AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc realiza atividades comunitárias em Turvo

Unesc realiza atividades comunitárias em Turvo
Ação comemorou o aniversário de 70 anos da cidade (Fotos: Décio Batista) Mais imagens

A Unesc prestigiou, nesta terça-feira (19/3), as comemorações do aniversário de 70 anos de Turvo. Entre as festividades, a Universidade, em parceria com as Rádios Som Maior e Hulha Negra, realizou ações comunitárias na cidade. A ação contou com 102 atendimentos, dos mais variados seguimentos, e com a participação de 14 acadêmicos da Universidade.

Entre as atividades oferecidas, estiveram ações do curso de Fisioterapia, com fisioterapia pélvica, orientações posturais em geral e auriculoterapia; de Odontologia, com orientações de saúde bucal e orientações sobre atendimento nas clínicas de Odontologia da Unesc; de Farmácia, com tipagem sanguínea, educação em saúde, envolvendo instruções sobre uso racional de medicamentos, Farmácia Solidária e fitoterapia; de Enfermagem, com orientações gerais de saúde; e de Nutrição, com IMC (Índice de Massa Corporal) e demais orientações.

A atividade teve a organização da Reitoria, juntamente com a Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, e ocorreu na Praça da Igreja Matriz.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 19 de março de 2019 às 14:52
Compartilhar Comente

Palestra na Unesc aborda o estudo do Rio Criciúma

Palestra na Unesc aborda o estudo do Rio Criciúma
Evento ocorreu na última quinta-feira (14/3) e reuniu professores e acadêmicos de Geografia (Foto: Divulgação) Mais imagens

Para marcar o início das atividades em alusão à Semana do Dia Mundial da Água, o curso de Geografia da Unesc, juntamente com o Laboratório de Geociências e Gestão de Recursos Hídricos, promoveu uma palestra com a temática “Estudo do Rio Criciúma na paisagem Urbana: da ruptura à revitalização”. A palestra foi ministrada pela doutora Rose Maria Adami e ocorreu na quinta-feira (14/03).

O evento proporcionou aos acadêmicos do curso compreender os processos que levaram à canalização do rio Criciúma, como ele foi retirado da paisagem da cidade, bem como os problemas de inundações periódicas que ocorrem na cidade.

A palestrante também trouxe a discussão que está presente em sua tese de doutorado, intitulada “Os significados e representações atribuídos aos cursos d’água da bacia do rio Criciúma desde 1880 até 2009 e suas influências na configuração da paisagem”. Em seu trabalho, Rose apresenta a relação que os habitantes mantiveram com o rio nos 130 anos de urbanização da cidade e também no seu livro, intitulado “Rio Criciúma: o rio que a cidade escondeu – Significados e representações na paisagem”.

Por fim, Rose apresentou uma proposta de reintegração do rio na paisagem urbana de Criciúma.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 19 de março de 2019 às 14:07
Compartilhar Comente

Pesquisadora da Unesc recebe premiação internacional

Pesquisadora da Unesc recebe premiação internacional
Alexandra Zugno será reconhecida internacionalmente em evento da Sociedade Internacional de Esquizofrenia (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os trabalhos realizados no Laboratório de Psiquiatria Translacional da Unesc ganharão visibilidade internacional no próximo mês no Congresso Internacional de Esquizofrenia (International Congress on Schizophrenia Research - ICOSR). A responsável pelo destaque é a pesquisadora Alexandra Zugno, vencedora do Global Schizophrenia Award, prêmio oferecido pela primeira vez pela Sociedade Internacional de Esquizofrenia.

Ao ser escolhida entre pesquisadores de diversos países considerados em desenvolvimento, Alexandra foi contemplada com uma viagem para Orlando, na Flórida, para participar do congresso e receber pessoalmente sua premiação. O evento será realizado de 10 a 14 de abril e reunirá os principais pesquisadores da área em todo o mundo para discutir o que há de mais atual no assunto.

A notícia da vitória do trabalho de Alexandra foi recebida com alegria e emoção na Universidade, tamanha a relevância da conquista no universo acadêmico. De acordo com a pesquisadora, o resultado trouxe satisfação pelo reconhecimento ao bom trabalho realizado pelo grupo. “Acredito que temos uma pesquisa muito boa sendo realizada dentro da Unesc por um grupo empenhado e forte. Esse trabalho vencedor é um reflexo disso. Foi uma surpresa muito positiva a resposta de que fui a vencedora”, comenta.

