AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc oferece descontos e bolsas de estudo de até 100%

Unesc oferece descontos e bolsas de estudo de até 100%
Processo seletivo está aberto até maio (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Entrar na Universidade com a oportunidade de ganhar uma bolsa de estudo. Atualmente, mais de 7 mil jovens e adultos garantem a realização deste sonho na Unesc. E a Universidade está com o processo seletivo unificado aberto, que permite a escolha em um mesmo período pelo Vestibular ou pelo SIM (Sistema de Ingresso por Mérito). Os candidatos aprovados poderão receber descontos de até 50% - conforme o curso e o perfil (pessoa física ou jurídica).

Os calouros poderão participar ainda do Nossa Bolsa Licenciatura, e receber bolsas de 50% ou 100%, conforme o seu perfil socioeconômico, para os cursos de Ciências Biológicas, História, Geografia, Pedagogia, Matemática e Letras (Língua Portuguesa).

As inscrições para o Vestibular de Inverno estão abertas até 13 de maio, e para o ingresso pelo histórico escolar, até 26 de junho (primeira etapa do SIM). Os candidatos podem escolher entre os 30 cursos presenciais e a distância, com qualidade e estrutura reconhecidos por publicações como o RUF (Ranking Universitário Folha) e Guia do Estudante Abril.

Confira mais informações sobre o Vestibular e o SIM

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 26 de abril de 2015 às 08:10
Compartilhar Comente (5)

Reuso da Água abre Semana Acadêmica das Engenharias Ambiental e Sanitária

Reuso da Água abre Semana Acadêmica das Engenharias Ambiental e Sanitária
Encontro ocorre nesta segunda-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Utilizar a inovação em favor do meio ambiente é uma das grandes apostas de empresas públicas e privadas que buscam soluções para controlar perdas e desperdícios de água. Dentro desse contexto, a Unesc abre a Semana Acadêmica das Engenharias Ambiental e Sanitária com a palestra “Reuso da Água para o saneamento”, ministrada pelo engenheiro da SABESP (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Mercedino Carneiro Filho. A Semana inicia segunda-feira (24/4), às 8h50, no Auditório Ruy Hulse.

Construções sustentáveis, captação de água da chuva para fins não potáveis, recuperação de áreas degradadas, metodologias ativas, entre outros assuntos, serão temas de palestras e minicursos durante a Semana.

As ações têm o objetivo de integrar alunos e profissionais, aperfeiçoando seus conhecimentos e proporcionando a troca de experiências. As inscrições podem ser realizadas durante o evento.

Confira a programação do evento

Fonte: Secom

Por: Mayra Lima 25 de abril de 2015 às 09:04
Compartilhar Comente

Relatório de autoavaliação destaca programas de pós-graduação e extensão da Unesc

Relatório de autoavaliação destaca programas de pós-graduação e extensão da Unesc
Resultados foram apresentados em seminário nesta sexta-feira (Fotos: Lorraine Amorim) Mais imagens

Gestores, professores, técnicos-administrativos e alunos da Unesc participaram do 4º Seminário de Avaliação Institucional na tarde desta sexta-feira (24/4). Durante o encontro, foram apresentados os destaques e desafios das políticas acadêmicas, presentes no Relatório de Autoavaliação da Universidade enviado ao MEC (Ministério da Educação) este ano.

O documento inclui indicadores relacionados à Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Atendimento aos Estudantes e Egressos e às Políticas de Pessoal da Instituição nos anos de 2013 e 2014, obtidos através de pesquisas com toda a comunidade acadêmica.

De acordo com a coordenadora do Seai (Setor de Avaliação Institucional) da Unesc, Neide Inês Ghellere De Luca, o processo de autoavaliação é uma forma de identificar as deficiências e fortalecer os pontos positivos da Universidade. “Ela permite que os setores se conheçam, enxergando as suas potencialidades e fragilidades, além de possibilitar que os alunos tenham acesso aos nossos resultados de qualidade. Com isso, é possível planejar ações de melhoria em todas as áreas”, comenta.

Um dos destaques da avaliação foi a Política de Pós-Graduação da Unesc, que deu um salto de qualidade com a participação dos alunos em grupos de pesquisa, além de ter obtido média 9 no desempenho de docentes. Outro dado positivo foi o reconhecimento do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) com nota 6 pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o que coloca a pós da Unesc em destaque nacional.

