AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Reforma do Ensino Médio é tema de encontro na Unesc

Reforma do Ensino Médio é tema de encontro na Unesc
Encontro ocorreu nesta segunda-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores, alunos e pesquisadores se reuniram nesta segunda-feira (14/3) para debater sobre: “A reforma do Ensino Médio e suas implicações nas Universidades Brasileiras”. O evento, desenvolvido pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), compôs mais uma edição do Ciclo de Debates e teve como ministrante o professor Celso João Ferretti, da Unicamp.
 

 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 14 de março de 2017 às 16:51
Compartilhar Comente

Proesde oferece bolsa de estudo vinculada a curso de extensão

Proesde oferece bolsa de estudo vinculada a curso de extensão
O programa oferece ao aluno da Universidade bolsas de 70% nas mensalidades dos cursos de graduação. Mais imagens

Estudantes de diversos cursos da Unesc podem receber bolsa de estudo para a graduação e ainda participar de um curso de extensão gratuito em Desenvolvimento Regional. As inscrições para o Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional) estão abertas até o dia 31 de março na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) da Universidade.

O Proesde é uma iniciativa do Governo do Estado que, através do curso de extensão em Desenvolvimento Regional, busca ajudar na formação dos alunos com atividades e pesquisas relacionadas à melhoria das cidades. A capacitação tem 200 horas, distribuídas em dois semestres e ocorre aos sábados, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas. O programa oferece ao aluno da Universidade bolsas de 70% nas mensalidades dos cursos de graduação, além do curso de extensão gratuito.

Podem participar do Proesde os alunos que concluíram o Ensino Médio em escola pública e já tenham cursado mais de dois semestres nos cursos de graduação da Unesc, que estejam morando há pelo menos dois anos nas regiões de Criciúma ou Araranguá, ainda não tenham participado do Proesde e que estejam cadastrados no Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina).

São 23 vagas, para acadêmicos dos cursos: Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Psicologia, Ciência da Computação, Design, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Jogos Digitais, Comércio Exterior, Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Secretariado Executivo, Tecnologia em Gestão Comercial a distância, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira e Tecnologia em Processos Gerenciais.

As vagas serão sorteadas entre os inscritos das regionais de Criciúma e Araranguá. A quantidade de moradores da região também é analisada para a proporção de vagas disponibilizadas para cada cidade.

Proesde Licenciatura


Os acadêmicos dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, História, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia da Unesc também podem participar do programa. O Proesde Licenciatura oferece bolsa de estudo de 100% para o curso de graduação para alunos que fizerem o curso de extensão Organização Curricular na Educação Básica Catarinense.

O programa do Governo do Estado oferece 43 vagas distribuídas entre todos os cursos de Licenciatura da Unesc. As inscrições estão abertas até 31 de março na Centac. O preenchimento das vagas se dará por sorteio entre os inscritos.

O Proesde Licenciatura é um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão para a formação de profissionais da Educação que contribuam para a melhoria da qualidade da Educação Básica. O curso de extensão oferecido tem duração de dois semestres, totalizando 200 horas de aulas presenciais e à distância e projetos de intervenção em escolas. Os encontros ocorrem aos sábados.

Proesde


Proesde Licenciatura

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de março de 2017 às 22:06
Compartilhar Comente

Na prática: Estudantes sentem a realidade do atendimento de emergência

Na prática: Estudantes sentem a realidade do atendimento de emergência
Atividade compõe a disciplina de Atendimento Pré-Hospitalar (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Parecia real e a ideia era justamente essa. Na noite desta segunda-feira (13/3), estudantes da sexta fase do curso de Enfermagem simularam atendimentos emergenciais pelo campus. Adrenalina e extinto se misturaram durante a atividade prática da disciplina de APH (Atendimento Pré-Hospitalar), ministrada pela professora Mariana Freitas.

