AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Farmácia Solidária: “É um projeto lindo que serve de exemplo para o Brasil”, afirma conselheira federal

Farmácia Solidária: “É um projeto lindo que serve de exemplo para o Brasil”, afirma conselheira federal
Mais imagens

Criada em 2006, a Farmácia Solidária, setor integrado às Clínicas Integradas da Unesc, é mais um serviço da Universidade que impacta positivamente toda a região Sul catarinense. Benefício à comunidade que é comprovado pelos números: somente em 2022 foram R$ 1,6 milhão em medicamentos doados, R$ 2,2 milhões de remédios arrecadados e aproximadamente 20 mil atendimentos realizados.

Tudo isso foi apresentado à conselheira federal de Farmácia, Hortência Salett Muller Tierling, durante visita ao local nesta quarta-feira (22/03). “A minha impressão foi ótima porque, além de ter a presença de um farmacêutico durante todo o horário de atendimento, há o apoio técnico e a ligação direta com a Universidade para avaliar os medicamentos, fazendo triagem e análise, sempre que necessário. É um projeto lindo que serve de exemplo para o Brasil. Já vimos outros projetos, mas que não têm este trabalho conjunto com a  Universidade e pode servir de referência para projetos de lei estadual ou federal”, enfatiza.

A Farmácia Solidária possui uma profissional responsável, três estagiários fixos e quatro bolsistas de extensão. Conta ainda com professores que supervisionam diretamente cerca de 180 alunos do curso de Farmácia que ao longo de cada ano atuam no setor desenvolvendo atividades como triagem, registro de medicamentos no sistema, controle de qualidade, entre outros.

“É um projeto que nasceu por meio de parcerias, inclusive apresentado ao Conselho de Farmácia para regulação, e hoje temos o privilégio de ter a Hortência, ex-presidente do Conselho Regional nos representando no Conselho Federal, para conhecer de perto. Recebê-la na Unesc significa levar as ideias e as estratégias da Farmácia Solidária para outro âmbito de discussão. Ficamos felizes com a visita e pensamos que, a partir disso, surgem novas ideias para fortalecer a Farmácia em âmbito nacional”, destaca a coordenadora da Farmácia Solidária, professora Indianara Reynaud Toreti.

Desde a sua criação, há quase 20 anos, já passaram pelo setor mais de mil alunos do curso de Farmácia que, formados, atuam na região. 

“Percebemos que o impacto social de uma Universidade Comunitária como a nossa é muito grande. Somos uma Instituição que investe na própria operação, por isso temos a Farmácia Solidária, as Clínicas Integradas, estamos todos os dias nas comunidades promovendo atendimentos totalmente gratuitos, entre tantas outras ações”, destaca a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes.

Segurança

Hortência salienta que a preocupação com a Farmácia Solidária por parte da Universidade é perceptível. “Isso dá uma segurança maior ao paciente, pois sabemos que, às vezes, o medicamento pode não ter sido armazenado de maneira correta na residência, ficando exposto à umidade ou incidência solar, o que pode diminuir a sua qualidade. Mas todo este aparato técnico, esta análise dos professores junto aos acadêmicos de Farmácia e com os farmacêuticos, gera maior segurança ao usuário que tanto necessita e que, às vezes, não encontra no Sistema Único de Saúde, ou não tem condições de adquirir em farmácias. Fiquei surpreendida positivamente com o que foi apresentado”, pontua.

Hortência, que visitou a Farmácia ao lado do conselheiro federal suplente, Otto Quintino Júnior, esteve também esteve na Universidade para proferir palestra para acadêmicos, professores e egressos do curso de Farmácia. Na ocasião, ela abordou o tema “Consultório Farmacêutico: aspectos legais para a sua implantação”.

O nascimento da Farmácia Solidária

A Farmácia Solidária é uma causa nobre desde o seu nascimento. A ideia foi do integrante da Cruz Vermelha de Criciúma, Almir Fernandes, que também atuava no Serviço de Verificação de Óbito (SVO) e no Instituto Médico Legal (IML). “Durante a verificação dos óbitos eu percebia que em algumas residências haviam as receitas, mas não tinham os medicamentos. Em outras casas, via muitos remédios. Então passei a pensar em como fazer chegar os medicamentos que sobravam para aqueles que não têm condições. Na época, a Cruz Vermelha era vinculada à Unidade Básica de Saúde do bairro Pinheirinho e levava para lá, mas havia aqueles que não eram padronizados na rede de saúde, então procurei a Unesc na busca por regularizar isso”, recorda Fernandes.

