Unesc sedia I Encontro de Assistentes Sociais da Região Sul de Santa Catarina
A Unesc foi palco de uma tarde de debates e discussões com Assistentes Sociais de toda a região. Ocorreu no Auditório Edson Rodrigues, nesta segunda-feira (12/11), I Encontro de Assistentes Sociais da Região Sul de Santa Catarina. O evento foi promovido pelo CRESS (Conselho Regional de Serviço Social) de Santa Catarina, pelo NUCRESS Sul, e teve o apoio da Unesc, por meio da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas.
O evento contou com a participação de profissionais da região da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna). O tema central do encontro foi “O Serviço Social no Contexto das Políticas Públicas”.
Os assuntos tratados tinham o intuito de debater a relação dos desafios expostos aos profissionais assistentes sociais, mediante a atual conjuntura demarcada pelo retrocesso dos direitos sociais e avanço do conservadorismo no exercício da profissão.
Para a assistente social do CER II (Centro Especializado em Reabilitação) e integrante da equipe técnica da Secretaria das Diversidades, Priscila Cardoso, o evento dialoga com diversos setores da Universidade. “Isso fortalece o vínculo da categoria, discute a atuação e colabora na formação do profissional”, afirmou.
De acordo com a representante do NUCRESS Sul, Micheline Costa Alves, o órgão tem a função de promover estratégias para se aproximar dos profissionais da categoria. “Estamos aqui para tratar as dificuldades sobre o cotidiano, além do que, essas trocas de experiências são essenciais para fazer crescer a profissão”, comentou.
Programação completa
O primeiro momento do encontrou contou com um Diálogo com as assistentes sociais, Karoline Franciele dos Santos, que abordou “O Panorama Atual da Relações étnico-raciais e sua relação com o Serviço Social: desafios e possibilidades”, e com Fernanda Tomasi, que abordou “O Panorama Atual do Serviço Social na defesa da Ética e dos Direitos Humanos em tempos de avanços do conservadorismo: desafios e possibilidades”.
Para Karoline, as relações étnicos-raciais estão diretamente ligadas à assistência social. “Nossa categoria repudia o racismo, mas se a sociedade é racista, é também porque as profissões em geral reproduzem isso, então temos que ter um senso crítico para ver onde está este racismo”, enfatizou. Já Fernanda, abordou os temas Ética, Direitos Humanos e as Bandeiras de Luta, envolvendo a assistência social. “Temos que discutir esses direitos e esses temas que causam polêmica com os colegas de trabalho”, acrescentou.
Por fim, a assistente social Dilceane Carraro abordou “O Cotidiano da atuação profissional da Assistência Social nas políticas públicas: desafios e possibilidades”. Ela tratou sobre três principais pontos: o cotidiano como eixo de análise e compreensão do trabalho e da atuação profissional; a inserção do profissional nas políticas públicas e a conjuntura, perspectivas e atuação do profissional.
Os trabalhos foram respectivamente conduzidos pelos profissionais da categoria, Jéssica Saraiva e Cássio Eduardo da Silveira Tondolo.
Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Vitor Netto Henrique 12 de novembro de 2018 às 17:39Atletas da Unesc participam da fase final do JUBs
Os atletas da Unesc, do curso de Direito, Leonardo Schilling, do curso de Nutrição, Janara Marques Souza, do curso de Educação Física, Monique Varmeling, fizeram parte da delegação catarinense do maior evento esportivo universitário brasileiro. Aproximadamente quatro mil atletas de todo o país participaram, de 4 a 11 de novembro, da fase final do JUBs (Jogos Universitários Brasileiros).
Na sua 66ª edição, 27 federações estiveram reunidas em Maringá, no Paraná, para competir em 15 categorias individuais e coletivas. Schilling e Janara competiram na modalidade de Natação, já Monique competiu no Atletismo.