As Políticas de Extensão também chamaram atenção no relatório, através dos projetos aplicados por alunos e professores nas comunidades. Segundo a pesquisa, 90% dos entrevistados consideram que a Unesc estimula a participação nas ações de extensão, como o projeto Território Paulo Freire. Um dos desafios para a área em 2015 é fortalecer a aproximação da Instituição com a comunidade e ampliar a área de atuação dos projetos.

Segundo o reitor Gildo Volpato, essa socialização é importante para planejar ações para o futuro da Universidade. “Os resultados servem para motivar o nosso trabalho e nos mobilizar para melhorar ainda mais os indicadores. A cada objetivo alcançado vamos estabelecer novos ideais, sempre juntos fazendo melhor e mais pela instituição”, afirma.

Autoavaliação

A Autoavaliação é uma das exigências do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), realizada todos os anos. Todo o trabalho de organização e divulgação do Relatório foi conduzido pela CPA (Comissão Própria de Avaliação).
 

Fonte: Secom

Por: Lorraine Amorim Correa 24 de abril de 2015 às 19:39
Compartilhar Comente

Projeto de Ciências reinicia atividades na Escola Pascoal Meller

Projeto de Ciências reinicia atividades na Escola Pascoal Meller
Ensino Fundamental participa do projeto de extensão (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O projeto de extensão “Trabalhando Atividades Prático-Reflexivas no Ensino de Ciências” iniciou as atividades de 2015 este mês na Escola de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Pascoal Meller, em Criciúma. As ações do projeto ocorrem a cada 15 dias e têm como objetivo auxiliar os professores do Ensino Fundamental, propiciando aulas diferentes por meio de materiais didáticos, vídeos e jogos, permitindo a interação dos alunos e facilitando o aprendizado dos conteúdos ministrados pelos professores da escola.

As atividades deste ano ocorreram dia 13 de abril com as turmas dos quintos anos, com o tema “Alimentação e pirâmide alimentar”; dia 23, com as turmas do terceiro e quarto ano, com o tema “Universo e Sistema Solar” e nesta sexta-feira (24/4), com as turmas do primeiro e segundo ano, com o tema “Os cinco sentidos”.

O projeto tem como bolsistas as acadêmicas do curso de Ciências Biológicas (Licenciatura), Caroline Bortoluzzi da Silva e Daiele Bendo Pagnan, como coordenadora a professora Miriam da Conceição Martins, como professora participante, Maristela Gonçalves Giassi e como voluntária, Zenaide Pais Topanotti.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 24 de abril de 2015 às 18:46
Compartilhar Comente

Pravaler: Uma alternativa para financiar os estudos

Pravaler: Uma alternativa para financiar os estudos
Mais de 300 mil alunos se cadastram anualmente (Foto: Arquivo) Mais imagens

Pagar a metade da mensalidade, no dobro do tempo normal do curso, com juros baixos. Esse é o Pravaler, um programa de crédito universitário que traz a oportunidade de os alunos terem mais tempo para pagar os estudos. São mais de 300 mil alunos cadastrados anualmente no programa, que disponibiliza inscrições de janeiro a janeiro.

Uma das grandes vantagens do programa são as parcelas que não se acumulam. O candidato não precisa ter feito o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e nem ter conta bancária. “Essa é mais uma oportunidade de financiamento que os nossos estudantes têm. Eles podem escolher o curso que quiserem pagando apenas uma porcentagem da mensalidade”, comentou o gerente do Departamento de Finanças e Contabilidade da Unesc, Janir de Quadra.

O programa está disponível para estudantes que já estudam ou que queiram estudar tanto em graduações quanto técnicos, pós-graduações, mestrados e doutorados. O aluno paga apenas uma parcela por mês até a quitação, sendo que ele também pode incluir no parcelamento as mensalidades em aberto com a Instituição de Ensino. Os contratos são feitos a cada semestre, desta forma, o estudante só continua com o financiamento se quiser.

Mais informações (clique aqui)

Fonte: Secom

Por: Mayra Antonio De Lima 24 de abril de 2015 às 17:48
Compartilhar Comente