) e Pedagogia.
Inscrições permanentes
A partir de agora, o SIM fica aberto permanentemente, sendo que o processo seletivo será dividido em duas etapas. O candidato que se inscrever no primeiro período e não for chamado, estará automaticamente inscrito para a seleção do segundo período, caso haja vaga no curso escolhido.
A primeira etapa de inscrições está aberta até 26 de junho e a lista com os nomes dos classificados será divulgada em 3 de julho. O segundo período de inscrições será de 29 de junho a 17 de julho, com resultado da classificação divulgado em 21 de julho.
Para participar do SIM é necessário que o candidato tenha concluído o Ensino Médio. Neste processo, o ingresso se dá pela análise do histórico escolar. As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas pelo portal unesc.net ou na Centac (Central de Atendimento ao Estudante), no campus da Universidade.
Vestibular de Inverno
Para o Vestibular de Inverno do Sistema Acafe, a Unesc oferece 1.099 vagas. As provas ocorrem no dia 14 de junho, das 13 às 18 horas, nas cidades de Araranguá, Blumenau, Brusque, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Joaçaba, Joinville, Lages, Palhoça, Rio do Sul, São José, São Miguel do Oeste, Tubarão, Videira, Xanxerê.
O gabarito será divulgado a partir das 10 horas de 15 de junho, pelo site da ACAFE. Já o resultado final será publicado até 3 de julho. Além da Unesc, outras 9 IES (Instituições de Ensino Superior) participarão do concurso da Acafe, sendo que a taxa de inscrição é de R$ 90.
Confira mais informações sobre o Vestibular e o SIM
Fonte: Secom
Por: Mayra Lima 22 de abril de 2015 às 20:53Comissão do Rio Mãe Luzia inicia atividades
Cuidar e tratar de um rio tão importante para a comunidade e o desenvolvimento regional. Esse é o principal objetivo da comissão Rio Mãe Luzia, formada por representantes da Unesc e dos municípios de Forquilhinha, Maracajá, Siderópolis, Nova Veneza e Treviso. O grupo se encontrou na tarde desta sexta-feira (24/4) para criar o cronograma de ações para o ano de 2015.
Segundo a presidente da comissão, Miriam da Conceição Martins, entre as próximas ações estão o diagnóstico ambiental do rio, ações informativas em escolas e instituições, além da participação no Seminário de Justiça Ambiental e 9ª Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos da Unesc, que ocorre no mês de junho.
Miriam afirma que estar à frente dessa iniciativa é uma grande missão. “É uma oportunidade única de contribuir com o desenvolvimento regional. O rio é de grande significado para a comunidade e vamos trabalhar fortemente para a recuperação dele”, ressalta.
Da comissão também participam os vereadores Romildo Soares, de Siderópolis; Margareth Marete Ubiali, de Treviso; Alberto Ranacoki, de Nova Veneza; Dimas Kamer, de Forquilinha e Roldinei Dassoler, de Maracaja. Representando a Unesc estão os professores Marcos Back, diretor do Iparque; Gisele Coelho Lopes, assessora acadêmica da Propex (Pró-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão) e Michel Alisson da Silva, diretor da Aditt (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia da Unesc).
Do início à comissão
Tudo começou a partir do livro “Era uma vez o Rio Mãe Luzia”, escrito pelo professor do curso de História da Unesc, Carlos Carola e pelo egresso, também do curso de História, Nilso Dassi. Após o lançamento, o professor foi procurado para dar vida à restauração do Rio. “Nós tínhamos o intuito de motivar as pessoas e gerar um movimento de revitalização do Rio. Para que isso ocorra as pessoas precisam perceber que ele faz parte de todos. Não queremos que aconteça em nosso Estado o que tem ocorrido em São Paulo”, ressalta Carola.
O trajeto do rio
O Mãe Luzia nasce no município de Treviso, passando, aproximadamente, nove quilômetros distantes do centro de Siderópolis, percorrendo as áreas centrais das cidades de Nova Veneza, Forquilhinha e Maracajá. Quando se junta com o Rio Itoupava forma o maior rio da região sul-catarinense: o Rio Araranguá. O Mãe Luzia recebe afluentes de diversos rios menores. Pela margem direita, Pio, Manim, Jordão, Dondolo (ou Vargem), São Bento (Gurapari), Manoel Alves e Itoupava; pela margem esquerda, rios Dória, Ferreira, Morosini, Fiorita e Sangão.
Fonte: Secom
Por: Mayra Lima 24 de abril de 2015 às 17:29
Newsletter
RSS