PPGD realiza 11º Diálogos em Direitos Humanos e Sociedade
O PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc realizou nesta terça-feira (19/3) a 11ª edição da ação Diálogos em Direitos Humanos e Sociedade. O evento reuniu mestrandos e graduandos em Direito, no Bloco P, para uma aula do professor Sérgio Urquhart de Cademartori. O tema levantado pelo profissional foi “Direitos Fundamentais e Garantismo”.
Sérgio, que é professor da Unilasalle, do Rio Grande do Sul, possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (1976), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) , doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e pós-doutorado junto à Unisinos (RS). Atualmente é professor visitante do doutorado da Universidade de Granada e da Universidade Técnica de Lisboa, professor permanente do Centro Universitário La Salle - Canoas, e Consultor da Capes. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, garantismo, direitos fundamentais, constituição e administração pública.
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 20 de março de 2019 às 16:02Inscrições abertas para as disciplinas isoladas do Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico
Para quem procura um Mestrado, a Unesc está com oportunidade de qualificação. Isso porque o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) está com as inscrições das disciplinas isoladas abertas até a próxima sexta-feira (22/3).
O objetivo do programa é formar profissionais para atuarem na pesquisa científica, na docência e nas organizações públicas e privadas, que possam contribuir com a promoção do desenvolvimento socioeconômico local e regional.
O Mestrado ainda apresenta uma interface de subsídios para que os participantes possam trabalhar no desenvolvimento regional. Outro ponto de destaque é a interdisciplinaridade entre áreas acadêmicas que dialogam no Mestrado. Os candidatos poderão escolher entre as linhas de pesquisa “Trabalho e Organizações” e “Desenvolvimento e Gestão Social”.
As disciplinas isoladas disponíveis para matrículas são Políticas Públicas e Práticas Democráticas; Gênero, Educação e Trabalho; e Desenvolvimento e Sustentabilidade.
Para realizar a matrícula, o interessado deverá preencher e entregar a ficha de inscrição do Programa de Pós-Graduação, que está localizado na sala 14 do Bloco da Biblioteca, de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para mais informações sobre o Mestrado, o PPGD ficará à disposição pelo telefone (48) 3431-2624 ou pelo e-mail ppgds@unesc.net.
Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Vitor Netto Henrique 20 de março de 2019 às 13:52Aula Inaugural de Farmácia aborda oportunidades da vida acadêmica e profissional
A Aula Inaugural do curso de Farmácia está promovendo diálogos sobre empreendedorismo social, pesquisa, extensão e Residência Multiprofissional em saúde. Pensada para aproximar os estudantes de temas relevantes do dia a dia profissional e acadêmico, o evento ocorre em dois períodos.
Na manhã desta quarta-feira (20/3), os acadêmicos foram recebidos por professores especialistas no Auditório Ruy Hülse. Na noite, a partir das 19h30, a programação se repete no Auditório Edson Rodrigues, sala 19 do Bloco P, com novos estudantes.
A vice-presidente do Centro Acadêmico de Farmácia Alexander Fleming, Isabela da Silva Lemos, explica que o evento será realizado em dois módulos. Na primeira etapa, a temática “Empreendedorismo social na área da saúde” é trazida pela professora doutora Melissa Watanabe. No segundo módulo, a professora mestre Angela Rossato fala sobre “Extensão”, a também professora Bruna Wessler aborda a “Residência Multiprofissional” e a professora doutora Jade de Oliveira traz seus conhecimentos sobre “Pesquisa”.
Segundo a vice-presidente, a Aula Inaugural foi pensada para apresentar as possibilidades da vida acadêmica e profissional. “Após a formatura, é comum questionar o futuro. Queremos mostrar que existem oportunidades de empreender em nossa área. Ainda durante a graduação, muito do que é possibilitado aqui pode fazer a diferença no futuro”, afirma.
A Aula Inaugural é promovida em parceria entre o Centro Acadêmico e a coordenação do curso de Farmácia.
Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 20 de março de 2019 às 09:58Curso de Engenharia de Produção realiza Aula Inaugural sobre Lean manufacturing
O Auditório Ruy Hülse recebeu nesta terça-feira (19/03) os alunos de todas as fases do curso de Engenharia de Produção para uma Aula Inaugural. O tema escolhido para o evento foi o “Lean Manufacturing”. O profissional habilitado para tratar do assunto foi o gerente técnico da empresa Alumasa - Indústria de Plástico e Alumínio, Marcelino Gonzaga.
