AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Coordenação do PPGCA toma posse para gestão nos próximos três anos

Coordenação do PPGCA toma posse para gestão nos próximos três anos
Professoras Patricia de Aguiar Amaral e Vanilde Citadini Zanette seguirão no comando do Programa (Fotos: Mayara Mais imagens

As equipes da reitoria e do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Universidade estiveram reunidas na tarde desta terça-feira (13/11) para a posse da gestão que comandará o Programa nos próximos três anos. Foram empossadas como coordenadora e coordenadora-adjunta as professoras Patricia de Aguiar Amaral e Vanilde Citadini Zanette, respectivamente. Ambas já ocupavam as funções na gestão passada e foram escolhidas para darem continuidade aos trabalhos.

No encontro a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, fez questão de agradecer o trabalho já realizado no Programa e incentivar que o grupo procure cada vez mais estar integrado com as atividades da Universidade e da comunidade, já que o foco dos seus estudos é de relevância imensurável para a região. “Desejo todo o sucesso do mundo em mais um ciclo a ser enfrentado e acrescento que a reitoria está de portas escancaradas para o que vocês precisarem e para o que puderem contribuir com críticas, sugestões e ideias também para o nosso trabalho. Temos um grupo forte de mãos dadas para dar o melhor que pudermos e, juntos, produzirmos conhecimento que reverbere para muito além dos nossos portões”, acrescentou.

Conforme o Vice-reitor, Daniel Preve, o papel do PPGCA dentro da Universidade é muito significativo, já que foi o primeiro programa stricto sensu implantado na Instituição e carrega uma história de peso. “Sei da riqueza e da importância dos estudos desse Programa, inclusive por já ter sido aluno e visto de perto tudo isso. Vamos estar sempre dispostos para fazermos o melhor, juntos”, comentou.

Para a Pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, o Programa vai de encontro à missão da Instituição e, não por acaso, faz parte da história da Universidade de forma tão significativa. “Temos o desafio de pensar de que forma podemos fazer a diferença no que se refere aos focos dos estudos do meio ambiente especialmente em uma região tão sofrida nesse sentido. Como colega e amiga das empossadas desejo muito sucesso e muito aprendizado nessa nova caminhada”, completou.

Entre os apontamentos da fala do diretor de Pós-Graduação e Pesquisa, Oscar Montedo, esteve a importância de o PPGCA ter mantido seus patamares de investimento e a necessidade de encarar o futuro com coragem. “Nós vemos um cenário positivo e até de avanço, mesmo em um momento desafiador. Não podemos nos acordar diante dos desafios e estamos seguros de que as professoras vão liderar esse processo de novo salto de qualidade. Estamos sempre em busca da sinônima em prol da excelência acadêmica”, destacou.

As empossadas

Agradecendo a oportunidade de continuar liderando o PPGCA, a professora Patricia de Aguiar Amaral destacou o grande aprendizado e crescimento conquistados ao longo de todo o período de participação na Universidade. “Agradeço a confiança dos colegas e da reitoria por tudo o que nos proporciona. Temos muito orgulho do Programa. Ele é fantástico e mostra um crescimento nas duas linhas de pesquisa. Não existe quem conheça de perto o trabalho e não saia encantado”, enfatizou.

Ainda em sua fala, Patrícia agradeceu a parceria de Vanilde, colega que lhe oferece apoio desde 2003. “Ela tem sido incansável ao longo de todo esse tempo e tem uma vitalidade que me faz continuar adiante”, completou.

A coordenadora-adjunta, professora Vanilde Citadini Zanette, também agradeceu pela confiança dos colegas, destacando que há 37 anos tem a Unesc como a sua segunda casa. “Agradeço também a parceria com a Patrícia, que é muita mais que colega ou amiga, é como um membro da minha família”, salientou.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 13 de novembro de 2018 às 19:49
Compartilhar Comente

Curso de Design de Moda: um mundo de possibilidades

Curso de Design de Moda: um mundo de possibilidades
Conteúdos envolvem o conhecimento para pesquisar, planejar, criar, desenvolver, gerenciar e comunicar o produto de moda (Foto: Agência Novo Texto) Mais imagens

A parceria entre a Unesc e o Senai tem sido sucesso na região. O curso de Design de Moda, criado em 2000, já formou, até o primeiro semestre de 2018, 536 profissionais e conta com uma das estruturas mais modernas de Santa Catarina. O tecnólogo se constitui como importante agente no desenvolvimento do setor do vestuário, formando profissionais para atuar a partir da realidade socioeconômica da região, contribuindo para o desenvolvimento do setor.

