AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professores e funcionários da Unesc vão escolher seus representantes na CIPA para 2020 e 2021

Professores e funcionários da Unesc vão escolher seus representantes na CIPA para 2020 e 2021
Eleição ocorre nesta terça e quarta-feira (16 e 17/11) (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Chegou a hora do voto na Unesc. Nesta terça e quarta-feira (16 e 17/11) os professores e funcionários da Universidade elegem seus representantes na CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) para a gestão 2021-2021. Para tornar a eleição válida, será necessário que 50% mais um dos eleitores compareçam às urnas, que abrem das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 19h30.

Até o momento pouco mais de 270 funcionários e professores já exerceram a opção do voto. Até a noite de quarta-feira será necessário pouco mais que o dobro para validar as escolhas. “Neste ano precisamos do comprometimento de todos. Com alguns colaboradores e professores em casa o engajamento necessário se faz ainda maior”, destaca a presidente da CIPA, Ana Paula Locatelli.

Nesta eleição são dez candidatos aptos a ocupar sete vagas, sendo três titulares e quatro suplentes. A gestão da CIPA fica completa com mais sete indicados pela Reitoria, também com três titulares e quatro suplentes. “Os eleitos serão responsáveis por fiscalizar todo o campus, também realizando ações de prevenção de acidentes. É uma importante comissão, não só por lei, mas sim por um grupo ativo neste restante de 2020 e no ano de 2021”, completa a presidente.

A eleição conta com três urnas, duas fixas e uma itinerante. Para exercer a opção do voto o colaborador e professor podem procurar as unidades do Bloco Administrativo e Bloco S. Neste primeiro dia a urna móvel contempla o Iparque (Parque Científico e Tecnológico). No segundo dia ela estará pelo campus da Universidade.

Conheça dos candidatos e seus número:



A expectativa é que o resultado venha a ser divulgado na quinta ou sexta-feira (19 ou 20/11). Se o total necessário de votos não for atingido a eleição será repetida nas próximas semanas. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de novembro de 2020 às 14:45
Compartilhar Comente

PPGD e Rede Comum promovem segundo Congresso Internacional

PPGD e Rede Comum promovem segundo Congresso Internacional
Evento é realizado de forma virtual nesta segunda e terça-feira (16 e 17/11) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

“Imaginar novas práticas democráticas”. Essa é a temática levantada no Segundo Congresso Internacional sobre o comum e os commons, evento promovido pela Rede Comum em parceria com o Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unesc nesta segunda e terça-feira (16 e 17/11). O encontro, realizado de forma virtual em reflexo à pandemia de Covid 19, conta com a participação de pesquisadores de 19 estados brasileiros, além de participações internacionais da França e do México.

O objetivo do Congresso é enfocar e discutir a interligação entre o Direito e o comum e os bens comuns a partir de quatro eixos: comum e os debates conceituais; comum e o Direito Ambiental, comum urbano e, por fim, comum e os conhecimentos dos novos direitos.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, fez parte da mesa de honra virtual na abertura do evento na noite desta segunda-feira. Conforme ela, a abordagem da temática escolhida para esta edição é de fundamental importância. “É um tema absolutamente pertinente para o momento atual.  Eventos como esse promovem a diversidade de visões sobre o mundo, enriquecem o debate público, promovem a inovação do pensamento e estimulam a convivência e a busca de soluções coletivas para situações comuns”, destacou.

Também entre as autoridades, o coordenador do PPGD da Unesc, Antonio Carlos Wolkmer, agradeceu o empenho de todos ao longo de todo o tempo de preparação. “Vamos ter um evento muito importante, indiscutivelmente, nesses temas desafiadores de ruptura de paradigmas. É uma grande satisfação”, acrescentou aos espectadores em sua fala de abertura. Em um segundo momento Wolkmer voltou ao destaque, dessa vez como um dos palestrantes da noite.

O Congresso Internacional promovido em parceria com a Rede Comum, de acordo com o coordenador adjunto do PPGD, Reginaldo de Souza Vieira, integra os 50 eventos promovidos pelo Programa em 2020. “Ao longo de todos esses eventos tivemos a participação de pesquisadores de quase todas as regiões do mundo e, nacionalmente, de todos os estados, o que demonstra que nosso Programa tem desenvolvido uma pesquisa com capilaridade internacional e nacional” pontuou.

Para o coordenador do curso de Direito da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, discussões acerca de novas formas de resolver os problemas da sociedade são sempre muito positivas. “Esperamos que desse evento saiam novas ideias e reflexões para que consigamos avançar cada vez mais naquilo que nossa constituição tem de muito caro que é garantir a dignidade da pessoa humana por meio da concretização dos direitos fundamentais”, analisou.

