Participe da promoção Predestinado Tricolor e concorra a ingressos para Criciúma x Sampaio Corrêa
O Criciúma entra em campo para uma partida decisiva neste sábado (24/11) e a Unesc levará cinco alunos, professores e funcionários para empurrar o Tigre diante do Sampaio Corrêa. Para participar da promoção Predestinado Tricolor, basta enviar um e-mail para sorteios@unesc.net com nome completo, curso ou setor, CPF e uma mensagem demostrando a vontade de torcer pelo Tigre.
O sorteio ocorre na tarde de quinta-feira (22/11). Os torcedores sorteados não receberão ingressos físicos. A entrada no estádio será pelo portão 3 com nome em lista. É recomendado estar portando um documento com foto.
O jogo ocorre às 17 horas no estádio Heriberto Hülse.
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 20 de novembro de 2018 às 15:46Enade será aplicado neste domingo na Unesc
Acadêmicos da Unesc participarão, neste próximo domingo (25/11), do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). O Exame é aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e é responsável pelo cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior.
Nesta edição mais de 800 estudantes dos cursos de Administração, Comércio Exterior, Direito, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Psicologia, Design, Tecnologia em Design de Moda e os Tecnólogos em Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Gestão Comercial da Unesc participarão da prova.
De acordo com o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, o Exame permite calcular a qualidade de nossos cursos, além de ser um requisito legal exigido pelo MEC (Ministério da Educação). “O Enade é um importante instrumento que auxilia na avaliação dos cursos de graduação em todo o Brasil, impactando em ações que impulsionam mudanças curriculares e refletem diretamente na formação do concluinte e do egresso. A participação de nossos alunos concluintes, é de fundamental importância”, enfatiza.
As provas ocorrerão nos blocos R1 e R2. Os portões abrem às 11h e o Exame inicia às 13h30, de acordo com o horário de Brasília.
Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Vitor Netto Henrique 20 de novembro de 2018 às 15:43Unesc promove conversas sobre filosofia e suas influências na sociedade
A Unesc está promovendo nesta terça e quarta-feira (20 a 21/11) espaços de discussão sobre a filosofia e suas influências na sociedade. O 4º Seminário de Filosofia e Sociedade reúne professores, pesquisadores, estudantes e profissionais para debater a temática “Governo e Governança, Direitos Humanos e Biopolítica”.
As primeiras atividades ocorreram na tarde desta terça-feira, com apresentação de comunicações orais. A enfermeira da prefeitura de Criciúma, Gabriela Valerim, conta que diariamente tem contato com pessoas em vulnerabilidade social e viu no evento a oportunidade para agregar conhecimento. “A temática me chamou atenção. Percebi a possibilidade de trocar informações valiosas para minha profissão e para causas que me identifico, como movimentos de igualdade social e valorização da mulher”, afirma Gabriela.
Segundo o membro da comissão organizadora do Seminário, Jéferson Luís de Azeredo, interesses como o de Gabriela reforçam a importância de se falar sobre o tema. “O assunto trará reflexões sobre a filosofia política e sua relação com direitos humanos e o poder. Vamos fazer uma análise do conceito, daquilo que a política é na sua essência e não da política por partidos ou as ideologias. É um tema muito atual e que culmina com a realidade que estamos vivendo”, destaca Azeredo.
Ao todo, o seminário promoverá 15 atividades entre os assuntos “Linguagem e Formação Cultural”, “Hermenêutica e Hermenêutica Jurídica”, “Filosofia, Ética e Estética”, “Filosofia Política, Democracia e Direitos Humanos”, “Ontologia, Liberdade e Existência” e “Homem, Natureza e Cultura”.
A conferência de encerramento, que discutirá a temática geral do seminário, ocorre na quarta-feira, a partir das 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues, sala 19 do Bloco P. A conversa terá a participação do professor doutor Castor Bartolomé Ruiz, da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) de São Leopoldo, Rio Grande do Sul.
