AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Participe da promoção Predestinado Tricolor e concorra a ingressos para Criciúma x Sampaio Corrêa

Participe da promoção Predestinado Tricolor e concorra a ingressos para Criciúma x Sampaio Corrêa
Sorteio ocorre na tarde de quinta-feira (22/11) (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Criciúma entra em campo para uma partida decisiva neste sábado (24/11) e a Unesc levará cinco alunos, professores e funcionários para empurrar o Tigre diante do Sampaio Corrêa. Para participar da promoção Predestinado Tricolor, basta enviar um e-mail para sorteios@unesc.net com nome completo, curso ou setor, CPF e uma mensagem demostrando a vontade de torcer pelo Tigre.

O sorteio ocorre na tarde de quinta-feira (22/11). Os torcedores sorteados não receberão ingressos físicos. A entrada no estádio será pelo portão 3 com nome em lista. É recomendado estar portando um documento com foto.

O jogo ocorre às 17 horas no estádio Heriberto Hülse.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 20 de novembro de 2018 às 15:46
Compartilhar Comente

Enade será aplicado neste domingo na Unesc

Enade será aplicado neste domingo na Unesc
Mais de 800 acadêmicos estarão participando do Exame (Foto: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos da Unesc participarão, neste próximo domingo (25/11), do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). O Exame é aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e é responsável pelo cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior.

Nesta edição mais de 800 estudantes dos cursos de Administração, Comércio Exterior, Direito, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Psicologia, Design, Tecnologia em Design de Moda e os Tecnólogos em Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Gestão Comercial da Unesc participarão da prova.

De acordo com o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, o Exame permite calcular a qualidade de nossos cursos, além de ser um requisito legal exigido pelo MEC (Ministério da Educação). “O Enade é um importante instrumento que auxilia na avaliação dos cursos de graduação em todo o Brasil, impactando em ações que impulsionam mudanças curriculares e refletem diretamente na formação do concluinte e do egresso. A participação de nossos alunos concluintes, é de fundamental importância”, enfatiza.

As provas ocorrerão nos blocos R1 e R2. Os portões abrem às 11h e o Exame inicia às 13h30, de acordo com o horário de Brasília.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 20 de novembro de 2018 às 15:43
Compartilhar Comente

Unesc promove conversas sobre filosofia e suas influências na sociedade

Unesc promove conversas sobre filosofia e suas influências na sociedade
Seminário reúne professores, pesquisadores, estudantes e profissionais em dois dias de evento (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc está promovendo nesta terça e quarta-feira (20 a 21/11) espaços de discussão sobre a filosofia e suas influências na sociedade. O 4º Seminário de Filosofia e Sociedade reúne professores, pesquisadores, estudantes e profissionais para debater a  temática “Governo e Governança, Direitos Humanos e Biopolítica”.

As primeiras atividades ocorreram na tarde desta terça-feira, com apresentação de comunicações orais. A enfermeira da prefeitura de Criciúma, Gabriela Valerim, conta que diariamente tem contato com pessoas em vulnerabilidade social e viu no evento a oportunidade para agregar conhecimento. “A temática me chamou atenção. Percebi a possibilidade de trocar informações valiosas para minha profissão e para causas que me identifico, como movimentos de igualdade social e valorização da mulher”, afirma Gabriela.

Segundo o membro da comissão organizadora do Seminário, Jéferson Luís de Azeredo, interesses como o de Gabriela reforçam a importância de se falar sobre o tema. “O assunto trará reflexões sobre a filosofia política e sua relação com direitos humanos e o poder. Vamos fazer uma análise do conceito, daquilo que a política é na sua essência e não da política por partidos ou as ideologias. É um tema muito atual e que culmina com a realidade que estamos vivendo”, destaca Azeredo.

Ao todo, o seminário promoverá 15 atividades entre os assuntos “Linguagem e Formação Cultural”, “Hermenêutica e Hermenêutica Jurídica”, “Filosofia, Ética e Estética”, “Filosofia Política, Democracia e Direitos Humanos”, “Ontologia, Liberdade e Existência” e “Homem, Natureza e Cultura”.

A conferência de encerramento, que discutirá a temática geral do seminário, ocorre na quarta-feira, a partir das 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues, sala 19 do Bloco P. A conversa terá a participação do professor doutor Castor Bartolomé Ruiz, da Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) de São Leopoldo, Rio Grande do Sul.