Todo o material preparado com carinho e cuidado pela equipe organizadora, conforme o membro da comissão, Gustavo Borges, não poderá ser entregue. As camisetas e os brindes ficarão para uma outra oportunidade, mas o conhecimento, conforme ele, não deixará de ser compartilhado. “O Congresso é a continuidade do trabalho iniciado em 2019 em Caxias do Sul. Desta vez, inspirados em Boa Ventura Souza Santos, nós apresentados esse título que convida a ‘imaginar novas práticas democráticas’. Nada melhor do que uma Universidade Comunitária para discutir novas formas de viver, de compartilhamento a partir de uma construção comunicativa e coletiva”, acrescentou.

A Rede Comum, conforme Borges, é uma grande parceira do PPGD na organização do encontro e, com apenas dois anos de existência, mostra sua relevância, já que na mala já carrega a experiência de dois congressos internacionais, um livro organizado, seis dissertações de mestrado defendidas, quatro bolsistas de iniciação científica, um minicurso internacional, diversos artigos qualificados e publicados e um evento mensal chamado Pensando em Comum.

Também componente da mesa de honra na abertura do Congresso, o vice-presidente da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina, Pedro Cascaes Neto, destacou a importância das discussões em torno da temática. “Um evento como esse, que defende a democracia, o comum, defende o viver em sociedade em sua forma mais ampla, é prova da defesa da liberdade porque a democracia é a expressão de cidadania da liberdade”, destacou Pedro.

Já na primeira noite o Congresso contou com três momentos de compartilhamento de conhecimento. A noite foi de dividida entre as falas dos docentes da Unesc Gustavo Borges, Antonio Carlos Wolkmer e do convidado da Universidad de la República/Uruguai, Luis Meliante Garce.

O conteúdo pode ser acessado nos links:

Comum/Commons - novas formas práticas de se viver - Unesc PPGD - Parte 1

Comum/Commons - novas formas práticas de se viver - Unesc PPGD - Parte 2

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de novembro de 2020 às 21:59
Compartilhar Comente

Unesc é parceira do Núcleo da Mulher Empresária na 4ª Mostra Feminina de Negócios

Unesc é parceira do Núcleo da Mulher Empresária na 4ª Mostra Feminina de Negócios
Evento gratuito será realizado de forma virtual nesta terça-feira (16/11) (Foto: William Iven) Mais imagens

Lições sobre Inteligência emocional, Marketing Digital, Experiência do Cliente e Liderança Feminina estarão entre os aprendizados proporcionados pela 4ª Mostra Feminina de Negócios. O evento, realizado de forma híbrida, acontece na noite desta terça-feira (17/11) em realização do Núcleo da Mulher Empresária de Criciúma, instituição ligada à Associação Empresarial de Criciúma (ACIC).

Representando a Unesc, a reitora Luciane Bisognin Ceretta estará entre as participantes do encontro. Ainda entre as convidadas da noite estarão as palestrantes Letícia Zanini, Tamara Dralti, Denise D´ávila Búrigo e Manu da Costa, além do palestrante Aleir Júnior.

O foco da ação que conta com a parceria da Unesc é proporcionar conhecimento, networking e ampliar a rede de negócios entre empresas de Criciúma e região.

Em formato descontraído, em Ted Talk, o evento terá início às 20h. Para participar basta fazer a inscrição no link.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de novembro de 2020 às 21:46
Compartilhar Comente

Reitoria promove reunião com coordenadores de curso

Reitoria promove reunião com coordenadores de curso
Encontro foi realizado de forma virtual nesta segunda-feira (16/11) (Foto: Reprodução) Mais imagens

A reitoria da Unesc reuniu seus coordenadores de curso nesta segunda-feira (16/11) para discutir pautas sobre planejamento de comunicação, calendário acadêmico, cronograma de férias, mapeamento docente, entre outras pautas. A pró-reitora Acadêmica Indianara Reynaud Toreti, a pró-reitora de Desenvolvimento e Planejamento Institucional Gisele Coelho Lopes e o diretor de Ensino de Graduação Marcelo Feldhaus fizeram a condução do encontro.