A expectativa é que mais de 400 pessoas passem pelos espaços do evento.
Saiba mais
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 20 de novembro de 2018 às 15:26Semana da Consciência Negra da Unesc aborda políticas antirracistas em leis
Debates sobre racismo, injúria racial, violência, juventude negra, educação e afroempreendedorimo, lançamento de livro e apresentações culturais fazem parte da programação da 6ª Semana da Consciência Negra da Unesc, que iniciou nesta segunda-feira (19/11). Em 2018, o evento tem como tema “Re - existir, Epistemologias, Lutas: As políticas antirracistas nas Leis 10.639/03 e 11.645/08”. O evento celebra o Dia da Consciência Negra (20/11) com o objetivo de abordar questões como representatividade, preconceito e desigualdade no ano em que a Lei Áurea, que extinguiu a escravidão no Brasil, completa 130 anos.
A abertura do evento contou com a participação do Coral Unesc e ocorreu nesta segunda-feira com uma roda de conversa sobre as Leis 10.639/03 e 11. 645/08 com as professoras Maria Estela Costa da Silva, Livia da Silva e Lucy Cristina Ostetto. A primeira Lei, afirma que “nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira”. Já a segunda, tem o mesmo caráter, porém inclui o ensino sobre questões indígenas.
Segundo Lucy, o Brasil vem sendo construído estruturalmente em cima de um discurso e prática racistas. “O povo negro ainda hoje vive, resiste, luta e constrói este país. Ele tem nos ensinado constantemente que a vida se faz por meio da luta. Uma luta sobretudo por existir e resistir. E por que o racismo que existe desde a escravidão ainda não foi tratado como se deve, se sabemos da importância de se construir uma sociedade com um projeto diferenciado e inclusivo?”, reflete a professora da Unesc.
Já a professora Maria Estela salienta que a maneira como a lei 10.639/03 está sendo aplicada nas escolas e nas instituições de ensino superior precisa ser debatida. “Como estão sendo preparados os novos profissionais para pensar em trabalhar essas questões na sala da aula? Nenhum educador ensina o que não aprendeu. Por isso a importância de pensar onde essas questões estão incluídas no ensino superior”, ressalta Maria Estela. “É preciso falar sobre a participação dos negros e indígenas e desconstruir o que tínhamos. Não é mais possível estarmos perpetuando os velhos ensinamentos. Mas essa reconstrução precisa passar pelo coração e é difícil mexer com valores e sentimentos que fazem parte da nossa formação e educação”, complementa.
A professora Lívia trouxe para a roda de conversa dados de um diagnóstico realizado em unidades de ensino da rede municipal que direcionou para a escola alguns questionamentos com base no espaço físico, relações entre as pessoas e ambiente escolar. “O espaço nunca é neutro. Ele também expressa ideologias e valores”, comenta. Segundo ela, ainda não há um instrumento para avaliar os resultados dos mais de dez anos de lei e por isso, é necessário que se encontre formas de criar instrumentos para que isso seja feito. “Não estamos falando em uma nova postura frente a esse currículo que já está estabelecido, mas como ele está sendo tratado na nossa rede de ensino e discutida essa educação para a diversidade étnico-racial”.
Programação
A programação da Semana da Consciência Negra da Unesc segue até o dia 27 de novembro e na manhã desta terça-feira (20/11), promoveu um encontro entre profissionais do Direito e da Educação com alunos do Colégio Unesc, com o tema “Racismo x Injúria Racial e Violência x Juventude Negra”. O debate teve a participação do advogado Remerson Luiz Vicência, da bacharel em Direito Arizá Costa e da professora Cíntia Santos.
Ainda na terça-feira, o evento realiza oficinas de Hip-Hop com o grupo Hip Hop Ponto Crucial, e de Capoeira, com o grupo Capoeira Beribazu, na quadra poliesportiva da Universidade.
