AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Seminário promovido na Unesc busca soluções para o tratamento de resíduos sólidos urbanos no Brasil

Seminário promovido na Unesc busca soluções para o tratamento de resíduos sólidos urbanos no Brasil
Evento contou com palestras e uma roda de conversa com pesquisadores (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc recebeu nesta segunda-feira (19/11) pesquisadores, professores e especialistas em gestão ambiental para debater e buscar soluções para o tratamento adequado de resíduos sólidos urbanos no contexto do Brasil e de Santa Catarina. O Seminário “Rotas Tecnológicas de Resíduos Sólidos adequadas ao Contexto Brasileiro” fomentou uma nova perspectiva para o tratamento do lixo em pequena e grande escala.

Realizado em três momentos, o encontro recebeu em sua abertura o professor doutor da Universidade de Caxias do Sul, Geraldo Antônio Reichert, que ministrou a palestra “Rotas Tecnológicas em Tratamento de Resíduos Sólidos” e falou sobre boas práticas, sustentabilidade e sistemas de separação de resíduos, com o objetivo de abordar a temática por meio de exemplos consolidados em países desenvolvidos no assunto.

Reichert analisou a situação no Brasil como precária e explicou que a evolução deve começar no sistema de coleta.  “A rota tecnológica e adequada dos resíduos inicia logo no recolhimento. Bem destinado e separado corretamente, se cria possibilidades para um melhor controle, descarte e reuso do rejeito. No Brasil ainda vivemos uma situação de erro no sistema e das pessoas. Em grandes instituições, por exemplo, encontramos uma sequência de cinco a sete lixeiras para separação, mas quando abrimos o lixo está misturado e sem condições para reutilização ou destino correto”, afirma.

O seminário contou ainda com a conversa “Compostagem: Desafios da valorização regional da fração orgânica dos resíduos urbanos e industriais”, ministrada pelo professor mestre Marco Aurélio Salvaro de Souza, e com uma roda de conversa entre os palestrantes com o tema “Situação regional e perspectivas de cenários futuros”.

Para o professor da Unesc e organizador do evento, Mário Ricardo Guadagnin, o seminário criou um importante momento ao reunir fortes nomes da área e representantes de fundações municipais de meio ambiente da região. “Foram discutidos o contexto da gestão e o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos, abordando questões sobre soluções tecnológicas para a nossa realidade e quais os arranjos tecnológicos são necessários para assegurar a inclusão social produtiva de catadores organizados em associações e cooperativas”, conta Guadagnin.

A atividade foi promovida pelo PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), da Unesc, por meio do projeto Coleta Seletiva Solidária, com apoio da Fundai (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Içara).

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 19 de novembro de 2018 às 17:09
Compartilhar Comente

Unesc sobe ao pódio da 26ª Cofafe

Unesc sobe ao pódio da 26ª Cofafe
Com 219 pontos, Universidade alcançou a terceira colocação geral (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A 26ª Cofafe (Confraternização dos Funcionários das Fundações Educacionais do Sistema Acafe) chegou ao fim neste domingo (18/11) e a Unesc manteve sua tradição, ocupando os primeiros lugares pela 11ª vez. Com 219 pontos, a Universidade alcançou a terceira colocação geral e formou pódio com Unochapecó (segundo lugar com 223 pontos) e a anfitriã Furb (campeã com 246 pontos). A cerimônia de encerramento e premiação ocorreu na noite de sábado (17/11). Confira a classificação geral clicando aqui.

Ao pódio, a Unesc subiu 17 vezes. Confira a classificação das modalidades clicando aqui.

Com 105 atletas, a Unesc foi além de estar entre as melhores colocadas e se consolidou como a maior delegação do evento. “Promover integração e novas amizades, este foi o propósito para que trabalhamos e mobilizamos nossas equipes. As cores da Unesc vibraram em Blumenau em uma linda festa. Agora é comemorar o bom desempenho e agradecer a quem tornou tudo isso possível”, destacou o coordenador do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e integrante da comissão organizadora do evento na Unesc, Edson Luiz da Silva.

Durante as disputas, a Universidade foi representada em todas as modalidades, sendo elas bocha, balão 23, canastra, corrida rústica, dominó, futebol suíço livre e sênior, futsal livre e sênior, jogos eletrônicos, natação, sinuca, streetball, tênis de mesa, totó, truco, vôlei e xadrez. As competições reuniram mais de 600 participantes. 

Vestir a camisa

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, viajou junto à delegação, comemorou a conquista e agradeceu a quem vestiu a camisa da Unesc. “Esporte é integração e qualidade de vida. A Cofafe, desde a preparação, é um momento de confraternização, de estar entre amigos e de se fazer novas amizades, de celebrar juntos e de promoção de saúde. Quanto ao resultado, foi perceptível o exemplo de garra e dedicação do time Unesc. Agradecemos quem foi e não mediu esforços de conquistar em nome da Instituição, coroando os 50 anos da nossa Universidade”, agradeceu a reitora.

