AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Equipe do Ambulatório de Fibromialgia da Unesc é convidada a ser multiplicadora do conhecimento 

Equipe do Ambulatório de Fibromialgia da Unesc é convidada a ser multiplicadora do conhecimento 
Mais imagens

A equipe do Ambulatório de Atenção à Saúde da Pessoa com Fibromialgia (Amasf) da Unesc deu mais um importante passo na última semana. O grupo foi convidado para ser multiplicador do conhecimento, ou seja, para ampliar as discussões acerca dos serviços ofertados gratuitamente nas Clínicas Integradas da Instituição, para todo o estado. 

O convite veio após encontro com a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, e representantes das cidades de Lages, Indaial, Florianópolis e Concórdia, na capital, como pontuou a coordenadora das Clínicas Integradas, Carine Cardoso. 

“Ficamos muito felizes com a oportunidade e o reconhecimento. Mais uma vez a nossa Universidade Comunitária sendo referência no Ensino e na Extensão. Escutei histórias lindas de pessoas que encontraram na Unesc uma porta para serem cuidadas e assistidas”, descreveu a coordenadora, salientando ainda que a síndrome, que atinge principalmente mulheres, provoca dor intensa, cansaço, ansiedade, depressão, problemas cognitivos entre outros sintomas.

“Isso é muito importante porque tivemos, mais uma vez, o reconhecimento do nosso trabalho como referência e pioneirismo no estado”, completou o coordenador do Centro Especializado em Reabilitação (CER II), Aires Mondardo.

O atendimento especializado é realizado por meio do encaminhamento das Unidades de Saúde dos municípios e tem o foco voltado aos casos mais graves da síndrome. Depois do tratamento o paciente recebe alta, mas os casos seguem acompanhados nas próprias Unidades com orientações do Ambulatório.

No início da atividades, eram atendidas apenas pessoas do município de Criciúma, porém, em setembro de 2021, os serviços foram credenciados junto ao Consórcio Intermunicipal de Saúde da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Cisamrec), sistema de consórcios que permite atendimento aos municípios da região da Amrec e da Associação do Extremo Sul Catarinense (Amesc), totalizando 27 cidades. 

“Percebemos a necessidade de ampliar ainda mais o Ambulatório devido ao número de pessoas que recorreram à Universidade. Assim fizemos. A equipe foi reconstituída, ganhando importantes reforços que se somam aos profissionais que aqui estão. Nossa busca é pela excelência. Acreditamos que aqui, na nossa Unesc, estas pessoas têm o mais completo e humano acolhimento disponível para o tratamento desta síndrome”, evidenciou a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta.

Pacientes

Estima-se que em Criciúma haja mais de seis mil pessoas com fibromialgia, o que, segundo dados epidemiológicos, corrobora com o achado bibliográfico de que 2,5% da população brasileira é acometida com a síndrome. Uma delas é Giselle Cunha, paciente da Instituição, e que também participou do encontro. 

Segundo ela, a Unesc representa o caminho de uma vida melhor. “Quando cheguei à Universidade estava sem esperanças. Na Unesc encontrei acalento. Desejo que essas sementes deem frutos para todo o Brasil, pois esses serviços são orgulho para todos nós”, mencionou. 

Integrando a reunião da última semana, a moradora de Indaial, Cléia Nascimento, contou que o projeto foi essencial para a implantação na cidade em que mora e a ideia é implementar por lá a Clínica da Dor, inspirada na Unesc. “Já estivemos na Unesc em busca de conhecimento para a implantação de algumas ações em benefício dos fibromiálgicos. A Universidade faz parte da minha vida, da minha experiência e de toda a nossa conquista”, disse.

Quem também relatou a importância dos serviços oferecidos para todo o estado foi a presidente da Associação dos Fibromiálgicos de Concórdia e da Região do Alto Uruguai Catarinense (Aficor), Maristela Schwingel.  De acordo com ela, o Ambulatório da Universidade é maravilhoso e serve como ‘espelho’ para o estado.