Mais informações: gera

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de março de 2023 às 13:08
Compartilhar Comente

Pós-Graduação Unesc é referência em inovação no Ensino Superior

Pós-Graduação Unesc é referência em inovação no Ensino Superior
A Universidade oferece 80 cursos de especialização nas mais diversas áreas Mais imagens

Sempre de olho nas tendências do mercado e necessidades da comunidade, a Pós-Graduação Unesc possui uma ampla gama de cursos para os profissionais que buscam uma maior qualificação em suas áreas de atuação. Ao todo, a Instituição oferece 80 cursos de especialização nas mais diversas áreas, sendo 51 deles nas modalidades presencial e semipresencial e 29 na modalidade EAD.

E uma das temáticas mais presentes na Pós-Graduação Unesc, reconhecida em todo o Brasil, é a inovação. Atualmente, a Unesc oferece cursos de pós-graduação com temas relevantes para o profissional do século XXI em diversos campos do conhecimento, como Educação 5.0, Ciências Forenses, Transporte e Atendimento Aeromédico e o novo curso de Web3, Metaverso e Transformação Digital, primeira pós-graduação presencial com essa temática no Brasil.

A escolha dessas temáticas, conforme a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, foi feita de forma estratégica de modo a ofertar aquilo que o mundo do trabalho precisa no que diz respeito a especializações. “A Universidade tem o compromisso de desenvolver talentos na região, com competências para responder às necessidades que o mundo do trabalho precisa. Os tempos atuais solicitam um profissional mais preparado e conectado com as tendências mundiais com foco na transformação do contexto regional. É preciso se atualizar sempre e a busca pelo conhecimento é uma habilidade muito requerida no momento e nos novos tempos que se avizinham”, avalia.

A chegada de novas opções, para Gisele, corresponde ao compromisso da Unesc, que há 55 anos está à frente do seu tempo. “Mais uma vez lançamos formações alinhadas às necessidades do contexto e que levam a marca de excelência da Universidade que se compromete intensamente em tudo aquilo que oferece”, pontua ainda a pró-reitora.

O futuro já chegou

Uma das grandes apostas do momento, o MBA em Metaverso e Transformação Digital, conforme um dos coordenadores da especialização, Jonathan Becker, é fruto de uma pesquisa profunda sobre o assunto. “Juntamente com o professor Marcelo Silva Barcelos, realizamos uma análise abrangente sobre as demandas atuais e futuras do mercado do metaverso, da inteligência artificial e outras tecnologias”, afirma o docente.

O público-alvo da pós-graduação abrange diversas áreas do conhecimento, e é recomendada para profissionais graduados em Administração, Marketing, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Design, Engenharia da Computação, Engenharia Civil, Arquitetura, Gestão e correlatos. “Entendemos que, dada a amplitude das aplicações do Metaverso, é possível e mesmo desejável que os discentes do curso tenham um background formativo diversificado, compreendendo todas as áreas do conhecimento”, explica Jonathan.

As aulas presenciais, de acordo com o coordenador, terão um enfoque prático para que os estudantes possam aplicar os conhecimentos aprendidos de forma direta. “Ao longo das disciplinas, os alunos aprenderão como repensar a linguagem audiovisual do futuro, prototipar produtos para ambientes imersivos, pensar estratégias de publicidade digital programática e recomendação de conteúdo, produzir infográficos interativos, dentre várias outras habilidades necessárias para o profissional do futuro”, declara.

O docente destaca ainda a importância de uma pós-graduação sobre o assunto em um mercado em expansão. “O Sul catarinense se consolidou como um importante polo de tecnologia e inovação e temos na região empresas entre as maiores do Brasil na área de software, além de um ecossistema que demanda profissionais em quantidade e qualidade”, afirma Jonathan, explicando o objetivo da especialização. “Com este curso, pretendemos formar agentes de futuro para atuação protagonista e marcante em contexto de Web3, Metaverso e Transformação Digital na construção de experiências de marca, negócios inovativos, disruptivos e produtos interativos de alta conversão”, conclui.

Ensino completo que transforma

Além da inovação, marca característica da Universidade, a Pós-Graduação Unesc se destaca pelos professores qualificados e com expertise na área, que buscam sempre trabalhar com experiências práticas, auxiliando no processo de aprendizagem dos pós-graduandos. “Temos diversos laboratórios disponíveis para aulas práticas em todas as áreas do conhecimento”, destaca a coordenadora do Setor de Pós-Graduação Lato Sensu da Unesc, Mágada Tessmann.

A docente ressalta ainda as colaborações com empresas e organizações da região, o que auxilia o estudante na vivência profissional. “A Pós-Graduação Unesc destaca-se também pelas parcerias com instituições empresariais, de educação e de saúde, com as quais a Universidade desenvolve os cursos ajustados às demandas e necessidades do mundo do trabalho”, completou.

