AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Informação contábil: estudantes da Unesc socializam conhecimentos na praça e em projeto de extensão

Informação contábil: estudantes da Unesc socializam conhecimentos na praça e em projeto de extensão
Eventos ocorreram na sexta-feira (18/3) (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um dia para compartilhar conhecimentos e promover a extensão. Assim foi a sexta-feira (15/3) no curso de Ciências Contábeis da Unesc. No campus, membros do “Projeto de Extensão sobre o Observatório Social 2019” se reuniram para dar continuidade nas atividades desenvolvidas pelo grupo. Em Içara, o professor Manoel Vilsonei Menegali e o estudante bolsista João Victor representaram o curso no evento “Contador na Praça”, promovido pelo Sindicont (Sindicato dos Contabilistas de Criciúma).

A iniciativa desenvolvida no campus realiza a mineração de dados públicos do município de Criciúma que foram apresentados, analisados e discutidos pelos membros do projeto. O Observatório, realizado em parceria com o curso de Engenharia de Produção, é ligado ao PEGC (Programa de Extensão em Gestão Contábil).

Participaram do encontro os estudantes extensionistas Ednelson de Souza Cardoso e João Vitor Fratoni, os professores do curso Ana Paula da Silva Santos, Jonas Scremin Brolese, Manoel Vilsonei Menegali e Vilson Menegon Bristot.

Conhecimento na praça

Realizando o esclarecimento de dúvidas, Menegali e Victor contribuíram com informações sobre o Imposto de Renda. O professor da Universidade é responsável pela organização do evento anual do “Imposto de Renda na Praça”, iniciativa que já está em sua 9ª edição e ocorrerá no mês abril, na Praça Nereu Ramos, no campus da Unesc e em outros municípios da região.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de março de 2019 às 15:56
Compartilhar Comente

Educação ambiental: Unesc busca parceria com escola da região

Educação ambiental: Unesc busca parceria com escola da região
Equipe da Universidade propôs iniciativas de educação ambiental (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc se fez presente na comunidade mais uma vez. Nesta sexta-feira (15/3), representantes do projeto de extensão “Educação Ambiental em Escolas do Território Freire, localizadas próximas ao loteamento Santo André” dialogaram com lideranças da Escola José Contim Portella, do bairro São Sebastião.

Na oportunidade, a Universidade foi representada pela coordenadora do projeto, Miriam da Conceição Martins, pelo professor Mário Ricardo Guadagnin, pelos acadêmicos Elton da Silva de Ciências Biológicas e Mônica Krawczyk de Geografia e pela a voluntária Zenaide Pais Topanotti.

A visita teve como finalidade um diálogo sobre possibilidades de ações, como o cultivo de hortas suspensas, compostagem, jardinagem e oficinas envolvendo atividades de educação ambiental aos estudantes do quarto ano. A equipe da Unesc foi recebida pela diretora da escola, Simone Garcia Conceição de Sá, e suas auxiliares, Adriana Johansson e Eliane Teixeira Salgado.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de março de 2019 às 15:16
Compartilhar Comente

Unesc inaugura Centro de Convivência Estudantil Vivian Laís Philippi

Unesc inaugura Centro de Convivência Estudantil Vivian Laís Philippi
Local que leva o nome da ex-aluna fica no segundo andar do Bloco S (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A Unesc inaugurou um novo espaço de convivência nesta segunda-feira (18/03). O local, que passará a beneficiar acadêmicos no segundo andar do Bloco S, leva o nome da ex-aluna do curso de Farmácia, Vivian Laís Philippi, que foi assassinada em março de 2015, no município de Içara. Tomado de emoção, o evento de inauguração ocorreu na manhã desta segunda-feira e contou com a presença de alunos, professores, representantes da reitoria e familiares de Vivian.

O espaço servirá como local de descanso e integração dos acadêmicos, mas além disso, tem o propósito de reviver a memória de Vivian dentro do campus. A ex-acadêmica tinha apenas 17 anos e estava na 1ª fase da graduação, quando saiu para procurar emprego e foi impedida de continuar os seus estudos ao sofrer um crime bárbaro.

De acordo com a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, o espaço é destinado aos acadêmicos para uso comum. “É um espaço especial, feito para as peças-chave da nossa gestão, que são os acadêmicos. Um espaço que pensamos que será bem utilizado, um ‘cantinho’ de vocês”, comentou. Segundo a reitora, o momento além de ser uma bela conquista para os estudantes e para a Universidade, também é um momento de profunda emoção. “É inimaginável o sentimento dos pais, familiares e amigos. Estamos com vocês e reconhecemos a dor. Que isso jamais se esqueça e que as mulheres não sejam mais vítimas dessa situação”, acrescentou.

Emocionado, o pai de Vivian, João Plínio Philippi, comentou que a notícia de que o local levaria o nome da filha gerou muita emoção para a família. “Ela estava feliz, com muitos sonhos, fazia o que queria e o que escolheu para fazer. Eu acredito que neste momento ela está aqui, como estava há quatro anos, sempre alegre. Sempre procurou unir, sempre foi e será amor”, expressou.

Conforme o presidente do DCE (Diretório Central do Estudante) da Unesc, Alexandre Bristot, o local foi especialmente pensado para os estudantes. “Sempre observarmos a distância que o Bloco S e R tinham do DCE, então pensamos em um lugar aqui para que eles pudessem descansar, foi quando surgiu a oportunidade de um espaço e colocamos em prática a ideia”, afirmou.

