Professor da Unesc integra ranking mundial de cientistas mais influentes
A Unesc recebeu mais uma grande notícia na área de pesquisa em 2020. O professor doutor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), Felipe Dal Pizzol, está entre o seleto grupo dos mais influentes cientistas do mundo. O ranking é fruto de uma pesquisa realizada pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, a partir da análise do banco de dados com o trabalho realizado pelos cientistas do mundo todo até 2019. O resultado do estudo foi publicado no último mês pela revista científica PLOS Biology, pertencente à biblioteca pública de ciências dos Estados Unidos.
O estudo utilizou as citações da base de dados Scopus, que atualiza a posição dos cientistas em dois rankings: o impacto do pesquisador ao longo da carreira e o impacto do pesquisador em um único ano – no caso da pesquisa, 2019. Santa Catarina aparece no ranking com 29 pesquisadores: 26 deles da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), um do Departamento de Ortopedia do Hospital Governador Celso Ramos, um da Univalli e um da Unesc.
O professor da Unesc figura na lista dos pesquisadores cuja carreira teve mais impacto para a ciência, tendo participado da publicação de 359 estudos científicos. Dal Pizzol desenvolve pesquisas desde 1996, quando ainda era acadêmico do curso de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e participava de projetos de Iniciação Científica (IC). Ele concluiu o curso de graduação em 1998 e ingressou na Unesc como professor no ano 2000.
Para o professor da Unesc, fazer parte deste grupo é o maior reconhecimento recebido pelo trabalho desenvolvido ao longo desses anos. “Isso é fantástico! Eu não imaginava que viesse a acontecer e estou muito honrado e feliz. É o reconhecimento de um trabalho de anos e que pode ser feito porque a Unesc deu condições e incentivou a pesquisa no campus. O reconhecimento não é só meu. É da Universidade também”, afirma Dal Pizzol.
A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, comemora a notícia e destaca o trabalho de excelência e dedicação que Dal Pizzol tem realizado ao longo dos anos na Universidade. “Estamos orgulhosos do professor e pesquisador Felipe Dal Pizzol. Sua dedicação e compromisso com a ciência já são reconhecidos há muito tempo. E consolida-se agora com este fantástico posicionamento no ranking dos pesquisadores mais influentes do planeta. Felipe reúne as características de um médico competente, um professor dedicado, pesquisador extraordinário e um ser humano especialíssimo. A Unesc, como universidade comunitária que investe de modo significativo na produção do conhecimento científico de alta relevância social, identifica neste reconhecimento do Felipe, também, o reconhecimento à pesquisa de excelência que se produz aqui. O que se reflete também, na formação dos estudantes de graduação e que confere significado a missão da nossa universidade. Parabéns, professor Felipe!”.
O diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, reforça que o estudo da conceituada Universidade de Stanford, com indicadores de impacto da pesquisa realizada por cientistas de todo o mundo ao longo de sua carreira gerou uma lista com os pesquisadores mais influentes em suas áreas, representando apenas 2% do universo avaliado. “Este é um importante reconhecimento ao trabalho realizado pelo professor Felipe, mas, também, mostra a força da pesquisa científica realizada em nossa universidade. Estamos muito felizes e orgulhosos com a conquista do professor Felipe e da Unesc”, afirma.
Felipe Dal Pizzol
Graduado em Medicina, doutor em Ciências Biológicas, Dal Pizzol é secretário do Instituto Latino Americano de Sepse, presidente da Sociedade Catarinense de Terapia Intensiva, professor do curso de Medicina da Unesc e do PPGCS da Instituição, além de desenvolver pesquisas na Universidade e em parceria com entidades nacionais e internacionais. Tem experiência em Medicina Intensiva e Pneumologia, atuando principalmente nos seguintes temas: mecanismos da disfunção cerebral na sepse, sedação e delírio, mecanismos moleculares da sepse e biomarcadores em doenças pulmonares obstrutivas.
Em 2020, Dal Pizzol tem atuado na linha de frente do combate à pandemia de Covid-19, liderando pesquisas com pacientes infectados pelo novo coronavírus. O professor da Unesc fez parte do grupo de cientistas que elaborou as “Diretrizes para Diagnóstico e Tratamento da Covid-19” do Ministério da Saúde e é membro da Coalizão Covid Brasil, um grupo de profissionais que realiza pesquisas para avaliar a eficácia e segurança de medicamentos para pacientes com infecção pelo Sars-CoV-2.
Ranking mundial de cientistas
Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
18 de novembro de 2020 às 15:14Núcleo da Mulher Empresária de Criciúma promove Mostra Feminina de Negócios
Com o propósito de compartilhar conhecimento, networking e ampliar a rede de negócios entre empresas de Criciúma e região o Núcleo da Mulher Empresária promoveu, na noite desta terça-feira (17/11), a 4ª Mostra Feminina de Negócios. O evento, realizado de forma híbrida, abordou temáticas como Inteligência emocional, Marketing Digital, Experiência do Cliente e Liderança Feminina.