A Semana da Consciência Negra da Universidade é organizada pelo Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e de Minorias) em parceria com a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, do Setor de Arte e Cultura, do Compirc (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma), do Coletivo Chega de Racismo, do Pemeder (Programa Municipal para Educação Étnico- Racial) e do Munmvi (Organização Não Governamental de Mulheres Negras Professora Maura Martins Vicência).
Dia da Consciência Negra
O dia 20 de novembro remete ao ano de 1695 e faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, importante personagem na história brasileira e que foi símbolo de luta e resistência contra a escravidão no Brasil.
Programação da Semana da Consciência Negra da Unesc
Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 20 de novembro de 2018 às 13:54Luciane Bisognin Ceretta recebe Comenda do Legislativo Catarinense
A atuação de destaque da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, lhe rendeu uma premiação a nível estadual na noite desta segunda-feira (19/11), em Florianópolis. Luciane recebeu a Comenda do Legislativo Catarinense na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) em noite de reconhecimento ao trabalho de personalidades catarinenses. O título foi concedido à reitora por meio da indicação do Deputado Estadual Ricardo Guidi (PSD). A entrega da Comenda foi realizada em sessão solene prestigiada realizada no Plenário Osni Régis e comandada pelo presidente da Casa, deputado Silvio Dreveck (PP). No total 38 pessoas receberam o título.
Para Guidi, a escolha pelo nome da autoridade máxima da Universidade foi uma forma de reconhecimento por seu trabalho exitoso à frente da Instituição cinquentenária. “A Comenda do Legislativo é o reconhecimento do Parlamento Catarinense para pessoas ou instituições que, por suas atuações, revelam-se importantes para a comunidade e para o desenvolvimento da sociedade. Características estas que a professora Luciane Ceretta sempre demonstrou em sua atividade profissional e que se tornaram ainda mais fortes desde que assumiu a reitoria da Unesc. Para nós, é motivo de orgulho prestar homenagem para a reitora da nossa Unesc neste momento de valorização a tão ilustres catarinenses”, destaca.
Acompanhada de aproximadamente 50 pessoas entre alunos e colaboradores da Unesc, além de lideranças do Sul, Luciane recebeu a Comenda e mais uma vez marcou seu nome da história de Santa Catarina. Para ela, o título é motivo de extremo orgulho e significa mais uma injeção de ânimo e responsabilidade para melhorar cada vez mais o trabalho realizado. “Receber esse título me motiva a seguir em frente na função que tenho a honra de exercer e que é tão desafiadora. Estamos à frente da gestão da Universidade há um ano e quatro meses. Todos os dias têm sido de muita dedicação. Passamos por muitas dificuldades, mas, com o time que temos, encontramos soluções e caminhamos firmes e fortes. Me sinto profundamente honrada pela indicação e muitíssimo grata ao Deputado Ricardo Guidi pela lembrança do meu nome”, afirma. Os méritos pela premiação, de acordo com a reitora, são divididos com aqueles que fazem parte do trabalho diário. “Compartilho essa homenagem com todos os nossos pares, este reconhecimento: alunos, professores, colaboradores da nossa Unesc e, é claro, com a comunidade do Sul do estado, que tem na Unesc importante referência”, completa.
Em nome de todos os deputados, o parlamentar Padre Pedro Baldissera (PT) destacou a diversidade encontrada entre os homenageados da noite, tendo representantes dos mais diversos segmentos da sociedade. Assim como destacado por Luciane, Padre Pedro salientou o compromisso de cada um dos agraciados pela honraria. “Esta Comenda é também o reconhecimento de milhões de catarinenses como vocês que todos os dias constroem nossa história. É um momento importante para reforçar a importância da participação popular na construção de instituições que efetivamente trabalham pelo povo. Esta homenagem não é um simples agradecimento, mas a reafirmação de um compromisso dentro desse espaço sagrado da democracia”, afirmou.
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 19 de novembro de 2018 às 20:30
Newsletter
RSS