Mulheres da Unesc
“Como mulher eu me sinto profundamente privilegiada por estar há mais de 20 anos em uma Universidade como a Unesc, ter a possibilidade de estar à frente de sua gestão, compartilhando com mulheres tão especiais o cotidiano da nossa Universidade e da nossa cidade. Desejo que todos os dias as mulheres sejam protagonistas de sua própria história, tenham sensibilidade para a escuta qualificada e coragem para transformarem os lugares por lhes permitam transformar os lugares por onde elas transitam. Que elas não aceitem em tempo algum, condição de subalternidade ou subserviência. Porque o lugar das mulheres é onde elas quiserem”.
O depoimento acima é da professora doutora Luciane Ceretta, primeira mulher a assumir a Reitoria da Unesc. E ela, juntamente com tantas outras mulheres, têm desempenhado papeis importantes na construção coletiva de uma Universidade Comunitária que não é reconhecida apenas pelo trabalho na formação acadêmica, mas também na transformação de vidas.
E a Universidade está cheia de exemplos disso. Um deles é a funcionária da Aicom (Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing), Elisabete Gonçalves Barbosa. Graduada em Psicologia pela Universidade, a Bete, como é conhecida, tem superado os desafios que a vida impôs. Ela convive com limitações sensoriais desde a infância. Um glaucoma foi diagnosticado aos quatro meses de vida e Bete foi perdendo a visão ainda nos primeiros anos da infância. E isso não impediu que ela fosse atrás de seus objetivos.
“Meus pais sempre me incentivaram e não me esconderam em função da deficiência visual. Quando eu tinha sete anos, eles me levaram até a escola, mas não fui aceita porque eles não estavam preparados para receber uma criança com deficiência. Na época eu ainda tinha um pouco de visão e meus irmãos me alfabetizaram. Depois estudei em uma escola especializada, aprendi a ler em Braile e não parei mais”, conta.
E foi assim, sem desistir, que Bete ingressou no curso de Psicologia da Unesc em 2006, desenvolveu pesquisas em projetos da Instituição e em setembro de 2011 se tornou funcionária da Universidade. “Não posso dizer que é fácil. A cada dia é preciso superar, aprender, tentar. Mas tenho o apoio da minha família e uma filha que me faz querer ser cada vez melhor. Todas as pessoas possuem algum tipo de limitação, mas somos iguais em nossa pluraridade”.
Mas a Bete não é somente profissional. Ela é casada, mãe da Ester, com cinco anos, e vive os mesmos dilemas, inseguranças, alegrias e vitórias que qualquer mulher. “Eu tinha receio de ser mãe, e quando fiquei grávida, vieram várias dúvidas e preocupações com a educação, como a criança seria e como eu seria. Os filhos nos ensinam a ser mãe e isso foi uma escolha minha. Mas a sociedade ainda impõe às mulheres que elas casem, tenham filhos. Mas por qual motivo temos que viver de maneira com o que foi estabelecido por alguém? Temos que ser livres para escolhermos o que nos faz feliz, independente de convenção”.
E outra mulher da Unesc que escolheu o caminho da realização foi a professora Samira Valvassori. Graduada em Ciências Biológicas na Universidade, mestre e doutora em Ciências da Saúde pela Unesc, ela desenvolve pesquisas na área de transtorno bipolar no Laboratório de Psiquiatria Translacional. Fez doutorado sanduíche na Universidade de Toronto, no Canadá – uma das dez melhores Instituições de Ensino Superior do mundo – e entre os prêmios que recebeu ao longo da carreira, esteve o da Sociedade Internacional de Transtorno Bipolar. Samira ganhou em 2014 o prêmio Samuel Gershon Awards for Junior Investigators, fazendo da Unesc a única instituição brasileira presente na conquista. Hoje, é professora do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) e dos cursos de Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia e Medicina da Universidade.
Samira fez da pesquisa um modo de vida e segue incentivando alunos a aproveitarem oportunidades durante a graduação para ampliarem as possibilidades de aaprendizado, por meio da pesquisa científica. Mas ela, e outras mulheres cientistas sabem que isso exige dedicação e amor pelo que se faz.
“Na primeira fase do curso eu sai procurando algum laboratório que me aceitasse. Mas como ainda estava iniciando, ficou difícil. O professor João Quevedo me aceitou no Laboratório de Neurociências em 2003 e foi ali que eu me encontrei: fazendo pesquisa”, revela. Para Samira, estar ali, seja aos finais de semana realizando experimentos, ou estudando para ampliar o seu conhecimento não um fardo. Mas ela precisou de apoio. E encontrou especialmente na família. “Eu já vim para a Unesc a pé por não ter dinheiro para o ônibus. Muitas vezes minha mãe vinha até o laboratório para trazer comida enquanto eu estava trabalhando aos fins de semana. Deixei de sair com amigos para estudar. E quando eu desanimei, meus pais estavam ao meu lado me incentivando a continuar. Não me arrependo de ter ido atrás do que faz meus olhos brilharem”.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 08 de março de 2018 às 07:00Reitoria dialoga com alunos de Engenharia Civil
Em busca de ampliar o diálogo e aproximar cada vez mais os cursos da gestão da Universidade, a reitora, Luciane Ceretta e o vice, Daniel Preve, tiveram um encontro, na tarde desta quarta-feira (7/3) com CA (Centro Acadêmico) do curso de Engenharia Civil.