Representando a Universidade a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, deixou sua mensagem de celebração por mais uma parceria entre as instituições para um momento de engrandecimento e compartilhamento de ideias. “Vivemos um momento no qual somos convocados a nos reinventar e a sermos resilientes. Estarmos juntos em um evento que tem a iniciativa de discutir assuntos tão relevantes é um prazer e faz jus ao papel da Universidade de estar conectada com o que há de mais atual e com a comunidade multiplicando o conhecimento”, destacou.
Entre as palestras da noite os mais de 300 inscritos oriundos de quatro estados do país puderam acompanhar as falas de Letícia Zanini, Tamara Dralti, Denise D´ávila Búrigo e Aleir Júnior. Todos os conteúdos, incluindo o do último assunto previsto, a ser ministrado por Manu da Costa, que precisou ser cancelado por conta do tempo de evento e de problemas técnicos, serão enviados aos e-mails dos inscritos na Mostra.
Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
17 de novembro de 2020 às 22:31Escola de Comunicação Criativa da Unesc marca presença nas eleições do Sul de Santa Catarina
O domingo (16/11) de eleições por todo o Brasil também ficará marcado na história da Escola de Comunicação Criativa (ECoCria) da Unesc. Na data em que a democracia assume o protagonismo, 20 estudantes e profissionais dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Comunicação Digital assumiram a responsabilidade de agregar à maior cobertura de imprensa do dia de eleições no Sul de Santa Catarina, junto aos times da Rádio Som Maior e Portal 4oito.
Os trabalhos iniciaram logo cedo, às 6 da manhã, com o as equipes da EcoCria assumindo postos nos maiores locais de votação de Criciúma e região. Entre os giros da reportagem, com ambiental e fatos ocorridos ao longo do dia, os profissionais e estudantes também tiveram a responsabilidade de transmitir os grandes acontecimentos e entrevistar os candidatos durante as votações e no momento da vitória.
Quem vivenciou o frio na barriga e tudo que a primeira inserção ao vivo traz foi a caloura Tatiane Macarini. Ela fez mais de cinco inserções ao vivo e sentiu pela primeira vez a emoção de cumprir um importante papel à sociedade. “Como aluna do curso de Jornalismo me sinto honrada e privilegiada por ter vivenciado essa rica experiência já no início do curso. Foi um dia inesquecível, de muito aprendizado, pois tivemos suporte técnico de professores, colegas e profissionais de comunicação da Unesc. Além disso, ampliei minha visão sobre como é levar a informação às pessoas”, contou.
Toda essa primeira vivencia ficará marcada na vida dela e de outros estudantes, que já iniciam a graduação podendo reafirmar a competência de grandes profissionais. “Adorei a adrenalina, a pró-atividade, a instantaneidade de atualizar milhares de pessoas que estavam acompanhando a Som Maior num dia bastante significativo para todos: o dia da democracia, do exercício do voto. Jamais vou esquecer o olhar e as palavras da Professora Roberta Manica me encorajando para a entrada ao vivo e para o primeiro boletim. Sem sombras de dúvidas, mais um curso de excelência pra contar”, completou Tatiane.
Para o coordenador da ECoCria, Marcelo Feldhaus, o relato compartilhado pela aluna e por todos os outros envolvidos tem grande significado, reafirmando a excelência educacional e evidenciando a força da atuação profissional. “Foi uma jornada de 15 horas de cobertura ininterrupta, sempre ao vivo e que oportunizou o conheço prático
da profissão. Este foi o primeiro grande desafio da Escola, que com o empenho coletivo levou informação com credibilidade ao Sul de Santa Catarina em um dos dias mais importantes do ano”, frisou.
O sentimento de dever cumprido com excelência também foi ressaltado pelo comunicador da Som maior, Adelor Lessa, que engrandeceu o trabalho e o futuro da Escola de Comunicação da Universidade. “Foi uma jornada incrível, energia muito boa por parte do time que foi a campo buscar informações. Uma equipe nota 10, que se juntou ao time Som Maior e 4oito em uma grande sincronia sempre muito ligados, trabalhando juntos. Uma cobertura muito prazerosa”, evidenciou.
