AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Programa de Mobilidade Acadêmica da Unesc promove pré-seleção para acadêmicos estudarem no Canadá

Programa de Mobilidade Acadêmica da Unesc promove pré-seleção para acadêmicos estudarem no Canadá
Inscrições seguem abertas até o dia 1º de março (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Canadá é o destino e a Unesc é a intermediária entre os seus acadêmicos e a University of Prince Edward Island. Está aberta a pré-seleção do programa de Mobilidade Acadêmica, oferecido pela Unesc com o objetivo de proporcionar aos estudantes da Universidade uma experiência acadêmica internacional. O processo é realizado em parceria com a ELAP (Emerging Leaders in the Americas Program), do Canadá. As inscrições seguem abertas até dia 1º de março.

Promovido pelo governo do Canadá, o ELAP oferece vagas para os acadêmicos de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado), contemplando todos os cursos da Universidade. Nesta primeira etapa, a Unesc reunirá a lista dos pré-selecionados, já a seleção efetiva é realizada pela ELAP e pelo Governo Canadense.

As bolsas são de curta duração, durando de quatro a seis meses. Os estudantes selecionados devem realizar seus estudos a partir de 1º de junho deste ano e não podem ultrapassar 1º de fevereiro de 2020.

Inscrição, seleção e cronograma

As inscrições podem ser realizadas no Escritório de Relações Internacionais até 1º de março, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. O setor fica localizado na sala 1 do Bloco do Estudante e atende pelo telefone (48) 3431-2660.

Para realizar a inscrição, o candidato deve ter em mãos uma cópia do RG e do CPF; o histórico escolar original emitido pela Centac; o cadastro no Escritório de Relações Internacionais; carta de intenção do candidato, em inglês ou francês, descrevendo a natureza dos estudos ou pesquisa a serem realizados; carta de apoio emitida da Instituição de origem, em inglês ou francês, redigida por um professor do candidato explicando a natureza do estudo; carta-convite do supervisor canadense (para alunos de Pós-Graduação) e declaração de privacidade (https://www.scholarships-bourses.gc.ca/scholarships-bourses/non_can/notice-enonce.aspx?lang=eng).

Nesta primeira fase, os candidatos devem apresentar os documentos exigidos na Unesc e formarem a lista de pré-seleção. Na segunda fase, ocorre o processo seletivo na IES (Instituição de Ensino Superior) canadense. Na terceira e última fase, ocorre o processo seletivo do Governo Canadense.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 26 de fevereiro de 2019 às 16:57
Compartilhar Comente

Aprenda Libras em curso de curta duração na Unesc

Aprenda Libras em curso de curta duração na Unesc
Capacitação tem início previsto para o dia 21 de março (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está com matrículas abertas para o curso de curta duração “Libras: Tradução, Interpretação e Conversação - módulo 1”. A capacitação, voltada para a comunicação com deficientes auditivos, é aberta para a comunidade e tem o início previsto para o dia 21 de março.

As aulas têm o objetivo de trabalhar a comunicação por meio de Libras nas formas de tradução, interpretação e conversação, aprofundando o conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais, sua cultura e comunidade. O curso ocorrerá nas quintas-feiras, das 19 às 22 horas, até o dia 14 de julho com carga horária de 40 horas.

Aulas

Dentro dos conteúdos programados estão presentes a História e Cultura Surda; a Interpretação e suas Modalidades; o Léxico das Libras; Alfabeto Manual e Numerais Manuais; Parâmetros das Libras; Verbos na Língua de Sinais Brasileiras; Dêiticos e Pronomes nas Línguas de Sinais e Classificadores nas Línguas de Sinais. 

Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (48) 3431-2570 ou pelo e-mail sce@unesc.net. Alunos, egressos e funcionários da Unesc tem 10% de desconto no valor investido.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 26 de fevereiro de 2019 às 15:33
Compartilhar Comente

Kathiê Goulart Librelato conquista o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Xadrez

Kathiê Goulart Librelato conquista o segundo lugar no Campeonato Brasileiro de Xadrez
Final foi disputada nesta segunda-feira (25/2) (Foto: Divulgação) Mais imagens

A acadêmica do curso de Educação Física – Bacharelado da Unesc, Kathiê Goulart Librelato, traz na bagagem mais uma grande conquista para o Sul Catarinense. Ela foi vice-campeã no Campeonato Brasileiro de Xadrez, disputado no Rio de Janeiro. A competição iniciou no dia de 16 fevereiro e suas finais foram disputadas de sábado a segunda-feira (23 a 25/2).

