AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc recebe ex-vice-procuradora-geral da República para Aula Inaugural

Unesc recebe ex-vice-procuradora-geral da República para Aula Inaugural
Ela Wiecko Volkmer de Castilho é palestrante de evento de Direito (Foto: Divulgação) Mais imagens

A professora doutora da Universidade de Brasília e ex-vice-procuradora-geral da República, Ela Wiecko Volkmer de Castilho, vai estar em Criciúma nesta quinta-feira (8/3) para participar da Aula Inaugural do curso de Direito da Unesc. Ela vai abordar o tema “Mulheres e Carreiras Jurídicas” em uma palestra a partir das 19h15. Os alunos de Direito da Unesc também vão ter a oportunidade de participar da palestra da professora doutora da UFSC Grazielly Alessandra Baggenstoss para falar sobre “Gênero e Feminismos no Ensino Jurídico”, a partir das 8h30. A Aula Inaugural no período matutino e noturno ocorre no Auditório Ruy Hülse.

O evento terá ainda a participação da presidente do Conselho Municipal de Direitos das Mulheres, Maria Estela Costa da Silva e da presidente da Subcomissão da Mulher Advogada da OAB/Criciúma, Rosana Guimarães Corrêa e do delegado da Delegacia de Proteção à Criança, ao Adolescente, à Mulher e ao Idoso, Fernando Possamai.

E
la Wiecko Volkmer de Castilho foi vice-procuradora-geral da República até 2016 e durante o mandato de Rodrigo Janot. É doutora em Direito (UFSC) e mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná. É professora da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília, onde lidera o Grupo Candango de Criminologia e o Moitará – Grupo de Pesquisa em Direitos Étnicos. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão que envolvem temas como violência contra as mulheres, tráfico de pessoas, política de drogas, sistema prisional e alternativas à prisão e direitos dos povos indígenas.

Grazielly Alessandra Baggenstoss é doutora em Direito, Política e Sociedade (UFSC), mestre em Direito, Estado e Sociedade (UFSC), doutoranda em Psicologia, com ênfase em Desenvolvimento Humano. Professora da UFSC, atuante no curso de Direito, no Programa de Pós-Graduação em Direito e no Programa de Pós-Graduação Profissional em Direito nas disciplinas de Direito e Feminismos, Hermenêutica Jurídica, Prática Jurídica e Metodologias do Ensino Jurídico e da Pesquisa. Pesquisadora e coordenadora de programa de extensão também da UFSC.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 07 de março de 2018 às 16:42
Compartilhar Comente

Um lugar dedicado para gestantes, mamães e bebês

Um lugar dedicado para gestantes, mamães e bebês
Pamif atua há 13 anos promovendo qualidade de vida (Foto: Arquivo) Mais imagens

Com a chegada de uma nova vida muitos questionamentos e medos podem surgir. Mas na Unesc, as mamães, gestantes e os bebês encontram um lugar de cuidados, carinhos e orientações. O Pamif (Programa de Atenção Materno Infantil e Familiar) atua há 13 anos proporcionando qualidade de vida às famílias participantes e está com inscrições abertas para novos participantes pelo telefone (48) 3431-2654.

A coordenadora do programa, Ariete Inês Minetto, conta que o acompanhamento às mulhers é iniciado ainda durante a gravidez e se estende ao pós-parto. “As gestantes participam de um grupo de apoio, assistem palestras e praticam atividades como Pilates, hidroterapia para gestantes e bebês, confraternização e oficinas. Após o parto são feitas visitas domiciliares pelos extensionistas”, explica.

Nos encontros, as mães e gestantes encontram temáticas relacionadas as alterações emocionais e psicológicas da gestação, cuidados com as mamas, cuidados com as estrias, amamentação, os diferentes tipos de parto, cuidados com o recém-nascido, orientações para o uso de medicamentos e técnica de shantala (massagem para bebês). Elas participam ainda de um ensaio fotográfico.

Os encontros ocorrem nas sextas-feiras, a partir das 14 horas, nas Clínicas Integradas Universidade. O Pamif é desenvolvido por acadêmicos dos cursos de Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem e Medicina, além de voluntários.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 07 de março de 2018 às 11:05
Compartilhar Comente

Cedoc vai lançar o livro “Memórias e Identidades”

Cedoc vai lançar o livro “Memórias e Identidades”
Obra aborda as estruturas carboníferas como patrimônio cultural da região (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Em busca de resgatar a história e a cultura do Estado, o Cedoc (Centro de Memória e Documentação), lança o livro “Memórias e Identidades”, no dia 19 de março. O Cedoc distribuirá mil exemplares da obra para bibliotecas e munícipios da região e algumas entidades de Santa Catarina. O livro estará disponível também em formato de e-book, gratuitamente, no portal Unesc.

Antes do lançamento oficial, representantes do Cedoc entregaram para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, os primeiros exemplares de “Memórias e Identidades”, em um encontro nesta terça-feira (6/3).