A expectativa é que mais de 400 pessoas passem pelos espaços do evento.

Saiba mais

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 20 de novembro de 2018 às 15:26
Compartilhar Comente

Semana da Consciência Negra da Unesc aborda políticas antirracistas em leis

Semana da Consciência Negra da Unesc aborda políticas antirracistas em leis
Evento traz debates sobre educação, racismo, violência e juventude negra (Fotos: Milena Nandi e Leonardo Ferreira) Mais imagens

Debates sobre racismo, injúria racial, violência, juventude negra, educação e afroempreendedorimo, lançamento de livro e apresentações culturais fazem parte da programação da 6ª Semana da Consciência Negra da Unesc, que iniciou nesta segunda-feira (19/11). Em 2018, o evento tem como tema “Re - existir, Epistemologias, Lutas: As políticas antirracistas nas Leis 10.639/03 e 11.645/08”. O evento celebra o Dia da Consciência Negra (20/11) com o objetivo de abordar questões como representatividade, preconceito e desigualdade no ano em que a Lei Áurea, que extinguiu a escravidão no Brasil, completa 130 anos.

A abertura do evento contou com a participação do Coral Unesc e ocorreu nesta segunda-feira com uma roda de conversa sobre as Leis 10.639/03 e 11. 645/08 com as professoras Maria Estela Costa da Silva, Livia da Silva e Lucy Cristina Ostetto. A primeira Lei, afirma que “nos estabelecimentos de Ensino Fundamental e Médio, oficiais e particulares, torna-se obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira”. Já a segunda, tem o mesmo caráter, porém inclui o ensino sobre questões indígenas.

Segundo Lucy, o Brasil vem sendo construído estruturalmente em cima de um discurso e prática racistas. “O povo negro ainda hoje vive, resiste, luta e constrói este país. Ele tem nos ensinado constantemente que a vida se faz por meio da luta. Uma luta sobretudo por existir e resistir. E por que o racismo que existe desde a escravidão ainda não foi tratado como se deve, se sabemos da importância de se construir uma sociedade com um projeto diferenciado e inclusivo?”, reflete a professora da Unesc.

Já a professora Maria Estela salienta que a maneira como a lei 10.639/03 está sendo aplicada nas escolas e nas instituições de ensino superior precisa ser debatida. “Como estão sendo preparados os novos profissionais para pensar em trabalhar essas questões na sala da aula? Nenhum educador ensina o que não aprendeu. Por isso a importância de pensar onde essas questões estão incluídas no ensino superior”, ressalta Maria Estela. “É preciso falar sobre a participação dos negros e indígenas e desconstruir o que tínhamos. Não é mais possível estarmos perpetuando os velhos ensinamentos. Mas essa reconstrução precisa passar pelo coração e é difícil mexer com valores e sentimentos que fazem parte da nossa formação e educação”, complementa.

A professora Lívia trouxe para a roda de conversa dados de um diagnóstico realizado em unidades de ensino da rede municipal que direcionou para a escola alguns questionamentos com base no espaço físico, relações entre as pessoas e ambiente escolar. “O espaço nunca é neutro. Ele também expressa ideologias e valores”, comenta. Segundo ela, ainda não há um instrumento para avaliar os resultados dos mais de dez anos de lei e por isso, é necessário que se encontre formas de criar instrumentos para que isso seja feito. “Não estamos falando em uma nova postura frente a esse currículo que já está estabelecido, mas como ele está sendo tratado na nossa rede de ensino e discutida essa educação para a diversidade étnico-racial”.

Programação

A programação da Semana da Consciência Negra da Unesc segue até o dia 27 de novembro e na manhã desta terça-feira (20/11), promoveu um encontro entre profissionais do Direito e da Educação com alunos do Colégio Unesc, com o tema “Racismo x Injúria Racial e Violência x Juventude Negra”. O debate teve a participação do advogado Remerson Luiz Vicência, da bacharel em Direito Arizá Costa e da professora Cíntia Santos.

Ainda na terça-feira, o evento realiza oficinas de Hip-Hop com o grupo Hip Hop Ponto Crucial, e de Capoeira, com o grupo Capoeira Beribazu, na quadra poliesportiva da Universidade.