Após a maratona de jogos, a enxadrista agradeceu o apoio e destacou o sentimento de dever cumprido. “Gostaria de agradecer a torcida de todos, o título escapou por pouco. Estou no caminho correto para progredir na modalidade", comentou a atleta da equipe Unesc, ACX (Associação Sul Catarinense de Xadrez) de Içara e FME (Fundação Municipal de Esportes) de içara.

A competição foi disputada entre 16 enxadristas em um sistema eliminatório. Antes da competição, a CBX (Confederação Brasileira de Xadrez), organizadora do Campeonato, montou um ranking e Kathiê foi classificada como número 3.

Além de reconhecer a melhor enxadrista brasileira, o Campeonato conta como pontuação de desempenho para o atual ciclo olímpico, que definirá a Seleção Brasileira de Xadrez nas Olimpíadas de 2020.

O xadrez é reconhecido como esporte olímpico, porém seus jogos são realizados a cada dois anos.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 26 de fevereiro de 2019 às 15:17
Compartilhar Comente

Neab da Unesc é reconhecido com o Troféu Destaque da Raça Negra

Neab da Unesc é reconhecido com o Troféu Destaque da Raça Negra
Cerimônia foi realizada em Florianópolis no sábado (23/2) (Foto: Divulgação) Mais imagens

Um reconhecimento às ações de integração social, promoção do conhecimento e estímulo da igualdade. Por sua atuação no ensino, na pesquisa e na extensão relacionada ao campo dos estudos afro-brasileiros e indígenas, o Neab (Núcleo de Estudos Étnico-Raciais, Afro-Brasileiros, Indígenas e de Minorias) da Unesc foi reconhecido pelo Troféu Destaque da Raça Negra. A cerimônia foi realizada em Florianópolis no sábado (23/2) e também homenageou outras dez iniciativas.

A 28ª edição do prêmio foi organizada pelo Instituto Liberdade, que tem como bandeira a luta pela preservação da cultura negra e dos direitos humanos. Segundo a representante do Neab, Janaina Damásio Vitório, receber a honraria foi emocionante e evidenciou a força dos movimentos no sul catarinense. “É uma demonstração de resistência diante do momento em que vivemos. Ao receber o Prêmio fomos aplaudidos de pé, o que muito nos orgulhou. A Unesc foi a única instituição privada a estar presente e a executar ações de igualdade”, afirmou.

Do sul catarinense, também foram homenageadas as iniciativas Compirc (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma), Copirc (Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial do município de Criciúma), Comadiba (Confraria amigos de Mandela) e o Movimento de conscientização Negra Cruz e Sousa, de Siderópolis. Janaina também participou da cerimônia como representante da Compirc, onde ocupa a cadeira da Universidade.

O Neab

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas é um espaço que promove a interação entre os estudantes, professores e funcionários da Unesc dentro dos assuntos de práticas contra os preconceitos e da promoção da igualdade racial, de gênero e social.

No evento, a Universidade também foi representada pelos membros Alex Sander Silva, Cristiane Dias, Fernanda da Silva Lima e pela coordenadora do Núcleo,  Normélia Ondina Lalau de Farias.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de fevereiro de 2019 às 21:39
Compartilhar Comente

Ciclo que termina: acadêmicos colam grau em gabinete

Ciclo que termina: acadêmicos colam grau em gabinete
Evento no Auditório Edson Rodrigues marcou a conquista de nove estudantes da Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

No dia em que a os calouros iniciam sua caminhada na Unesc e os veteranos voltam para a sala de aula para darem mais alguns passos nas suas caminhadas, outro momento marcante é realizado de forma paralela no campus. Ao invés de um início, esta segunda-feira (25/02) marca o fim de uma etapa na vida de nove acadêmicos da Universidade. Eles participaram de colação de grau especial em gabinete sob comando da pró-reitora Indianara Reynaud Toreti.

Colaram grau em evento especial realizado no auditório Edson Rodrigues, concluintes dos cursos de Administração, Administração Habilitação em Comércio Exterior, Ciência da Computação e Direito.

Em sua fala direcionada aos graduados, a pró-reitora destacou o agradecimento a cada um pela confiança na Universidade e aos familiares que estiveram junto a eles nessa caminhada. “Nós queremos agradecer, pois se temos uma Universidade que no ano passado completou 50 anos é porque temos a oportunidade de aprender cotidianamente com vocês. Cada um de vocês deixou sua marca aqui e agora leva a marca da Unesc e a missão de honrar o propósito da Universidade, que é melhorar a qualidade de vida das pessoas e da sociedade de forma geral”, destacou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de fevereiro de 2019 às 21:14
Compartilhar Comente