AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc participa de reunião sobre o Plano de Desenvolvimento de Içara

Unesc participa de reunião sobre o Plano de Desenvolvimento de Içara
Cronograma foi apresentado nesta terça-feira (Foto: Lucas Lemos) Mais imagens

A Unesc está realizando o levantamento de dados para o Plano de Desenvolvimento de Içara e nesta terça-feira, participou da apresentação do cronograma de atividades à Acii (Associação Empresarial de Içara). Atualmente, o projeto já possui estatísticas econômicas, sociais e de infraestrutura oferecidas por órgãos oficiais compiladas e avançará ao estudo de tendências de sucesso até abril de 2020. O projeto já passou por duas fases e a terceira, a ser concluída até maio, é a elaboração das propostas.

A presidente da Acii, Adriana Mara de Oliveira, afirma que a entidade irá acompanhar de perto o aprofundamento dos dados, uma vez que o Plano de Desenvolvimento é fundamental para o município.

Conforme o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Paulo Roberto Brígido, a partir do próximo ano a apresentação será estendida para mais entidades com o propósito de identificar eixos, os projetos estruturantes necessários e ainda aumentar a captação de recursos.

“Será um trabalho em conjunto", afirma a professora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc e coordenadora do projeto, Melissa Watanabe. “O resultado será a construção de um projeto que tenha sustentabilidade a longo prazo”, complementa o professor do PPGDS, Silvio Padori de Oliveira Camilo.

*Com colaboração do assessor de imprensa da Acii, Lucas Lemos


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 18 de dezembro de 2019 às 14:17
Compartilhar Comente

Reitoria se reúne com nova gestão do DCE

Reitoria se reúne com nova gestão do DCE
Gestão da Unesc e lideranças estudantis alinharam ações em parceria (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A tarde desta terça-feira (17/12) foi de alinhamentos entre a reitoria da Unesc e a nova equipe que comanda o DCE (Diretório Central dos Estudantes). Eleito no último mês, o grupo liderado pelo acadêmico de Engenharia Civil, Kelvin Benedet, esteve com a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, e com o vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve, em encontro para troca de ideias e alinhamentos a serem colocados em prática.

Para Luciane, ver o grupo de estudantes unido, vindo de diferentes cursos e até ideologias, é mais um exemplo da universidade plural que é a Unesc. “Fico muito feliz e orgulhosa por ver todos vocês unidos pelo mesmo propósito, que é representar os nossos acadêmicos. Como digo para as nossas equipes, precisamos nos diferenciar pela excelência, e o movimento estudantil não é diferente. Estaremos juntos nessa busca e acreditamos que vocês poderão fazer uma das melhores gestões da Universidade”, salientou.

Para o presidente do DCE, a equipe formada por lideranças em prol de um objetivo comum será um dos diferenciais da nova gestão. “Não pode existir lado A ou B. O lado é um só e é o estudante. O movimento estudantil está se renovando e vamos construir juntos um novo cenário com os acadêmicos cada vez mais presentes e confiantes”, destacou.

Entre as prioridades apontadas pelo grupo estiveram a aproximação dos estudantes do movimento estudantil, a transparência constante dentro do Diretório e a necessidade de melhorias na estrutura física do DCE.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de dezembro de 2019 às 22:39
Compartilhar Comente

Em dia especial, Unesc foram mais 150 profissionais para o mercado

Em dia especial, Unesc foram mais 150 profissionais para o mercado
Data marca a conquista do conceito máximo em avaliação do MEC (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Acadêmicos de 14 cursos da Unesc viveram, nesta terça-feira (17/12), momentos especiais e inesquecíveis. Em cerimônias especiais de Colação de Grau em Gabinete nos períodos da tarde e da noite, quase 150 estudantes fizeram seus juramentos e passaram a ser considerados profissionais aptos a exercerem suas profissões. As cerimônias foram conduzidas pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, e pelo vice-reitor Daniel Preve, nos períodos da tarde e da noite, respectivamente.

Além de representar grandes conquistas prestigiadas por amigos e familiares, as formaturas desta terça-feira marcaram também um dia especial para a Universidade, que recebeu o resultado da avaliação realizada pelo MEC (Ministério da Educação), na qual atingiu nota 5, máxima pontuação. Em seus discursos, os representantes da Universidade que conduziram as cerimônias e outorgaram o grau aos formados destacaram também a conquista.

Conforme Daniel, que parabenizou os formandos e a todos os familiares e amigos que os acompanharam na jornada da graduação, o pedido é para que os graduandos do dia levem sempre o nome da Unesc por onde forem. “Honrem o nome da Universidade. Essa sempre será a casa de vocês, uma instituição da qual vocês podem se orgulhar. Exemplo disso é o resultado de hoje no qual fomos agraciados com a nota 5, conceito máximo do MEC, e as premiações que a Instituição vem recebendo nos últimos meses”, salientou.