Conforme o coordenador do curso de Engenharia de Produção da Unesc, Leopoldo Pedro Guimarães Filho, o evento foi pensado para reunir todos os estudantes e atualizá-los sobre a aplicação do “Lean Manufacturin”, sistema de produção adotado por empresas desde 1980, e conhecer os processos de forma mais prática. “O Marcelino e a empresa já são parceiros de longa data do curso e ele possui uma vasta experiência para compartilhar com nossos alunos”, salientou.
O evento reuniu aproximadamente 200 estudantes e contou ainda com uma homenagem ao ex-acadêmico do curso, Emilio Marcello Rossi Fermo, que morreu em 2017. Em forma de homenagem, os ex-colegas escolheram dar o seu nome à sala do CA (Centro Acadêmico) do curso. Familiares de Emílio estiveram na Unesc para receber a homenagem.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 19 de março de 2019 às 21:59Curso de Design de Moda enaltece belezas através da moda inclusiva
Fazer pessoas mais felizes por meio da moda. Essa foi a proposta da atividade realizada nesta terça-feira (19/03) pelo curso de Design de Moda Senai/Unesc. Acadêmicos e professores receberam pacientes atendidas pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc para uma tarde de conversa sobre moda inclusiva e uma sessão de fotos. O que pode parecer uma atividade simples foi, para todos os envolvidos, a oportunidade de viver momentos inesquecíveis e conhecer lições de vida.
A paciente Samira Tavares Nichele Dutra, de 31 anos, foi uma das grandes estrelas da tarde. Com seu sorriso largo, ela não escondeu a empolgação ao poder participar do convite pelo curso. “Estava ansiosa para que esse dia chegasse e hoje posso dizer que estou realizada. Nunca tinha feito uma sessão de fotos e sempre foi uma vontade que tive”, comentou após ser maquiada e passar por momentos de modelo fotográfica, função que cumpriu com maestria e ótima desenvoltura.
No ambiente tomado pela alegria e pela descontração, não era só Samira a iniciante. A acadêmica Francieli Rebelo, de 23 anos, também estava trabalhando com produção de moda de uma maneira nunca antes vivida. “Essa foi a primeira vez que vivi de perto essa ligação da moda com a reabilitação, dificuldades de mobilidade ou alguma deficiência. Para mim foi algo incrível ver a felicidade de todas se sentindo mais lindas e bem cuidadas”, destacou.
Conforme a aluna, o resultado positivo da ação está longe de ser sentido apenas por quem recebeu o tratamento especial e participou das fotos. “Foi tão feliz para nós como para elas que estavam conosco como convidadas. Sinto que estamos contribuindo para uma sociedade mais consciente, enaltecendo o que mais importa e mostrando a beleza de cada uma. O nosso padrão tem que ser esse, mostrar o melhor de cada pessoa”, completou.
O objetivo do curso de Design de Moda, conforme a coordenadora Charlene Vicente Amâncio Nunes, foi também reiterar a reflexão sobre a moda inclusiva. “Esse já um assunto comum em nossas aulas e vai muito além do que qualquer tendência. Hoje nosso foco não é procurar seguir um padrão, e sim mostrar caminhos para valorizar o que existe de melhor não só no corpo. Queremos que essas mulheres se olhem e vejam que são lindas”, pontuou.
Para a fonoaudióloga do CER, Ana Júlia Rosa, que acompanhou as pacientes até o espaço do Senai, a atividade superou todas as expectativas. “Sentimos a alegria delas vivendo esse momento diferente. Elas sentiram-se privilegiadas, sentiram-se mulheres”, acrescentou.
Além das sessões de foto, as cinco pacientes participantes estiveram em uma roda de conversa com a paratleta Rindalta Oliveira, da Judecri (Associação dos Deficientes Físicos de Criciúma), que também destacou a importância de todos lutarem por espaços mais acessíveis em locais como lojas e eventos.
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 19 de março de 2019 às 19:07
Newsletter
RSS