O curso busca contribuir para a formação de profissionais que sejam capazes de atuar em benefício da sociedade. De acordo com a coordenadora do curso, Charlene Vicente, o compromisso com a responsabilidade social é uma das principais diretrizes das disciplinas. “Temos o comprometimento com a formação profissional dos acadêmicos que implica na apropriação dos conteúdos e habilidades referentes ao exercício da profissão e na articulação dos conhecimentos com as demandas cotidianas da vida profissional”, explica.

A Matriz Curricular do Curso de Tecnologia em Design de Moda está estruturada em sete fases e os conteúdos curriculares estão distribuídos por área dos conhecimentos necessários para o desenvolvimento das competências e habilidades do profissional. Os conteúdos envolvem o aprendizado para pesquisar, planejar, criar, desenvolver, gerenciar e comunicar o produto de moda.

Infraestrutura e metodologia

Entre os destaques da formação está a infraestrutura apresentada para os acadêmicos, como a utilização de laboratórios práticos de: Criatividade; Teciteca; Modelagem Informatizada; Modelagem Manual; Moulage; Corte; Confecção; Estúdio Fotográfico e laboratório aberto para criação de projetos.

A metodologia utilizada envolve vivências práticas por meio de projetos para mobilizar o aprendizado. Conforme a coordenadora, estes projetos são desenvolvidos durante todo o curso. “Realizamos atividades que permitem ao aluno desenvolver habilidades e competências para pesquisar, criar, desenvolver, gerenciar e comunicar uma coleção de moda”, completa Charlene.

Além disso, são inseridas práticas pedagógicas que possibilitam ao acadêmico desenvolver produtos de moda que virão ao encontro da realidade da empresa e que estimularão a atuação e interação em equipe. Desta forma, são desenvolvidos durante o curso projetos interdisciplinares, por meio de editais específicos, que possibilitam a vivência profissional integrando às áreas do conhecimento da profissão. Nestes projetos, os acadêmicos criam e desenvolvem coleções de moda, analisam a viabilidade técnica, potencial de venda, entre outros.

Entre os projetos interdisciplinares para os acadêmicos estão os de Design Experimental; Coleção de Bonecas; Eu que Fiz; Be Blue; Editorial Fotográfico; Organização de Desfile de Moda; Cápsula; EnModa. “Além desses, há possibilidade da participação de projetos de extensão, sociais e comunitários e da participação em projetos estaduais e nacionais, como o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) e Brasil SENAI Fashion”, acrescenta a coordenadora.

Da cadeira de acadêmica para a cadeira de professora

Maria Júlia de Lima Dassoler teve seu destino no mundo da Moda traçado ainda na infância. De acordo com ela, sua mãe costurava e desde então ela já desenhava suas roupas e passava para sua mãe costurar. Em 2014 foi a hora de iniciar seus estudos no mundo da Moda. Pouco tempo depois, em 2017, estava com o diploma na mão e em 2018 começou a dar aula no curso.  

Ela começou lecionando aulas no Senai para o curso de Aprendizagem Industrial e Qualificação Profissional, entre as disciplinas de Modelagem, Desenvolvimento de Produto, PCP (Planejamento e Controle de Produção) e Gestão de Estoque (Cronometragem e Costura). Além disso, no segundo semestre deste ano, começou a lecionar no curso de Design de Moda na disciplina de Materiais e Processos Têxteis e, junto a outro professor, na disciplina de Projeto. Maria Júlia também auxilia acadêmicos com a costura e modelagem. 

De acordo com ela, entre os principais diferencias do curso está a aplicação da teoria com a prática diária. “Eu trabalhava na indústria ainda na faculdade e conseguia ver o que estava na sala de aula, do que os professores me passavam com o que era feito na realidade”, comenta.

Esse diferencial apontado por Maria Júlia é um dos principais pontos seguidos em sala de aula. “Tudo o que eu aprendi no curso eu tento passar para os meus alunos, tanto o que eu aprendi em sala de aula quando o que eu aprendi no mercado de trabalho. Tudo o que ensino tento trazer essas experiências”, explica. 