O objetivo do livro é registrar e cartografar as áreas ambientais de toda a região que sofreram com a extração do carvão mineral. Outro ponto abordado, são os detalhes das atividades realizadas nas minas no seu tempo de funcionamento, bem como resgatar a história do local e a atual situação dele como patrimônios culturais.

O projeto foi organizado em parceria com o coordenador do Cedoc, Paulo Sérgio Osório e a professora Marli de Oliveira Costa.

Segundo a organizadora, a obra tem com o principal objetivo despertar a responsabilidade cultural. “Ele serve para sensibilizar para a preservação destes locais. Eles são patrimônios industriais da mineração de toda a regional. Todo o Estado foi afetado com a mineração e a pesquisa também serviu para observarmos como estão atualmente estes locais”, afirma Marli.

Para a reitora, o livro engradece a importância dos patrimônios culturais do Estado. “O livro apresenta as estruturas carboníferas como patrimônio cultural de Santa Catarina. Por meio de imagens muito bem elaboradas, com textos simples e que retratam a memória de toda a região. O Cedoc, por meio desta obra, se consolida, como um grande Centro de Memória e Documentação. Com financiamento da Fapesc e da Unesc, o livro nos permite refletir sobretudo sobre a extração do carvão e os marcos que a mesma produziu que a mesma produziu nos municípios do Estado”, enfatiza a reitora.

Participou também do encontro, o coordenador do curso de História da Unesc, Thiago da Silva Coelho.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 07 de março de 2018 às 10:19
Compartilhar Comente

Ânima proporciona momentos para cuidar do corpo e da mente

Ânima proporciona momentos para cuidar do corpo e da mente
Programa conta com inscrições abertas para Yoga e Atividades Esportivas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Em 2018 os professores e funcionários da Unesc podem cuidar do corpo e da mente com as atividades do Ânima. O programa oferece diversos benefícios para o participante buscar uma maior qualidade de vida, e neste início de semestre está com inscrições abertas para Yoga e Atividades Esportivas. A partir de 4 de abril a Massoterapia também vai estar disponível. Os interessados podem efetuar matrícula pelo ramal 2506 ou pelo e-mail anima@unesc.net.

O coordenador do Programa Ânima João Batanolli conta que o programa proporciona momentos de melhorias nas relações e de desenvolvimento do potencial das pessoas que fazem parte da Universidade. “Retornamos em 2018 para continuar nossa missão, auxiliando no combate do estresse no dia a dia e integrando os colaboradores”, afirma.

A opção Atividades Esportivas conta com horários na segunda-feira, das 18 às 19 horas, para futebol e na terça-feira, também das 18 às 19 horas, para vôlei. As aulas de Yoga ocorrem nas terças-feiras, das 17h45 às 18h45.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

06 de março de 2018 às 17:44
Compartilhar Comente

Disciplinas isoladas nos mestrados da Unesc com inscrições abertas

Disciplinas isoladas nos mestrados da Unesc com inscrições abertas
Oportunidade está aberta em diversos segmentos (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc está com inscrições abertas para disciplinas isoladas em seus mestrados em Desenvolvimento Socioeconômico, Direito e Educação. Os interessados em dar continuidade aos estudos acadêmicos ainda no primeiro semestre de 2018 podem procurar os PPGs (Programas de Pós-Graduação) da sua área de preferência, no campus da Unesc, ou acessar o portal da Universidade.

Desenvolvimento Socioeconômico


O PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), está com inscrições abertas até 16 de março para as disciplinas isoladas: Políticas Públicas e Práticas Democráticas; Universidade, Sociedade e Desenvolvimento; Gênero, Educação e Trabalho e Governança nas Organizações.

Direito

Já o PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) oferece matriculas até o dia 16 de março para as disciplinas isoladas: Políticas Públicas, Direitos Fundamentais e Trabalho Digno; Criminologia e Direitos Humanos na América Latina; Direito, políticas públicas e inclusão socioeconômica; Seminário de Pesquisa: Direitos Humanos, sentidos da democracia e movimentos sociais e Políticas públicas e participação popular.

Educação


O PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) oferece aos interessados até o dia 8 de março a possibilidade de cursas as disciplinas isoladas: Educação em Saúde na Concepção Libertadora; Educação, Interdisciplinaridade e Inovação; Educação e Cultura Digital; Formação de Professores para Educação Superior; Pensamento Pedagógico Brasileiro; Teoria da Atividade e Proposta de Ensino; História Oral na Pesquisa em Educação e Leitura: concepção e ensino.

São necessários os seguintes documentos para inscrição:

- Formulário de inscrição devidamente preenchido
- Fotocópia do documento de identidade
- Fotocópia do CPF
- Fotocópia do Diploma de Curso Superior
- Uma foto 3x4 recente

Mais informações

Interessados devem entrar em contato com o PPG de sua área específica. Saiba mais sobre os programas nos links.

Desenvolvimento Socioeconômico (clique aqui)

Direito (clique aqui)

Educação (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 06 de março de 2018 às 17:35
Compartilhar Comente