Durante o encontro realizado de forma virtual, o Gerente de Comunicação e Marketing, Augusto Magalhães, apresentou aos participantes a campanha de divulgação da Universidade para o final do ano, proposta que foi reconhecida e bem comentada. De acordo com Magalhães, além de todo investimento externo em mídia, a equipe interna do setor comercial está apta e trabalhando para que todo “lead” captado, via investimentos em redes sociais e impulsionamentos no Google, seja trabalhado para a conversão em novas matrículas. “A nova campanha de captação está linda e traz uma mensagem muito positiva. Estamos otimistas com os novos alunos que já estão ingressando na Universidade para 2021 e temos boas expectativas para o ano que se aproxima”, comentou a pró-reitora Gisele Coelho Lopes.

Calendário Acadêmico 2021

A proposta de Calendário Geral da Unesc 2021 também foi apresentada durante a reunião. De acordo com o diretor de ensino de graduação, a Instituição trabalhou com calendário geral acadêmico para o início das aulas 1º de março 2021, exceto curso de Medicina, que volta no dia 7 de janeiro com continuação de aulas do segundo semestre de 2020. A formação continuada será do dia 22 de fevereiro ao dia 26 de fevereiro. Já o segundo semestre inicia no dia 2 de agosto e com término previsto para 8 de dezembro. “Totalizaremos 208 dias letivos em 2021 e teremos a possibilidade de flexibilização de dias letivos, se necessário. O Colégio Unesc iniciará as aulas em 18 de fevereiro e cursos técnicos em 1º de março, junto com graduação”, pontuou Feldhaus.

Cronograma de férias

A Proacad fez ainda uma explanação sobre o cronograma de férias e pagamentos de 2020 e início de 2021. A proposta é para o recesso de 24 de dezembro de 2020 com retorno no dia 11 de janeiro de 2021, sem o desconto em férias. Neste ano o Iparque terá o mesmo cronograma de recesso. Já o período de férias ocorrerá de 11 de janeiro até 9 de fevereiro. “A Universidade prorrogou o período de recesso para que professores e funcionários tenham um merecido descanso. Todos se empenharam muito para que pudéssemos conduzir com qualidade o ano letivo em meio a uma pandemia. Superamos nossos desafios com êxito e o período de descanso é salutar”, pontuou a pró-reitora Acadêmica.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de novembro de 2020 às 18:12
Compartilhar Comente

BrilhanteMentes: vencedores do Inova Jovem da Unesc almejam novos desafios

BrilhanteMentes: vencedores do Inova Jovem da Unesc almejam novos desafios
Próximo passo é se consolidar como startup (Foto: ArquivoUnesc) Mais imagens

O protagonismo estudantil e a inovação têm se conectado na Unesc. No Inova Jovem, alunos de escolas do Sul de Santa Catarina foram incentivados a pensar sobre atitudes para transformar o mundo. Desenvolvida pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Universidade, em parceria com a Junior Achievement, a iniciativa teve mais de 250 inscritos e o projeto BrilhanteMentes, do Cedup, foi o grande destaque.

Após cumprir todas as etapas, entre qualificações individuais e em grupo, capacitações, lives, ações de mentoria e uma jornada de inovação, as estudantes Amanda Sá dos Santos e Renata Dagostim Laurindo, acompanhadas do professor Felipe Torquato Vieira, idealizaram a plataforma Interescolas.

Foram quatro meses até o desafio final: a construção de um projeto capaz de responder “Como a inovação pode transformar a educação?”. “Criamos uma plataforma que conecta alunos e professores, mesmo que de instituições diferentes, para a construção de projetos colaborativos. Além disso as ideias desenvolvidas podem ser premiadas por universidades parceiras da plataforma. Outro serviço vai permitir que empresas postem suas demandas anonimamente e estudantes ofertem soluções, criando a oportunidade de parcerias e até estágios”, explicou Amanda.

A ideia foi comtemplada com o primeiro lugar, garantindo bolsas de graduação, um Apple iPad 7ª Geração para cada um, além de um troféu. Conforme Renata, vencer o Inova não pode ser resumido apenas na premiação final, e sim em todo o sentimento que se espalhou pela escola. “Acredito que vai inspirar pessoas. Foi muito comemorado, já temos colegas perguntando sobre participar e sobre ideias inovadoras”, contou. 

Agora o BrilhanteMentes inicia o processo para se consolidar como startup. O próximo passo é participar do Programa Mentoring da Unesc, para construir de forma mais completa a ideia de negócio. Após essa etapa concluída, o projeto será incubado na ADITT (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia).

Ouça a entrevista completa com a Renata, Amanda e Felipe.


Unesc · TrendUnesc #4 - Inovação e protagonismo estudantil

Ouça também no Spotfy e Dezeer.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de novembro de 2020 às 15:57
Compartilhar Comente