AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Palestra dá início às comemorações dos 10 anos dos cursos de Tecnologia em Gestão

Palestra dá início às comemorações dos 10 anos dos cursos de Tecnologia em Gestão
Mais imagens

Os cursos de Tecnologia em Gestão da Unesc vão iniciar as comemorações dos seus 10 anos nesta terça-feira (25/3) com a palestra “Performance ® NeuroCoaching para Lideranças”. A ministrante será a master coach Richeli Sachetti. O encontro ocorre no Auditório Ruy Hülse, a partir das 19 horas.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 24 de março de 2014 às 17:19
Compartilhar Comente

Alunos de Design da Unesc visitam cerâmica

Alunos de Design da Unesc visitam cerâmica
Ação faz parte do projeto Talentos Ceusa (Foto: Divulgação) Mais imagens

Estudantes de Design da Unesc visitaram a empresa Ceusa, de Urussanga, na quinta-feira (20/3), como parte do projeto Talentos Ceusa, realizado em parceria com o curso.

Ao longo do semestre, serão desenvolvidos projetos que chegarão ao nível de protótipos em cerâmica. Participam 16 alunos, as professoras Angélica Neumaier e Odete Calderon e o corpo técnico da Ceusa.

Fonte: Secom

Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 24 de março de 2014 às 16:55
Compartilhar Comente

Livro conta a história do Museu de Zoologia da Unesc

Livro conta a história do Museu de Zoologia da Unesc
Obra reúne as atividades realizadas ao longo de dez anos (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Um local para educação e conscientização. Assim é o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, que terá sua história contada em um livro. A obra, que será lançada quarta-feira (26/3), às 20 horas, no Espaço Cultural Unesc, traz relatos e imagens sobre as atividades realizadas ao longo dos dez anos de vida do Museu, completados em 2012.

Segundo a coordenadora do Museu, o livro conta desde como surgiu a ideia do Museu até o processo de desenvolvimento e expansão. “Ele descreve e apresenta as coleções didáticas e científicas do Museu e as suas exposições de longa duração, com imagens que irão encantar o leitor. A obra também aborda a importante relação do Museu
com a educação, com a pesquisa, e com o turismo”, afirma Morgana. A professora teve a parceria dos biólogos Rodrigo Ribeiro de Freitas e Silvia Damiani Simões na organização da obra.

O projeto do livro foi submetido à Lei de Incentivo à Cultura- Lei Rouanet, (Lei nº 8.313 de 1991) e aprovado pela Comissão Nacional de Incentivo a Cultura e a publicação será distribuída gratuitamente às instituições museológicas e de ensino, bibliotecas e comunidade.

O livro tem o patrocínio das empresas Farben, Gendai, Jugasa, Napoly, TWA Fomento Comercial e Unitá.

Mais de 80 mil pessoas já participaram de visitas mediadas
                                                                                                                                                              
Em seus dez anos de atividades, o Museu de Zoologia da Unesc recebeu mais de 80 mil alunos vindos de vários municípios da região Já participaram de visitas mediadas ou das diversas atividades educativas realizadas no local. Segundo Morgana, em média, o Museu recebe a visita de 1 mil pessoas por mês, vindas de 42 municípios entre Laguna e Passo de Torres. O local possui mais de 470 instituições cadastradas.

O Museu de Zoologia da Universidade possui 230 animais da Mata Atlântica e do ambiente marinho em exposição, e está aberto ao público em geral.

Premiações

O Museu de Zoologia foi reconhecido nacionalmente pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) em duas edições do Prêmio Darcy Ribeiro de Educação. Na primeira, em 2008, com o projeto “Bicho que Educa”. Em 2011, na quarta edição, com o projeto “Arte Animal”.

Em 2013 o museu recebeu da Fundação Catarinense de Cultura, o Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, pela elaboração do projeto museográfico de sua nova sede.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 24 de março de 2014 às 15:38
Compartilhar Comente

O artista e o professor de arte são tema de aula inaugural

O artista e o professor de arte são tema de aula inaugural
Ministrante será a professora doutora Sandra Makowiecky (Foto: Divulgação) Mais imagens

O curso de Artes Visuais da Unesc vai realizar quarta-feira (26/3), a Aula Inaugural do primeiro semestre de Bacharelado e Licenciatura. O evento ocorrerá a partir das 19h30, na sede da Aunesc (Associação dos Professores e Funcionários da Fucri/Unesc), sendo aberto e gratuito a alunos, egressos, professores, artistas e comunidade em geral.

A aula será ministrada pela professora doutora Sandra Makowiecky, da Udesc/Florianópolis (Universidade do Estado de Santa Catarina). Ela abordará o tema “O Ser Artista e o Ser Professor de Arte: Perspectivas Contemporâneas”.Sandra possui graduação em Licenciatura em Educação Artística, com Habilitação em Artes Plásticas; especialização em Arte – Educação; mestrado em Gestão do Desenvolvimento e Cooperação Internacional e doutorado interdisciplinar em Ciências Humanas, além de ser autora de várias publicações.

Alguns livros da palestrante serão comercializados após o evento. A programação ainda contará com a apresentação do curso e apresentação cultural (voz e violão) da acadêmica Rafaela Pereira, da segunda fase do Bacharelado.

Fonte: Secom

Por: Assessoria de imprensa:imprensa@unesc.net 24 de março de 2014 às 15:31
Compartilhar Comente

Região Sul conhece projeto para impulsionar o desenvolvimento

Região Sul conhece projeto para impulsionar o desenvolvimento
Centro de Inovação de Criciúma será construído no Iparque da Unesc (Foto: Davi Carrer) Mais imagens

Um edifício que será âncora da região Sul no desenvolvimento de inovações. Este é o Centro de Inovação de Criciúma, um dos doze núcleos do Programa Inova@SC, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável, em Santa Catarina. A maquete do prédio foi apresentada na manhã de hoje (24/3), na Acic, pelo secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Paulo Bornhausen, com a participação de autoridades políticas, empresários e representantes de instituições de ensino superior.

O edifício será construído dentro do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc). Ele vai abrigar incubadoras, espaços para auditórios e áreas de convivência destinadas aos empreendedores do Sul do Estado. “Esse é um projeto para a região e é importante que todos estejam juntos. Estamos diante de uma novidade. A Unesc tem um papel fundamental no nosso Programa”, destacou Bornhausen.

A Universidade está cedendo aproximadamente 5 mil m² no Iparque ao Estado para construção da obra. No local, empreendedores contarão com o conhecimento técnico de diversas instituições para o desenvolvimento dos negócios e produtos. “Essa política do Governo do Estado é fundamental para o desenvolvimento regional. A Unesc sempre foi parceira e a doação desse terreno demonstra nossa preocupação com o crescimento e potencialização do Sul”, afirmou o reitor Gildo Volpato.

Além de Criciúma, outros 11 municípios catarinenses receberão os edifícios-sedes: Blumenau, Florianópolis, Joinville, Chapecó, Joaçaba, Itajaí, Tubarão, São Bento do Sul, Jaraguá do Sul, Lages e Brusque.

Além do reitor e do secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável, subiram à mesa de cerimônia do ato o prefeito de Criciúma, Márcio Búrigo; presidente da Acic, César Smielevski; diretor da SDR, Henrique Guglielme; diretor do Iparque, Marcos Back; presidente da CDL de Criciúma, Zalmir Casagrande; representante da Esucri, Mariesa Toldo; diretor da Satc, Carlos Antônio Ferreira, e comandante do 9º BPM, tenente coronel Márcio Cabral.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 24 de março de 2014 às 15:01
Compartilhar Comente