Schilling conquistou três medalhas de ouro nas categorias 50 metros livres e 100 metros borboleta, além do troféu de melhor índice técnico da categoria no masculino. Já Monique conquistou a medalha de ouro, saltando 1,74m.
O professor da Unesc, Edson Luiz da Silva, que também é vice-presidente da FCDU (Fundação Catarinense do Desporto Universitário), acompanhou o evento.
Os JUBs 2018 são uma realização da CBDU, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Maringá e da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Patrocínio CBDU: Correios. Apoio CBDU: Gympass e SuperBolla. Parceria Institucional: Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.
Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicaçãoe Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Vitor Netto Henrique 12 de novembro de 2018 às 17:34Palestrante de Portugal abordará gestão das águas na Unesc
Novas perspectivas com relação à gestão dos recursos hídricos no cenário mundial serão apresentadas para a região Sul de Santa Catarina nesta semana. O professor PhD e geógrafo, Francisco da Silva Costa, da Universidade do Minho, de Portugal, ministrará uma palestra na tarde de quarta-feira (14/11) na Unesc.
Com base no tema "Política(s) da água em Portugal no quadro europeu: paradoxos, incertezas e desafios", o palestrante abordará a forma como este relevante assunto é conduzido em seu país. Desenvolvimento econômico, utilização sustentável, proteção e melhoria e preocupação com o meio ambiente serão alguns tópicos tratados pelo professor, que também atua como Expert da União Europeia no quadro do Programa Horizonte 2020.
A realização desta palestra é dos Comitês das Bacias dos Rios Araranguá e Urussanga, com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Sustentável (SDS) de Santa Catarina, Associação de Proteção da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá (AGUAR) e a parceria da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc).
De acordo com o presidente do Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba, Luiz Leme, é extremamente necessário debater a gestão de recursos hídricos de forma compartilhada. "O palestrante é geógrafo e tem experiência em riscos naturais, gestão de água, planejamento de bacias hidrográficas e patrimônio ligado à água. Desta forma entendemos que será importante a presença de conselheiros, estudantes, professores e pessoas ligadas a este assunto tão importante, que é a preservação dos nossos rios, da nossa água", argumenta.
Para a presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Carla Possamai Della, a crise hídrica está ligada à falta de gestão das águas. "É uma satisfação receber o este professor catedrático em gestão de água pela sua notória contribuição aos estudos em riscos naturais e planejamento de bacias hidrográficas. Será uma grande oportunidade para refletir a respeito da crise hídrica que está diretamente relacionada à ausência de gestão", frisa.
O PALESTRANTE
Francisco da Silva Costa é Professor Auxiliar na Universidade do Minho, em Portugal, onde concluiu o doutorado em Geografia no ano de 2008. Neste momento, é Expert da União Europeia no quadro do Programa Horizonte 2020 e da ERANETMED EU FP7 e perito do Conselho da Europa.
Ele publicou mais de vinte artigos em revistas especializadas e dezenas de trabalhos em atas de eventos. Francisco tem mais de uma dezena de capítulos de livros e livros publicados, bem como mais de 60 itens de produção técnica. Já participou de diversos eventos no exterior e em Portugal.
Atua na área de Geografia física e ambiente, com uma produção científica em várias revistas indexada em temas relacionados com o planejamento e a gestão de recursos hídricos, o risco de inundação, a restauração de rios e patrimônio hidráulico. Coordena e participa em vários projetos dos quais se destaca o ARCHIV-AVE - Memória digital, “Patrimônio documental da bacia do Ave” com o apoio da Agência Portuguesa do Ambiente e da Fundação Calouste Gulbenkian. É consultor e coordenador do Projeto “Áreas degradadas do Domínio Público Hídrico no conselho de Guimarães – Avaliação Hidromorfológica com base no RSH, com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães e Centro de Estudos em Geografia e Ordenamento do Território da Universidade do Minho, do qual é membro.