A Semana da Consciência Negra da Universidade é organizada pelo Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e de Minorias) em parceria com a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc, do Setor de Arte e Cultura, do Compirc (Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Criciúma), do Coletivo Chega de Racismo, do Pemeder (Programa Municipal para Educação Étnico- Racial) e do Munmvi (Organização Não Governamental de Mulheres Negras Professora Maura Martins Vicência).

Dia da Consciência Negra

O dia 20 de novembro remete ao ano de 1695 e faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, importante personagem na história brasileira e que foi símbolo de luta e resistência contra a escravidão no Brasil.

Programação da Semana da Consciência Negra da Unesc

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 20 de novembro de 2018 às 13:54
Compartilhar Comente

Luciane Bisognin Ceretta recebe Comenda do Legislativo Catarinense

Luciane Bisognin Ceretta recebe Comenda do Legislativo Catarinense
A mais importante honraria concedida pela Alesc foi entregue em sessão prestigiada na noite desta segunda-feira (19/11) no Plenário Osni Régis, em Florianópolis (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A atuação de destaque da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, lhe rendeu uma premiação a nível estadual na noite desta segunda-feira (19/11), em Florianópolis. Luciane recebeu a Comenda do Legislativo Catarinense na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) em noite de reconhecimento ao trabalho de personalidades catarinenses. O título foi concedido à reitora por meio da indicação do Deputado Estadual Ricardo Guidi (PSD). A entrega da Comenda foi realizada em sessão solene prestigiada realizada no Plenário Osni Régis e comandada pelo presidente da Casa, deputado Silvio Dreveck (PP). No total 38 pessoas receberam o título.

Para Guidi, a escolha pelo nome da autoridade máxima da Universidade foi uma forma de reconhecimento por seu trabalho exitoso à frente da Instituição cinquentenária. “A Comenda do Legislativo é o reconhecimento do Parlamento Catarinense para pessoas ou instituições que, por suas atuações, revelam-se importantes para a comunidade e para o desenvolvimento da sociedade. Características estas que a professora Luciane Ceretta sempre demonstrou em sua atividade profissional e que se tornaram ainda mais fortes desde que assumiu a reitoria da Unesc. Para nós, é motivo de orgulho prestar homenagem para a reitora da nossa Unesc neste momento de valorização a tão ilustres catarinenses”, destaca.

Acompanhada de aproximadamente 50 pessoas entre alunos e colaboradores da Unesc, além de lideranças do Sul, Luciane recebeu a Comenda e mais uma vez marcou seu nome da história de Santa Catarina. Para ela, o título é motivo de extremo orgulho e significa mais uma injeção de ânimo e responsabilidade para melhorar cada vez mais o trabalho realizado. “Receber esse título me motiva a seguir em frente na função que tenho a honra de exercer e que é tão desafiadora. Estamos à frente da gestão da Universidade há um ano e quatro meses. Todos os dias têm sido de muita dedicação. Passamos por muitas dificuldades, mas, com o time que temos, encontramos soluções e caminhamos firmes e fortes. Me sinto profundamente honrada pela indicação e muitíssimo grata ao Deputado Ricardo Guidi pela lembrança do meu nome”, afirma. Os méritos pela premiação, de acordo com a reitora, são divididos com aqueles que fazem parte do trabalho diário. “Compartilho essa homenagem com todos os nossos pares, este reconhecimento: alunos, professores, colaboradores da nossa Unesc e, é claro, com a comunidade do Sul do estado, que tem na Unesc importante referência”, completa.

Em nome de todos os deputados, o parlamentar Padre Pedro Baldissera (PT) destacou a diversidade encontrada entre os homenageados da noite, tendo representantes dos mais diversos segmentos da sociedade. Assim como destacado por Luciane, Padre Pedro salientou o compromisso de cada um dos agraciados pela honraria. “Esta Comenda é também o reconhecimento de milhões de catarinenses como vocês que todos os dias constroem nossa história. É um momento importante para reforçar a importância da participação popular na construção de instituições que efetivamente trabalham pelo povo. Esta homenagem não é um simples agradecimento, mas a reafirmação de um compromisso dentro desse espaço sagrado da democracia”, afirmou.

Mayara Cardoso -  Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 19 de novembro de 2018 às 20:30
Compartilhar Comente