Unesc na Cofafe

Em 17 participações, a Universidade tem um dos melhores desempenhos entre as instituições, subindo no pódio onze vezes. Seu quadro de conquistas conta com o 1º lugar geral em quatro edições, uma delas em casa, no ano de 2012. A Unesc ainda alcançou a segunda colocação quatro vezes e a terceira posição três vezes.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 19 de novembro de 2018 às 17:00
Compartilhar Comente

Unesc recebe primeira etapa do 27º Exame da OAB

Unesc recebe primeira etapa do 27º Exame da OAB
Prova ocorreu domingo na Universidade (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc recebeu neste domingo (18/11) bacharéis e acadêmicos de Direito para a primeira etapa do 27º Exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Mais de 450 pessoas de Tubarão a Passo de Torres participaram da prova. Alunos e egressos de Direito da Unesc foram recepcionados em um espaço especial montado pela coordenação do curso.

No local, os professores deram dicas e tiraram as últimas dúvidas dos candidatos. “Um momento para acalmar, dar apoio e força nesse momento tão importante para eles”, comentou o coordenador de Direito da Universidade, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior. Ao longo do ano, o curso ofereceu aulas preparatórias gratuitas e um simulado, realizado em parceria com a Damázio Educacional.

O exame da OAB conta com duas fases. A primeira prova contém 80 questões e para ser aprovado para a segunda fase, é preciso que o candidato acerte no mínimo 50% da prova.

Na segunda etapa, que ocorre no dia 20 de janeiro de 2019, os participantes terão que responder quatro questões discursivas e redigir uma peça profissional. Podem participar os bacharéis em Direito, os estudantes do curso que comprovem estar cursando os últimos dois semestres do Bacharelado.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 19 de novembro de 2018 às 15:16
Compartilhar Comente

Colaboradores escolhem novos representantes da Cipa

Colaboradores escolhem novos representantes da Cipa
Votação ocorre até esta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Funcionários e professores da Unesc estão em processo de escolha dos seus novos representantes na Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Até esta quarta-feira (21/11), ocorre a votação em urnas localizadas no hall do Bloco Administrativo, no hall do Bloco S e na recepção do Iparque (Parque Científico e Tecnológico), das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 19h30.

Caso não se atinja um total de votantes de 50% +1, a votação continuará nesta quinta-feira (22/11). Os colaboradores poderão eleger sete representantes. A comissão será formada por outras sete pessoas, indicadas pela Universidade, totalizando 14 membros da Cipa, que atuarão durante um ano.

Segundo o atual presidente da Cipa, Marlon Zilli, a comissão desenvolve seu trabalho em três frentes: segurança, prevenção de acidentes e doenças do trabalho e qualidade de vida dos colaboradores da Universidade. Por isso, a importância dos funcionários e professores participarem da votação e escolherem o candidato que ajudará a zelar pelo seu bem-estar no ambiente de trabalho.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 19 de novembro de 2018 às 14:33
Compartilhar Comente

Unesc sedia vestibular de Verão da Acafe

Unesc sedia vestibular de Verão da Acafe
Mais de 1,3 mil alunos realizaram a prova na Unesc (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Caneta e documento na mão, e um mesmo objetivo: entrar na graduação. Mais de 1,3 mil estudantes passaram pela Unesc neste domingo (18/11) para realizar o Vestibular de Verão Acafe 2019. Manter a calma, ler com atenção e colocar tudo o que cada um tinha estudado no papel, era o necessário para a realização da prova. Diversos professores de escolas e instituições de ensino da cidade estiveram reunidos em frente a Unesc para dar as últimas dicas e orientações para os participantes.

Às 12h15 foram abertos os portões para os vestibulandos de Medicina, que a partir das 13h20 enfrentaram 63 questões objetivas e uma redação. Para os demais cursos, os portões abriram às 14h15 e às 15h10 os estudantes fizeram 35 questões e uma redação. Os participantes tiveram até às 18h20 para realizar a prova.

A estudante Natália Crema tem 18 anos e pretende cursar Medicina na Unesc. De acordo com ela, um dos motivos de escolher a Instituição é a estrutura que ela apresenta. “Minha irmã já cursa Medicina aqui e conheço um pouco do que a Universidade apresenta, além de ser acessível para mim”, explicou. Segundo a estudante, entre as questões da prova, a de matemática é a que mais deixa-a preocupada. “Mesmo assim eu estou confiante, eu me preparei para isso”, acrescentou.

Diferentemente de Natália, para o estudante de 17 anos, Eduardo Vogel, a disciplina de Matemática é a que ele mais se relaciona. Ele quer cursar Direito, e os índices que a Unesc apresenta chamaram sua atenção. “Direito é uma área em que eu tenho afinidade. A Instituição e o curso apresentam bons números de qualidade, uma estrutura diferenciada e também é próximo de casa, o que facilita o ingresso na Universidade”, comentou.

Estudantes do Colégio Unesc participam do vestibular

Alunos do Colégio Unesc também participaram do Vestibular da Acafe. Neste domingo, alguns professores estiveram na Universidade para acolher os estudantes. “Estamos aqui para relaxar e acalmar eles, pois é um momento importante em que eles estão tentando iniciar sua jornada no Ensino Superior”, afirmou a coordenadora do Colégio Unesc, Marlene Pires.

Aulões de preparação foram realizados pelos professores do Colégio, para os estudantes. Além disso, durante o mês de outubro ocorreu o Prepara Enem, sendo três aulões preparatórios para o Enem (Exame nacional do Ensino Médio), que também serviu de preparação para o Vestibular da Acafe.

Na segunda-feira (19/11) serão divulgados os cadernos de prova, já no dia 27 de novembro serão divulgados os gabaritos oficiais. No dia 5 de dezembro será divulgado o resultado oficial.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 18 de novembro de 2018 às 18:30
Compartilhar Comente