Alexandra atua no Laboratório desde 2008 e já orientou 23 mestrados e oito doutorados, além de ter 60 artigos publicados na área. A pesquisadora possui amplo currículo com graduação em Farmácia, habilitação em Análises Clínicas, graduação em Bioquímica, mestrado em Ciências Biológicas: Bioquímica e doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Atualmente, sua linha de pesquisa tem foco no comportamento e na neuroquímica em modelos animais de esquizofrenia. O objetivo geral do estudo é identificar riscos associados ao desenvolvimento do transtorno e sugerir possíveis intervenções. Conforme Alexandra, o trabalho realizado no laboratório faz parte de uma rede que se junta a todo conhecimento gerado no mundo. “Cada um vai contribuindo com uma pecinha no grande quebra-cabeça. Todo conhecimento que se produz através da pesquisa é publicado com a intenção de se unir a outros e, assim, gerar uma evolução que traga benefícios para a sociedade”, completa.

Sobre a Sociedade Internacional

A Sociedade Internacional de Pesquisa em Esquizofrenia (SIRS), idealizadora do encontro e da premiação, foi fundada em 2005 com o objetivo de reunir cientistas de todo o mundo para discutir sobre os últimos avanços na pesquisa biológica e psicossocial em esquizofrenia. O grupo dedica-se a facilitar a colaboração internacional para descobrir as causas e os melhores tratamentos para a esquizofrenia e os distúrbios relacionados. Parte da missão da Sociedade é promover programas educacionais sobre as últimas descobertas em pesquisas sobre esquizofrenia, disseminá-las de maneira eficaz em todo o mundo e agilizar a publicação de novas pesquisas.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 19 de março de 2019 às 13:21
Compartilhar Comente (1)

Integração e conhecimento na recepção da Residência Pedagógica

Integração e conhecimento na recepção da Residência Pedagógica
Atividade foi conduzida pelo Ânima (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os participantes da Residência Pedagógica da Unesc confraternizaram em uma tarde de boas-vindas. Acadêmicos e professores dos cursos de Geografia, Ciências Biológicas e Matemática compartilharam momentos de integração, autoconhecimento e lanche nesta terça-feira (19/3). A atividade foi conduzida pelo Ânima, representado pelo coordenador João Batanolli.

A coordenadora do curso de Geografia, Andréa Rabelo Marcelino, conta que a residência faz parte das ações da Política Nacional de Formação de Professores. O objetivo, segundo a coordenadora, é introduzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura da Universidade.

“A busca dos coordenadores da área é de acolher, estudar, formar, debater, planejar ações e outras atividades que partilhem a regência de sala de aula e intervenção pedagógica”, explica Andréa.

Os coordenadores Édsom Ugione e Mainara Figueiredo Cascaes também conduziram a iniciativa.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 19 de março de 2019 às 12:38
Compartilhar Comente

Exposição na Unesc evidencia a mulher como protagonista na arte

Exposição na Unesc evidencia a mulher como protagonista na arte
Montagem é um recorte de obras incluídas no acervo institucional da Universidade (Foto: Arquivo/Unesc) Mais imagens

Uma exposição para evidenciar a mulher como protagonista na arte. Assim, a mostra “Mulheres Artistas, Presente! (Re)Visitando o Acervo Artístico e Cultural da Unesc” reunirá, no Espaço Cultural Toque de Arte, obras de autoria feminina presentes no acervo institucional da Unesc. A cerimônia de abertura ocorre nesta quarta-feira (20/3). O trabalho é realizado em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, oito de março.

A exposição tem a curadoria de Amalhene Baesso Reddig e Alice Meis. De acordo com Alice, a montagem é resultado de um recorte das mais de 200 obras incluídas no acervo institucional da Universidade. Segundo Alice, as produções, selecionadas para compor o espaço, dialogam entre si, em uma diversidade linguística, técnica e de pesquisas no campo artístico. “Ali encontramos mulheres. Não somente sendo retratadas, como antigamente, mas mulheres artistas que se representam e apresentam força e sensibilidade por meio da arte”, afirma.

Alice também destaca o objetivo da exposição, de evidenciar a mulher, afirmando sua presença e suas lutas por igualdade e direitos. “Para além de saudar o dia internacional da mulher no mês de março, se faz necessário relembrar o peso histórico que a data carrega. Se nos indagarem: Mulheres artistas? Responderemos que sim, mulheres artistas presentes”, afirma a curadora.

Artistas participantes: Virginia Yunes, Simone Milak, Silemar Maria de Medeiros da Silva, Raquel Teixeira, Odete Calderan, Nete Evagelista, Natasha Barricelli, Eliete da Silva, Estefânia dos Santos Antunes, Elke Hulse, Daniele Zacarão, Berenice Gorini, Bel Duarte, Barbora Soukupová, Angélica Neumaier, Alessandra Barbosa e Alenir Fernandes.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 19 de março de 2019 às 12:04
Compartilhar Comente