O objetivo do encontro foi discutir e expor as perspectivas e planejamentos do curso para 2018. Os estudantes aproveitaram a oportunidade para apresentar as necessidades dos alunos. O DCE (Diretório Central dos Estudantes) também participou da reunião.
"Estamos sempre abertos ao diálogo. São oportunidades como esta que agregam valor ao curso. Fico muito feliz com o empenho que vocês e que a Engenharia Civil tem para os alunos e para a Universidade", afirma a reitora.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Assessoria de imprensa 08 de março de 2018 às 12:34Prática prepara futuros enfermeiros em simulação de emergência no campus
Salvar a vida de alguém pode ser uma questão de segundos. E é essa adrenalina que encanta a estudante do curso de Enfermagem da Unesc, Amanda de Jesus. Foi dentro da Universidade, ainda na primeira fase do curso, que ela se identificou com a área de emergência. Nesta quarta-feira (7/3), já na sexta fase da graduação, Amanda foi uma das estudantes a participar do 4º Simulado de Atendimento às Situações de Emergência.
Depois de entrar no curso de Enfermagem e conhecer a área, Amanda fez um curso de Socorrista, que a fez ter ainda mais certeza do caminho escolhido. “Todo dia é inesperado, na emergência é assim. Você tem a vida nas mãos, e por meio de um atendimento eficiente, você pode salvar alguém, sem nenhum dano”, conta a aluna.
A simulação ocorre por meio da disciplina de APH (Atendimento Pré-Hospitalar), desenvolvida na sexta fase do curso. São quatro dias de simulação, com diversos casos diferentes, aplicados com intensa veracidade. Além das vítimas, que são produzidas com maquiagens realistas, alguns alunos também fingem ser familiares fora do controle, para intensificar o grau de dificuldade.
A professora responsável pela disciplina, Mariana Freitas, comenta que a evolução dos alunos nos quatro dias de simulado é evidente. “Eles se sentem mais seguros, começam a se preocupar menos com a avaliação e mais com o salvamento da vítima. A prática deixa o aluno cada vez mais preparado no decorrer dos semestres”, comentou a professora.
A atividade contou com a simulação de casos de vítima de agressão física, doença pulmonar obstrutiva crônica, trauma raquimedular, acidente vascular, entre outros.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 07 de março de 2018 às 22:25Reitoria entrega portaria que nomeia comissão da Cofafe
A portaria que nomeia os integrantes da comissão que organizará a participação da Unesc na 26ª Cofafe (Confraternização dos Funcionários Administrativos das Fundações Educacionais do Sistema Acafe), foi entregue na manhã desta quarta-feira (7/3). A reitora, Luciane Ceretta, entregou o documento em mãos ao professor Edson Luiz da Silva, que é um dos representantes da coordenação geral da comissão. Em 2018, a Cofafe ocorre em Blumenau, de 31 de maio a 3 de junho.
Confira a comissão:
-Edson Luiz da Silva e Joel Modesto Casagrande - Coordenação Geral;
-Edison Uggioni, Janir de Quadra Paim, Valmes Colombo e Henrique Vargas - Coordenação de Captação de Recursos e Financeira;
-Giselle Torri, Bruna Martins da Cunha, Hévila Vivian Borges e Alessandra Campos Goulart - Coordenação Técnica;
-Daniel Antônio Angeloni, Marina Silva Dutra, Neuza Aparecida Bis Tavares e Valéria Treviso - Coordenação de Inscrições e Alojamento;
-Franco Espíndola de Bom e Fernando Teodósio Silva - Coordenação de Tecnologia da Informação;
-Ana Sofia Schuster e Mayra Antônio de Lima - Coordenação de Marketing e Imprensa;
-Magada Tessman Schwalm - Coordenação de Saúde;
-Daniel Ribeiro Préve e Israel Rocha Alves - Coordenação de Assessoria Jurídica.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 07 de março de 2018 às 17:49Unesc prepara programação especial para o Dia Internacional da Mulher
Para homenagear as mulheres da Unesc, a Universidade preparou uma programação especial para esta quinta-feira (8/3), e que se estenderá para o dia 12 de março. As atividades serão desenvolvidas em diversos pontos do campus, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Haverá ainda uma iniciativa na Praça Nereu Ramos das 12 às 18 horas envolvendo participantes da Liga Acadêmica Médico Renal da Unesc, formada por professores e estudantes do curso de Medicina, em alusão ao Dia Mundial do Rim (8/3), na qual serão dadas informações sobre problemas renais e cuidados envolvendo a mulher. A programação encerra no dia 12, haverá a roda de conversa “Mulheres que Fazem História: Universidade, Diversidade e Trabalho” às19 horas, no Auditório Ruy Hülse, com representantes dos mais diversos segmentos da sociedade.