Colaram grau neste dia alunos dos cursos de Administração, Administração habilitação em Comércio Exterior, Artes Visuais, Ciências Biológicas, Direito, Engenharia Química, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Engenharia de Produção, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Psicologia.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de dezembro de 2019 às 22:16
Compartilhar Comente

Pacientes e colaboradores do CER se despedem de 2019 com confraternização

Pacientes e colaboradores do CER se despedem de 2019 com confraternização
Momento especial contou com comida, música e apresentações culturais (Fotos: Lucas Gonçalves Izidoro e Mágada Tessman) Mais imagens

A tarde desta terça-feira (17/12) foi de confraternização no CER (Centro Especializado em Reabilitação) Unesc. O momento especial, marcado pela presença dos colaboradores e pacientes e seus familiares, contou com comida, música e apresentações culturais.



Dentro da programação do evento tudo pareceu uma festa comum para encerrar o ano. Mas segundo a coordenadora do espaço, Mágada Tessmann, foi especial. “Tivemos apresentações de canto sobre o natal, feita por pacientes que tiveram a fala reabilitada aqui no CER. O grupo de violeiros, que sempre nos acompanha, tem um integrante que já esteve aqui com a gente. Outro momento especial foi proporcionado pelo acadêmico Jeferson Francisco e pela estudante Julia Nazário, que instruídos pela professora de dança Viviane Candiotto proporcionaram encantos através da dança sobre uma cadeira de rodas”, destacou.

Mágada também conta que a tarde de confraternização contou com uma mesa especial de quitutes organizada pelos colaboradores e teve o objetivo de agradecer a confiança depositada na equipe de Centro.

As ações pensadas pelos colaboradores Rodrigo Zanette e Daniel Calegari e pelo acadêmico de Psicologia Lucas Gonçalves Izidoro.

Centro Especializado em Reabilitação

Às vezes, de uma hora para outra, algum acontecimento muda a vida das pessoas. São coisas imprevisíveis, mas que fazem a história tomar outro rumo. É em momento assim que o CER mostra sua importância para a vida das pessoas. A estrutura, localizada nas Clínicas Integradas da Universidade, oferece assistência a pessoas com deficiência aguadas ou que sofreram graves lesões, a fim de desenvolver o potencial físico, psicossocial, profissional e educacional de cada um.

No local, são atendidos usuários de 27 municípios do Sul Catarinense, abrangendo a região carbonífera e Vale do Araranguá. Além disso, também é oferecido amparo aos familiares, tudo via SUS (Sistema Único de Saúde).

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de dezembro de 2019 às 18:43
Compartilhar Comente

Integrantes da Instância de Governança Encantos do Sul dialogam na Unesc

Integrantes da Instância de Governança Encantos do Sul dialogam na Unesc
Encontro reuniu lideranças e representantes municipais da região (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A valorização do patrimônio material e a importância dos museus marcaram a pauta do último encontro em 2019 da Instância de Governança Encantos do Sul. No evento, o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinki acolheu os representantes e gestores municipais no Auditório Edson Rodrigues da Unesc. O encontro propôs diálogos sobre a atuação e o futuro da organização, que abre as postas do turismo nos 32 municípios que compões Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e Amurel (Associação Municípios Região de Laguna). 

Segundo a coordenadora do Museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinki, o encontro na Universidade é significativo e valoriza o segmento educativo presente nas ações da organização. “É um momento de muita honra e alegria. A oportunidade de representar a Unesc e a região tem grande significado, pois evidencia as contribuições de nossa Instituição para o turismo pedagógico e para a educação do Sul catarinense. Já recebemos mais de 700 instituições vindas de 49 municípios”, ressalta.

Também em destaque no evento, os integrantes da trade dialogaram sobre a validação de pleitos e ações, emendas parlamentares, Conselho Estadual de Turismo, administração, estatuto, museus e suas atuações no turismo pedagógico. Após a reunião eles visitaram o Museu de Zoologia da Unesc e confraternizaram.

A gestora executiva da Instância de Governança Encantos do Sul, Marta Fogaça, comemorou a visita à Universidade e destacou a necessidade de se usufruir das instituições de ensino. “O turismo pedagógico aqui presente é extremamente rico e precisa ser ainda mais explorado, levado como exemplo para todo o estado. Fazer turismo é sonhar, é pensar e refletir sobre o local onde estamos inseridos e os espaços educativos são modelos nestes quesitos tão importantes”, destaca.

Também estiveram presentes no evento a professora da Instituição e coordenadora da Sala dos Municípios e do curso de Turismo, Izabel Regina de Souza, e a assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martinhago Saleh.

Encantos do Sul

A região turística catarinense conhecida como Encantos do Sul contempla uma das mais ricas rotas turísticas do estado. Quem gosta de visitar cidades históricas vai se encantar com Laguna, a terra de Anita Garibaldi. Já Imbituba, Garopaba e Jaguaruna são ótimos destinos para os adeptos do ecoturismo e dos esportes de aventura, com algumas das mais belas praias e lagoas do Sul do Brasil. Essa faixa litorânea também é o principal berçário das baleias-francas no inverno, outra atração ecoturística da região. No interior, os destaques vão das estâncias termais de Tubarão e Gravatal aos municípios onde a cultura italiana e alemã são predominantes, como é o caso de Urussanga, Nova Veneza, Orleans, São Martinho, Santa Rosa de Lima, Forquilhinha e as duas maiores cidades sul-catarinenses: Tubarão e Criciúma.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 17 de dezembro de 2019 às 17:51
Compartilhar Comente