Para a vice-presidente do DCE, Suzel Ramos, o momento desperta muita emoção aos presentes. “Eu me via na situação como filha, pois sou de Içara também, e por um bom tempo, após o acontecimento, minha mãe ia me buscar na rodoviária”, comentou. “Ter o nome da Vivian, faz com que nós mulheres sejamos protagonistas da história. Nós todos estamos na construção de uma sociedade melhor em que as mulheres não sejam vítimas”, completou.

O espaço conta com sofás, televisão, ar condicionado e micro-ondas. O vice-reitor, Daniel Preve; a diretoria de Extensão Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; o gerente do Escritório de Negócios, Evânio Nicoleit; a coordenadora adjunta do curso de Farmácia, Ângela Rossato; a mãe de Vivian, Ana Luiza Philippi; além de professores, colaboradores da Universidade, e alunos de diversos cursos, participaram do evento.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de março de 2019 às 14:47
Compartilhar Comente

Cultura Acic promove aula magna com participação de estudantes da Unesc

Cultura Acic promove aula magna com participação de estudantes da Unesc
Iniciativa une cursos de Design de três instituições de ensino superior de Criciúma (Foto: Assessoria de Imprensa/Acic) Mais imagens

O Projeto Cultura Acic recebe nesta segunda-feira (18/3) a Aula Magna dos cursos de Design da Unesc, Senai e Satc. A troca de conhecimentos ocorre na sede da Associação Empresarial de Criciúma, a partir das 19h30.

Em conjunto, as três instituições promovem uma noite de aprendizado com os temas: “Como impactar os resultados do negócio por meio do desenvolvimento das pessoas?” e “O Design na Empresa de grande porte”, que serão debatidos pelos profissionais Amélia Malheiros, gestora da Fundação Hermann Hering, e Victor Henrique Fagundes, Design Manager da Whirpool Latin America.

Exposição “O Design nos Une”

O evento desta segunda-feira marcará também o encerramento da exposição “O Design nos Une” dos cursos de Tecnologia em Design de Moda Senai/Unesc, Design de Produto da Unesc e Design da Satc, no Cultura Acic.

A mostra “O Design nos Une” é uma produção acadêmica que evidencia os novos limites do design. Para o coordenador do curso de Design de Produto da Unesc, João Luiz Rieth, ter o trabalho dos acadêmicos em exposição na associação é de grande importância para motivar e inspirar os acadêmicos das fases iniciais a verem a produção de seus colegas. “A Acic é a casa do empresário. Nosso objetivo é aproximar o acadêmico da realidade do mercado para aumentar a sua percepção, assim como fortalecer e dar visibilidade para a área”, completa Rieth.

Colaboração: Carol Paris e Deize Felisberto/Assessoria de Imprensa da Acic 

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de março de 2019 às 14:45
Compartilhar Comente

Projeto fomenta Cultura de Paz dentro da Universidade

Projeto fomenta Cultura de Paz dentro da Universidade
Dividida em três encontros, ação tem como público alvo os colaboradores da Instituição (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Incentivar a Cultura de Paz. Esse é o objetivo do projeto “(HA)Gente de Cultura de Paz”. Realizada pela Secretária de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, a ação tem como participantes os vigilantes da Universidade e teve início na manhã desta segunda-feira (18/3). Ao todo, os 33 vigilantes serão divididos em três grupos para participar de três encontros. 

O projeto tem como objetivo fomentar a Cultura de Paz como possibilidade de mediação de conflitos na convivência universitária. Em um primeiro momento, o programa trabalhará com os vigilantes da Unesc, sendo que posteriormente será estendido para os demais setores da Universidade.

De acordo com a coordenadora da Secretaria, Janaína Damásio Vitório, um dos propósitos é tornar a comunidade interna propagadora da cultura de paz. “Implementar a cultura não se limita a essa atividade, ela vai além disso. Ela parte de todos nós”, comenta. Conforme Janaína, o projeto visa a mediação de conflitos. “A Universidade recebe muitas pessoas diariamente, de diversas tribos, então queremos estimular abordagens baseadas na mediação de conflitos e assim criar agentes promotores da Cultura de Paz”, pontua.

Conforme a Assistente Social da Secretaria, Priscila Schacht Cardozo, a Universidade quer saber o que eles entendem como Cultura de Paz e trazer ferramentas para resolver possíveis conflitos do dia a dia. “Trabalharemos com metodologias ativas, em que os participantes irão juntos criar um material como se fosse uma cartilha, um manual, para divulgar a cultura de paz dentro da Unesc”, acrescenta.

Daniel Sarvalaio trabalha há 13 anos da Universidade e para ele a melhor ferramenta é o diálogo. “Trabalhamos com diferentes pessoas diariamente e as peças chaves são o respeito mútuo e agir com sabedoria, para criar um ambiente bom de se conviver”, enfatiza.

Os encontros ocorrem no período da manhã e da noite, e se dividem em: Módulo 1 – Sensibilizar os colaboradores e colaboradoras para a importância da cultura de paz na convivência universitária; Módulo 2 - Construir práticas de comunicação não violenta como proposta de mediação de conflitos fomentando a cultura de paz; e Módulo 3 – Avaliação e monitoramento do Projeto.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de março de 2019 às 13:38
Compartilhar Comente