AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc desenvolve protetor facial para trabalhadores de saúde

Unesc desenvolve protetor facial para trabalhadores de saúde
Utensílio será produzido pela Universidade e oferecido aos acadêmicos e profissionais que atuam nos serviços de saúde em combate à Covid-19 (Foto: Divulgação) Mais imagens

Mais uma vez a união de esforços e conhecimentos da Unesc resulta em benefício à comunidade. Desta vez os grandes beneficiados serão acadêmicos que estiverem atuando nos serviços e saúde, além de demais trabalhadores da área neste momento de combate à Covid-19. Isso porque a Universidade, em parceria com o Laboratório de Práticas de Inovação associado ao Curso de Design de Produtos, desenvolveu um protetor facial com suporte de testa para produzir ótima vedação, para os atendimentos em saúde. O projeto é coordenado pelo professor Felipe Zanetti, com apoio do professor João Rieth e da professora e reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta.

Os importantes protetores faciais são desenvolvidos no próprio laboratório de Design da Unesc com o uso de impressoras 3D. No total estarão disponíveis quatro equipamentos que, a partir desta quarta-feira (25/3) produzirão o material.

Conforme a reitora da Instituição, o intuito é oferecer a ferramenta aos alunos que retornam aos estágios e aos profissionais que atuam nos serviços de saúde dos hospitais e unidades de saúde. “O equipamento pode ser higienizado com álcool gel e garante uma ótima barreira de proteção nestes tempos de coronavírus”, salienta.

Pacote de ações

No total esta é a sexta ação da Unesc com foco na contribuição social em prevenção ao Covid-19. Além deste projeto, a Universidade conta com a Teletriagem referenciada; a doação de álcool em gel produzido pelo curso de Farmácia para a população de maior vulnerabilidade; a campanha de vacinas no sistema Drive Thru; a ação Unesc Informa Covid-19, com intensa mobilização da equipe em reportagens multimídia para melhor informar toda a comunidade; a participação do Programa de Mestrado em Saúde Coletiva na sala de situações da Secretaria de Saúde que está instalada na Unesc, e a participação dos residentes no teleatendimento telefônico 24h, também na Secretaria de Saúde de Criciúma.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de março de 2020 às 18:40
Compartilhar Comente

Professora de Direito da Unesc comenta sobre a relação jurídica entre empregado e empregador depois das mudanças a partir da Covid-19

Professora de Direito da Unesc comenta sobre a relação jurídica entre empregado e empregador depois das mudanças a partir da Covid-19
Medidas adotadas pelos governos federal e estadual alteram legislação trabalhista (Foto: Reprodução) Mais imagens

As relações de trabalho entre empregado e empregador vêm sofrendo alterações com a chegada da pandemia da Covid-19 ao país. Já no dia 6 de fevereiro de 2020 o governo federal publicou lei que dispunha sobre “as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019”.

Nesta segunda-feira (23/3), no entanto, outra Medida Provisória (MP) foi publicada com novas ações para enfrentamento do estado de calamidade pública e da emergência de saúde. As determinações da medida, exceto um dos artigos que será modificado, já estão em vigor e seguem em validade até 31 de dezembro de 2020, sendo que ainda passarão por análise da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

A principal polêmica com relação às mudanças anunciadas nesta segunda-feira se deu em torno do trecho de MP que previa suspensão de contratos de trabalho por 4 meses. Tal questão, no entanto, foi reavaliada pela presidência e sofrerá nova alteração.

As questões que são alvo das mudanças nesta semana se referem ao home office, ou teletrabalho; à antecipação de férias individuais e a concessão de férias e coletivas; ao aproveitamento e a antecipação de feriados; ao banco de horas , à suspensão de exigências administrativas em segurança e saúde no trabalho; e ao diferimento do recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), decisões com foco, conforme a presidência, nos efeitos da pandemia de coronavírus sobre a economia e nesse caso em relação ao emprego e renda.

A professora e coordenadora adjunta do curso de Direito da Unesc, Márcia Piazza, traz, em vídeo produzido pela Unesc TV, mais detalhes e explicações sobre a Lei e sobre a Medida Provisória em torno da temática. Confira:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de março de 2020 às 10:34
Compartilhar Comente

Unesc em Dia {Edição especial Covid-19} Alteração das leis trabalhistas

🎧 Podcast | Márcia Andréia Schutz Lírio Piazza, professora do curso de Direito da Unesc, esclarece as alteração de leis trabalhistas.



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de março de 2020 às 00:01
Compartilhar Comente

Unesc em Dia {Edição especial Covid-19} As pandemias na história do Brasil e do mundo

🎧 Podcast | Professor de História da Unesc faz um resgate das pandemias no Brasil e no Mundo. "Estamos, do ponto de vista da história, muito melhor amparados e preparados".
 



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de março de 2020 às 16:57
Compartilhar Comente

Álcool em gel doado pela Unesc é distribuído entre pessoas em situação de rua

Álcool em gel doado pela Unesc é distribuído entre pessoas em situação de rua
Ação é realizada em parceria com a equipe do Consultório na Rua, da prefeitura de Criciúma (Foto: Divulgação) Mais imagens

A união de esforços entre os cursos de Serviço Social, idealizador da proposta, de Farmácia, executor do trabalho, e do programa Consultório na Rua, da prefeitura de Criciúma, resultou na entrega de 100 frascos de álcool em gel para pessoas em situação de rua nesta segunda-feira (23/3). O álcool que servirá para higienização das mãos das pessoas assistidas pelo projeto foi produzido pelo curso de Farmácia da Universidade e doado por meio da articulação do curso de Serviço Social.

A missão da entrega do material nas ruas e da orientação sobre a pandemia ficou por conta dos colaboradores do Consultório na Rua, Cassio Eduardo Silveira Tondolo, assistente social, e Rosemere Medeiros Basílio, agende redutora de danos, que atuam diariamente na atenção à saúde das pessoas nesta situação.

Conforme Cássio, a doação é de extrema importância no apoio ao combate do coronavírus, já que essas pessoas não teriam a condição de comprar o produto e também precisam estar no combate à pandemia. “Por onde estamos passando estamos orientando sobre os riscos, a necessidade de prevenção e, nos locais onde há possibilidade, orientação sobre a forma correta de higiene das mãos”, explica.

Conforme a coordenadora do curso de Serviço Social da Unesc, Priscila Schacht Cardozo, essa é mais uma união do papel da Universidade com o curso, novo na Instituição. "O Consultório na Rua é um importante serviço do SUS que articula a presença do serviço social de forma muito importante e para nosso curso de graduação é a oportunidade de articular a missão da Universidade comunitária com os valores éticos e políticos da profissão”, comenta.

Neste domingo (22/3) a ação de doação de Álcool 70% foi iniciada com a entrega 25 litros do produto destinados ao Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC.)

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de março de 2020 às 16:38
Compartilhar Comente