A simulação despertou o olhar da estudante Jessica Macedo, que até então tinha vontade de trabalhar com políticas públicas. “A paixão que a professora Mariana traz pra aula aguçou o meu interesse pela área de emergência. Depois de hoje então, sentindo a realidade tão próxima a mim, me deu uma grande vontade de atuar na área. Estar ali, ser a única esperança de vida pra alguém e ver a recuperação do paciente é extremamente recompensante”, comentou a aluna.

Quem já atua na área é a aluna Solange Fernandes. Técnica em Enfermagem, ela atua no Hostpital há oito anos e não se vê fazendo outra coisa. “É um momento rápido, em que você tem que agir com calma e técnica. Essa adrenalina toda me encanta, já peguei casos muito críticos, mas esse é o meu papel. É um dom”, contou a estudante.

Prática fortalece o ensino


Os estudantes fizeram todo o procedimento de atendimento de emergência. Desde socorrer a paciente até acalmar os familiares, ligar para a ambulância, transportar até as Clínicas Integradas e estabilizar.

Segundo a professora Mariana, a atividade tira o primeiro impacto do atendimento emergencial. “Muitos deles sentem medo de não conseguir agir no momento do atendimento, mas a atividade já tira esse receio. Eles se sentem muito mais seguros para a atuação profissional depois de sentir como funciona todo o procedimento”, contou a professora.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 13 de março de 2017 às 22:02
Compartilhar Comente

Inova Day: aborda cultura empreendedora com alunos

Inova Day: aborda cultura empreendedora com alunos
Evento é direcionado para alunos de Administração e de Comércio Exterior (Foto: Divulgação) Mais imagens

Estudantes dos cursos de Administração e de Comércio Exterior da Unesc tem um encontro marcado neste sábado (18/3) com ideias e cases dentro do Inova Day ADMComex, um encontro que pretende promover o espírito empreendedor nos acadêmicos, despertando interesse pela inovação e incentivando a cultura empreendedora. O evento ocorre, das 8 às 12 horas, na sala 7 do Bloco R1.

O Inova Day é realizado pelo Centro Acadêmico Jorge Zanatta, com o apoio da coordenação dos cursos de Administração e de Comércio Exterior. As inscrições podem ser feitas na sala do CA, localizada no Bloco R1, em frente a coordenação dos cursos.

Durante o evento, os participantes vão falar sobre empreendedorismo e inovação com o professor da Unesc, designer e consultor na área, Igor Drudi; com o co-fundador do Simples Dental, o maior software odontológico da América Latina; com o co-fundador da Liga Empreendedora dos Tigres, host do TEDx Criciúma, fellow do programa Redbull Amaphiko, co-fundador da Reverse e aluno da Unesc, Christian Engelmann e com o publicitário, sócio da Jardim Publicidade, de Criciúma, e da Fóssil, empresa de marketing digital de Curitiba, Diego De Mathia.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de março de 2017 às 18:34
Compartilhar Comente

Projeto de extensão inicia atividades de 2017

Projeto de extensão inicia atividades de 2017
Reunião entre participantes ocorreu na Escola Silva Alvarenga (Foto: Divulgação) Mais imagens

As atividades de 2017 do projeto de extensão “A utilização do Laboratório de Ensino de Ciências Professora Mari Stela Campos da Unesc (LEC) por professores e alunos de escolas da rede pública municipal e estadual de ensino de Criciúma –SC”, iniciaram na última semana.

Na sexta-feira (10/3), a equipe realizou uma reunião na Escola de Educação Básica Silva Alvarenga, de Criciúma, com a professora de Ciências da escola, Mirian Berti Salvaro, para dar continuidade ao projeto , coordenado pela professora Miriam da Conceição Martins, com com a participação das bolsistas Lía Cristina Nascimento dos Santos  e Samara de Assunção, e da voluntária Zenaide Pais Topanotti.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 13 de março de 2017 às 17:06
Compartilhar Comente