O evento, organizado pela Reitoria da Universidade, conta com o apoio do Programa Ânima, Programa de Residência Multiprofissional, Setor de Arte e Cultura, diversos setores e cursos da Instituição e do DCE.
Palestras com temas relacionados à mulher, rodas de conversa sobre a data e a trajetória da mulher na sociedade, atividades em prol da saúde da mulher, sessões de massoterapia, yoga e projeção de imagens estão entre as ações pensadas para esta quinta-feira.
O campus estará todo preparado para receber essas mulheres fortes, que fazem a diferença nos ambientes em que estão, que fazem parte do dia a dia da Instituição e também da comunidade externa. Teremos vários momentos com atrações voltadas para elas, pensadas e realizadas com carinho e envolvimento de diversos setores e cursos”, afirma a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego.
Segundo a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o evento é uma forma de agradecer por tudo o que as mulheres têm feito pela Instituição. “Compartilhamos com mulheres muito especiais o cotidiano da nossa Universidade e da nossa cidade. Desejo que todos os dias as mulheres sejam protagonistas de sua própria história, tenham sensibilidade para a escuta qualificada e coragem para transformarem os lugares por onde transitam. O lugar das mulheres é onde elas quiserem”, afirma Luciane.
Programação Dia da Mulher Unesc
8 de março
Bloco Administrativo
Massoterapia – 13 às 17 horas – sala 13
Bloco da Reitoria
Saúde da Mulher – cursos de Enfermagem, Biomedicina, Farmácia e Psicologia – 8 às 21 horas. Testes sobre: estresse, depressão e qualidade de vida; Tipagem sanguínea e Auriculoterapia. Orientações sobre: autoexame da mama e utilização de plantas medicinais. Agendamento do preventivo de câncer do colo uterino.
Roda de conversa: “ A função do dia da Mulher”. Das 9h30 às 10 horas e das 20h30 às 21 horas.
Bloco P
Exposição de Cartazes DCE “Mulheres na História” e “Frases sobre assédio contra mulheres” – das 19 às 22 horas.
Projeções de imagens de mulheres.
Bloco I
Aula de Yoga das 14h30 às 15h30, com a facilitadora Érica Possamai
Bloco XXI
Massoterapia facial – 14 às 18 horas;
Apresentação CIA de Dança Unesc. Coreografia: “Respeito às Minas” – às 18 horas;
Quintas Culturais: Vozes Femininas do Coral Unesc – às 18 horas;
Bloco R
Feira da Mulher (Programa de Residência Multiprofissional) – das 8 às 19 horas;
Roda de conversa “Mulher e Sociedade” – às 10 horas; 15h30 e às 18h30;
Projeções de imagens de mulheres – das 19 às 22 horas;
Orientação sobre saúde da mulher – curso de Fisioterapia – das 9h30 às 11 horas.
Praça do Estudante
Roda de Conversa DCE “Mulher na História” – às 16 horas.
Auditório Ruy Hülse
Apresentação das ações realizadas em defesa da mulher, às 8h30, pelos seguintes órgãos:
-Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres
-Subcomissão da Mulher Advogada da OAB-Criciúma
-Polícia Militar do Estado de Santa Catarina
-Polícia Civil do Estado de Santa Catarina
Palestra: “Feminismos e Mulheres no Ensino Jurídico”, com a professora doutora Grazielly Alessandra Baggenstoss, a partir das 9h30.
Palestra “As Mulheres nas Carreiras Jurídicas”, com a professora doutora Ela Wieko Volkmer de Castilho, a partir das 19h15.
Auditório Edson Rodrigues
Palestra “Direito das Mulheres: O que você tem a ver com isso?”, a partir das 19 horas.
Sala de Dinâmica CER (Centro de Referência em Reabilitação)
Roda de conversa: “Lugar de mulher é onde ela quiser!” – Às 14 horas.
Praça Nereu Ramos
Dia Mundial do Rim – Saúde da Mulher – das 12 às 18 horas.
12 de março
Roda de conversa “Mulheres que Fazem História: Universidade, Diversidade e Trabalho” – 19 horas – Auditório Ruy Hülse.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 07 de março de 2018 às 17:16
Newsletter
RSS