AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

PPGD realiza 11º Diálogos em Direitos Humanos e Sociedade

PPGD realiza 11º Diálogos em Direitos Humanos e Sociedade
Aula reuniu alunos do Mestrado e da Graduação nesta terça-feira (20/03) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc realizou nesta terça-feira (19/3) a 11ª edição da ação Diálogos em Direitos Humanos e Sociedade. O evento reuniu mestrandos e graduandos em Direito, no Bloco P, para uma aula do professor Sérgio Urquhart de Cademartori. O tema levantado pelo profissional foi “Direitos Fundamentais e Garantismo”.

Sérgio, que é professor da Unilasalle, do Rio Grande do Sul, possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (1976), mestrado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) , doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1997) e pós-doutorado junto à Unisinos (RS). Atualmente é professor visitante do doutorado da Universidade de Granada e da Universidade Técnica de Lisboa, professor permanente do Centro Universitário La Salle - Canoas, e Consultor da Capes. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, garantismo, direitos fundamentais, constituição e administração pública.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de março de 2019 às 16:02
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para as disciplinas isoladas do Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico

Inscrições abertas para as disciplinas isoladas do Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico
Ao todo, três disciplinas são oferecidas para o ingresso (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

Para quem procura um Mestrado, a Unesc está com oportunidade de qualificação. Isso porque o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) está com as inscrições das disciplinas isoladas abertas até a próxima sexta-feira (22/3).

O objetivo do programa é formar profissionais para atuarem na pesquisa científica, na docência e nas organizações públicas e privadas, que possam contribuir com a promoção do desenvolvimento socioeconômico local e regional.

O Mestrado ainda apresenta uma interface de subsídios para que os participantes possam trabalhar no desenvolvimento regional. Outro ponto de destaque é a interdisciplinaridade entre áreas acadêmicas que dialogam no Mestrado. Os candidatos poderão escolher entre as linhas de pesquisa “Trabalho e Organizações” e “Desenvolvimento e Gestão Social”.

As disciplinas isoladas disponíveis para matrículas são Políticas Públicas e Práticas Democráticas; Gênero, Educação e Trabalho; e Desenvolvimento e Sustentabilidade.

Para realizar a matrícula, o interessado deverá preencher e entregar a ficha de inscrição do Programa de Pós-Graduação, que está localizado na sala 14 do Bloco da Biblioteca, de segunda à sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h. Para mais informações sobre o Mestrado, o PPGD ficará à disposição pelo telefone (48) 3431-2624 ou pelo e-mail ppgds@unesc.net.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 20 de março de 2019 às 13:52
Compartilhar Comente

Aula Inaugural de Farmácia aborda oportunidades da vida acadêmica e profissional

Aula Inaugural de Farmácia aborda oportunidades da vida acadêmica e profissional
Evento ocorre em dois períodos nesta quarta-feira (20/3) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Aula Inaugural do curso de Farmácia está promovendo diálogos sobre empreendedorismo social, pesquisa, extensão e Residência Multiprofissional em saúde. Pensada para aproximar os estudantes de temas relevantes do dia a dia profissional e acadêmico, o evento ocorre em dois períodos.

Na manhã desta quarta-feira (20/3), os acadêmicos foram recebidos por professores especialistas no Auditório Ruy Hülse. Na noite, a partir das 19h30, a programação se repete no Auditório Edson Rodrigues, sala 19 do Bloco P, com novos estudantes.

A vice-presidente do Centro Acadêmico de Farmácia Alexander Fleming, Isabela da Silva Lemos, explica que o evento será realizado em dois módulos. Na primeira etapa, a temática “Empreendedorismo social na área da saúde” é trazida pela professora doutora Melissa Watanabe. No segundo módulo, a professora mestre Angela Rossato fala sobre “Extensão”, a também professora Bruna Wessler aborda a “Residência Multiprofissional” e a professora doutora Jade de Oliveira traz seus conhecimentos sobre “Pesquisa”.

Segundo a vice-presidente, a Aula Inaugural foi pensada para apresentar as possibilidades da vida acadêmica e profissional. “Após a formatura, é comum questionar o futuro. Queremos mostrar que existem oportunidades de empreender em nossa área. Ainda durante a graduação, muito do que é possibilitado aqui pode fazer a diferença no futuro”, afirma.

A Aula Inaugural é promovida em parceria entre o Centro Acadêmico e a coordenação do curso de Farmácia.

Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 20 de março de 2019 às 09:58
Compartilhar Comente

Curso de Engenharia de Produção realiza Aula Inaugural sobre Lean manufacturing

Curso de Engenharia de Produção realiza Aula Inaugural sobre Lean manufacturing
Evento reuniu os alunos de todas as fases no auditório Ruy Hülse (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O Auditório Ruy Hülse recebeu nesta terça-feira (19/03) os alunos de todas as fases do curso de Engenharia de Produção para uma Aula Inaugural. O tema escolhido para o evento foi o “Lean Manufacturing”. O profissional habilitado para tratar do assunto foi o gerente técnico da empresa Alumasa - Indústria de Plástico e Alumínio, Marcelino Gonzaga.

Conforme o coordenador do curso de Engenharia de Produção da Unesc, Leopoldo Pedro Guimarães Filho, o evento foi pensado para reunir todos os estudantes e atualizá-los sobre a aplicação do “Lean Manufacturin”, sistema de produção adotado por empresas desde 1980, e conhecer os processos de forma mais prática. “O Marcelino e a empresa já são parceiros de longa data do curso e ele possui uma vasta experiência para compartilhar com nossos alunos”, salientou.

O evento reuniu aproximadamente 200 estudantes e contou ainda com uma homenagem ao ex-acadêmico do curso, Emilio Marcello Rossi Fermo, que morreu em 2017. Em forma de homenagem, os ex-colegas escolheram dar o seu nome à sala do CA (Centro Acadêmico) do curso. Familiares de Emílio estiveram na Unesc para receber a homenagem.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 19 de março de 2019 às 21:59
Compartilhar Comente

Curso de Design de Moda enaltece belezas através da moda inclusiva

Curso de Design de Moda enaltece belezas através da moda inclusiva
Atividade especial contou com a participação de pacientes do CER Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Fazer pessoas mais felizes por meio da moda. Essa foi a proposta da atividade realizada nesta terça-feira (19/03) pelo curso de Design de Moda Senai/Unesc. Acadêmicos e professores receberam pacientes atendidas pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc para uma tarde de conversa sobre moda inclusiva e uma sessão de fotos. O que pode parecer uma atividade simples foi, para todos os envolvidos, a oportunidade de viver momentos inesquecíveis e conhecer lições de vida.

A paciente Samira Tavares Nichele Dutra, de 31 anos, foi uma das grandes estrelas da tarde. Com seu sorriso largo, ela não escondeu a empolgação ao poder participar do convite pelo curso. “Estava ansiosa para que esse dia chegasse e hoje posso dizer que estou realizada. Nunca tinha feito uma sessão de fotos e sempre foi uma vontade que tive”, comentou após ser maquiada e passar por momentos de modelo fotográfica, função que cumpriu com maestria e ótima desenvoltura.

No ambiente tomado pela alegria e pela descontração, não era só Samira a iniciante. A acadêmica Francieli Rebelo, de 23 anos, também estava trabalhando com produção de moda de uma maneira nunca antes vivida. “Essa foi a primeira vez que vivi de perto essa ligação da moda com a reabilitação, dificuldades de mobilidade ou alguma deficiência. Para mim foi algo incrível ver a felicidade de todas se sentindo mais lindas e bem cuidadas”, destacou.

Conforme a aluna, o resultado positivo da ação está longe de ser sentido apenas por quem recebeu o tratamento especial e participou das fotos. “Foi tão feliz para nós como para elas que estavam conosco como convidadas. Sinto que estamos contribuindo para uma sociedade mais consciente, enaltecendo o que mais importa e mostrando a beleza de cada uma. O nosso padrão tem que ser esse, mostrar o melhor de cada pessoa”, completou.

O objetivo do curso de Design de Moda, conforme a coordenadora Charlene Vicente Amâncio Nunes, foi também reiterar a reflexão sobre a moda inclusiva. “Esse já um assunto comum em nossas aulas e vai muito além do que qualquer tendência. Hoje nosso foco não é procurar seguir um padrão, e sim mostrar caminhos para valorizar o que existe de melhor não só no corpo. Queremos que essas mulheres se olhem e vejam que são lindas”, pontuou.

Para a fonoaudióloga do CER, Ana Júlia Rosa, que acompanhou as pacientes até o espaço do Senai, a atividade superou todas as expectativas. “Sentimos a alegria delas vivendo esse momento diferente. Elas sentiram-se privilegiadas, sentiram-se mulheres”, acrescentou.

Além das sessões de foto, as cinco pacientes participantes estiveram em uma roda de conversa com a paratleta Rindalta Oliveira, da Judecri (Associação dos Deficientes Físicos de Criciúma), que também destacou a importância de todos lutarem por espaços mais acessíveis em locais como lojas e eventos.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 19 de março de 2019 às 19:07
Compartilhar Comente