Exemplos

O Ambulatório de Atenção à Saúde da Pessoa com Fibromialgia é um projeto que teve desenvolvimento inicial realizado pela Universidade, em parceria com a Prefeitura de Criciúma e Câmara de Vereadores. No local, cada paciente recebe atendimento de uma equipe multiprofissional, com especialidades como nutricionista, psiquiatra, profissional da educação física, fisioterapeuta, cirurgião dentista, enfermeiro, dentre outros.

O Asmaf é composto por clínicos e especialistas de diferentes profissões da saúde, trabalhando em conjunto, em prol tratamento e recuperação do paciente, focados na melhoria da qualidade de vida e funcionalidade dos pacientes fibromiálgicos. Os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira, das 8 às 19h.

A coordenadora em Saúde Mental do Município de Criciúma, Ana Losso e a enfermeira e residente em Saúde Mental, Beatriz Zavares, estiveram presentes no encontro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de março de 2023 às 09:04
Compartilhar Comente

Pesquisa da Unesc testa abordagem diferenciada para tratamento de pacientes com diabetes

Pesquisa da Unesc testa abordagem diferenciada para tratamento de pacientes com diabetes
Estudo fará comparação entre os resultados obtidos em pacientes que receberem abordagem tradicional e os que participarem de método diferenciado com foco em orientações de autocuidado Mais imagens

Professores, residentes, alunos de graduação e bolsistas do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc estão conduzindo um novo estudo com foco em melhores resultados para o tratamento de pacientes diagnosticados com diabetes mellitus tipo 2. A pesquisa tem como objetivo testar uma abordagem diferenciada voltada à modificação de comportamentos relacionados ao autocuidado, tais como sedentarismo, alimentação e manejo da medicação. Os resultados obtidos a partir de uma abordagem multiprofissional serão comparados aos resultados de pacientes que receberem os encaminhamentos já realizados nas Unidades Básicas de Saúde.

Intitulado "Educação em saúde intensiva e autocuidado na atenção primária à saúde em pacientes com diabetes mellitus tipo 2: um ensaio clínico randomizado", a pesquisa conta com a coordenação geral da reitora da Unesc, a professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, que destaca a importância das atividades desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação da Universidade na região.

“Este estudo é uma importante ação da instituição para utilizar a ciência em prol da vida. Os resultados serão relevantes para embasar decisões em políticas públicas e para estabelecer novos métodos de abordagem”, diz.

A pesquisa encontra-se, atualmente, na fase de recrutamento de voluntários. Para alcançar esses pacientes dispostos a participar do estudo, os pesquisadores estão realizando visitas às Unidades de Saúde nos bairros Paraíso, Santa Luzia, Vila Belmiro, Vila Zuleima e Centro. 

“O objetivo do estudo é aplicar uma metodologia de tratamento que o paciente melhore o seu autocuidado com diabetes do tipo 2. Trata-se de um ensaio clínico randomizado, ou seja, ele testará um modelo de mudança de comportamento que compararemos com os cuidados usuais que já são feitos nas próprias unidades pela equipe de saúde da família”, explica a pós-doutora do PPGSCol, Andriele Aparecida da Silva Vieira, que também faz parte do grupo de estudos, ao lado das  professoras doutoras e coordenadoras da pesquisa, Cristiane Damiani Tomasi e Vanessa Iribarrem.

Como vai funcionar a pesquisa

A pesquisa terá como amostra pacientes diagnosticados com diabetes mellitus tipo 2, atendidos em Unidades Básicas de Saúde de Criciúma, de ambos os sexos e com idade igual ou acima de 18 anos. 

No primeiro momento, os pacientes serão entrevistados e informados sobre a intenção da pesquisa. A amostra será composta por 16 pessoas, sendo que um grupo será mantido sob os cuidados da Unidade de Saúde, enquanto o outro receberá intervenção por meio da equipe multiprofissional da Unesc, composta por profissionais das áreas de Educação Física, Nutrição, Farmácia, Fisioterapia, Psicologia e Enfermagem.

Os pacientes que receberão intervenção serão acompanhados semanalmente, utilizando o Modelo Transteórico de Mudança de Comportamento, que enfatiza a mudança intencional e passa por diversos níveis de motivação. A ideia é avaliar a mudança de comportamento dos pacientes, após participarem das atividades propostas, e analisar exames bioquímicos realizados ao longo de seis meses.