Um curso que exemplifica bem os diferenciais da Pós-Graduação Unesc é a especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, coordenado pela professora Gislene Camargo. O objetivo do curso é formar especialistas em Psicopedagogia nas abordagens clínica e institucional, por meio de uma postura crítica e interdisciplinar, buscando a relação teoria-prática na construção de alternativas de superação das dificuldades de aprendizagem.

De acordo com a coordenadora, o curso formará ainda em 2023 a sua décima turma, formando psicopedagogos que atuam tanto em clínicas quanto em instituições da região. “O currículo do curso foi pensado com uma carga horária que oferece aos estudantes o embasamento teórico necessário à uma formação de qualidade, além de um total significativo para a prática em dois estágios supervisionados”, destacou a docente, explicando que todos os estágios são supervisionados por uma professora da Instituição.

Gislene afirma ainda que, ao longo dos anos, o curso se consolidou na região e no estado. “Hoje, recebemos estudantes de diversos municípios de Santa Catarina e de fora do estado, além de termos egressos atuando em clínicas, escolas, ONGs e instituições diversas”, comenta a professora, frisando ainda o dinamismo da especialização. “O projeto do curso passa por constantes atualizações, sempre atendendo as demandas regionais e nacionais”, completa.

Portas abertas

A Pós-Graduação Unesc está com matrículas abertas em todos os cursos de especialização, nas modalidades presenciais, semipresenciais e EAD, em parceria com o UOL. Os cursos possuem duração de 10 a 18 meses.

Interessados podem obter maiores informações pelo telefone (48) 3431-2626, ou pelo site oficial da Universidade, que também lista todos os cursos de pós-graduação oferecidos pela Unesc.

Confira todos os cursos de Pós-Graduação oferecidos pela Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de março de 2023 às 13:08
Compartilhar Comente

Bingo da Amasf promove socialização e estímulo cognitivo

Bingo da Amasf promove socialização e estímulo cognitivo
Pacientes com fibromialgia participaram de uma tarde de confraternização nessa semana (Foto: Isabela Thomé) Mais imagens

O Ambulatório de Atenção à Pessoa com Fibromialgia (Amasf), projeto da Unesc em parceria com a Prefeitura de Criciúma, realizou nessa quarta-feira (22/03) a primeira edição do Bingo da Amasf. A atividade, realizada no Centro de Convivência da Universidade, reuniu mais de uma dezena de pacientes do programa em uma tarde de descontração, confraternização e aprendizado.

De acordo com Suzel Ramos, psicóloga do Amasf, o evento teve como intuito não apenas a socialização entre os pacientes, mas também o desenvolvimento e o estímulo cognitivo dos mesmos. “A maioria dos nossos pacientes traz como queixa problemas de memória, atenção e concentração, e esta é uma forma descontraída de estimular este processo”, explica a profissional. 

Os prêmios distribuídos no bingo foram arrecadados pela comunidade interna e externa da Universidade, com auxílio dos profissionais da Amasf. A atividade contou ainda com um lanche especial para os convidados, o que contribuiu ainda mais para o clima alegre no local.

“Uma queixa frequente das nossas pacientes é a falta de socialização, pois o paciente com fibromialgia sofre com dores crônicas e difusas no corpo, o que em muitos casos acaba diminuindo as oportunidades de interações sociais”, explica Suzel, destacando a importância de uma atividade como esta para o desenvolvimento dos pacientes. “Este processo também serve para mostrar que eles são capazes de socializar, fazer novos amigos, e entender que de certa forma, a dor não vai impedi-los de fazer o que eles podem e gostam de fazer”, conclui.

Zenir Rampinelli Pereira, paciente do Amasf há dois anos, afirma que o evento foi uma ótima oportunidade para encontrar os colegas fora das sessões médicas. “Tudo que o pessoal do Amasf me convida eu vou, até porque o tratamento no Ambulatório mudou a minha vida. Hoje em dia minhas dores diminuíram muito, e isso não seria possível sem os profissionais do programa”, destaca.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de março de 2023 às 13:38
Compartilhar Comente

“Inovação no Agronegócio” é tema da Aula Inaugural da Unesc Virtual em Araranguá

“Inovação no Agronegócio” é tema da Aula Inaugural da Unesc Virtual em Araranguá
Edilene Steinwandter, ex-presidente da Epagri, foi a palestrante da noite para os acadêmicos do curso de Gestão de Agronegócios (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de março de 2023 às 21:25
Compartilhar Comente

Acadêmicos dos cursos de Ciências Econômicas e Processos Gerenciais visitam o Talent Lab Unesc

Acadêmicos dos cursos de Ciências Econômicas e Processos Gerenciais visitam o Talent Lab Unesc
Professores provocaram os alunos a pensarem fora da caixa e ter contato com o Hub de Inovação da Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de março de 2023 às 18:27
Compartilhar Comente