Para Maria Júlia, o curso de Design de Moda fez toda a diferença na sua formação profissional. “Foi incrível e hoje tenho muito orgulho de fazer parte do corpo docente. O curso é um ótimo preparador de profissionais para a vida real”, enfatiza.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 13 de novembro de 2018 às 18:07
Compartilhar Comente

Acadêmicos vão às urnas escolher diretoria do DCE

Acadêmicos vão às urnas escolher diretoria do DCE
Votação ocorre nesta terça-feira nos blocos da Universidade e espaços externos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A eleição do DCE (Diretório Central dos Estudantes) ocorre nesta terça-feira (13/11) nos três períodos. As urnas estão espalhadas nos blocos da Unesc, Iparque (Parque Científico e Tecnológico), Hospital São José e Senai Criciúma, para possibilitar que os mais de 9 mil estudantes aptos a votar exerçam o seu direito de escolha.

A votação ocorre das 8 às 22 horas e segundo o presidente da Junta Eleitoral, Lucene Magnus, a expectativa é de que a apuração encerre por volta das 3 horas.

Concorrem no pleito as chapas “Mais Ideias, Mais Unidos”, tendo como candidato à presidência o acadêmico de Direito Alexandre Bristot e como vice a estudante de Psicologia Suzel Ramos e a “Representa Mais”, que tem como candidato à presidência o estudante de Direito Nícolas Crispim e como vice a aluna de Letras Paula Martins.

Magnus afirma que o DCE é a entidade que representa os estudantes, luta por direitos e resolve problemas e por isso a importância da participação dos alunos na escolha de seus representantes.

Segundo ele, o processo eleitoral está tranquilo e as chapas, trabalhando com respeito. “Está ocorrendo uma disputa de ideias, dentro de uma cultura de paz. São ideias diferentes e pessoas diferentes que conseguem conviver com as diferenças, discutir ideias e se respeitar. E isso, é o que nós estudantes queremos. Pertencemos todos a mesma Universidade”, afirma.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing   

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 13 de novembro de 2018 às 13:54
Compartilhar Comente

Candidatos à presidência do DCE participam de debate na Unesc

Candidatos à presidência do DCE participam de debate na Unesc
Estudantes que representam Chapa 1 e Chapa 2 em debate no espaço das Quintas Culturais (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A comunidade acadêmica pôde acompanhar na noite desta segunda-feira (12/11) o debate dos candidatos à presidência do DCE (Diretório Central dos Estudantes), da Unesc. No dia que antecede as eleições, marcadas para esta terça-feira (13/11), os candidatos puderam expor suas ideias e projetos para a próxima gestão do Diretório.

Concorrem no pleito as chapas “Mais Ideias, Mais Unidos”, tendo como candidato à presidência o acadêmico de Direito Alexandre Bristot e como vice a estudante de Psicologia Suzel Ramos e a “Representa Mais”, chapa que tem como candidato à presidência o acadêmico de Direito Nícolas Crispim e como vice a estudante de Letras Paula Martins.

Alexandre e Nícolas participaram do debate que teve duração de aproximadamente uma hora e contou com seis rodadas que incluíram apresentação, pergunta da Junta Eleitoral, pergunta de candidato para candidato, pergunta da plateia e encerramento.

Todos os acadêmicos da Unesc são convidados a participar da votação que ocorrerá na terça-feira durante todo o dia. Os alunos deverão apresentar documento com foto na hora de registrar seus votos.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 12 de novembro de 2018 às 21:42
Compartilhar Comente

Colabore com a decoração natalina do campus

Colabore com a decoração natalina do campus
Interessados podem ajudar doando garrafas PET até terça-feira (13/11) (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

O Natal está chegando e, para deixar o campus no clima da data especial, a Unesc precisa de sua ajuda. A Universidade está arrecadando doações de garrafas PET para fazer a ornamentação natalina dos seus espaços. Entre os adereços que serão feitos com materiais recicláveis, estarão guirlandas e bolas de natal, que irão embelezar o campus.

Os interessados em ajudar devem trazer suas garrafas até a próxima terça-feira (13/11), na sala 4 do Bloco Administrativo.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 12 de novembro de 2018 às 18:20
Compartilhar Comente