Portas abertas
A oportunidade de integrar a turma de Comunicação Digital, Jornalismo ou de Publicidade e Propaganda na Unesc segue em aberto. Os interessados em conhecer melhor sobre os diferenciais do ensino híbrido oferecido nos cursos, além certificação por competências a cada jornada, podem entrar em contato com a Universidade por meio dos telefones (48) 343145-00 ou (48) 99915-0433. Para conhecer acesse graduacao.unesc.net/ecocria/.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
17 de novembro de 2020 às 18:45Unesc realiza evento para evidenciar o protagonismo e a ancestralidade negra na literatura
O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, será lembrado nesta quinta-feira (19/11) pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas (NEAB) da Unesc, que propõe um diálogo sobre “Protagonismo e ancestralidade na literatura negra”. O evento será totalmente virtual, a partir das 19 horas, e a data será celebrada com o conhecimento da pós-doutora em Educação Maria Aparecida Rita Moreira.
Segundo Denis Vieira Moraes, um dos organizadores, o momento é de relembrar lutas e também de exaltação. Então, diante da escolha do tema, o objetivo foi mostrar um pouco do que a negritude trouxe para a cultura do país. “Optamos por evidenciar este protagonismo dentro da literatura. Ao longo dos anos nos perguntamos onde o negro está na literatura? As pessoas sabem que existem grandes autores negros?”, aponta.
Normélia Ondina Lalau de Farias, coordenadora do Núcleo, explica que muitas vezes o maio negro é mais enfatizado. Porém, o período se caracteriza por lembranças negativas e denúncias às atividades racistas. “Então, para nós negros e negras, o mais importante acaba sendo o 20 de novembro. Mais do que o dia pontualmente, é um mês inteiro para que possamos realmente estar nos conscientizando do que é ser negro neste país, diante de uma sociedade tão racista”, explica.
A lembrança do Dia da Consciência Negra na Unesc também terá o objetivo de exaltar as raízes do povo negro, tanto no que tange a questão cultural quanto mostrar as contribuições que o Brasil recebeu deste povo. “A ancestralidade tem grande importância. É por meio dela que conseguimos manter as nossas tradições e nossas convicções. Agora podemos fazer valer a nossa voz e sermos ouvidos. As pessoas não podem continuar ignorando tudo aquilo que este povo, trazido e escravizado pela nação, nos deixou como heranças positivas e que são desfrutadas dia após dia”, evidencia Normélia.
Maria Aparecida, convidada para trazer sua experiência à Universidade, é uma mulher negra comprometida com a luta antirracista e professora aposentada do estado de Santa Catarina. “Atualmente é presidenta da Associação de Educadores Negros de Santa Catarina. Também participa como membro da Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN) e do grupo de pesquisa Literalise da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisa literatura negro-brasileira e realiza formações em Educação para as Relações Étnico-Raciais”, destaca Moraes.
A proposta inicial é que a pós-doutora traga suas reflexões. Posteriormente, algumas abordagens sobre o empretecimento da literatura nortearão as conversas. “Temos, por exemplo, Machado de Assis. Um homem negro que por muitos anos não foi retratado assim, sempre embranquecido em imagens e reproduções”, explica o organizador.
A transmissão do diálogo será feita ao vivo pela YouTube da Unesc TV, em YouTube.com/UnescTv. A mediação será realizada pelo egresso da Universidade, Douglas Vaz.
Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
17 de novembro de 2020 às 17:19Curso de Educação Física promove Semana Acadêmica e gincana
A próxima semana, de segunda a quarta-feira (23 a 25/11), será de aprendizado e empolgação entre os acadêmicos de Educação Física Bacharelado da Unesc. O curso promove ao longo dos três dias a Semana Acadêmica 2020, evento que contará, além de palestras e eventos acadêmicos, com gincana entre os estudantes e sorteio de brindes.
Toda a programação será realizada de forma online pelo canal da Unesc TV no YouTube. Conforme o professor do curso, Tiago Lock Silveira, a Semana Acadêmica irá reunir grandes nomes da Educação Física para abordar assuntos atuais de interesse dos acadêmicos e profissionais da área.
De acordo com Tiago, o evento terá inscrições gratuitas. Elas podem ser realizadas pela página doity.com.br/semana-acadmica-educao-fsica-unesc--bacharelado. “Apesar de as palestras serem transmitidas pelo YouTube, todos devem fazer a inscrição pela plataforma para poder participar dos sorteios e da gincana”, salienta.
A abertura da Semana Acadêmica acontece já na segunda-feira (23/11), às 9h30min, seguida da palestra com um dos maiores nomes do treinamento de força do Brasil, o professor pós-doutor PHD Belmiro de Salles.
Na terça-feira (24/11) quem ministra o encontro virtual é o professor Mestre, Leonardo Lima, abordando os mecanismos para hipertrofia muscular.
Finalizando o evento, na quarta-feira (25/11) os olhares se voltam para a carreira de Personal Trainer. A partir das 10h quem aborda o assunto é o profissional Cristiano Parente, reconhecido como Melhor Personal Trainer do mundo em 2014 pela Life Fitness USA.
Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
17 de novembro de 2020 às 15:27
Newsletter
RSS