Todos os pacientes serão avaliados no início e no fim da pesquisa quanto à sua saúde mental, atividade física, alimentação e comportamento. Além disso, os participantes  serão questionados sobre seus comportamentos de autocuidado para as quatro dimensões: manejo da glicemia;  controle dietético; atividade física; e monitorização da saúde.

Ao final da pesquisa, as informações dos dois grupos serão cruzadas para uma análise comparativa. “Os dados coletados e analisados irão gerar uma publicação científica e compor um relatório. A partir destas informações será possível definir ações mais efetivas na atenção primária à saúde”, destaca a reitora. “A pesquisa será importante para a população de Criciúma e poderá servir de modelo para outros municípios e estados”, completa Andriele.

Diabetes

O diabetes mellitus é uma doença crônica não transmissível, que apresenta evolução progressiva e lenta. Ela é caracterizada pela deficiência na produção de insulina ou pela incapacidade da insulina em realizar adequadamente sua função no organismo, resultando em um quadro de hiperglicemia persistente. 

O objetivo do tratamento da pessoa com diabetes é controlar o metabolismo e reduzir os riscos de complicações. Esse tratamento pode ser dividido em duas categorias: medicamentoso e não medicamentoso. O tratamento medicamentoso envolve o uso de medicamentos hipoglicemiantes orais ou injetáveis, ou uma combinação de ambos. Já o tratamento não medicamentoso inclui mudanças no estilo de vida, como aderir a uma alimentação saudável e praticar atividades físicas, por exemplo.

Portanto, o autocuidado do diabetes mellitus refere-se ao conhecimento, habilidades e capacidade de autogerenciamento das necessidades impostas pela doença sempre que possível.


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de março de 2023 às 08:52
Compartilhar Comente

Equipe Apex Brasil visita Unesc para oficialização do 2º ciclo do Programa de Qualificação da Exportação

Equipe Apex Brasil visita Unesc para oficialização do 2º ciclo do Programa de Qualificação da Exportação
Peiex, projeto com parceria nacional, qualifica empresas da região para exportar produtos de forma segura e planejada Mais imagens

Uma receita que deu certo e está prestes a ter mais um sucesso consolidado. A união entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e a Unesc ganha um novo capítulo após o sucesso do 1º ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex). Com resultado expressivo já na primeira edição, as instituições unem forças para um projeto ainda maior. Nesta quarta-feira (22/03), em encontro na Unesc com a presença de lideranças nacionais e estaduais, foi oficialmente lançado o Peiex Criciúma/Lages, nova edição da proposta. 

A meta, que anteriormente foi atingida ao chegar às 100 empresas qualificadas para exportação, agora é de levar qualificação para outras 150 distribuídas da seguinte forma:  100 empresas multissetoriais da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc)  25 empresas multissetorial da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e 25 empresas no Peiex Agro Mel.   

Na serra catarinense a parceria se dá por meio de um convênio interestitucional com a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Universidade Comunitária de Lages.  

Na noite de oficialização da nova etapa da parceria, estiveram presentes os representantes da ApexBrasil, de Brasília, Rita de Albuquerque, Gabriel Chellis e Rodrigo Wutke, além de atores públicos e privados das regiões Sul e Serra que compõem o ambiente do comércio exterior brasileiro. Antes do evento principal que recebeu empresários e estudantes no Auditório Ruy Hülse, as autoridades foram convidadas para um café na sala de reuniões da reitoria da Universidade, onde puderam dialogar junto ao Comitê Consultivo do Programa. 

Representando a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, em Missão Internacional, a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Inovação da Unesc, Gisele Coelho Lopes, demostrou a gratidão por receber tantas lideranças que fazem parte do Comitê Consultivo do Peiex e fizeram questão de prestigiar a Universidade neste momento. “Nos sentimos muito felizes pelos resultados já alcançados e ainda mais motivados a apoiar este projeto que muito nos representa. Estar em uma Universidade Comunitária é isso: trabalhar em prol da sociedade e do desenvolvimento coletivo. A proposta de oferecer qualificação gratuita e todo o apoio para que empresas daqui possam levar seus produtos para fora do país é dar asas para a nossa economia, promover desenvolvimento”, destacou. 