Colaboração: Comunicação Comitê Rio Urussanga
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 12 de novembro de 2018 às 15:45Candidatos à presidência do DCE participam de debate no campus
Acadêmicos da Unesc vão às urnas nesta terça-feira (13/11) para escolher os novos representantes do DCE (Diretório Central dos Estudantes). Na manhã desta segunda-feira (12/11), o campus recebeu o primeiro debate entre os candidatos à presidência pela chapa “Mais Ideias, Mais Unidos”, o acadêmico de Direito Alexandre Bristot e pela chapa “Representa Mais”, o estudante do curso de Direito Nícolas Crispim.
A iniciativa foi do programa João Paulo Messer, da Rádio Eldorado, que ocorreu das 9 às 10 horas no palco do Quintas Culturais, no hall dos blocos XXI. Nesta segunda-feira, a partir das 20h30, a Junta Eleitoral realizará um debate entre os candidatos, no mesmo local. A chapa “Mais Ideias, Mais Unidos”, tem como candidata a vice-presidente a aluna de Psicologia, Suzel Ramos. Já a “Representa Mais”, tem como vice-presidente a estudante de Letras, Paula Martins.
A votação ocorre das 8 às 22 horas em diversos locais no campus e cerca de 9 mil estudantes estão aptos a participar. A posse da nova diretoria ocorrerá em 1° de dezembro de 2018, na sede do DCE, às 18h30. O mandato da nova diretoria será de um ano.
Debate
O debate durante o programa João Paulo Messer foi dividido em três blocos. Os candidatos tiram dois minutos para se apresentar; responderam duas perguntas sorteadas de cinco feitas por um professor, um ex-professor, um acadêmico, um egresso e uma pessoa da comunidade, puderam fazer questionamentos para o oponente e deixaram uma mensagem aos acadêmicos da Universidade. As falas foram por ordem de sorteio.
O candidato à reeleição, Alexandre Bristot, afirmou que muitas pessoas querem fazer uma gestão que una cada vez mais os estudantes e abranja cada vez mais ideias. “Entendo que fizemos uma gigantesca gestão, que errou um pouco sim, e fez autocrítica. Mas conquistou muita coisa. Além dos auxílios, encaminhamento das bolsas, de redução de taxas, até questões mais pessoais dos acadêmicos como renegociação de dívidas e conversar com professores para resolver problemas. Fizemos uma gestão de portas abertas, que sempre esteve atenta, sempre conversou com todo mundo e por isso tem o crédito e pede oportunidade de continuar”.
Crispim afirmou que todo o trabalho e propostas foram definidos por meio de uma construção coletiva. “O processo eleitoral está sendo muito saudável e é assim que deve ser o movimento estudantil. Queremos estar à frente da gestão para uma nova forma de movimento estudantil. Na chapa temos muitas pessoas novas no DCE, mas com experiência em CA (Centro Acadêmico), e que desenvolvem pesquisa, atuam em projeto de extensão e que querem fazer a diferença. Oferecemos a nossa força de vontade para a defesa das demandas dos acadêmicos”.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 12 de novembro de 2018 às 14:44Unesc participa do pedágio solidário da AMA
A AMA REC (Associação de Pais e Amigos dos Autista da Região Carbonífera) realizou um pedágio solidário, sábado (10/11), com o objetivo de arrecadar fundos para a manutenção das atividades na escola. AUnesc esteve presente na ação por meio de alunos dos cursos de Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia que participam do projeto “Cidadania e Saúde: Cuidado Compartilhado ao Autista”, desenvolvido na AMA REC.
Segundo o professor do curso de Nutrição, Marco Antônio Silva, o projeto começou em 2005 e realiza inúmeras atividades visando a saúde compartilhada entre familiares, colaboradores e os autistas que frequentam a escola.
Estão à frente do projeto o professor Marco Antônio da Silva, Graziela Amboni (Psicologia), Maria Teresa Soratto e Mira Dagostim (Enfermagem) e Ariete Minetto (Fisioterapia).
Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 12 de novembro de 2018 às 11:53
Newsletter
RSS