Para o coordenador do Peiex Criciúma, Júlio César Zilli, foi uma honra receber a Apex Brasil para a oficialização do segundo ciclo em parceria com a Unesc. “Temos uma história de muito trabalho coletivo e colheita de bons resultados até aqui. Os números da nossa primeira experiência mostram uma taxa de mais de 40% de empresas qualificadas efetivamente exportando, o que é um dado expressivo tendo em vista que a exportação é um projeto a médio e longo prazo. Agora, já com essa bagagem, temos o segundo desafio, com a meta de 150 empresas a qualificar, e ainda mais confiança de que estamos no caminho da excelência”, destacou. 

Renovar a parceria com a Unesc, conforme Rita, representa segurança para a Apex, que vê na Universidade uma grande parceira. “Para nós é muito bom saber que vocês já sabem como funciona, já viram de perto todo o processo, acreditaram no projeto e estão dispostos a alçar voos ainda maiores. Podemos dizer que é uma escolha mútua”, destacou a liderança. 

  

Extensão 

O Peiex é um programa de extensão executado em parceria com atores públicos e privados. Para executar o programa no Sul e na Serra catarinense, a ApexBrasil assinou um Termo de Cooperação Técnica e Financeira com a Unesc, entidade executora responsável pelo atendimento empresarial nas microrregiões da Amurel, Amrec e Amesc. 

No primeiro ciclo, 101 empresas foram qualificadas e 40 conseguiram acessar o mercado internacional a partir da qualificação recebida por meio do programa. “Alinhado com a missão da Unesc, o Peiex proporciona qualificação para as empresas, sejam elas, MEI, micro, pequenas e grandes, que desejam ingressar e se preparar para o ingresso no mercado internacional.  O programa colabora para o desenvolvimento socioeconômico da região Sul e Serra catarinense, favorecendo que diversos atores públicos e privados estejam trabalhando de forma colaborativa para o bem comum da região”, pontua Zilli. 

Os interessados em participar do programa podem entrar em contato pelo (48) 3431-4516 ou por meio do www.unesc.net/peiex. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de março de 2023 às 16:47
Compartilhar Comente (1)

Primeiro acadêmico da Unesc formado com dupla titulação recebe certificado de conclusão na Argentina

Primeiro acadêmico da Unesc formado com dupla titulação recebe certificado de conclusão na Argentina
Formado em Design, Caio Canarin Mroniski participou da colação de grau na Universidade de Avellaneda (Foto: Reprodução) Mais imagens

O designer Caio Canarin Mroniski, primeiro acadêmico da Unesc formado com dupla titulação, recebeu na última semana o certificado de conclusão do curso de Design pela Universidade de Avellaneda (Undav), na Argentina. A dupla titulação, fruto de uma parceria entre as duas Instituições, garante ao acadêmico intercambista o certificado de conclusão das duas Universidades.

Em julho de 2017, Caio foi morar na Argentina para cursar a quarta e quinta fases da graduação na Universidade Nacional de Avellaneda, oportunidade que o graduado considerou valiosa para a sua formação. “A experiência de intercâmbio fez com que os meus horizontes se ampliassem. Tive a chance de estudar, trabalhar e conviver com pessoas não só da Argentina, mas do mundo todo, o que me amadureceu como pessoa e me desenvolveu como profissional”, afirma,

O coordenador do curso de Design, João Rieth, destacou a importância do acordo entre as Universidades para a formação dos acadêmicos. “Concluímos com êxito o programa da dupla titulação entre as duas instituições, com a entrega do certificado de conclusão de Curso pela Undav para o designer Caio. A experiência, inédita na Unesc, muito contribuiu com a qualidade da sua formação acadêmica e profissional”, explicou o docente.

A formação do designer pela Unesc ocorreu no último mês, em cerimônia realizada no dia 23 de fevereiro. Confira a matéria

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de março de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente

Unesc dá início a novo MBA on-line para atender o mercado brasileiro

Unesc dá início a novo MBA on-line para atender o mercado brasileiro
A empresa Produttare é parceira nesta especialização em Excelência Operacional com ênfase em Engenharia de Produção (Fotos: Décio Batista/ Arquivo Unesc e Reprodução) Mais imagens

Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de março de 2023 às 13:55
Compartilhar Comente